• Acúmulo de pneus velhos nas calçadas prato cheio para o mosquito da dengue

    Os pneus deveriam ser guardados em lugar coberto ou jogados fora / Destaquebahia.com.br

    A reportagem do Destaquebahia, registrou imagens de acúmulo de pneus velhos nas calçadas ao longo da Avenida Centenário, um cenário perfeito para a proliferação do mosquito da dengue, fato que causa preocupação, pois estes pneus deveriam ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, e guardados em lugar coberto ou jogados fora. Esperamos que a prefeitura através da secretaria competente, tome as devidas providências para recolher estes pneus e destina-los ao local apropriado.   



  • Saiba quem são os mais faltosos na bancada baiana da Câmara dos Deputados

    Foto: Reprodução

    A dois meses do fim do ano, quase 40% da bancada baiana na Câmara dos Deputados faltou a mais de um quinto das 94 sessões no plenário da Casa em 2013.

    A lista dos dez que menos bateram o ponto em Brasília, de um total de 39 parlamentares, é encabeçada por Sérgio Brito (PSD). O índice de ausência é de 30,9%.

    Desde o início da legislatura, Brito não compareceu a 29 sessões, cinco delas sem apresentar qualquer justificativa, segundo o boletim de frequência divulgado no portal da Câmara. Para as outras 24, o deputado atribuiu a “obrigações político- partidária”.


    No top 10 dos baianos mais ausentes estão ainda Popó Freitas (PRB), Arthur Maia e Luiz Argôlo (Solidariedade), Cláudio Cajado (DEM), Jânio natal (PRP), João Leão (PP) e Edson Pimenta (PSD). Embora tenham percentual de ausência um pouco maior que a do campeão Sérgio Brito, Zezéu Ribeiro e Nelson Pelegrino, ambos do PT, tiveram grande parte de suas 31 faltas, cada, justificadas, no caso de Zezéu, por questões de saúde e por missões parlamentares autorizadas, motivo apresentado 28 vezes por Pelegrino.



  • Ônibus interestadual é assaltado na BR-101, perto de Feira de Santana

    O ônibus, da empresa São Geraldo, saiu de Arapiraca (Alagoas) para São Paulo / Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

    Um ônibus interestadual foi assaltado na madrugada deste sábado (2) na BR-101, próximo a Feira de Santana. Trinta e seis passageiros estavam no ônibus no momento e todos foram roubados.

    O ônibus, da empresa São Geraldo, saiu de Arapiraca (Alagoas) para São Paulo. Perto de Feira, homens armados em um Fox começaram a atirar no veículo interestadual e forçaram o motorista a parar.

    Os ladrões, pelo menos 5, roubaram celulares, dinheiro, joias e celulares, entre outros. As vítimas registraram ocorrência no Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana.



  • Hospital Geral de Vitória da Conquista receberá ‘acelerador linear’, para combate ao câncer

    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quatro hospitais baianos receberão o equipamento / Blog do Marcelo com informações do Ibahia / Foto: Reprodução

    A Bahia é uma das 23 unidades da federação beneficiadas pela compra centralizada de 80 aceleradores lineares, usados no tratamento de pessoas com câncer, realizada pelo Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha divulgou nesta sexta-feira (1) o resultado da compra dos aceleradores que serão distribuídos para atender a população de 63 municípios, localizados em 22 estados e no Distrito Federal.



    A Bahia vai receber quatro equipamentos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Os aceleradores lineares serão instalados no Hospital Geral Roberto Santos, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde serão criados novos serviços e no Hospital Dom Pedro de Alcântara/Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, ampliando o serviço já existente.



    Segundo o Ministério da Saúde, a perspectiva é de que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 410,4 mil ao ano para 582,4 mil/ano. A definição dos locais que vão receber os 80 equipamentos foi realizada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, baseado em critérios, como necessidade global de radioterapia nos estados, número estimado de casos novos anuais de câncer, oferta de serviços existentes e percentuais estaduais de cobertura do sistema de saúde suplementar, informou o Ministério da Saúde.



    O edital também prevê a instalação de uma fábrica no país, que vai produzir equipamentos para abastecer o mercado nacional. “Já que estamos fazendo a maior compra de equipamentos de radioterapia que o mundo inteiro está vendo, exigimos que quem ganhasse o pregão construísse uma fábrica de aceleradores linear no Brasil. Queremos a transferência da tecnologia deste equipamento para pesquisadores brasileiros, para jovens brasileiros, para gerar emprego aqui neste país e informação tecnológica para nossos pesquisadores”, disse o ministro. A empresa norte-americana Varian Medical Systems foi a vencedora do pregão.



