• Chegou em Brumado a sua maior e melhor opção em cama, mesa e banho

    Fotos dos produtos da loja

    Recém inaugurada em Brumado, na Avenida Mourão Guimarães, a loja TOBIAS CONFECÇÕES vem oferecer aos seus clientes a maior e melhor opção em cama, mesa e banho. E para inciar muito bem as suas atividades na cidade, a loja TOBIAS CONFECÇÕES estará fazendo o sorteio de um de seus produtos ao clientes que visitarem a loja. A loja TOBIAS CONFECÇÕES aguarda a sua visita.



  • Operários da Fiol decretam greve por tempo indeterminado

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Trabalhadores da Valec que operam as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) param por tempo indeterminado a partir da última terça-feira (1º), em adesão ao movimento nacional da categoria. A decisão foi tomada em assembleias nas bases sindicais de Ilhéus, Jequié e Brumado na última segunda-feira (31). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro), os funcionários resolveram cruzar os braços depois que a empresa negou ter autorizado um acordo coletivo, segundo a entidade, aprovado em fevereiro. A categoria reivindica reajuste salarial de 2,5%, cumprimento do plano de cargos e salários, a aquisição de suprimentos básicos de escritório e equipamentos de segurança do trabalho, além da contratação de plano de saúde e seguro de vida. No ano passado, os trabalhadores da Fiol entraram em greve por aproximadamente um mês, de março a abril. Após o movimento, a classe conquistou jornada de trabalho de 44h e horas extras remuneradas com adicional de 50% de segunda à sexta-feira.



  • Valença: Acidente entre van e caminhão deixa um morto em BR-101

    Acidente envolvendo uma van e um cainhão terminou em morte na BR-101, em Valença / G1 (Foto: Marcus Augusto Macedo / Voz da Bahia)

    Uma batida frontal envolvendo uma van e um caminhão na BR-101, município de Valença, deixou uma vítima fatal e uma em estado grave na última terça-feira (1º). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no trecho do km-296. O motorista do caminhão, que sobreviveu ao acidente, foi encaminhado para o Hospital de Santo Antônio de Jesus, onde se encontra internado em estado grave. A polícia investiga o que pode ter provocado o acidente.

     

    Foto: Marcus Augusto Macedo / Voz da Bahia



  • A luta continua, comissão se reúne em prol do retorno DPE

    A população brumadense tem direto à assistência jurídica / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Aconteceu na manhã da última terça-feira (01), na sede da 21ª Subseção da OAB, a reunião da comissão em prol do retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) para a cidade de Brumado. Foram discutidas metas que serão apresentadas a defensora geral Vitória Beltrão, que não recepcionou a comitiva na primeira audiência na cidade de Salvador. Uma nova reunião será agendada com defensora geral. A comissão deixou claro que está atenta ao processo jurídico que pede o retorno da DPE para Brumado. A comissão  pede também a participação da população e de representantes da sociedade civil, caso não aconteça uma grande mobilização, os grandes polos irão atrair todos os órgãos importantes existentes na cidade de Brumado.

     



  • Primeira médica a deixar Mais Médicos recebe asilo dos EUA

    BN / Foto: José Cruz/ Agência Brasil

    A médica cubana Ramona Rodriguez, a primeira a abandonar o programa Mais Médicos, em fevereiro deste ano, viajou para os Estados Unidos no último domingo (30). A informação foi divulgada pela Associação Médica Brasileira (AMB) nesta terça-feira (1º). Ramona, que trabalhava no município de Pacajá, no Pará, deixou o programa por discordar do repasse feito aos profissionais cubanos, na época, de US$ 400 (cerca de R$ 960). O pedido de asilo foi feito de forma independente pela médica. Ela seguiu para Miami, na Flórida, na manhã desta terça. Os governo do Estados Unidos tem apoiado médicos cubanos que estão em situação instável devido ao regime político de seu país de origem. A AMB apoia a saída de Ramona do país. "Enquanto ela esteve conosco, procuramos mostrar que os médicos brasileiros nada têm contra os médicos estrangeiros. Nosso posicionamento em relação ao programa Mais Médicos está relacionado com a forma que médicos cubanos são contratados e vivem no país, com uma situação de trabalho que é análoga à escravidão", afirmou o presidente da entidade, Florentino Cardoso.
     



  • Igaporã: candidato a prefeito denuncia juíza do TRE

    A atual prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim (PR), permanece no cargo por força de uma liminar expedida pela juíza Maria do Socorro Barreto que anulou, em caráter transitório, a decisão do magistrado de Riacho de Santana publicada no dia 26 de fevereiro deste ano.

