• Polícia Militar divulga resultado da Operação 'Força Total' em Guanambi

    O 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) divulgou nesta sexta-feira (24/11) o resultado da operação “Força Total”, na regional de Guanambi, no sudoeste da Bahia. A 16ª edição da operação ocorreu na quinta-feira (23), em toda Bahia, tendo como objetivo intensificar o policiamento em todos os municípios, ampliando a capacidade de prevenção e repressão no combate à criminalidade. O 17º BPM aumentou seu efetivo na área, com emprego extraordinário de policiais e viaturas. Durante a ação, na área do 17º BPM, foram abordadas 1194 pessoas e 486 veículos. Seis veículos foram apreendidos e um veículo com restrição de furto/roubo foi recuperado pelos policias. 

    POR MATEUS SOUZA







  • Testemunhas de Jeová — 100 anos de educação e ensino no Brasil

    Em 2023, a sede das Testemunhas de Jeová no Brasil completa 100 anos. O primeiro endereço foi no Rio de Janeiro. Instalado em Cesário Lange, no estado de São Paulo, desde 1980, o atual complexo conta com mais de mil voluntários, que trabalham e moram no local conhecido como “Betel”. A sede abriga um dos maiores parques gráficos da região e duas exposições gratuitas. Todo o empenho é voltado para a produção de materiais de educação bíblica e social. Milhões de pessoas já se beneficiaram dessa obra de ensino. O Betel do Brasil traduz, imprime e envia publicações para quase toda a América do Sul, alguns países da América Central e da África.  Na gráfica, há duas impressoras de alta velocidade que juntas produzem por hora mais de 400 mil revistas. É dali que sai a revista A Sentinela, publicada em português desde 1923 (em inglês, desde 1879) Essa revista tem uma das maiores tiragens do planeta e é traduzida para 413 idiomas. A sede também produz conteúdos em braile-português e vídeos para a comunidade surda. Em 2022, houve o lançamento da Bíblia na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa é a primeira tradução completa da Bíblia em Libras e a terceira completa em língua de sinais no mundo. A sede organiza um serviço educacional individual e inclusivo com benefícios a toda a população. Testemunhas de Jeová em todo o país oferecem gratuitamente estudos bíblicos e, se necessário, providenciam aulas de alfabetização. Para Carmen Santos, que é voluntária na sede há 50 anos, participar desse trabalho é algo muito gratificante. “É emocionante ver mais pessoas lendo e aplicando em suas vidas as sábias palavras da Bíblia. Ao notar como elas ficam mais felizes e cheias de esperança, me sinto contente em realizar este trabalho”, relata. As instalações atuais, que completam 43 anos, passam agora por uma grande reforma e muitos voluntários de todo o país estão se mudando para a região.

    Visitas abertas ao público

    A sede recebe até 12 mil visitantes todo mês, vindos de várias partes do país. Além da gráfica, é possível explorar duas exposições. Na exposição A Bíblia – O Livro e Seu Autor, os visitantes poderão ver como a Bíblia sobreviveu até os nossos dias. A exposição histórica Herança apresenta em detalhes a história das Testemunhas de Jeová no Brasil. Para fazer uma visita guiada, agende gratuitamente um dia e horário no site jw.org, na aba “Quem Somos”, seção “Visitas a Betel”.







  • Lula veta projeto que desonera folha de pagamento de 17 setores da economia

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente na quinta-feira (23) o projeto que pretendia prorrogar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia do Brasil. A decisão do mandatário foi publicada em uma edição extra no Diário Oficial da União (DOU). O projeto que foi vetado visava permitir que as empresas do setores substituíssem a contribuição da Previdência Social, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. A prorrogação valeria até dezembro de  2027 e incluía também as prefeituras do país. Entre as categorias de que tratava o projeto estavam indústria, serviços, transportes e construção. “Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa padece de vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público tendo em vista que cria renúncia de receita sem apresentar demonstrativo de impacto orçamentário financeiro para o ano corrente e os dois seguintes, com memória de cálculo, e sem indicar as medidas de compensação”, diz trecho publicado no DOU.