  • Esposa de empresário brumadense sofre tentativa de assalto na capital baiana

    O carro teve o pára - brisa danificado (Foto: Sandro Moura)


    O empresário Sandro Moura expressou através do seu perfil em uma rede social a sua indignação quanto a crescente onda de assaltos no Brasil e as inovadoras maneiras de abordagens feitas por tais meliantes.
    A esposa do empresário teve o carro danificado quando passava pela Av. Paralela, na tentativa de fazê – La parar o veiculo para efetuar o assalto, os bandido lançaram um saco de areia no para-brisa do carro. Veja abaixo o comentário feito pelo o empresário:
     

    Sandro Moura

    há 11 horas via celular

    "Mais uma criatividade dos ladrões em Salvador. Passando pela Av. Paralela os meliantes jogaram um saco de areia no pára-brisa do carro, quebrando e sujando, o que dificulta a visualização forcando o condutor a parar o carro e eles praticarem o roubo. Felizmente minha esposa não parou e conseguiu evadir do local.
    Tomem cuidado com essa nova forma de roubo"

    CURTA - NOS:




     



  • Médicas estrangeiras que fazem parte do Programa Mais Médicos chegarão nesta segunda

    Será uma experiência gratificante. Uma oportunidade maravilhosa para crescer como pessoa, mulher e profissional”, disse a cubana Maurisleydis Pérez.

    Duas das médicas cubanas que atuarão no Programa Mais Médicos do governo federal embarcam neste domingo (03) à cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e deverão ser recepcionadas nesta segunda-feira (04) pela população livramentense em uma pousada do município.
    Amédica cubana Maurisleydis Pérez, formada pela  Facultad de Ciencias Medicas de Holguin, província de Cuba, é uma das doutoras designadas para atuar no município. Maurisleydis declarou estar ansiosa para conhecer a população livramentense, embora acredite que o período em Livramento será um grande desafio para carreira. “Será uma experiência gratificante.
    Uma oportunidade maravilhosa para crescer como pessoa, mulher e profissional”, declarou Pérez. A doutora, que já trabalhou em outros países, como Honduras, por dois anos, deixou seu filho de apenas 8 anos de idade em Cuba para vir trabalhar no Brasil.
     

    O chefe do executivo municipal, Dr. Paulo César Cardoso de Azevêdo, afirmou que criará toda logística necessária para que o acolhimento de Maurisleydis seja o melhor possível. “É importante criarmos um ambiente familiar, que elas se sintam em casa e possam prestar um bom trabalho na nossa cidade”, disse o alcaide.  (Fonte: L12noticias)

    CURTA - NOS:



  • Papa envia questionário sobre união homoafetiva para paróquias

    Foto: Gregorio Borgia /AP / Destaque Bahia

    O Vaticano incluiu perguntas sobre casamento homoafetivo e divórcio no questionário enviado às Conferências Episcopais para o documento preparatório da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo de Bispos que será realizada em outubro de 2014. O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, explicou que estas perguntas foram formuladas por causa do documento preparatório que sempre é feito antes do Sínodo, e que mais detalhes serão dados em entrevista coletiva que será realizada no Vaticano na próxima terça-feira (5). Esse documento mostra que na bateria de perguntas tem um tópico dedicado exclusivamente aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e a visão que os fiéis católicos têm deles em suas Dioceses e como a Igreja pode abordar estas uniões. “Qual é a atitude das Igrejas locais para o estado como promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e com as pessoas que as protagonizam? Que atendimento pastoral se pode dar aos que decidiram viver sob este tipo de uniões?”, pergunta o documento. Em caso de adoções por parte de casais do mesmo sexo, “o que pode ser feito pastoralmente para transmitir a fé?”, prossegue o questionário, que dedica também um tomo à educação das crianças nos chamados “casamentos irregulares” e a forma na qual seus pais se aproximam da Igreja. Segundo a Veja, também há espaço para “certas situações maritais difíceis”, com separados e divorciados, cuja comunhão será abordada no próximo Sínodo, depois que o papa Francisco mostrou abertura neste assunto, ao destacar a necessidade de estudá-lo e ressaltar a importância de melhorar a atenção espiritual para aqueles que voltaram a casar.



