-

Destaquebahia / Foto: Divulgação
Foi assinado ontem (26) pelo governador Jaques Wagner (PT) a ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água dos Povoados de Pebas, Pompeia e Frutuoso, no município de Brumado. A assinatura aconteceu na Fundação Luís Eduardo Magalhães, com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). As obras deverão ter inicio até o final do mês de abril, e o sistema, possui uma extensão de aproximadamente 12 km, e irá beneficiar mais de 420 habitantes. Para aqueles que sofrem com os efeitos da seca esta é uma grande conquista.
-

As Máquinas Caça - níqueis estavam em um Veículo Agile. Foto: PC / Destaquebahia.com.br
A Polícia Civil apreendeu na manhã desta quinta - feira (27), diversas máquinas Caça - Níqueis na cidade de Rio do Pires. As máquinas estavam em um veículo Agile de cor preto, segundo informações da polícia ao Destaquebahia, a placa e também a numeração do chassi estavam aparentemente adulteradas. A realização dessa operação que culminou com essas apreensões. A operação foi coordenada pelo Delegado Márcio Andrei. As máquinas e o veículo se encontra em poder da polícia.

-

Os funcionários registraram um boletim ocorrência por ameaça / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes
Na manhã desta quinta-feira (27), funcionários que trabalham no canteiro de obras da Fiol do Lote IV, e que aderiram a greve geral, foram ameaçados por um encarregado da empresa. Segundo informações, o encarregado haveria dito que se alguém o impedisse de sair do canteiro de obras ele iria atirar em todo mundo. Assustados os grevistas compareceram a 20ª Coorpin para registrar um boletim de ocorrência por ameaça. “Nós estamos reivindicando os nossos direitos, não estamos querendo briga, nós estamos fazendo um movimento dentro da ordem e da paz, só que esse encarregado nos ameaçou, dizendo que iria atirar em quem o impedisse de sair do canteiro de obras, nós registramos o boletim de ocorrência para preservar nossa integridade física”, disse assustado um dos funcionários que foi ameaçado.
-

A chuva cai em ambundância nesta manhã em Livramento. Foto: Adailton / Destaquebahia.com.br
Depois de um calor escaldante, os livramentenses comemoraram uma forte chuva que está caindo sobre a cidade nesta manhã de quinta - feira.
No centro da cidade a enxurrada de água água que desce pelas ruas é motivo de alegria para todos, mesmo aqueles que acabaram se molhando.
-

Vereador Welinton Lopes (SDD) em visita ao CAPS de Brumado / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes
O vereador Welinton Lopes (SDD), visitou na tarde da última quarta-feira (26), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Brumado. Na oportunidade, em entrevista ao Destaquebahia, o vereador falou do motivo de sua visita. ”O objetivo desta visita é de iniciar uma parceria com o CAPS, para buscarmos melhorias, embora saibamos que a instituição está com ótima estrutura, bom atendimento, mas temos que procurar melhorar ainda mais”. Em busca dessas melhorias Welinton disse que irá apresentar um projeto de lei no Legislativo brumadense, instituindo um documento de identificação, ou seja, uma carteirinha para os usuários do CAPS. “Esse projeto irá ajudar os usuários no sentido de que eles tenham mais acesso ao serviço do município, aos órgãos públicos, ao transporte público no caso um transporte gratuito, iremos buscar parcerias com a CDL para fazer convênios com CAPS, para que o portador desta carteirinha possa ter desconto no comércio local, em clinicas e em estabelecimentos bancários, queremos que eles tenham orgulho de portar esse documento”. Concluiu o Vereador.