    Os advogados do segundo colocado na eleição municipal, Newton Cotrim, conhecido com Neto, entraram com reclamações disciplinares contra Maria do Socorro nos Tribunal Superior Eleitora, Tribunal Regional Eleitora, Tribunal de Justiça da Bahia e no Conselho Nacional de Justiça devido ao consideram um equívoco decisório.

    A defesa de Neto remonta, em documento, os acontecimentos do dia 26 de fevereiro: a Ação Cautelar foi protocolada às 15h20 horas no TER da Bahia. Às 16h49 foi liberada a distribuição por prevenção; às 18h57 a cautelar foi recebida pela assessoria jurídica, sendo que, às 18h58 foi deferida a liminar em favor dos impugnados.

    Às 19H a COSES recebeu a decisão, às 19h03 a COAPRO recebeu e registrou a decisão. Às 19h38 a decisão foi comunicada a câmara dos vereadores de Igaporâ via fax e ao Juízo Zonal de Riacho de Santana via email. Tudo isso no final da tarde e início da noite de quarta-feira. Destaca-se que a partir das 19h daquela quarta-feira iniciaria o plantão do TRE, e o mesmo teria que ser evitado.

    Ainda de acordo com documento apresentado à reportagem do Bocão News, a Câmara de Vereadores de Igaporã tem expediente até às 16h, mas no dia 26 de fevereiro permaneceu aberta até a noite, a fim de receber a intimação da citada liminar.

    O texto narra ainda que a sentença do Juiz Zonal da 113ª Zona possui 31 laudas, é bem fundamentada, recheada de detalhes. Conforme o documento, é impossível alguém ler 41 laudas da peça inicial; 31 laudas da sentença, analisar documentos e prolatar uma decisão de quatro laudas, em apenas 60 segundos.

    A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi originada logo após a eleição. Os advogados de Neto alegam que o então candidato, ex-prefeito Deusdete Figueiredo, marido de Rosana Cotrim, candidata eleita foi concedeu entrevista na rádio Sertanejo FM na véspera de eleição afirmando que seria candidato e que no mesmo dia deixou de concorrer, passando os votos para esposa.

    No documento recebido pela reportagem deste site está escrito que o recuso, aceito pela juíza Maria do Socorro, se refere ao único caso de fraude realmente provado no Brasil, sobre renúncia e substituição de candidatos às vésperas das eleições de 2012.

    Eleições:

    Rosana venceu o pleito com 4.493 votos, o que representou 49,62%. Neto teve 46.19%, somou 4.182 sufrágios. A prefeita eleita é do PR, o segundo colocado do PT e o ex-prefeito do PSB.



  • Polícia prende suspeitos de matar  brumadense estudante da Ufba

    Carro do estudante foi encontrado em Amaralina (Foto: Anne Ravele/Correio de Futuro)

    Dois suspeitos pelo assassinato do estudante de Medicina Veterinária Charles Muller Silva dos Santos, 21 anos, foram presos por uma equipe da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pituba), no início da tarde desta terça-feira (1º). Um deles foi localizado na avenida Cardeal da Silva, na Federação, e outro em Pituaçu. O carro do estudante, um Celta, também foi encontrado no bairro de Amaralina. Os dois estão sendo levados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde serão ouvidos. Os nomes dos suspeitos ainda não foram divulgados. Charles foi morto por volta das 21h30 de sexta passada (28) por dois assaltantes que levaram seu Celta, em frente à Residência Universitária 5 (R5), na Avenida Garibaldi. O estudante, natural de Brumado, morava sozinho, em um condomínio na Garibaldi, e estava no último ano do curso. De acordo com testemunhas, o estudante estava dentro do carro, um Celta prata, quando foi abordado por dois homens que chegaram de táxi. Charles foi atingido com um tiro na nuca quando tentou sair do seu veículo, que foi levado pelos ladrões. A principal suspeita é que o crime tenha sido latrocínio (roubo seguido de morte). Os amigos de Charles, porém, não acreditam que ele tenha reagido ao assalto. “Eu estava chegando em casa, quando ouvi o tiro e vi uns amigos correndo. Quando cheguei, o corpo dele ainda estava no chão”, contou Leandro Luz, estudante de Direito e morador da residência, que aloja 196 estudantes. Imagens Uma câmera instalada na entrada da residência universitária registrou toda a ação que resultou na morte do estudante Charles Muller. As imagens foram divulgadas, ontem, pela Polícia Civil, que ainda não identificou os suspeitos. Foram 11 segundos entre a abordagem do primeiro assaltante até o disparo contra Charles. Ele aparece em pé, de camisa branca, encostado na porta do seu Celta prata, de costas para o prédio da residência universitária. Na imagem divulgada pela polícia o táxi em que os criminosos chegaram já está parado em frente ao carro do estudante, mas somente depois de 11 segundos um homem de camisa rosa desce, vai na direção de Charles, o empurra e abre a porta do carro, quando o estudante parece tentar impedir que ele leve o veículo. O táxi permanece parado durante a abordagem do primeiro assaltante. Em seguida, um outro homem, de camisa listrada, aparece por trás do estudante. O táxi sai do local, e um dos assaltantes dispara contra a nuca de Charles. Nas imagens, é possível ver o clarão no momento do disparo. O primeiro assaltante, que tomou o carro de Charles, arrasta o veículo e o corpo do estudante é deixado na via. Então o segundo bandido corre em direção ao Celta, utilizado pelos dois para fugir. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, as imagens foram analisadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Polícia Técnica (DPT), mas ainda não foi possível identificar o táxi, devido à baixa qualidade da gravação. A polícia investiga se o taxista teve participação no crime, já que ele testemunhou quase toda a ação dos bandidos.



