• BR-116: Motorista da van pode ter cochilado antes de acidente que matou seis e deixou 11 feridos

    PRF investiga se veículo realizava transporte clandestino | Foto: Marcos Frahm / Bahia Noticias

    O acidente que matou seis pessoas nesta quinta-feira (7) na BR-116, no trecho conhecido como ”Serra do Mutum”, próximo ao município de Jequié, no sudoeste baiano, pode ter sido causado após o motorista da van, uma Mercedes-Benz Sprinter, cochilar ao volante e invadir a contramão. O veículo de transporte de passageiros colidiu frontalmente com um caminhão baú. “A causa do acidente pode ter sido sono porque a van adentrou a contramão. O caminhoneiro ainda tentou tirar para o acostamento, mas não conseguiu. O motorista provavelmente dormiu ao volante. O horário que aconteceu, 4h30, também é um horário de sono”, disse o inspetor Luis Cruz, do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Jequié, em entrevista ao Correio. A Sprinter, com 16 pessoas a bordo, havia saído de Louveira, em São Paulo, e seguia para a cidade de Santana do Ipanema, em Alagoas. Além do motorista da van, José Roberto da Conceição Bezerra, 37 anos, os ocupantes Advan Rodrigues dos Santos, 24, Gerusa Correia da Silva, 60, e Luís Gonçalves, 66, morreram no local. Karen Cristina Escobar, 25, morreu a caminho do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Já o condutor do caminhão, Julio Mineo Nagaoka, 50, morreu após dar entrada na unidade médica. Outros 11 passageiros foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária Via Bahia. Um homem ainda não identificado e uma garota de 10 anos estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Prado Valadares. Já Rodrigo Sena da Silva, 20, Tiago da Silva, e uma menina de 8 anos permanecem em estado grave. Os demais passageiros sofreram lesões leves. Segundo a PRF, há evidências de que a van realizava transporte clandestino.



  • Jacaraci: Lavrador mata dois bandidos após invadirem sua casa para assaltar

    O lavrador conseguiu esfaquear um dos bandidos e atirou no rosto do outro com uma espingarda / Foto: Divulgação

    O que poderia ter acabado em uma tragédia para a família do lavrador de 60 anos, teve um desfecho inesperado. Ao ter sua casa invadida por dois bandidos que tentaram assaltá-lo, o lavrador reagiu, matou os bandidos e salvou sua família.

     

    O fato aconteceu na noite desta quinta-feira, 07/11, numa comunidade rural próxima ao povoado de Vila Paiol, município de Jacaraci, no sudoeste Baiano. Segundo informações da polícia, os dois assaltantes chegaram ao local em uma motocicleta de cor vermelha e placa de uma cidade mineira. O lavrador e sua família foram mantidos reféns e ficaram na mira do revólver, sendo alguns deles torturados pelos bandidos.

     

    Em um determinado momento, quando um dos bandidos estava à procura de dinheiro em um dos quartos da casa e o outro vigiava as vítimas, o lavrador teve uma reação desesperada e um tanto quanto arriscada, partindo pra cima do bandido que os vigiavam e entrando em luta corporal com este. O criminoso estava com um revólver calibre 22 e uma faca, tipo peixeira, que foi tomada pelo lavrador. Enquanto o bandido tentava atirar no lavrador, este o esfaqueou, haja vista que a arma do assaltante não disparou um tiro sequer.

     

    Ao ver o companheiro morto o outro bandido tentou atirar contra o lavrador, mas o seu revolver, calibre 38, também não disparou. Enquanto ele tentava atirar o lavrador pegou uma espingarda, de fabricação caseira, e atirou no assaltante acertando-lhe na face.

     

    A Polícia Técnica de Guanambi esteve no local e os corpos dos dois bandidos, ainda não identificados, foram encaminhados para o IML daquela cidade.



  • Abertura da 5ª Edição do JEB comprova evolução dos esportes escolares

    Informações: Beto Bonelly / Foto: Reprodução

    A 5ª Edição do JEB – Jogos Escolares de Brumado teve a sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (07) feita pelo prefeito Aguiberto Lima Dias e pela secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, os quais estavam acompanhados de membros do secretariado e também de vereadores da base. Primeiramente foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, em seguida a aluna do CMEAS, Larissa Alves, cantou a música da pastora Ludimila Ferber, “Nunca Pare de Lutar”, emocionando o público presente, que aplaudiu de pé a apresentação.