"Queremos que eles tenham orgulho de portar esse documento", diz vereador
A Coordenadora do CAPS Drª. Guita Azevedo, disse da importância da iniciativa do vereador Welinton Lopes. “Essa iniciativa é muito importante, pois com essa carteirinha iremos abrir mais os horizontes dos usuários, para que eles possam ter essa prioridade nos bancos, nos serviços públicos, no transporte público que é muito importante para o usuário do CAPS e principalmente como identificação, pois eles podem ter problemas na rua, como um acidente, ou qualquer outro tipo de ocorrência e quem efetuar o socorro saberá que se trata de um usuário do CAPS e com isso facilitará muito a vida deles", ressaltou a coordenadora.
-

G1 BA com informações da TV BA
A família de um idoso de 89 anos, que está internado há 20 dias no Hospital Professor Eládio Lasserre, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, afirma que foi notificada por engano, da morte do paciente durante três vezes na última quarta-feira (26).
O idoso sofreu derrame cerebral e, desde então, a família está à procura de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de algum hospital da rede estadual.
A família está com medo que Martinho Vasconcelos não resista à longa espera já que o estado de saúde dele é grave. Ele está sedado, apresenta sinais de infecção e os rins não estão funcionando. "Tenho muita esperança dele ainda sobreviver, mesmo com as condições em que ele está. Muito sofrimento. Ele está sofrendo muito", afirma a irmã, Maria Vasconcelos.
A nora faz um apelo para que o idoso seja ao menos transferido para a UTI. "A pressão dele agora está em cinco por seis, se baixar mais um pouquinho ele morre. Mesmo que depois a UTI chegue aqui [hospital] e ele venha a falecer, pelo menos tentamos, pelo menos eles fizeram alguma coisa para salvar a vida dele. Eu sei que é idoso, que requer mais cuidado ainda, mas é uma vida", conta Geanine Machado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Central de Regulação está em busca de vaga para que o paciente seja transferido. A Sesab ainda disse que está apurando a informação de que a família teria sido avisada por engano da morte do idoso.
-

“O preço da democracia é a eterna vigilância”, disse FHC citando frase do brigadeiro Eduardo Gomes / Último Segundo / Foto: Reprodução
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o país está vacinado contra a influência do militarismo no poder, mas alertou para outro risco: o surgimento de um “justiceiro” no vácuo das ações de segurança pública diante da possível convocação das Forças Armadas para atuar nos conflitos envolvendo traficantes e policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio.
“A violência é uma questão nacional, de Estado. As forças federais até deveriam atuar no Rio, mas não são treinadas para isso. De repente surge a figura de um justiceiro. Veja o caso do Collor (Fernando)”, disse o ex-presidente, ao se referir a ascensão do então governador de Alagoas como “caçador de marajás”, em 1989, no vácuo de autoridade no combate a corrupção durante o governo José Sarney. FHC deu a declaração ao encerrar o seminário do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) sobre os 50 anos do golpe.
O ex-presidente acha que os frequentes incêndios de ônibus em São Paulo são atos típicos de quem está criando um “mal estar” para demonstrar a ineficiência das instituições. Ele acha que as manifestações e a rápida mobilização pelas redes sociais sinalizam para mudanças no sistema eleitoral que “não estão no horizonte” político e vê as instituições num dilema. “Existem demandas novas. É preciso ter mais capacidade para ouvir”, disse.
Sem citar a presidente Dilma Rousseff, Fernando Henrique afirmou que há uma “burocracia paralisante” nas instituições”, avalia que o regime de governabilidade é “de cooptação e não de coalizão” e que, em vez de programa, “é a barganha que funciona o tempo todo”. Ainda assim, segundo ele, a governabilidade não está funcionando porque “a base aliada começa a reclamar”. “A democracia está se consolidando de forma complicada, com mais de 20 partidos e 39 ministérios”, alfinetou.
Fernando Henrique sustenta que a ideologia militar inaugurada na proclamação da República e que deu no golpe de 1964 e os 21 anos de ditadura encerrada em 1985 está superada. As Forças Armadas, segundo ele, têm hoje um novo papel, que é a garantia da Constituição e a soberania do país controlando regiões como a Amazônia. Citando frase do brigadeiro Eduardo Gomes lembrou, no entanto, que “o preço da democracia é a eterna vigilância”.
Testemunha ocular dos acontecimentos de 1964, o ex-presidente disse que a queda do governo foi antecedida por um clima tão amplo de contradições que ele e seus amigos acharam que quem havia dado o golpe era o presidente deposto João Goulart. “Amigos e inimigos do Jango estavam no mesmo jogo. Nem os militares tinham certeza quem iam ganhar”, disse.
Para Fernando Henrique, além da fragilidade da democracia e da falta de consistência das propostas das reformas de base, influíram na queda de Jango a interferência militar - “inseridos na vida política do País desde a Guerra do Paraguai” - e o jogo internacional no clima da Guerra Fria. O ex-presidente afirma que os Estados Unidos só não intervieram para dar suporte militar ao golpe porque as Forças Armadas já haviam ganho o jogo.
O encerramento do evento do Cebrap, “Seminário 1964: 50 anos depois”, que discutiu a deposição do governo João Goulart e os efeitos do regime militar na vida do país, teve um clima de nostalgia. Os três últimos palestrantes, Fernando Henrique Cardoso, José Artur Giannotti e Elza Berquó, professores aposentados compulsoriamente da Universidade de São Paulo (USP) pela ditadura, são fundadores do Cebrap e lá se refugiaram para driblar a perseguição política e fazer a resistência intelectual ao regime militar.
-

