• Prefeito rejeita pressão e deve adiar reforma administrativa

    Fonte: Jornal do Sudoeste / Foto: Destaquebahia.com.br

    Caiu como uma bomba, nos meios políticos brumadenses, a polêmica resultante das declarações do presidente da Liga Brumadense de Futebol, suplente de vereador Emanoel Araújo Lima (PSB), criticando a postura e a forma como teria sido conduzido o apoio à Seleção de Futebol, que participou do Campeonato Intermunicipal, pela secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, educadora Acácia Gondim Ribeiro.

    Justificando a desclassificação da Seleção Brumadense do torneio estadual, o presidente da LBF afirmou, em entrevista ao blog Brumado Notícias, que teria faltado, além de apoio, seriedade por parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

    O presidente da Liga cobrou seriedade e respeito ao Esporte brumadense por parte da secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “(...) [Acácia Gondim] pode continuar como secretária de Educação, mas no Esporte ela está deixando a desejar. Secretária, a senhora tem que ter respeito com o esporte de Brumado”, disparou o presidente da Liga, que aproveitou para cobrar, de forma enfática, a criação na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal da Secretaria Municipal de Esportes.

    “O prefeito tem que cumprir logo sua promessa de campanha e desvincular a Secretaria de Esporte da pasta da Educação”, pontuou.

    As declarações do presidente da Liga Brumadense de Futebol foram rebatidas pela secretária Acácia Gondim, que afirmou ter sido dado todo apoio solicitado e que sua disponibilização foi dentro do que a legislação vigente permitiu, para que a Seleção de Brumado pudesse participar do Campeonato Intermunicipal.

    Segundo a secretária, o que foi solicitado - transporte e materiais esportivos - foi disponibilizado, ressaltando que a Secretaria não atendeu às solicitações feitas para liberação de recursos financeiros uma vez que há limites legais para que o Governo Municipal possa liberar recursos para entes públicos e/ou privados.

    Lembrou, no entanto, que todas as Notas Fiscais de despesas com alimentação e hospedagem realizadas para a participação da Seleção de Brumado no torneio estadual, que puderam ser comprovadas, foram pagas.

    Segundo Acácia Gondim, existe pendente de ressarcimento uma Nota Fiscal de hospedagem, que está sendo analisada pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura, em razão da divergência entre o local da partida disputada e o local onde os atletas e dirigentes ficaram hospedados.

    A secretária concluiu alfinetando: “Dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a Lei”.

    A polêmica foi recebida com indisfarçável indignação pelo prefeito Agilberto Lima Dias (SSD) que, em conversas reservadas teria criticado a postura do presidente da Liga Brumadense de Futebol.

    Segundo uma fonte do Jornal do Sudoeste, em reação as declarações e cobrança feita pelo presidente da Liga, o prefeito sinalizou para o adiamento de discussões internas que estavam sendo conduzidas visando à reestruturação da máquina administrativa que resultaria, entre outras medidas, na criação da Secretaria Municipal de Esportes.

    “A Administração Municipal tem pautado sua atuação na transparência e no diálogo com a sociedade e não vai recuar ou se intimidar com pressões. O prefeito tem tido a preocupação de ouvir todas as correntes políticas e todos os representantes de diferentes segmentos da sociedade visando desenvolver ações que possam atender às demandas. Não há chances do prefeito ceder a chantagens ou a pressões”, resumiu um assessor da Prefeitura Municipal, cuja identidade solicitou fosse preservada.

    Segundo ele, interesses pessoais, mais uma vez, contribuíram para que uma ação do Governo Municipal tivesse que ser adiada. “Brumado perde, vê adiado, mais uma vez, um projeto por conta da falta de compromisso de alguns atores com a coletividade. O Governo do prefeito Aguiberto Lima Dias, tem sinalizado para o diálogo como forma de conquistar avanços e não se curvará a pressões de qualquer ordem”, concluiu.

     



  • Flagrante: Motorista de ônibus impede um suicídio nos EUA

    A menina parecia querer pular da ponte / Foto Reprodução

    Imagens de uma câmera de segurança de um ônibus registraram o momento em que o motorista para e desce do veículo para impedir uma menina que parecia querer pular de uma ponte, na cidade de Buffalo, no Estado de Nova York.

     

    Darnell Barton percebeu a jovem na beira da ponte enquanto passava pela via expressa. Preocupado, ele saiu do ônibus e conseguiu convencer a menina a desistir de pular.