  • Com conclusão da terceira fase da adutora do algodão, água chegará a Lagoa Real e Ibitira

    A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou nesta quinta-feira (23) que concluiu a terceira fase da Adutora do Algodão, extendendo a rede até a cidade de Lagoa Real. A conclusão ocorre em um momento em que a barragem de São Pedro e a barragem do Córrego secaram por falta de chuva. O abastecimento na cidade foi mantido com a abertura de cinco poços, que não produziam água suficiente para a demanda da cidade. Ainda segundo a Embasa, após os últimos testes na adutora, a água do rio São Francisco chegará a Lagoa Real, normalizando o abastecimento no município. A água também deve chegar em breve ao distrito de Ibirita, no município de Rio do Antônio. Nesta etapa são 72 quilômetros de tubulações que contribuirão para o abastecimento de cerca de sete mil famílias. A Embasa informou que está investindo na diversificação de mananciais para garantir a continuidade do abastecimento durante a estiagem em decorrência do fenômeno El Niño, que causa redução do volume de chuvas na Bahia. As ações incluem a perfuração de novos poços em diversos municípios e o monitoramento intensivo dos rios onde atualmente a empresa capta água, além de melhorias e interligações entre sistemas.

    Agência Sertão com informações da Embasa 







  • Vinte e três armas de fogo são apreendidas na 16ª edição da Operação Força Total

    Ao longo do dia desta quinta-feira (23), durante a 16ª edição da Operação Força Total, a Polícia Militar retirou de circulação 23 armas de fogo, prendeu 55 pessoas em flagrante e recuperou 29 veículos. Nas 16 edições juntas, a tropa conseguiu retirar de circulação um arsenal bélico que chega à marca de 337. A PMBA abordou mais de 63 mil pessoas e de 37 mil veículos (carros e motos), destes 671 foram autuados, 217 apreendidos e 29 recuperados com restrição de furto ou roubo. Ainda nas ações nas áreas urbanas e rurais, os policiais empregados na ação flagraram 55 ocorrências envolvendo drogas. “A Operação Força Total já saiu das divisas do nosso estado e se tornou uma operação nacional, envolvendo todas as PMs do Brasil e com resultados significativos em relação à apreensão de drogas e armas de fogo. Agradeço à minha tropa, que está fazendo um trabalho exemplar, com dedicação diária, e empenho máximo na Força Total para oferecermos ainda mais segurança à população em todos os rincões do estado”, ressaltou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.







  • Oito veículos são apreendidos durante operação 'Força Total' na região de Caetité

    A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), com sede em Caetité, divulgou balanço da 16ª edição da operação "Força Total". Na área abrangida pela 94ª CIPM, 899 pessoas foram abordadas, 613 veículos foram abordados e oito foram apreendidos. A PM informou que além do efetivo operacional, todo o corpo administrativo foi para as ruas com a finalidade de ampliar o quantitativo de policiais no terreno. A operação “Força Total” visa proporcionar maior segurança para o cidadão, com a intensificação de ações ostensivas e cumprimento de mandados judiciais.

     

     







  • Professor da rede municipal de Presidente Jânio Quadros morre em acidente na BA-263

    Um professor da rede municipal da cidade de Presidente Jânio Quadros morreu vítima de acidente na noite desta quinta-feira (23/11), na BA-263 trecho entre Vitória da Conquista e Condeúba sentido Piripá. A vítima identificada como Paulo Marcos do Santos, estava em posse de uma motocicleta que teria colidido com uma caçamba. Com a colisão, a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no local. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. A Prefeitura de Presidente Jâno Quadros emitiu nota de pesar e suspendeu as aulas nesta sexta-feira (24/11). 