  • Tocantins: Raio mata 51 cabeças de gado no interior

    Destaquebahia / Foto: Reprodução

    A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora para encontrar as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.



  • Professores estaduais realizam nova paralisação nesta quarta (02)

    Blog da Resenha Geral / Foto: Reprodução

    Os professores da Rede Estadual de Ensino realizarão uma nova paralisação nesta quarta-feira (02). O movimento está sendo convocado pela APLB-Sindicato que, juntamente com outras categorias dos servidores públicos estaduais, pretendem pressionar o Governo do Estado a rever a proposta de reajuste salarial parcelado que foi enviado à Assembleia Legislativa. O projeto deve ser apreciado pelos deputados estaduais na sessão desta quarta.
     
    Em Salvador, os professores devem acompanhar a discussão sobre o projeto na sede da Assembleia. Já no interior do Estado, os professores devem permanecer em vigília acompanhando os trabalhos. Professores e demais servidores estaduais querem, no mínimo, que o Governo do Estado repasse integralmente a correção da inflação já no mês de abril, sem parcelamento, a fim de evitar perdas salariais ainda maiores para o funcionalismo.



  • Médicos do Clériston Andrade entregam cargos em protesto contra trabalho precário

    BN / Foto: Reprodução

    A partir desta quarta-feira (2), médicos cirurgiões e ortopedistas, do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, centro norte baiano, vão entregar os cargos e deixar de atender na unidade de saúde. As motivações, segundo os profissionais, partem da demora do governo em atender diversas demandas, entra elas, melhoria das condições de trabalho, consideradas precárias, e contratação de profissionais via concurso público. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia, Sindimed-BA, os profissionais atendem via PJ [Pessoa Jurídica], em contratos "ilegais", sem direito a férias e 13° salário. A representação dos médicos afirmou que comunicou a possibilidade de entrega dos cargos em fevereiro e notificou o caso à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ao Ministério Público (MP) e ao Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) como forma de acelerar a solução para o impasse. "O que a gente quer é regulamentar o vínculo empregatício, mas até o momento não houve nenhuma contrapartida do governo", declarou o médico e diretor do Sindimed-BA, Luiz Américo. A lista de reclamações dos profissionais inclui tambem a contratação de técnicos de enfermagem, a ampliação de leitos da enfermaria cirúrgica, e a garantia de que medicamentos e materiais médicos essenciais, como antibióticos, fitas de glicemia, anti-hipertensivos, não faltem constantemente na unidade. O dirigente disse que cerca de 20 médicos devem entregas as funções no Clériston.



  • PREFEITURA: REGULAMENTADO O DIREITO À INFORMAÇÃO

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Jà está á disposição da população três vias de “acesso” direto com a Ouvidoria Municipal da Prefeitura Municipal de Brumado. São elas; Telefone 0800 282 8700 ; ”Site”, www.brumado.ba.io.org.br/sic interligado a rede mundial de computadores e o e-mail: [email protected].br Essas vias darão aos cidadãos brumadenses contato direto com ao Sistema de Informação ao Cidadão – SIC.

     

    O Sistema ora implantado oferecerá inúmeras facilidades ao cidadão que desejar consultar ou se informar sobre as inúmeras ações desenvolvidas pela administração, oferecendo maior interação com a comunidade através da “Ouvidoria Municipal”.Pelo telefone 0800 282 8700, pelo “site”www.brumado.ba.io.org.br/sic interligado a rede mundial de computadores e o e-mail:[email protected]  o cidadão terá fácil acesso as mais diversas informações de seu interesse e suas solicitações serão protocoladas e encaminhadas aos setores correspondentes.