    Barton disse que ela estava fora de si quando segurou seu braço e perguntou se ela não queria passar para o outro lado da grade. Os passageiros esperaram pacientemente enquanto Barton conversava com a jovem e dizia que tudo ficaria bem.



    Veja o video:

     

     

     



  • Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

    Foto: Reprodução / Fonte:Blog da Resenha Geral

    Nesta sexta-feira, 1º de novembro, tem início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa na Bahia. Até o fim deste mês, os criadores de gado bovino ou bubalino devem vacinar os animais com até 24 meses de idade, no intuito de evitar o ressurgimento da doença no estado, que é considerado, pelo Ministério da Agricultura, como zona livre da doença. O último registro da febre aftosa na Bahia aconteceu há 16 anos.

    Depois da aplicação da vacina, o produtor tem o prazo de até 15 dias para comparecer às unidades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), levando a nota fiscal de compra da medicação para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária.

    Vale lembrar que mesmo os criadores que não possuam animais nessa faixa etária devem comparecer a Adab para declarar o rebanho. Caso não o faça, está passível de punição.



  • Secretária de Ação Social fala sobre o loteamento Bom Jesus e outros conjuntos habitacionais

    O loteamento Bom Jesus já está em fase final (Destaquebahia.com.br)

    Em entrevista ao Destaquebahia, a Secretária de Ação Social, Thamis Narvaes falou sobre os loteamentos:  Bom Jesus, Brisa I e II e  Brisa III e IV.
    Segundo Thamis, o loteamento Bom Jesus já está em fase final e só não é possível dá um parecer quanto ao prazo de entrega devido aos pequenos detalhes que ainda faltam; “já estamos finalizando as obras, não tem exatamente uma data para ser entregue porque nesse final acontecem muitas surpresinhas,questão de ajustes  e a consultora já está vendo isso para dar celeridade para estarmos entregando o quanto antes, porque a gente entende a importância dessas pessoas terem a oportunidade de terem uma casa própria...” disse Têmis.

    CURTA - NOS:

    O conjunto habitacional brisa III E IV são mais de 400 unidades habitacionais frutos de convênio firmado pelo município. A secretária falou também sobre o Brisa I E II que estão sendo construídos próximo ao bairro São Jorge e que já estão com as construções em pleno andamento, são quase 300 unidades habitacionais em ambos os conjuntos. As inscrições para os interessados estarão sendo realizadas em todas as unidades do CRAS.
    Ouça abaixo o Áudio, onde Thamis Narvaes da tetalhes sobre este assunto.

     



  • Eleição escolherá nova diretoria para Associação do Bairro Dr. Juracy

    Jobsom, atual presidente da associação / Destaquebahia.com.br

    A eleição para escolher a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, acontecerá no dia 17 de novembro. Todos moradores estão sendo convocados pela atual diretoria  para comparecer a eleição.

    CURTA -NOS:

    O atual presidente Jobson da Cruz (Jobinho) informa aos interessados em registrar uma chapa, que devem procura-lo até o dia 10 de novembro.  Para participar compondo uma chapa o candidato tem que ser morador do Bairro. 



  • Homem provoca acidente com veiculo e ameaça policiais no momento da ocorrência

    Fonte: Informe Cidade/ Foto: Aloísio Costa.

    A Polícia Militar de Caculé foi informada de um acidente ocorrido na Av. Dr. Antônio Muniz, onde um automóvel, CR-V da Honda, Placa EIK-9805 de São Carlos – São Paulo, chocou-se em uma residência.
     

    Os policiais plantonistas, Sd. PM Júlio e Sd. PM Vagno estiveram no local e registraram a ocorrência. O condutor do veículo, Danilo Alves de Souza, 22 anos, natural de Jacaraci – Bahia, se exaltou com a presença da polícia e durante a o registro da ocorrência chegou a ameaçar os agentes policiais. No automóvel estavam mais três pessoas e nenhuma delas tiveram ferimentos.
     

    O condutor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Caculé onde se encontra detido. Danilo, ao ser levado pelos policiais militares ao Hospital Nossa Senhora Aparecida para ser examinado, se recusou a ser atendido. Imagens feitas com o celular de um dos policiais mostram o completo estado de descontrole do jovem que apresentava fortes sinais de embriaguez.
     

    Segundo informações da Polícia o condutor, que declarou responder pelo crime de receptação no estado de São Paulo, não apresentou a CNH – Carteira Nacional de Habilitação e nem os documentos do veículo, que foi levado para o pátio da DP em Caculé. A polícia também contatou que o automóvel estava com chassi adulterado e investiga agora qual a sua origem.
     

