• Tricampeão!!! Cruzeiro bate o Vitória e conquista o Brasileirão

    Willian comemora primeiro gol do Cruzeiro contra o Vitória (Foto: Marcos Ribolli)

    Contam-se nos dedos os títulos tão bem saboreados quanto este do Cruzeiro. Foi uma conquista a conta-gotas, a conta-rodadas, jogo após jogo, um pouquinho de cada vez. Faz tempo que a torcida celeste se celebra como grande vencedora do Campeonato Brasileiro de 2013. Afinal, a Raposa não foi campeã (tricampeã!) nesta quarta-feira, 13 de novembro, com o triunfo de 3 a 1 sobre o Vitória em Salvador, como diz a matemática, fria por natureza. Não, não: ela vem sendo campeã há meses.

    O que aconteceu no Barradão foi uma formalidade, quase uma burocracia – a assinatura final na lista de façanhas do time cruzeirense. Melhor: do timaço cruzeirense, essa equipe que é mecânica sem ser quadrada, que é agressiva sem ser afobada, que joga bonito sem cair na tentação da firula. Desde 2003, quando o próprio Cruzeiro ganhou o primeiro Brasileirão por pontos corridos, poucos títulos foram tão inquestionáveis. De Fábio a Borges, de Dedé a Everton Ribeiro, a Raposa sobrou.

    E foi campeã fazendo aquilo que mais sabe, aquilo que mais repetiu: vencendo. Nem precisava. A derrota de 2 a 1 do Atlético-PR para o Criciúma já garantia o título ao Cruzeiro. Mas campeão é campeão (tricampeão é tricampeão). Contra um adversário forte, mergulhado na batalha por vaga na Libertadores, foi lá e venceu. Já no intervalo, com o fim da partida no Heriberto Hülse, os jogadores celestes festejaram o título - mesma ação da torcida azul mundo afora.

    Por outro lado, o resultado foi péssimo para o Vitória. A equipe baiana precisava dos três pontos. É curioso: o jogo da confirmação do título do Cruzeiro era mais importante para o Leão do que para os mineiros. Com a derrota, a equipe de Ney Franco estacionou nos 51 pontos, na sexta colocação, cinco atrás do G-4. A Raposa foi a 74, inacreditáveis 16 a mais que o Atlético-PR, o segundo colocado. Os gols da partida foram marcados por Willian, Julio Baptista e Ricardo Goulart para o Cruzeiro e Dinei para o Vitória.

    Primeiro tempo de um quase campeão

    O Cruzeiro foi a campo munido da leveza que só é conhecida por aqueles que sabem que são campeões. Quando começou o jogo em Salvador, o Atlético-PR já perdia por 2 a 0 em Criciúma. Aí os mineiros puderam jogar com a maior naturalidade do mundo. O Vitória, claro, tentou partir para cima. Foi o primeiro a ameaçar, em chute de longe, e para longe, de Ayrton. Insistiu com Dinei, em boa defesa de Fábio. Levou perigo com Marquinhos, em outra ótima participação do goleiro do Cruzeiro. Quase fez novamente com Dinei, da marca do pênalti – por cima.

    Mas quem marcou foi o Cruzeiro. Willian já tinha ameaçado uma vez. E Borges em outra, quase num golaço de voleio. E aí não teve erro. Aos 35 minutos, Dagoberto recebeu chutão da defesa e logo acionou Willian. Ele bateu forte, com precisão: 1 a 0 para o campeão.

    Segundo tempo de um campeão absoluto

    No intervalo, dentro de campo, os jogadores do Cruzeiro ergueram os braços para o céu, começaram a se abraçar, passaram a gritar. Eram campeões - com o encerramento do jogo em Criciúma. Restava um segundo tempo de festa. E de grande futebol.

    O Vitória conseguiu reagir. Empatou com Dinei, logo a cinco minutos, em falha da defesa celeste. Mas imaginar que o Cruzeiro tiraria o pé, jogaria menos, se mostrou um grande equívoco. Foi o contrário: jogou mais, jogou como um campeão absoluto.

    Julio Baptista, aos 25 minutos, voltou a colocar a Raposa na frente. Dagoberto, garçom da noite, recebeu na área e só desviou para o colega, que empurrou para o gol. Depois, foi a vez de Ricardo Goulart, que bateu de primeira dentro da área: 3 a 1.