     

    Após se apresentou a Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo, regida pelo renomado Antonio Costa e, por fim, alunos da Escola Oscarlina Silva, fizeram uma apresentação comandados pelo  professor Zezinho. O juramento dos atletas coube a aluna Mirla Raiara do CMEAS. Os jogos que neste ano de 2013 irão reunir 2.500 alunos das redes municipal, estadual e particular, terão uma concepção organizacional ainda maior, resultado de uma evolução que vem sendo adquirida ao longo dos anos.

     

    Durante a cerimônia de abertura o prefeito Aguiberto destacou que “é uma grande satisfação para nós estarmos participando de um momento tão importante como esse, onde que vai brilhar é o esporte”. E ainda fez questão de salientar que “a nossa gestão está cada vez mais voltada para ações na área esportiva e vamos continuar nesse ritmo, pois sabemos o valor que o Esporte tem para formar cidadãos participativos. Hoje, aqui, é facilmente perceptível uma atmosfera positiva, porque sabemos que a juventude quer ter acesso às práticas esportivas, então, diante disso vamos ampliar as nossas ações sistematicamente visando o atendimento a esse desejo”.

     

    A secretária Acácia Gondim também fez questão de declarar que “O JEB a cada ano vem mostrando a força dos esporte em nossas escolas e, nesse ano de 2013, podemos notar uma grande evolução, onde, com certeza, haverão grandes disputadas. Essa integração por meio das práticas esportivas vem tendo uma grande atenção de nossa gestão e vamos continuar ampliando essas ações, pois reconhecemos o poder transformador que o Esporte possui”.

     

    O JEB terá sua continuidade nesta sexta-feira (08) e terá o seu encerramento no sábado, com a cerimônia de entrega de medalhas e troféus aos vencedores.



  • Coronel Alfredo Castro, assaltado na Orla da Boca do Rio na manhã desta quarta-feira / Bocão News / Foto: Reprodução

    Após a chegada da informação de que o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro, foi assaltado na Orla da Boca do Rio na manhã desta quarta-feira, políticos baianos criticaram o Governo do Estado e também lamentaram a situação, que supostamente revelaria a falência da Segurança Pública no estado.
     
    De acordo com o vereador Soldado Prisco (PSBD), ex-policial engajado nas reivindicações da tropa, trata-se do ato definitivo que mostra a quantas anda o plano do governo para com a segurança do cidadão. Prisco lembrou que, além do assalto ao coronel Castro, o dia também foi de assalto ao Shopping Iguatemi e de assalto a banco com cortes na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina.
     
    “A culpa é do Governo do Estado. Isto vem a revelar a necessidade imediata de tudo aquilo que defendemos, que é o aumento do efetivo, das condições de trabalho da corporação. A bandidagem está deitando e rolando. E com o que o governo está preocupado? Em eleger o candidato em 2014”, criticou.
     
    O tucano alegou também que é chegado o momento em que o Estado baiano deve, afinal, assumir a segurança como prioridade de governo. O vereador lembrou que o fato é simbólico e leva o cidadão a pensar que se o comandante da PM não está  salvo, ninguém estará. “Não sou de oposição por oposição. Sou porque quero a melhor segurança pública para os nossos filhos. As pessoas que perdem a vida nestes assaltos não terão elas devolvidas”.
     
    Já o deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PDMB), bastante surpreso, disse lamentar o fato e também lembrou que o coronel não é a primeira vítima da bandidagem nos últimos tempos. Ele lembrou assaltos recentes ao secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, à deputada federal Alice Portugal (PCdoB). O parlamentar garantiu que levaria o fato à tribuna da Câmara na noite desta quarta.
     
    Ele clamou, por outro lado, que é importante que ocorra sequelas da violência com as autoridades para que haja, afinal, uma mudança de paradigma que torne a segurança pública uma prioridade. “Isto chama a atenção para que as autoridades olhem melhor esta situação, olhe pelos mais humildes, aqueles que moram em localidades menos policiadas e garantam segurança a estas pessoas”, avaliou.
     
    O deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Carlos Gaban (DEM), resumiu a situação como o momento em que o Estado é vítima do que a população já sente na pele há tempos. Para o demista, a gestão não aplica recursos nem dispensa compromisso real com a pasta da segurança e que desvaloriza a tropa, em movimento conjunto que culmina na atual situação de caos.
     
    “O governador é o grande culpado, pois não tem investimento na segurança pública. O que foi gasto em 2013 em segurança até o mês de outubro é 20,6% do orçamento (previsto para a pasta) do ano. O governo pode até estar quebrado, mas mesmo assim prefere gastar com política aumentando o número de secretarias para 31 ao invés de investir em equipamento e valorização salarial”, disparou.