  • Rio de Contas prepara festa com grandes atrações para celebrar 300 anos

    A cidade de Rio de Contas está prestes a celebrar 300 anos de fundação, fato esse que acontece na próxima segunda-feira (27/11). A data será comemorada em alto estilo, tanto que durante toda a semana, várias açoes estão sendo realizadas no município, como a nova iluminação da Igreja Nossa Senhora Santana, a chamada Igreja de Pedra. Para as comemorações, não vai faltar festa. No sábado (25/11), uma mega cavalgada será realizada pelo grupo Cavaleiros da Chapada. O encontro dos cavaleiros será na entrada da cidade a partir das 14:00 horas e percorrerá todo o centro historico da cidade, logo após shows com Cigano Cantandor, Ed Rossi Walfredo e Forró Like. No domingo (26/11), se apresentam a partir das 22 horas, a cantora Larissa Mello, Luana Magalhães, Japinha Conde e Leo Santana. 







  • Curso de maquinas pesadas em Aracatu certifica 60 alunos

    A noite de quarta-feira (22/11) foi marcada pela cerimônia de certificação de 60 alunos de Aracatu que concluíram com sucesso o curso de operação de máquinas pesadas, promovido pela empresa RCM Cursos e Treinamentos com o apoio da Prefeitura de Aracatu. Com foco em pá carregadeira, retroescavadeira, Motoniveladora, trator agrícola e carregadeira hidráulica, o curso, que teve duração de seis dias, ofereceu aulas teóricas e práticas. Os participantes contaram com descontos especiais, fruto da parceria entre a RCM Cursos e a Prefeitura de Aracatu. Na cerimônia, estiveram presentes o secretário municipal de Administração, Ezequias Lima, a prefeita Braulina Lima e os diretores do curso. A prefeita destacou a importância da parceria entre o município e a RCM Cursos e Treinamentos, parabenizando os alunos pela dedicação e conquista. Vale mencionar que a participação na audiência foi limitada a 20 alunos, devido às restrições de deslocamento para os residentes na zona rural, que concedem seus certificados posteriormente.







  • Jaguatirica é atropelada após fugir de queimada na região de Ituaçu

    Uma jaguatirica adulta foi encontrada morta na quarta-feira (22), em um trecho da BA-142, entre as cidades de Ituaçu e Tanhaçu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o animal tenha sido atropelado após fugir de uma queimada em uma área de mata. Segundo populares, o motorista transitava na rodovia em um carro de passeio, quando foi surpreendido por três onças. O mesmo buscou diminuir a velocidade, tendo inclusive desviado de dois animais, no entanto, um terceiro acabou sendo atingido. A Jaguatirica não resistiu ao impacto da colisão e nem aos ferimentos. De acordo com a PRF, nessa época do ano o risco de acidentes com animais nas rodovias baianas aumenta, porque eles fogem das queimadas, comuns nesta época do ano, e buscam abrigo por causa do calor.







  • Câmara de vereadores de Brumado decreta luto pela morte de Sônia de Fátima

    O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Renato Santos, decretou luto pelo falecimento da mãe do vereador Paulo Cesar Ferreira Souza (Cesar Bar). No uso de suas atribuições legais e regimentais, o presidente Decretou Luto Oficial de três dias em sinal de pesar e respeito pelo falecimento de Sônia de Fátima de Souza Ferreira, ocorrido nesta madrugada de quinta-feria (23). Neste momento de profunda dor e pesar, aos familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela partida.







  • MP solicita à Justiça que determine devolução de imóvel público doado a universidade em Guanambi