  • Norte e Nordeste acompanham eclipse parcial do Sol na manhã de domingo

    Foto: ilustrativa

    Na manhã deste domingo (3) a Lua encobrirá parcialmente o Sol, mas só as regiões Norte e Nordeste do Brasil acompanham o fenômeno.

    CURTA - NOS:

    Às 8 horas e 4 minutos, horário de Brasília, começa o eclipse, que atinge seu máximo às 10 horas e 47 minutos. No Brasil, os moradores do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, nordeste de Goiás e norte de Minas Gerais verão o eclipse. No centro-sul do país, não será possível ver o eclipse.

    O eclipse é mais rápido na região Norte, em Manaus-AM ele começa às 6 horas e 46 minutos e terminas às 7 horas e 52 minutos, horário local. Em outras cidades ele deve durar mais, como em Maceió-AL, onde o início será às 7 horas e 59 minutos e o final será às 10 horas e 7 minutos.

    Evite olhar diretamente para o Sol, tente fazer projeções com lunetas para não afetar os olhos.
     

    Eclipse

    Este é um eclipse híbrido porque apesar de todo o Sol ficar encoberto pela Lua, em algumas localidades ele será visto como um eclipse do tipo anular, quando o diâmetro Lua parece insuficiente para cobrir toda a estrela -- isso porque a curvatura da Terra faz com que em alguns lugares a Lua pareça menor. Os eclipses híbridos representam apenas 4,8% do total.

    O eclipse só será visto parcialmente no Brasil, por causa da posição da América do Sul em relação a Terra. No extremo do Rio Grande do Norte e do Amapá o fenômeno será mais intenso e a Lua cobrirá cerca de 40% do disco solar. O valor cai para 30% em Pernambuco, no Piauí, no Maranhão e no Pará. Já nas áreas de Minas e Goiás, que verão o eclipse, apenas 15% do disco solar será encoberto.

    Um eclipse Solar ocorre sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante o fenômeno o satélite natural do nosso Planeta encobrir completamente o Sol, é chamado de eclipse total. Caso contrário, eclipse parcial. (Com Jornal do Tempo)



  • Quando a mãe chora e o filho não vê

    Por Celino Souza / Blog do Anderson / Foto: Reprodução

    Aí você rala o ano inteiro, a vida inteira pra comprar o smartphone dos seus sonhos, um notebook, tablet ou a moto que você tanto queria para se livrar das tarifas do busão, um carro conseguido á vista ou financiado em sei lá em quantas “suaves” prestações, mas ainda sem seguro e eis que surge – do nada – um moleque “de menor”, mas com compleição física de fazer inveja a qualquer marombado e grita, de arma em riste: – Perdeu, perdeu, passa pra cá !.



    E assim, do nada, seu castelo se desmorona, seus sonhos viram pesadelo e tem-se início a noites e noites insones, tentando entender o porquê disse tudo, a razão que levou você a entrar para a terrível lista das estatísticas policiais como vítima. Menos mal quando “vão-se os anéis e ficam-se os dedos”. Você está vivo, foi poupado. Graças a Deus.



    Mas, e se o seu “anjo da guarda” não estivesse de plantão e o marginal, além de assaltar, num gesto de sadismo – ofuscado pelas drogas – ainda puxasse o gatilho ou aplicasse um certeiro e fatal golpe de faca ? Deus nos livre. Amém. Esse é o nosso mundo cão, com chamas do inferno atiçadas pela voraz sede de drogas.



    Lá se vai mais um patrimônio suado, honesto, ser transformado em pó (desculpe o trocadilho) ou em pedras de crack nas incontáveis bocas-de-fumo espalhadas pela cidade.



    Multiplicam-se grades em portas e janelas, cercas elétricas em muros e diminui-se a eficácia do aparato policial. Culpa dos nossos gestores políticos... Como fazer ecoar isso aos ouvidos do governador, se os nossos representantes (sic) estão amparados por seguranças particulares e não menos incapacitados assessores lambe-botas ? Na falta de políticas públicas, resta-nos confiar em Deus e, que me perdoem os defensores dos direitos humanos para “humanos tortos”, mas o fim de quem se envereda pelo caminho do crime é cadeia ou cemitério.