  • Quando você viajar ao exterior

    Da internet / Foto: Reprodução

    Quando você viajar ao exterior, conte um pouco sobre as leis brasileiras, ao seu amigo norte-americano ou europeu e até argentino.


    Explique para ele assim:


    • Se você for com sua esposa, seus filhos, noras, genros e netos, almoçar fora no domingo e tomar 01 ou 02 chopps, ou 01 ou 02 copos de cerveja no almoço e for parado numa blitz, você paga uma multa de R$ 1.960,00, tem a carteira cassada por um ano, o carro apreendido e vai preso.


    • Se você comer 01, 02 ou 03 bombons de licor, tomar xarope para a tosse ou tomar alguns comprimidos de homeopatia e for parado numa blitz, você paga uma multa de R$ 1.960,00, tem a carteira cassada por um ano, o carro apreendido e vai preso.


    • Se você fumar maconha, fumar crack, cheirar cocaína, tomar comprimidos de ecxtazy, tomar injeção de heroina ou ópio e for parado numa blitz, nada vai acontecer.


    • Se você roubar, assaltar, estuprar, atropelar e até matar alguém, com um bom advogado, o máximo que vai acontecer é você esperar o julgamento em
      liberdade e se for condenado como réu primário, ir para o regime semi-aberto.


      E se tiver bom comportamento, só vai cumprir um terço da pena.Já se você roubar milhões de reais do povo ou dos cofres públicos, várias coisas podem acontecer: vai se eleger deputado ou senador, vai passar 15 dias num resort na Bahia em companhia da amante, vai ser eleito presidente do Senado, vai ser nomeado ministro ou presidente de uma agência controladora e pode até chegar à Presidência da República.


    • E mais um detalhe: se você tiver menos de 18 anos completos, aí você pode beber e dirigir como quiser, roubar, assaltar, estuprar e matar à vontade, que não tem problema algum. Você não pode ser preso porque é criança.


    • Agora o melhor de tudo: se você tem uma arma em casa, comprada regularmente depois de passar por todas as dificuldades da compra, com todos os atestados, testes e documentos apresentados e tiver a infelicidade de atirar em um bandido que entrou na sua casa para roubar o que é seu, será preso por tentativa de homicídio e terá que pagar indenização ao bandido por danos físicos e morais. Pior ainda se o bandido for menor. Aí você está lascado mesmo. E se por acaso ele estiver desarmado, aí é caso de tentativa de homicídio qualificado, sem possibildade de defesa da vítima. Portanto
      cuidado: se um bandido entrar na sua casa, antes de atirar pergunte educadamente o que ele deseja, pergunte se ele está armado e pergunte se ele
      é menor. 

      Agora veja a cara do seu amigo estrangeiro. Ele está pensando se você é gozador, mentiroso ou ignorante mesmo. Afinal você é brasileiro.
      Viva o Brasil! 



  •  Susto: mulher vai a cemitério e flagra homem saindo de cova

    Ainda não se sabe se ele foi dado como morto e enterrado ou se foi uma ação de criminosos / Fonte: R7 / Foto Reprodução

    Um homem foi enterrado vivo em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. Ainda não se sabe se ele foi dado como morto e enterrado ou se foi uma ação de criminosos.

     

    Uma mulher foi ao cemitério para visitar um dos túmulos e ficou impressionada ao ver um homem tentando sair de uma cova. Ele estava com a cabeça e as mãos para fora. Ao ver a cena, ela chamou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e avisou a administração do cemitério.

     

    Ele foi resgatado ainda com vida, apesar de parecer bastante debilitado. A vítima é um ex-servidor da prefeitura. Um funcionário do cemitério disse que a vítima foi levada ao hospital de Ferraz de Vasconcelos.

     

    A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, responsável pelo cemitério, confirmou o caso. A identidade e o estado de saúde do homem não foram divulgados. 



  • Suspeitos de assaltar BB de Mucugê morrem em confronto com a polícia da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido

    Fonte: MIQUEIASNUNES.COM / Foto: Reprodução

    Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana, região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (6). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê. 