     



  • Polícia Civil age rápido e prende matadores do tráfico

    Polícia Civil dá resposta imediata a sociedade prendendo os pistoleiros do tráfico / Fonte Farol da Cidade / Foto: JJ Show

    De maneira rápida, eficiente e enérgica a Polícia Civil dá resposta imediata a sociedade e prende pistoleiros do tráfico que mataram na madrugada desta quinta-feira o indivíduo Gilson dos Santos Novaes.

    Sob o comando do delegado Cleber Andrade os policiais do Serviço de Investigação Armando Almeida, Antonio Simões, Nelson Junior e Gilberto Viana saíram em diligencias logo após o levantamento cadavérico do Gilsão, como era mais conhecido o homem no Bairro Vasconcelos encontrado morto com três tiros nas costas nesta manhã de quinta-feira.

    O Serviço de Investigação da polícia civil já havia levantado que elementos chefiados pelo traficante Aldo Berto de Castro (Delton) são autores de vários homicídios e assim foi desencadeada a operação Monte Pascoal.

    Uma mulher de prenome Sandra foi identificada como responsável por um dos pontos de vendas de drogas, e um outro ponto de acordo levantamento da polícia, é de responsabilidade de um elemento conhecido como Leandro.

    A partir destas investigações a polícia conseguiu as informações de quem eram os autores do homicídio. Claudiano, João Paulo Cachorinho e Mamá foram identificados como responsáveis pela segurança dos pontos de vendas de drogas, sendo vistos constantemente armados.

    Além da segurança das "boca" eles são apontados como autores de várias mortes na cobrança de dívidas de drogas e responsáveis por vários assaltos na cidade.

    De posse destas informações a polícia deflagrou a operação Monte Pascoal, tendo sido levantada a informação que a morte do Gilsão se deu nas imediações da casa de Mamá e Claudiano e o corpo foi levado em um carrinho de mão sendo jogado na Rua Alice Bezerra.

    A policia prendeu Claudiano Gomes da Silva, 28 anos de idade e em sua casa na Rua Edvaldo Pires 299 foram encotrados um revolver calibre 32 e um rifle semi-automático calibre 22. Ainda foram apreendidos um revolver e um rifle da marca Urko calibre 22 conhecido como macaquinha.

    Na continuidade da diligencia a polícia efetuou abordagem na casa de Sandra e seu esposo Davino Pereira dos Santos de 58 anos acabou preso, por terem sido encontradas duas cocadas de crack de quase 20 gramas cada uma, cachimbo e no local foi apreendido o carrinho que foi usado para transportar o corpo do Gilson dos Santos Novaes. Foi preso na mesma operação Luis Alberto Rodrigues da Silva, 22 anos de idade apontado como partícipe do mesmo crime.

    Por fim a polícia chegou ao segundo elemento apontado como autor da morte de Gilsão, o Antônio Marcos Pinheiro Lima, mais conhecido como Mamá, tendo sido localizado em seu poder quatro pedras de crack. O Claudiano aponta Mamá como autor da morte, este por sua vez nega. Porém há testemunhas que apontam os dois como autores, além das provas materiais.

    Com a prisão dos autores a polícia apurou que o motivo da morte de Gilson dos Santos Novaes, foi pelo fato deste estar devendo R$ 250,00 de drogas. A vítima era usuária de drogas segundo apurou ainda o Serviço de Investigação.

    Trabalho eficiente da policia civil que esclarece mais um crime em nossa cidade, tendo sido fundamental as informações da comunidade.

     



  • BR-030: Mais uma vítima fatal nesta quinta-feira (31)

    Fonte: Sudoeste Bahia / Foto: Ederson Albert / CN

    Por volta das 5 h da manhã desta quinta-feira (31/10) mais um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-030, no trecho que liga Caetité a Brumado. Segundo informações, Leandro Ladeia Matos, 29 anos e Márcia Talita A. Marques 23 anos, seguiam viagem com destino à cidade de Vitória da Conquista. O carro, um Fiesta Sedã, placa policial OMG-4526 de Belo Horizonte (MG), era de propriedade da empresa Renova Energia. Ao fazer uma curva na altura do KM 20, o carro supostamente ficou desgovernado, vindo a bater num barranco em quatro lugares diferentes. Na última colisão o veículo capotou ficando virado na pista. Márcia Talita foi socorrida pelo SAMU 192 e conduzida à UPA 24 horas com pequenas escoriações pelo corpo. Leandro Ladeia, que era motorista da Renova, não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer ainda no local. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Policia Técnica, que executou o levantamento cadavérico. O corpo foi conduzido à cidade de Guanambi para liberação posterior aos familiares. Leandro havia se casado há pouco mais sete meses, e deixa viúva sua esposa precocemente. Apenas o laudo final da perícia poderá indicar as reais causas do ocorrido.  Os índices de acidentes nas BRs que cortam a região assustam a população: Mais de 17 pessoas morreram, apenas em outubro de 2013, vítimas de acidentes nas estradas do sudoeste baiano.