    Nos últimos dias, a proposito, a segunda opção tem sido a mais eficaz para erradicar do seio social alguns jovens que querem pagar de bacana, tirar onda de playboy e príncipes da luxúria e ostentação. De que adianta curtir baladas, praias, whiskies importados, carros rebaixados e com som de trio, se não se pode chegar aos 18, 20, 25 anos de idade ?



    Não se iludam, meus jovens errantes. “A vida do crime não é brincadeira, se vacilar, vira peneira”, alerta a letra de um funk proibido. Saia enquanto é tempo. Lutem, trabalhem, estudem e, se não conseguir realizar seu sonho de carro do ano e cordão de ouro, pelo menos dê orgulho ao seu pai, sua mãe, seus amigos. Ser pobre não é defeito. Defeito é roubar, já dizia minha saudosa mãe.

    Hoje você pode até gritar para a sua vítima e viver da ilusão do seu roubo ou do seu vício, mas logo, logo será você. E então ? Vai aceitar o conselho ou vai esperar seu algoz lhe estourar os miolos e, em vez de você, escutar pela última vez: – Perdeu, perdeu ?



  • Malhada de Pedras, Guajeru e Tremedal recebem médicos do Programa Mais Médicos

    Foto e fonte: DDEZ

    Os municípios de Malhada de Pedras, Guajeru e Tremedal estão entra as 139 cidades baianas contempladas no 2º Ciclo do Programa Mais Médicos. Guajeru recebe três médicos, Tremedal dois e Malhada de Pedras um.


    Os prefeitos e secretários de Saúde das 139 cidades baianas contempladas no 2º Ciclo do Programa Mais Médicos estarão em Salvador nesta próxima sexta-feira (1º) para encaminharem os 277 médicos intercambistas aos respectivos municípios onde irão atuar.


    A saída dos médicos do Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde desde segunda-feira (28) são realizadas as atividades pedagógicas, será a partir das 14h30, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.


    Dos 277 médicos intercambistas, dez irão atender comunidades indígenas do estado. O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/Bahia), Jerry Matalawê, informou que lideranças indígenas também deverão estar na capital baiana para a atividade de encerramento no IAT.


    Nesta segunda etapa, a Bahia recebeu 310 profissionais do ‘Mais Médicos’. Desde o início do mês, 33 profissionais, que concluíram o curso de medicina no Brasil, começaram a se apresentar nas cidades selecionadas pelo programa.
     



  • Santo Antônio de Jesus: Macumba na Câmara Municipal

    O boneco foi entregue na câmara de vereadores / Fonte e foto: INFOSAJ

    Parece brincadeira, mas não é. Um boneco espetado com agulhas, charutos e velas pretas e vermelhas foi recebido por funcionários da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus na manhã por um moto taxista não identificado. 

     

    Ao ser questionado pelos funcionários da câmara a quem deveria ser entregue o pacote o moto taxista disse que foi abordado por uma pessoa em praça pública e lhe pediu para entregar na câmara de vereadores do município. O fato já foi comunicado ao presidente da Câmara Marcos Có.


    É mais um fato que entra para o folclore dessa instituição, não e a primeira vez que acontece isso, a bem pouco tempo uma funcionaria da câmara também se deparou com pratos com farofa de azeite e queimados. O povo não merece isso. Será que algum vereador que não consegue fazer politica fora do poder está apelando para macumba para se eleger presidência no próximo pleito? É preciso, sim, iniciar uma campanha cívica para que a população escolha melhor seus representantes. Só assim Santo Antônio de Jesus se livra dessa maldição.

     

    O espírito galhofeiro que colocou o trabalho na Câmara não é nada mais do que isso, um brincalhão. A cidade não merece ser motivo de chacota por conta disso.