  • Wagner entrega obras em Tanhançu e Malhada de Pedras nesta sexta-feira

    Foto e fonte: Blog do Anderson

    O governador Jaques Wagner viaja, nesta sexta-feira (8), para Tanhançu e Malhada de Pedras, no Sudoeste Baiano, onde inaugura várias obras que beneficiam a população dos distritos e povoados dos dois municípios. Em Tanhançu, às 9 horas, o governador inaugura a iluminação pública e quadra coberta do distrito de Sussuarana, a quadra poliesportiva do povoado de Tucum, além de fazer a entrega da pavimentação em paralelepípedo e passeio e duas unidades de Saúde da Família na sede municipal e no distrito de Sussuarana. Foram investidos nestas obras o montante de R$ 1,38 milhão. Já em Malhada de Pedras, às 11 horas, Wagner inaugura a ampliação do sistema de abastecimento de água, cujo investimento foi da ordem de R$ 2,03 milhões, e entrega duas praças à população, Monsenhor Antonio Fagundes e a Quadrangular, onde foram investidos um total de R$ 400 mil.  À tarde, às 15 horas, já em Salvador, o governador Wagner participa, no Centro de Convenções, da abertura da 11ª Bienal do Livro da Bahia.



  • Acidente entre Anagé e Sussuarana na BA-142 deixa um morto e três feridos

    Foto: Reprodução / Fonte: Blog da Resenha Geral

    Uma pick-up capotou na BA-142, entre Anagé e Sussuarana e terminou com a morte de uma pessoa e outras três ficaram feridas. João da Silva Leite, de 76 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado.

    O motorista Uanderson Lopes leite, de 24 anos, sofreu apenas ferimentos leves. Os caronas Sidnei Ribeiro Lima, de 50 anos e Izaltina Souza Lopes, de 57 anos, ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital de Tanhaçu.

    A PRE não informou o que poderia ter causado o acidente.



  •  Bahia registra 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos nos quatro primeiros meses de 2013

    Foto: Reprodução / Fonte: G1

    Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registrados 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos no estado, conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. A maioria deles (52), ocorreram em cidades do interior. Os outros 12 foram registrados na capital baiana. As explosões e os assaltos lideram o ranking com 29 e 15 ocorrências, respectivamente. Em seguida, vêm os arrombamentos (13) e as tentativas frustradas (7) dos crimes.

     

    Em 2012, foram registradas na Bahia 167 ocorrências envolvendo ataques a bancos, incluindo, além de assaltos, explosões e arrombamentos a caixas eletrônicos. Os dados foram divulgados recentemente através da 4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).

     

    Na pesquisa, a Bahia aparece em quinto lugar em relação ao número de ocorrências. O estado fica atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking com 492 casos, Minas Gerais, que ocupa o segundo lugar (301 ocorrências), Paraná (214) e Mato Grosso (185).



  • Carretas transportando máquinas pesadas congestionam o trânsito na Exupério P. Canguçú

    As duas carretas tiveram grande dificuldade para adentrarem na Av. Coronel Santos

    Constantemente quem transita pela Exupério Pinheiro Cangucú se depara com situações de congestionamento. Isso acontece não é porque existem tantos veículos, mas sim, devido a um pequeno trecho (ao lado da Farmácia Popular) onde veículos pesados que vem sentido livramento a Vitória da Conquista, encontram dificuldades para fazerem o retorno.
    Por não ter uma opção de desvio margeando a cidade, acabam passando por ali e congestionando o trânsito.
    A nossa equipe flagrou mais uma situação dessas; duas carretas longas transportando máquinas pesadas, que precisaram de vários minutos para fazer o contorno e com isso, a paciência de muitos motoristas acabaram se esgotando devido a situação.