  •  Operação BR-030 dois suspeitos ganham Habeas Corpus

    Destaquebahia.com.br

    Saulo Miranda Silva dos Santos e Ivan da Silva Santos, presos durante a Operação BR-030, por suspeita de fraude na 18ª Ciretran, ganharam Habeas Corpus nesta quinta-feira (31). O deferimento foi da desembargadora Nágila Maria Sales Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia. Os dois deverão ser soltos ainda hoje e responderá o processo em liberdade.



  • Pai e filho foram vitimas de mais um acidente na BR – 030 próximo a Vila Presidente Vargas

    O carro ficou bastante destruído com o capotamento

    Na tarde desta quinta (31), mais um acidente envolvendo foi registrado na BR – 030, Um veiculo Corsa ocupado por pai e filho, capotou depois que um dos pneus estourou.
    As informações que chegaram a redação do Destaquebahia são de que ambos são moradores da fazenda “Pai João”  zona rural de Brumado.
    Ambos foram sorridos e conduzidos pelo SAMU 192 ao Hospital Magalhães Neto com alguns ferimentos. O carro ficou parcialmente destruído com o capotamento.  CURTA - NOS:
     



  • Máquina de hemodiálise é ligada em vaso sanitário de hospital

    Fonte: Bahia Notícias Foto: 180 graus / Reprodução

    No hospital da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a máquina de hemodiálise (que faz a filtragem do sangue de pacientes com problemas nos rins) é ligada a um vaso sanitário de um dos banheiros do estabelecimento. 

    Segundo matéria do site 180 graus, as máquinas despejam água suja no sanitário, procedimento considerado irregular. De acordo com um médico que faz atendimento no HU, este é apenas um dos vários problemas da unidade, inaugurada em novembro de 2012. 

    A expectativa era de que, em um primeiro momento, o local funcionasse com 50% da capacidade e com 18 mil atendimentos por mês, mas, segundo a matéria, não passa de quatro mil procedimentos mensais. 

     



  • 'É hipocrisia dizer que mendigo tem mesmo direito que cidadão', diz vereadora do Rio

    Foto: Divulgação

    Autointitulada “defensora das famílias”, a vereadora Leila do Flamengo (PMDB-RJ) causou polêmica, nesta quinta-feira (31), na Câmara do Rio de Janeiro, ao definir como “hipócrita” a afirmação de que “mendigos têm os mesmos direitos dos cidadãos”. Seguindo o exemplo do também vereador José Carvalho Oliveira, o Russo (PT do B-RJ), do município de Piraí, que deu declarações para lá de controversas sobre o assunto, a legisladora justificou-se com a alegação de que “só reproduz a opinião das ruas”. “Não estamos falando aqui em discursos hipócritas, de querer dizer que o mendigo tem o mesmo direito que o cidadão. O que eu estou falando aqui, eu ouvi das ruas. Vários moradores de Laranjeiras [bairro do Rio de Janeiro] disseram o seguinte: ‘Vocês políticos só sabem fazer discursos demagógicos, mas não defendem a população da cidade’. Eu defendo os moradores, as famílias do Rio, e faço um apelo ao prefeito Eduardo Paes e ao secretário, vice-prefeito Adilson Pires, que dê oportunidade às pessoas, mas queremos as nossas praças de volta, o parque do Flamengo de volta”, afirmou, ao pedir a construção de novos abrigos para os moradores de rua. 



  • JOGOS ESCOLARES DE BRUMADO

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Os Jogos Escolares do Município de Brumado são sem dúvida, o maior evento estudantil esportivo da Região. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e sob a coordenação da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A competição de abrangência municipal cresce a cada edição e nesta “V edição”, reunirá milhares de alunos/atletas de diversas instituições de ensino públicas e privadas do Município. E se desenvolverá nas instalações do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro e prevista sua abertura no dia 07 de novembro às 08,00 horas com a competição de algumas equipes e, a abertura oficial dos jogos às 18,30 horas com a presença de autoridades. Na primeira etapa serão disputadas 03 (três), modalidades: Baleado, Handebol e Futsal e na segunda etapa mais uma modalidade será acrescida às que serão disputadas; o Voleibol. Durante os dias dos jogos, haverá também uma programação direcionada aos participantes com fins culturais e educacionais, inclusive com a apresentação da Fanfarra da Escola Idalina Azevedo Lobo e, ainda, no dia 16 a FAMUB - Fanfarra do Município de Brumado também fará a sua apresentação. O evento ainda contará com a apresentação do Professor Zezinho com os alunos da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva.