    O resto foi comemoração, foi festa e futebol de campeão. De tricampeão. De tricampeões que saborearam um título como poucas vezes se viu. ( GLOBOESPORTE.COM)



  • POLICIA CONSEGUE EVITAR TENTATIVA DE FUGA

    A tentativa de fuga foi descoberta no momento da revista de rotina / Destaquebahia.com.br

    As polícias Civil e Militar conseguiram abortar na tarde desta quarta-feira (13),  uma tentativa de fuga da carceragem da 20ª Coorpin. Os detentos da cela de nº 3 tentaram abrir um buraco na laje da custódia, e para tornar o trabalho mais fácil e rápido, eles umedeciam a laje com água e sabão. Logo após a descoberta da tentativa de fuga, os presos foram transferidos para outra custódia. A cela irá passar por reparos.



  • MACAÚBAS: POLÍCIA MILITAR REALIZA PRISÃO DE TRAFICANTE E APREENSÕES DE DROGAS

    Drogas apreendidas pela PM em Operação do Trânsito.

    Aliado à Operação Trânsito Legal, Policiais Militares da 4ª CIPM, em ronda pela cidade, prenderam, próximo à UPA de Macaúbas, um traficante que trazia consigo 13 (treze) papelotes de maconha.
    O preso, juntamente com a droga, foi entregue à Delegacia local para as medidas da polícia judiciária.

    Segundo informações do Comando da 4ª Companhia a Operação Trânsito Legal, durante suas abordagens a condutores de veículos, vem também realizando outras funções de segurança pública, culminado em apreensões não só de veículos irregulares, mas também em abordagens sistemáticas de traficantes de drogas como ocorrido nesta operação.



  •  Lixo espalhado pela rua fora do horário de coleta

    Lixo acumulado nas esquinas / Destaquebahia.com.br

    Todos os dias  acontece a coleta de lixo, tanto na área urbana quanto rural. No entanto, o problema de lixo espalhado na rua e acumulado nas esquinas tem sido constante. O fato vem acontecendo por que algumas pessoas depositam o lixo fora do horário de coleta, e isto contribui para a proliferação de doenças, além de deixar as ruas imundas.

     

    Fica o alerta, coloque o lixo sempre no horário correto, para que tenhamos uma cidade mais limpa, e livre de doenças e mau cheiro.  

     

     



  • Orelhão no meio da calçada

    Destaquebahia.com.br

    As calçadas são problemas do cotidiano para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. E para aumentar mais ainda essa problemática, existem os orelhões instalados  no meio de estreitas calçadas. É o caso da Rua Tibúrcio Leite, no centro da cidade. Já a algum tempo um orelhão tem sido mais do que um obstáculo no caminho dos pedestres que precisam passar por ali. Os idosos ficam em uma situação complicada, e o mesmo ocorre com pessoas que levam os carrinhos de bebê. Muitos pedestres precisam desviar pela rua para poder passar no local.

     

     

    O mais curioso é que, muito se fala em acessibilidade no município, mais na prática nada acontece, e o orelhão continua interditando a calçada, e nenhuma fiscalização aparece para tomar providências no sentido de remover aquele obstáculo. 



  • PRF apreende mais de 2 mil Kg de carne sem refrigeração em caminhão

    O veículo que transportava as carnes tinha placas de Minas Gerais / Divulgação / R7

    O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 2.500 kg de carne sendo transportadas irregularmente em um caminhão na manhã desta terça-feira (12), na BR 116, no município de Vitória da Conquista, no Sul do Estado.  No compartimento de carga do veículo, que tinha placas do Estado de Minas Gerais, os policiais encontraram, cortes de frango e salsicha, sem sistema de refrigeração, o que poderia vir a comprometer a saúde pública caso fossem ingeridos. A abordagem ao veículo ocorreu no KM 866 da rodovia. A mercadoria apreendida foi encaminhada a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB) para incineração.



  • Feira de Santana: vereador quer auxílio paletó, carro, gasolina e 13º salário

    Vereador David Neto (PTN) / Foto e fonte: Bocão News

    O vereador David Neto (PTN) fez várias reivindicações em discurso durante a sessão da última segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a cerca de 108 km de Salvador. Segundo o edil, os edis estão sem estrutura para desenvolver suas atividades. Ele reivindicou para os vereadores auxílio paletó, carro, gasolina e 13º salário. Solicitou ainda aumento de salário para os assessores. 