O parlamentar tem lutado arduamente contra terceirizadas do governo que não tem cumprido com suas obrigações. foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
A área da saúde tem apresentado muitos avanços em Brumado em razão dos investimentos realizados na administração anterior e a continuidade efetiva da atual, que também tem como prioridade oferecer os melhores benefícios nesta importante área. Porém, os constantes progressos e a diversidade de especialidades fazem com que estes investimentos tenham que ser cada dia maior com oferta de novos serviços e modernização dos já existentes. Muito atento o vereador Weliton Lopes (SDD) na sessão da última segunda-feira realizou duas proposições em que solicita benefícios importantes na área da saúde e que representarão melhoras significativas para os pacientes de Brumado e dos municípios vizinhos que tem o Município como referencia em muitos procedimentos. Uma de suas solicitações foi a aquisição de um Arco Cirúrgico para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto a fim de que cirurgias ortopédicas possam ser realizadas no próprio local, evitando que os pacientes tenham que ser transferidos para outros municípios. Weliton destacou que o hospital possui o profissional e também condições apropriadas para a realização das cirurgias ortopédicas, necessitando deste equipamento que tem um valor aproximado de quinhentos mil reais. ”Acredito que o custo/benefício será muito grande, principalmente para os que necessitam desse tipo de cirurgia, que não precisarão esperar por tanto tempo a realização do procedimento”, destacou o parlamentar. Outra importante solicitação do vereador foi a adesão do Município ao Plano Viver Sem Limite, que tem como escopo a doação de cadeiras de rodas e de banho, inclusive motorizadas, para as pessoas com necessidades especiais. Em seu discurso o parlamentar enfatizou que não adianta o Município se adequar às leis de acessibilidade, cobrando também de todos os estabelecimentos comerciais a obediência à Lei se as pessoas que apresentam deficiências físicas continuam sem o direito de ir e vir em razão de não terem como se locomover. “A adesão do Município a este Plano beneficiará muitos brumadenses, promovendo a inclusão social destas pessoas”, observou. Bastante enfático Weliton Lopes voltou a falar sobre a problemática da falta de pagamento aos funcionários contratados pelas empresas terceirizadas Shalev Empreendimentos Ltda, PST - Prestadores de Serviços Temporários e Contrate realizando requerimento onde solicita a urgente regularização das pendências, assim como a adoção de medidas legais por parte da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para coibir as repetitivas irregularidades. ‘Gostaria de saber a quem pertencem estas empresas, pois não é aceitável que os funcionários continuem a ficarem sem seus salários e as empresas não sejam distratadas pelo governo do Estado”, enfatizou.
-

O médico perdeu o controle do veículo devido a um material que foi colocado para secagem do asfalto. Foto: Altier/Destaquebahia.com.br
Um médico de Vitória da Conquista que seguia para Maetinga, onde presta atendimento, se envolveu em um acidente na manha desta quarta - feira (26) na BA - 623, próximo a Vila Mariana.
A reportagem do Destaquebahia esteve no local e segundo o condutor, o trecho que está em obra ficou bastante escorregadio após um produto ser colocado para a secagem do asfalto, o que fez com que ele perdesse o controle do veículo (Amarok) em uma curva, vindo a sair da pista. O médico saiu ileso, apenas o veículo teve alguns danos.
-