    Considerando as 04 (quatro) modalidades esportivas, serão 3.500 estudantes/atletas envolvidos no evento, dando expressão e a dimensão que os “V Jogos Escolares de Brumado”, apresentarão nesta  edição.

    O evento será realizado em duas etapas e participarão delas, instituições de ensino públicas e privadas e os atletas participantes serão selecionados por suas faixas etárias distintas, e ficarão assim distribuídas:

    PRIMEIRA ETAPA 07,08 E 09 DE NOVEMBRO:          

    Categoria Pré Mirim: nascidos em 2001:

    Baleado – Feminino.

    Categoria Mirim: nascidos em 2000.

    Handebol – Feminino e Masculino.

    Futsal – Feminino e Masculino.

    Categoria Infanto: Nascidos em 1998 a 1999.

    Futsal – Feminino e Masculino.

    Handebol – Feminino e Masculino.

     

    SEGUNDA ETAPA 16 E 17 DE NOVEMBRO:

    Participantes da Categoria Juvenil: Nascidos em 1995, 1996 e 1997.

    Futsal – Feminino e Masculino.

    Voleibol – Feminino e Masculino.

    Handebol – Feminino e Masculino.

     

    Participarão do evento diversas unidades de ensino públicas e privadas:

    Escolas Municipais:

    Escola Ayrton Viana. – CEMEAS (Centro Municipal de Educação Agamenon Santana). Escola Graça Assis. Escola Idalina Azevedo Lobo. Escola Nice Públio e Escola Professor Roberto Santos.

    Escolas particulares:

    CEMNAS- (Centro Educacional Maria Nilza Azevedo Silva) – ENSF-(Escola Nossa Senhora de Fátima) eEscola Monteiro Lobato.

    Escolas Estaduais:

    CEEP-(Centro Estadual de Educação Profissional. Antigo Colégio Modelo). CEB- (Colégio Estadual de Brumado).  Colégio Getúlio Vargas.

    Todos os atletas vencedores das diversas modalidades classificados em 1º, 2º e 3º lugar serão jubilados com “Troféus” e “Medalhas”.

     



  •  Vereador líder do prefeito na Câmara diz que  Deputado Arthur Maia enganou o povo e

    José Carlos dos Reis líder do Prefeito na Câmara / Destaquebahia.com.br

    O líder do prefeito na Câmara o Vereador Jose Carlos dos Reis, disse na sessão do Legislativo brumadense realizada nesta quarta-feira (30), que o Deputado Arthur Maia enganou o povo que votou nele, referindo-se á emenda parlamentar para obras no Bairro Dr. Juracy, “Chegou um papelzinho aqui enganando os bestas e agradando o povo, mas verba mesmo não entrou; recurso para obra não veio”, afirmou o parlamentar.

     

    De brinde, o legislador deixou um conselho para o Deputado autor da emenda,  “Arthur, abra o olho; abra o olho, Arthur. Vamos trabalhar pelo nosso município, vamos buscar obras pelo nosso município,” finalizou.



  • Ponte sem proteção para pedestres deixa moradores revoltados

    Ponte trechos sem proteção / Destaquebahia.com.br

    Apesar das constantes reclamações por parte da população, a estrutura de proteção para os transeuntes na ponte que interliga os Bairros Dr. Juracy ao  Bairro São Jorge, continua sem nenhuma atenção por parte da prefeitura, fato que que tem causado revolta nos moradores.

     

    Segundo informações colhidas pela equipe do Destaquebahia,  as pessoas ao atravessar a ponte tem que disputar o espaço com os veículos, ” isso aqui é uma vergonha, o prefeito que ai está nada faz para resolver essa situação, a qualquer hora pode morrer alguém atropelado ou então sendo lançado para fora da ponte, tem trechos em que a proteção não existe mais," desabafou um cidadão que não quis se identificar.

     

    Os moradores de ambos os bairros, querem que a prefeitura envie uma equipe no local para avaliar a situação, e resolver o problema com urgência.