     

    O vereador também lembrou que a Câmara Municipal aprovou no mês de março um projeto de lei que viabiliza 63 novas vagas de trabalho para cargos de provimento temporário, sendo 21 vagas para assessor de imprensa, 21 para assessor especial e 21 vagas para o cargo já existente de assistente de gabinete. Ele reclamou que até o momento ninguém foi nomeado. David relatou ainda que o projeto de ampliação do número de vereadores de 21 para 23 foi rejeitado sob alegação de que geraria mais despesas para o Legislativo. 

     

    David questionou ainda a licitação para a contratação de instituição para organização e coordenação de processo de concurso público da Câmara Municipal, que foi vencida pela empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia Ltda – ME (INET). “Não sei como foi feita essa licitação, não acompanhei. Nós temos aqui a UEFS e também porque não trouxe a Cespe para fazer o concurso desta Casa?”, indagou. Neto promete ainda ir ao Ministério Público para pedir a anulação do concurso público da Câmara.



  • Itororó: Jazida de ferro é encontrada em fazenda

    Foto: Divulgação / Bahia Noticias

    Uma jazida de ferro foi encontrada na Fazenda Pancadinha, propriedade localizada em uma estrada vicinal nos limites entre Itororó e o distrito de Itati, no sudoeste baiano. Há alguns meses os proprietários foram procurados pelas empresas Bio-Gold e Sondagem Brasileira, após estudos via satélite, que comprovaram a existência de uma jazida na região. A mineradora Bio-Gold foi autorizada a começar os estudos necessários para que se confirme a localização exata, largura, cumprimento e profundidade da jazida. Os técnicos da companhia precisaram abrir estradas para que todo o maquinário conseguisse chegar próximo ao local onde o minério foi encontrado. Homens trabalham na área e já estão na segunda fase do processo de identificação do minério. Ainda não há uma data prevista para o início da extração. Porém, estima-se que isso possa acontecer daqui a cinco anos. Empresas de outros países, como Canadá e China, também estão interessadas em explorar a região, que pode ter uma jazida estimada em quatro mil metros quadrados.



  • 19ª DIRES REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DENGUE

    Compareça e contribua com suas propostas / Foto: Reprodução

    Acontecerá na câmara de vereadores de Brumado, nesta terça-feira (13), uma audiência pública sobre a dengue, com inicio as 19:30. Realização, 19ª DIRES/SUVISA/DIVEP/SESAB.

    Os palestrantes serão,  Drª. Alcina  Marta de S. Andrade ( superintendente da SUVISA/SESAB) e a Drª. Maria Aparecida Figueiredo ( diretora da DIVEP/SESAB) Serão abordados os temas: Prevenção, Controle e Tratamento da dengue. 

     



  • Em protesto contra o Legislativo mototaxistas interditam BR-030

    Os manifestantes exigiram a presença do presidente da Câmara, Álvaro Montenegro, para liberação total da rodovia / Foto e fonte: Caetité Noticias

    A Associação dos Mototaxistas de Caetité reuniu seus associados e interditou, por volta das 10:30 h a BR-030, sentido da cidade de Brumado com pedaços de paus e pneus em chama. A categoria reivindica da Câmara de Vereadores a aprovação do projeto de lei enviado pelo Prefeito José Barreira que legaliza a atividade na cidade.

     

    Em entrevista ao Caetité Notícias a presidente da Associação, Ivani Maria dos Santos, informou que o projeto há mais de dois meses foi enviado ao Poder Legislativo pelo Prefeito Zé Barreira e até o momento os vereadores ainda não votaram. O projeto é de extrema importância para os mototaxistas e, ainda segundo a presidente, a única forma de chamar a atenção da Casa foi interditando a BR-030, principal via de acesso à cidade de Caetité.
     

     

    Com a chegada da Policia Militar houve uma negociação comandada pelo Sargento Alex: o movimento informou à autoridade policial que exigia a presença do presidente da Câmara, Álvaro Montenegro, para liberação total da rodovia.