  • 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente Coordenador Geral do Modera marcou presença

    Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira com Aurino Ferreira / Foto: Divulgação / Destaquebahia.com.br

    Foi realizada em Brasília no último mês de outubro, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).Os temas debatidos foram: Desafios da Coleta Seletiva Economia Verde, Erradicação dos Lixões e Política Nacional de Resíduos Sólidos. A cidade de Brumado foi representada pelo coordenador geral do Modera, o Sr. Aurino Ferreira dos Anjos,que juntamente com os delegados da Bahia tiveram participação ativa. Aurino também participou de encontros com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

     



  • Prefeitura de Brumado inicia Campanha ‘Novembro Azul’

    Informações: Beto Bonelly / Foto divulgação

    A conscientização sobre o Câncer de Próstata é um desafio muito grande para as autoridades, pois, diferentemente das mulheres, os homens são muito mais resistentes à realização do exame, dificultando assim o diagnóstico precoce, que é extremamente positivo. Visando mudar essa realidade, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretária de Saúde, está iniciando nesta sexta-feira (1º) a Campanha “Novembro Azul” que tem como meta principal difundir a consciência sobre os riscos do câncer de próstata e a realização do exame para que a doença seja detectada de forma que possa ter o devido tratamento curativo. Após a realização com muito sucesso da campanha “Outubro Rosa”, que, mesmo sendo encerrada, continua com a realização dos exames de mamografia, a administração municipal pretende obter os mesmos resultados com a campanha “Novembro Azul”, mesmo sabendo que a resistência masculina à realização do exame é maior. Durante todo o mês serão realizadas várias atividades visando à conscientização da classe masculina acima dos 40 anos sobre a importância da realização do exame de próstata. Visando chamar ainda mais a atenção sobre o tema, o Paço Municipal estará sendo iluminado nesse período com uma iluminação de coloração azul, o que deu um toque especial à campanha.  



  •   PROJETO CINEMANDANTE ROMPE FRONTEIRAS

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O Centro Integrado Profª. Maria Sônia e Prof. Sá Teles - CIEMSST, localizado na Vila Presidente Vargas desenvolveram o “PROJETO CINEMANDANTE”, dentro da expectativa de aproximar a arte cinematográfica ás populações interioranas. Estas populações convivem e encontram dificuldades de acompanharem as obras cinematográficas em lançamentos e até mesmo, para aquelas já consagradas.  O Projeto vem alcançando sucesso junto á população, pois além de oferecer conhecimentos artísticos, cria a possibilidade de reunir os moradores das localidades em que acontece. Oportunidade que gera a possibilidades de levar cultura através de palestras e de outros meios de demonstrações de arte.

    Em recente exibição, entre os participantes da sessão encontrava-se o Senhor Fernando que é vice Presidente da Associação de Moradores da Lagoa das Cacimbas e Adjacências do vizinho Município de Malhada de Pedras e, que ali se encontrava, por convite de sua filha estudante do Centro Prof.ª Maria Sônia/Prof.º Sá Teles da Vila Presidente Vargas.

    O Senhor Fernando ficou entusiasmado com o “PROJETO CINEMANDANTE”, convidou que o Projeto fizesse uma sessão na sua comunidade. Assim, realizou-se a sessão no Município de Malhada de Pedras, com a exibição do filme “Narrador de Javé” e outras duas demonstrações artísticas promovidas pela Associação dos Moradores para o público presente “A dança da lata d’água”, o cordel “Quem é da roça” (Antônio e Lucas) e “Contos e Causos” de autoria de Gileno Mafra.

    Diante do sucesso ocorrido na Associação de Moradores da Lagoa das Cacimbas e Adjacências do Município de Malhada de Pedras, o Projeto “Cinemandante”, comprovou sua eficiência de entretenimento de alto nível cultural.

    Os professores do CIEMSST prestigiaram com suas presenças e receberam elogios da Presidente da associação, Senhora Clenide Ataíde, pela oportunidade de entretenimento aos moradores das seis comunidades associadas.

    É com segurança que o Centro Prof.ª Maria Sônia/Prof.º Sá Teles, afirma; o nosso Projeto “Cinemandate”, atravessou fronteiras registrando a sua potencialidade de levar cultura de forma atraente para o povo.  

     



  • Atitude imprudente de condutor resulta em multa

    O carro estacionou em cima da faixa destinada a pedestre

    É notório que, desde que o trânsito de Brumado foi regularizado e organizado, ficaram mais evidentes as ações imprudentes de muitos condutores.
    A maioria, conscientemente, para em local impróprio, obstruem passagem de pedestres, além de cometerem outras infrações.

    CURTA - NOS:

    Na tarde desta quint-feira (31) a reportagem do Destaquebahia, flagrou mais uma dessas ações: um condutor parou o seu veiculo bem em cima da faixa de pedestre na Avenida Coronel Tibério Meira. A fiscalização do DTTU estava passando pelo local e o carro foi multado.