  • Wagner não está apto a votar nas eleições do PT neste domingo

    PT na Bahia tenta regularizar situação |Foto: Divulgação / Fonte: Bahia Noticias

    A maior representação do PT na Bahia, o governador Jaques Wagner, não está apto a votar no Processo de Eleições Diretas (PED) do seu partido, marcado para o próximo domingo (10), no qual serão escolhidos os novos dirigentes nacionais, estaduais e municipais. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, os petistas com cargo eletivo, de dirigente e comissionado tinham o prazo prorrogado até o último dia 30 de outubro para regularizar as pendências partidárias por meio do Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária (Sace). No total, 620 filiados ocupantes desses cargos não regularizaram a situação, entre eles o governador Wagner e, conforme regimento interno da sigla, todos estão impossibilitados de votar no PED. De acordo com decisão da 30ª Reunião da Câmara de Recursos do PT, organizada pela Secretaria Nacional de Organização, a documentação entregue pela direção estadual do PT baiano “deve ser considerada tempestiva, devendo o Sace adotar os encaminhamentos para a regularização destes filiados e filiadas”. “Foi um erro da Executiva Nacional, que não teve tempo operacional para emitir os boletos. Ganhamos um recurso, por unanimidade, e a direção nacional acolheu, mas ainda não teve condições operacionais para emitir os boletos. Nós estamos propondo que façamos daqui, então”, explicou o presidente do PT baiano, Jonas Paulo, que aguarda a decisão. Entretanto, para o jornalista e candidato a presidente estadual da legenda no estado Ernesto Marques, que já tinha feito duras críticas ao que chamou de “política deliberada de desorganização do PT”, a direção estadual perdeu o prazo para regularização dos petistas em situação irregular. “Estou vendo agora, com esse fato novo, que a coisa é mais grave do que eu imaginava. Deixar de fora do processo pessoas importantes, até o governador do Estado. O que é isso? É questão de competência”, criticou. No próximo domingo, 39 mil petistas baianos, dos 93 mil filiados à sigla, estão habilitados a votar no processo eleitoral interno do partido.



  • Vale do Itajai: policia civil investiga carta que ameaça baianos

    Trecho da carta: "Nosso grupo é composto por 28 cidadãos, onde 11 estão ansiosos para começar a matança / (Foto: Reprodução/Facebook) com informações do Portal Ireceense Noticias

    A Polícia Civil está investigando uma carta que ameaça baianos e circula em Brusque, no Vale do Itajaí. Sem autoria declarada, a carta supostamente de moradores circula nas redes sociais há cerca de uma semana. Nesta quinta (7) ou sexta-feira (8), suspeitos devem ser ouvidos e um inquérito aberto, segundo o delegado Juscelino Carlos Boos.

    Conforme a polícia, titulado de "aviso para os baianos", o documento faz ameaças aos migrantes nordestinos que moram no município e apresenta indícios de crime racial. Entre outros aspectos, a carta responsabiliza os baianos pelos problemas na cidade envolvendo, principalmente som alto durante as madrugadas.

    "É muito cedo para dizer se foi uma brincadeira de mau gosto ou se foi efetivamente uma ameaça. Estamos investigando a origem da carta, quem a fez circular e quem a escreveu, de qual site teria partido, como foi inserida na rede", explicou Juscelino Carlos Boos, delegado da comarca da Polícia Civil de Brusque. De acordo com Boos, a investigação é considerada complexa, pois já houve muitos compartilhamentos nas redes sociais. Foi através delas que a polícia soube do caso. A carta menciona ainda que moradores de Brusque teriam registrado boletim de ocorrência (B.O.) denunciando problemas com som alto na cidade. Entretanto, segundo a Polícia Civil, não há registro de B.O.s específicos sobre os casos.

    A Polícia Militar está realizando um trabalho de comunicados através da imprensa local, principalmente através de rádios, para prevenir novas ações com o mesmo aspecto. De acordo com o coronel Heriberto Rocha Peres, comandante da Polícia Militar de Brusque, o objetivo é impedir que se propague a situação, que teria revoltado, além dos migrantes citados na carta, os próprios moradores de Brusque. "Alguém escreveu por dois ou três, não por toda a população. Estamos em um estágio avançado de legislação, não podemos permitir esse preconceito", afirmou o coronel. Segundo ele, o Setor de Inteligência da PM está contribuindo com a Polícia Civil.

     

     

     

    Confira o conteúdo da carta abaixo:

     
     

     



  • 19ª DIRES realizará audiência pública sobre dengue

    Compareça e contribua com suas propostas / Foto: Reprodução

    Acontecerá na câmara de vereadores de Brumado, nesta terça-feira (13), uma audiência pública sobre a dengue, com inicio as 19:30. Realização, 19ª DIRES/SUVISA/DIVEP/SESAB.

    Os palestrantes serão,  Drª. Alcina  Marta de S. Andrade ( superintendente da SUVISA/SESAB) e a Drª. Maria Aparecida Figueiredo ( diretora da DIVEP/SESAB) Serão abordados os temas: Prevenção, Controle e Tratamento da dengue. 

     



  • Pacotão do Fla: emoção de Elias, gol mal anulado, lençol e recado a Walter

    Theobald / Agência O Globo

    Rubro-negros lotam o Maracanã e empurram a equipe rumo à sexta final de Copa do Brasil. Ao término do jogo, jogadores do Flamengo deitam e rolam no gramado
     

    O começo assustou, com o Goiás saindo na frente logo aos quatro minutos de jogo, diminuindo a vantagem rubro-negra obtida no Serra Dourada. Mas com o apoio da torcida (56.224 pessoas compareceram ao Maracanã), o Flamengo virou ainda no primeiro tempo, gols de Hernane e Elias, derrotou o Esmeraldino por 2 a 1 e se classificou para a final da Copa do Brasil (veja os melhores momentos do duelo no vídeo ao lado). O adversário será o Atlético-PR, que eliminou o Grêmio na outra semifinal. As partidas acontecem nos dias 20 e 27 de novembro, com a grande decisão sendo realizada no Rio de Janeiro.