     

    Os vereadores Moacir e Mario Rebouças estiveram presentes ao local. Contatado pela polícia, o Presidente da Câmara, o vereador Álvaro Montenegro se dirigiu ao local e explicou os motivos que levaram a casa legislativa a não votar o projeto. Segundo Dácio, isto ocorreu porque existiam alguns parágrafos que deviam ser alterados para dar mais benefícios à classe. O projeto foi enviado a Salvador para análise técnica da Assessoria Jurídica da Câmara. O mesmo já foi revisado e liberado para votação. Após as explicações o presidente do legislativo garantiu aos mototaxistas que na próxima segunda-feira (18/11) o projeto estará na pauta da casa, pois os trâmites do processo já foram vencidos e que em breve o prefeito José Barreira deverá sancionar a referida Lei.

     

    Após as negociações, a Policia Militar liberou a BR-030 nos dois sentidos. Uma enorme fila de carros e caminhões se formou nos dois sentidos da pista. Os mototaxistas comemoraram o êxito do protesto e saíram em carreata do local. 



  • Irecê: Padre é detido acusado de molestar jovem dentro de ônibus

    Fonte: Irecê Repórter / Foto: Reprodução

    Um padre foi detido na manhã desta terça-feira (12), acusado de praticar atos libidinosos com uma jovem dentro de um ônibus que viajava de Salvador para Irecê. Iure Almeida Santana, 36 anos, está dedito na 14ª Delegacia de Polícia do Interior (Coorpin), em Irecê. O caso está sendo investigado pela delegada plantonista Cláudia Fernanda Pugliese. Se comprovado, o acusado poderá responder por crime de estupro.

     

    O pai da jovem, o sargento aposentado da PM Nelson de Sá, denunciou o caso à polícia assim que recebeu a ligação da filha informando que um homem sentado na poltrona ao lado, começou a acariciar suas partes íntimas e a se masturbar. Assim que o ônibus chegou em Irecê, o padre foi dedito por policiais e levado para a delegacia. O Irecê Repórter tentou, por telefone, falar com a delegada, mas não obteve êxito.

     

    Esta não é a primeira vez que o padre, da Paróquia de Itaguaçú da Bahia, se envolve em escândalo. No dia 30/10/2012, ele viajava de carro com uma mulher quando se envolveu em um acidente próximo a um motel nas proximidades do aeroporto de Irecê. A jovem não resistiu e morreu no local. O padre  foi acusado de tentar levar a vítima para o motel e o fato virou caso de polícia. Na época, o bispo diocesano de Barra, Dom Luiz Flávio Cappio, chegou a defender o padre, alegando que ele teria ido à cidade de Lapão em busca de patrocínio para festa religiosa.



  • Macaúbas: Moradores protestam 200 dias de inaugurada e UPA contínua fecheda

    Mais de um milhão de reais foram gastos para execução da obra / Fonte e foto: Macaúbas On-Off

    A UPA-24 horas de Macaúbas foi inaugurada e continua fechada. Segundo o prefeito José João Pereira, sucessor do ex-prefeito Amélio Costa Jr. que fez a inauguração do elefante verde (que agora é verde descorado)disse que teria que gastar cerca de R$ 200 mil para colocar a UPA em funcionamento, que só de ar condicionado seriam R$ 60 mil, além de gastos com energia elétrica e até fiação nos conduítes internos que estavam ocos, tinham apenas a “tampinha' fechando os buracos das tomadas e interruptores. Segundo o gestor observou-se nas paredes da UPA muitas rachaduras, rachaduras estas que protagonizaram outras.

     


    O Governo Federal liberou recursos suficientes (mais de um milhão de Reais), para construção da obra que deveria ser entregue pronta. Onde foram parar os recursos que não foram aplicados nos itens que estão faltando? A Câmara de Vereadores já tem proposta de abertura de CPI para investigar a UPA e outras obras paralisadas, solicitação esta do vereador Marcelo Nogueira (PMDB).



  • Guajeru: Governo Municipal reativa o

    Produtos são entregues toda semana pelos produtores familiares do município. Foto e fonte: ASCOM / Guajeru.

    Já está em plena atividade no município de Guajeru o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares da região, com isenção de licitações e a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Isso tem promovido a valorização dos pequenos produtores aumentando sua renda e melhorando a qualidade dos produtos que chegam aos beneficiados pelo programa.