Um agente de Trânsito Municipal registrou queixa na DEPOL de Caetité alegando que uma mulher o agrediu verbalmente, logo após advertir a mesma, de estacionar em local proibido, como também, avisar que a moto que conduzia, uma Honda Biz, estava sem placa policial de identificação.
Diante da abordagem, a mulher enfurecida começou a usar palavras de baixo calão. O fato ocorreu na Rua Rui Barbosa, por volta das 14:00 horas. Segundo o boletim, a mulher foi ouvida e alegou o nervosismo devido a TPM (Tensão Pré Menstrual). Após interrogatório, a estressada foi liberada. Provavelmente um inquérito policial será instaurado para os devidos esclarecimentos.O agente de trânsito, que teve sua identidade preservada, pede providências diante ao caso.
Diz a lei:
CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.
(Caetité Notícias(redação)
-

Três pessoas morreram em grave acidente na Bahia / G1 (Foto: João Carvalho / Site Portal Jaguarari)
rês pessoas morreram e uma pessoa ficou gravemente ferida em um acidente na BR-407, na região do município de Jaguarari, norte da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), um veículo de passeio colidiu de frente com outro carro.
Segundo a PRF, a batida ocorreu após uma ultrapassagem irregular realizada pelo condutor de um dos veículos em uma curva. O único sobrevivente do acidente estava no outro carro e foi levado para um hospital no município de Jaguarari. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Batida ocorreu na BR-407, próximo ao município de Jaguarari (Foto: João carvalho/ Site Portal Jaguarari)
-

Fonte e foto: Fotos: Blog do Anderson
Uma troca de tiros entre a Polícia Militar e uma quadrilha de assaltantes deixa população em pânico, na pequena Belo Campo, na manhã desta quarta-feira (26). Um dos tiros atingiu o colete a provas de balas de um policial. Pelo menos dois bandidos já foram capturados. O clima é tenso na pequena cidade do Sudoeste Baiano, localizada a 65 quilômetros do Vitória da Conquista via BR-116 e BA-263.
-

A Secretaria dos Direitos Humanos, localizada em Brumado na Rua Dr. Mario Meira, nº 79 centro, informa que os atendimentos acontecem de Segunda a Sexta das 8:30h ás 11:30h. E para casos específicos como: Aconselhamento Familiar e Psicológicos, é necessário um agendamento.
-

Villa Mix 2014: público gravou imagens de baixarias que aconteceram no festival em Cuiabá Reprodução/YouTube
O Villa Mix é conhecido como o maior festival sertanejo do Brasil e acontece em diversas cidades do País. Porém, a festa realizada no último final de semana em Cuiabá, no Memorial do Papa João Paulo II, ganhou a atenção das redes sociais através de cenas fortes de agressão e nudismo.
Após o show, internautas divulgaram fotos de brigas entre homens, mulheres e até um strip-tease improvisado por uma jovem visivelmente alcoolizada.Em um vídeo amador, a garota fica completamente pelada e ainda dança sensualmente para quem quiser ver. Ela só para o strip quando nota alguém gravando pelo celular.
-

Maira Oliveira de Souza é acusada de tráfico de drogas e associação ao tráfico / Fonte e Foto: Composição / L12 Notícias).
Uma mulher foi presa em flagrante, na manhã desta terça-feira (25), na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Segundo informações da polícia, Maira Oliveira de Souza, foi presa ao tentar entregar drogas para presos da Delegacia, durante o período de visita. Durante a abordagem, foi encontrada com ela uma porção de maconha e certa quantidade de pedras de crack e também de cocaína. Diante disso, foi dado voz de prisão em flagrante delito por tráfico de drogas e associação ao tráfico. As demais providencias serão tomadas pelo delegado titular da Delegacia de Livramento, Bel. Edson Santos de Souza. Ainda, segundo informações da polícia, a droga seria destinada ao irmão da acusada, Cleiton Oliveira de Souza, que se encontra preso naquela cadeia pela mesma modalidade delituosa.
.gif)



.gif)