     

    O cidadão obterá informações sobre: estrutura organizacional, endereços, telefones de contato, horários de atendimentos, registros de repasses ou transferências de recursos, registros de despesas de cada órgão ou entidade pública, inclusive, dados para acompanhamento dos programas, projetos, obras e ações desenvolvidas pelos órgãos ou entidades municipais.

     

    Este serviço, agora à disposição do cidadão brumadense, é mais uma demonstração da transparência que norteia a administração e, a divulgação deste serviço, é da mais alta relevância para a construção de “...Uma Cidade Cada Vez Melhor”.

     



  • Sábado (05),

    É necessário apresentação de caderneta de vacinação e documento de identificação / Destaquebahia / Foto: Reprodução

    Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, a Prefeitura Municipal de Brumado, realizará através da Secretaria Municipal de Saúde, o “Dia Municipal de Vacinação contra o HPV” (Vacina  Papilomavírus  Humano).  A data escolhida para realizar o “Dia Municipal de Vacinação contra o HPV” foi sábado (05). A ação tem como objetivo vacinar 1702 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, para que se previna a ocorrência do câncer de colo de útero. O câncer no colo do útero representa no Brasil, a segunda  principal causa de morte  por neoplasias entre as mulheres. Vale lembrar que as Unidades de Saúde estarão abertas  das 08h às 17h e necessário que as meninas estejam munidas de  caderneta de vacinação e documento de identificação receberem a imunização.



  • Dilma posta mensagem de apoio a jornalista ameaçada após protesto contra estupro

    BN / Foto: Reprodução/ Facebook

    Em solidariedade à jornalista Nana Queiroz, que criou a campanha virtual “Não mereço ser estuprada” e recebeu ameaças de estupro, a presidente Dilma Rousseff escreveu uma mensagem em sua conta no Twitter. “A jornalista Nana Queiroz se indignou com os dados da pesquisa do Ipea sobre o machismo na nossa sociedade. Por ter se manifestado nas redes contra a cultura de violência contra a mulher, a jornalista foi ameaçada de estupro. Nana Queiroz merece toda a minha solidariedade e respeito”, disse Dilma. Após postar no Facebook uma imagem em que aparece em frente ao Congresso Nacional, sem camiseta e com um cartaz escrito “Não mereço ser estuprada”, várias mulheres replicaram o gesto nas redes sociais. Ameaçada após o protesto, Nana fez um relato, também pela rede social: “Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada”. Em seu comunicado, Dilma reforçou que “o governo e a lei” estão ao lado da jornalista e de todas as mulheres que sejam ameaçadas ou vítimas de violência.
     



  • Polícia divulga imagens do momento em que o estudante brumadense é assassinado

    Estudante cai ao lado do carro e suspeitos fogem roubando o veículo da vítima. G1 (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

    O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DRFRV) divulgaram, nesta segunda-feira (31), imagens das câmeras de segurança da residência universitária onde o estudante Charles Müller dos Santos, de 21 anos, foi assassinado na sexta-feira (28), enquanto esperava uma amiga dentro do carro.

     

    De acordo com a DHPP, as imagens não mostram com nitidez o momento do crime, e foi necessário fazer um tratamento nelas, na tentativa de identificar os suspeitos. Nas imagens é possível identificar o momento em que o carro do estudante está parado em frente à residência, quando dois homens chegam em um táxi.

     

    Um homem de camisa rosa aborda o estudante, que tenta impedir a ação do criminoso. Outro homem com camisa listrada e boné branco virado para trás se aproxima e faz o disparo contra a nuca do estudante. Charles cai ao lado do carro e os supeitos fogem com o veículo.

     

    A polícia espera identificar os suspeitos com as imagens, e vai investigar se o taxista teve participação no crime. A DRFRV investiga se os criminosos fazem parte de uma quadrilha que realiza roubos de carros.



  • Jequié: Tira elástica é esquecida amarrada ao braço de bebê após exame

    Garrote (elástico usado durante coleta de sangue) G1 / Foto: Repordução

    Uma criança recém-nascida em Jequié, na região sudoeste da Bahia, foi transferida para um hospital de Salvador, após ter complicações no braço causadas por um garrote (elástico usado durante coleta de sangue) que foi esquecido preso ao corpo do menino.

    Segundo Silvio Vasconcelos, gerente técnico da unidade de saúde da Fundação José Silveira,que administra a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, onde o bebê estava internado, o erro foi cometido por uma funcionária do laboratório terceirizado que presta serviços à instituição.

     

    Silvio Vasconcelos, angiologista e gerente médico da Fundação  (Foto: Henrique Mendes / G1)

     

    Em nota, a assessoria da Fundação José Silveira informou, no início da tarde desta segunda-feira (31), que um exame feito na criança constatou que não há risco de amputação do braço esquerdo, que ficou comprimido pelo garrote "esquecido" pela técnica do laboratório.