    Os destaques do Fla no jogo foram exatamente os dois principais jogadores do time até então na temporada: Hernane e Elias. O atacante marcou seu 32º gol no ano, o 15º em 14 jogos no Maracanã, e se isolou ainda mais na artilharia da Copa do Brasil, com sete gols. O Brocador, porém, teve um gol mal anulado. Já o camisa 8 rubro-negro voltou a ter uma atuação destacada após um período em baixa, e ressaltou o apoio recebido por conta do problema de saúde do filho Davi.

    Um lençol de Léo Moura, o show dos rubro-negros na arquibancada e a resposta bem-humorada dos jogadores a uma provocação de Walter completam o pacotão. Confira.


    a torcida
     

    Como de costume, a torcida do Flamengo não poupou seus pulmões para incentivar a equipe. Nem mesmo o gol marcado pelo Goiás aos quatro minutos do primeiro tempo foi capaz de calar os rubro-negros presentes no estádio (ao todo 56.224 pessoas compareceram). Entoando seus tradicionais cânticos como "festa na favela" e provocando os rivais cariocas, principalmente o Vasco, a "nação" brilhou, segundo afirmou o lateral-esquerdo André Santos:

    - Nossa torcida faz a diferença e mais uma vez mostrou isso hoje. O torcedor do Flamengo é maravilhoso.

    a gozação

    Mesmo fora dos dois duelos entre Flamengo e Goiás pela Copa do Brasil, o atacante Walter foi uma das figuras centrais dos confrontos válidos pelas semifinais. Antes da partida de ida, realizada em Goiânia na última semana, foi divulgado na internet um vídeo do jogador afirmando que iria "deitar e rolar" em cima do Rubro-Negro. Os jogadores cariocas usaram a declaração como forma de motivação e, ao final do jogo desta quarta, deitaram e rolaram no gramado do Maracanã em clara provocação ao artilheiro goiano.

    a homenagem

    A mobilização para homenagear o pequeno Davi, filho do volante Elias, havia começado ainda ates de a bola rolar. Através de redes sociais, a torcida do Flamengo prometeu e cumpriu. No momento em que tradicionalmente os atletas são homenageados um a um, os rubro-negros entoaram o nome do garoto e causaram emoção no jogador do Fla. Alguns torcedores inclusive formaram os dizeres "saúde, Davi" com letras nas cadeiras superiores do setor Sul. Mas não era tudo. Aos 23 minutos da etapa inicial, Elias recebeu passe próximo à grande área e soltou um petardo para marcar o segundo gol dos cariocas no jogo. Na comemoração, mais homenagens para Davi. O volante colocou a mão em forma de concha sobre o nariz e a boca, em alusão a uma máscara de hospital. Festa dupla para o garoto, que já teve alta do hospital e conclui em casa a recuperação de uma pneumonia.   
     

    O Fla venceu por 2 a 1, mas a diferença poderia ter sido ainda maior não fosse um impedimento mal marcado pela arbitragem. Aos dez minutos do segundo tempo, Elias recebeu bola na direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Hernane, no segundo poste e em posição legal - o zagueiro goiano Rodrigo dava condições -, empurrou para o fundo da rede e marcou o que seria seu 33º gol na temporada, mas o juiz Leandro Vuaden invalidou o lance. Caso o gol fosse confirmado, o Brocador assumiria a liderança isolada entre os principais artilheiros do país, ultrapassando Magno Alves, do Ceará, que possui 32, assim como o atacante do Flamengo. 

    O drible

    O relógio marcava 12 minutos do segundo tempo quando Leonardo Moura tabelou com Carlos Eduardo na ponta direita e, na sequência, aplicou um belo chapéu no lateral-esquerdo goiano Mário Sérgio. O drible foi um dos poucos realizados na partida, que foi marcada pela forte marcação de ambas as equipes. Ao todo, foram 76 desarmes e 24 roubadas de bola, com destaque para os zagueiros Wallace e Rodrigo, responsáveis por 11 e 10 desarmes, respectivamente.