    O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Guanambi e o Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), mantenedor do Centro Universitário FG (UniFG), na sexta-feira, dia 17, para sanar irregularidades no processo de doação de imóvel público à universidade. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, em 2019, o Município doou um terreno de 3.150 m² ao Cesg, que, em contrapartida, comprometeu-se a construir, em dois anos, um centro integrado de saúde para beneficiar a população com atendimento médico em diversas especialidades. A unidade de saúde nunca foi construída. A ação solicita à Justiça a reversão do bem ao Município, como determina a lei. A promotora de Justiça requer que, em caráter liminar, seja decretada a indisponibilidade da área localizada na Rua 10, Quadra 75, Lotes 13,14,15,16,17 e 18, Bairro São Francisco, em Guanambi, doado ao Cesg. Quando julgada a ação, que seja decretada a nulidade do ato de liberalidade em razão da inexecução do encargo imposto; determinado ao Cesg que não realize qualquer edificação, construção, reforma ou pratique atos privativos de donatário, proprietário ou possuidor do imóvel; e decretada a nulidade de eventuais contratos celebrados durante o período compreendido entre o ano de 2019, quando se deu a publicação da Lei Municipal n. 1.217/2019, até o julgamento da ação, tendo como objeto o terreno doado. Em caso de não ser possível a decretação de nulidade, Tatyane Caires solicita que a Justiça condene o Cesg a pagar ao Município o valor de R$ 945.000,00, com juros e correção monetária, correspondente ao valor da área atualmente.







  • Operação Força Total é realizada nos 417 municípios da Bahia pela Polícia Militar

    Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), policiais militares baianos estão empregados na 16ª edição da Operação Força Total nos 417 municípios do estado. A operação visa coibir o cometimento de crimes e ampliar a segurança através de ações preventivas e ostensivas com o emprego máximo da tropa (efetivo operacional e administrativo). Os policiais militares em ação atuam a pé e com a utilização de carros, motocicletas, aeronaves, além de todo o aporte tecnológico e informações de inteligência nas blitze e incursões em áreas urbanas e rurais na Bahia. No acumulado de 15 edições anteriores, a Polícia Militar conseguiu retirar de circulação 314 armas de fogo, prender 499 criminosos em flagrante, conduzir 1.159 pessoas às delegacias e recuperar 258 veículos. O empenho da tropa também resultou no registro de 300 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), na apreensão de 103 adolescentes e no cumprimento de 198 mandados de prisão.







  • Justiça quebra sigilo e identifica autores de perfis anônimos que atacam reputações de pessoas públicas de Guanambi

    Com a aproximação do período eleitoral, pessoas públicas de Guanambi, Candiba e de toda a região estão sendo alvos de uma verdadeira campanha difamatória, com bandidos “tentando se esconder”, no enganoso anonimato das redes sociais, sobretudo, em páginas de Instagram, sem a identidade do moderador, além de números de WhatsApp. Estas pessoas colocam no ar mentiras absurdas, falsos escândalos, que atentam contra a dignidade, honestidade e atacam sem piedade a intimidade familiar de prefeitos, secretários e advogados. Segundo o advogado criminal Dr. Eunadson Donato de Barros, três de seus clientes já conseguiram medidas judiciais para a quebra de sigilo de páginas do Instagram da região, que são utilizadas para propagar toda sorte de crimes. “Além de titulares de números de WhatsApp que estão disseminando inverdades, contratamos um especialista forense que já fez todo o levantamento. Nos próximos dias, gente conhecida de Guanambi, Candiba e da região que estão nas sombras, terão os seus rostos e identidades revelados”, disse. Nos últimos meses e dias, autoridades como deputados, prefeitos e familiares de servidores públicos foram alvos deste sistema criminoso. “Tenho orgulho de iniciar o combate a este tipo de crime, ao revelar os autores destes crimes”, finaliza Dr. Eunadson.







  • Senadores baianos votam a favor da PEC que limita os poderes do Supremo

    Os três senadores da Bahia – Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Ângelo Coronel (PSD) – votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe decisões monocráticas de tribunais superiores, notadamente o Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendam a eficácia de leis. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (22) no Senado por 52 votos contra 18. Wagner, que é líder do governo no Senado, contrariou o próprio partido e foi o único petista a votar a favor. O PT não quis contrariar o STF, uma vez que a proposta limita os poderes da Corte. A proposição segue agora para análise na Câmara dos Deputados.







Estamos nas redes sociais