    Hoje o município conta com 39 agricultores cadastrados que semanalmente entregam os produtos na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela distribuição junto às entidades beneficiadas. Estes produtos, ente eles: abóbora; melancia; coco; alface; manga; mandioca (e derivados); ovos, entre outros, são distribuídos paras as escolas municipais como: Colégio Municipal Oriosvaldo Santos Araújo, Escola Municipal Professor Antônio Andrade, Escola de Educação Infantil Santa Rosa, bem como para o CRAS, Prodec e Pastoral.

     

                                Variedade de produtos reforça a merenda escolar de algumas escolas públicas do município e também complementam a alimentação de famílias de baixa renda.

     

    Segundo Isaias Rodrigues Oliveira, Técnico Agrícola que trabalha com o programa em Guajeru, o PAA, criado pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar, tem como principal objetivo fortalecer a agricultura familiar incentivando a produção agrícola e a fixação do agricultor no campo, bem como, em outra vertente, atender, por meio de projetos sociais, famílias de baixa renda com defict alimentar e nutricional.

     

    Isaias Rodrigues ressalta que hoje o município de Guajeru tem um valor disponível para compra desses produtos que chega a pouco mais de R$152.000,00 (cento e cinquenta e dois mil reais). Cada produtor tem uma cota mensal de até R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) que pode ser atingida com o fornecimento de produtos que façam parte do programa.

    Para o agricultor ter acesso ao programa ele precisa possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é emitida pela EBDA. O PAA compra produtos como: frutas, verduras, legumes, grãos (feijão e milho verde), biscoitos (chiringa, chimango) e também derivados da mandioca, como a farinha e a tapioca.



  • Correspondente bancário no centro da cidade é alvo dos bandidos

    Assaltantes dentro do correspondente bancário expresso do Bradesco no centro da cidade / Foto: Divulgação

    Um correspondente bancário expresso do Bradesco, localizado na Praça Armindo Azevedo, foi alvo de assaltantes nesta terça-feira (12). O fato aconteceu por volta das 14:20h. Segundo informações prestadas pelo gerente na delegacia, um elemento armado, aparentando ter 24 anos, entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. O bandido exigiu todo dinheiro do caixa, Segundo testemunhas que passavam pelo local, um comparsa do bandido estava nas proximidades e aguardava o momento da fuga.

     

    Os elementos conseguiram levar a quantia de R$ 3.800,00, e uma máquina copiadora. Por ocasião do ocorrido, o gerente Júnior Bonfim fez um desabafo,“a Bahia está sem governador, esse que ai está, tirou a dignidade da policia, no que diz respeito proteger o cidadão de bem,” concluiu.

     

       

     

     



  • ENSF realizará 38ª Feira de Iniciação Científica

    A ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA no próximo ano completará 39 anos educando crianças, jovens e adolescentes. As inovações e mudanças têm acompanhado esta Instituição de Ensino ao longo desse tempo. Dando continuidade a esta proposta, a ENSF no próximo dia 14 de novembro realizará sua 38.a Feira de Iniciação Científica na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). A Abertura no anfiteatro será 19h e, em seguida, os stands serão abertos às visitações públicas. Serão apresentados mais de 50 trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II (6.o ao 9.o ano) e Ensino Médio (1.a à 3.a série). As experimentações serão diversificadas levando o público, ao visitar os stands, a um verdadeiro Parque Científico, distribuídos com os seguintes temas: Ciência Maluca, Show Científico, Química das Cores, Eletronoptica, Novos Cientistas, A tecnologia tornando seus piores sonhos em realidade e Mais cabeça, menos força. Além disso, a ENSF apresentará a toda comunidade o seu novo parceiro o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO que atua no mercado há mais de 38 anos e hoje é o melhor e um dos maiores grupos de ensino do país, atuando, também, no exterior. O material didático é elaborado por professores atuantes no mercado – o que faz com que seja todo atualizado e voltado às competências do ENEM – e os nossos professores poderão interagir com os elaboradores. Unindo a Ciência e a Tecnologia, a ENSF comprovará que trabalha a tecnologia com inteligência. A 38.a Feira de Iniciação Científica conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e a Polícia Militar. Visite,conheça e aprenda com os alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima.