• Prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos encerra nesta terça (24)

    Foto: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

    Os estudantes interessados em participar do programa Universidade para Todos têm até a próxima terça-feira (24) para efetivar a inscrição. Voltado para os alunos da rede pública de ensino matriculados no 3º ano do Ensino Médio, 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio e egressos no segmento de ensino, o edital dispõe de 12.105 vagas. A inscrição deve ser realizada no Portal da Educação. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar. O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de seis a oito dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para o acesso ao endereço de inscrição. Além de poder fazer alterações sobre a inscrição pelo sistema, o candidato também poderá tirar dúvidas sobre o processo pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail: upt@educacao.ba.gov.br. O Programa Universidade para Todos, instituído pelo Governo do Estado da Bahia, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.







  • Bahia tem 958 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

    Segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde deste domingo (22), a Bahia registrou 958 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A secretaria informou ainda que, nas últimas 24 horas, a taxa de crescimento no número de casos foi de 0,2% e de recuperados 0,4% (1.346). O boletim epidemiológico ainda contabiliza 21 óbitos que ocorreram em datas diferentes. O número total de mortes desde o início da pandemia é 8.102, o que representa uma letalidade de 2,10%. Segundo a Sesab, são 384.903 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 368.575 já são considerados curados e 8.226 encontram-se ativos.







  • Brumado: Homem de 52 anos morre vítima de afogameno na comunidade de Campo Seco

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    Um homem identificado como Antônio Alves Pinheiro, 52 anos de idade, foi encontrado morto, vítima de afogamento, na comunidade de Campo Seco, zona rural de Brumado. O corpo da vítima foi encontrado por populares que residem nas imediações, por volta das 09h de domingo (22).  Não há informações sobre a causa do afogamento. O corpo  foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).  A morte é investigada pela Polícia Civil.



  • Guanambi: Homem é preso transportando 15 kg de cocaína escondidos em tanque de combustível

    Foto: Divulgação /PRF-BA

    No último sábado (21), um homem de 41 anos  foi preso em flagrante enquanto transitava pela BR-030, em Guanambi,  transportando 15 kg de cocaína escondidos no interior do tanque de combustível do veículo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi parado em uma operação de fiscalização e o condutor aparentou nervosismo com a presença dos policiais. Na abordagem, os agentes perceberam informações desencontradas e suspeitaram do motorista. Durante vistoria no interior do veículo, a polícia encontrou a droga escondida dentro do tanque de combustível, dividida em 28 tabletes e envoltas em balões de aniversário. À PRF, o condutor afirmou que o entorpecente seria levado para Juazeiro, no norte da Bahia, cerca de 800 km distante de onde foi apreendido.



  • Dupla morre em confronto com a Caesg em Vitória da Conquista

    Neste domingo (22), guarnições da Caesg realizavam patrulhamento tático móvel pelo Bairro Nova Esperança, em Vitória da Conquista, quando moradores da localidade fizeram uma denúncia anônima, informaram que dois indivíduos estariam no quintal de uma residência efetuando disparos de arma de fogo e que esses indivíduos seriam de uma facção criminosa que aterrorizaram os moradores do bairro e com diversas passagens pela delegacia por diversos crimes. De posse dessas informações, as guarnições deslocaram para a Rua C, sendo que ao passar em frente à casa nº 132, ouviram estampidos de arma de fogo, de imediato as equipes desembarcaram, fazendo um cerco no perímetro, quando um indivíduo portanto uma arma de fogo saiu da residência e ao avistar a equipe policial que realizava o cerco, saiu em disparada efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições, se homiziando na referida residência. Em seguida, durante a abordagem a edificação, as equipes foram recebidas novamente com disparos de arma de fogo, não restando outra alternativa, as guarnições responderam a injusta agressão com intuito de preservar a integridade física dos policiais, após cessado os disparos, foram encontrados dois indivíduos ao solo e ao lado dos mesmos duas armas de fogo tipo revólver. Imediatamente foi prestado socorro, sendo encaminhados ao HGVC, onde não resistiram aos ferimentos, vindo a óbito. O material ilícito apreendido foi apresentado na sede da Corregedoria Setorial da Cipe Sudoeste para providências cabíveis

    Dupla morre em confronto com a Caesg em Vitória da Conquista


  • Família busca ajuda para descobrir paradeiro de brumadense dado como morto na Alemanha

    O jornalista Fabiano Neves entrevistou a família que deu detalhes sobre o assunto.

    Sandro Silva, transsexual, conhecido como Ludmila, foi dado como morto por amigos que com ele viviam na Alemanha. Mas tudo ainda é um mistério, já que a família tem encontrado dfificuldades para saber o que realmente aconteceu. Veja o vídeo com a reportagem completa realizada por Fabiano Neves.







  • Agências do INSS estarão fechadas na próxima segunda (23)

    Foto: Reprodução

    Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não serão atendidos nas agências do órgão nesta segunda-feira (23). Os locais de atendimento estarão fechados por causa do ponto facultativo correspondente ao dia do servidor público, que foi transferido de 28 de outubro para 23 de novembro. A transferência do ponto facultativo havia sido autorizada por portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União em 27 de outubro, véspera do dia do servidor público. Na ocasião, o governo justificou que a mudança de data foi necessária para manter os atendimentos agendados, evitando remarcações e transtornos para os beneficiários. Outros órgãos, como a Receita Federal haviam suspendido o expediente em 30 de outubro e atenderão normalmente nesta segunda-feira. O INSS, no entanto, optou por fazer o ponto facultativo no fim de novembro para desafogar o atendimento nas agências, que cuidam de pedidos e de processos acumulados durante a pandemia de covid-19. Com o fechamento das agências, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.







  • Cipe Sudoeste realizou solenidade alusiva ao Dia da Bandeira

    Foto: Divulgação / Caesg

    Na manhã desta quinta-feira (19),  a Cipe Sudoeste ( Caesg) realizou solenidade alusiva ao Dia da Bandeira. “Mantendo o dever cívico, nesta manhã a Cipe Sudoeste realizou a solenidade em homenagem ao Símbolo Nacional mais conhecido, a nossa Bandeira. Em virtude do atual momento de pandemia, a solenidade restringiu-se apenas ao público interno”, disse o comandante da Cipe Sudoeste, Major Edson Mascarenhas.

    Cipe Sudoeste realizou solenidade alusiva ao Dia da Bandeira

    Foto: Divulgação / Caesg







  • Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Durante toda a semana, as 24 unidades de coleta da Hemoba, na capital e no interior do estado, terão coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região.







  • Acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas acontecem mais à noite, avalia Detran-BA

    Foto: Divulgação /Detran-BA

    Dados do levantamento realizado pela Seguradora Li?der, responsa?vel pelo seguro obrigatório DPVAT, apontam que a maior incidência de acidentes de trânsito que geraram indenizações, em 2019, foi no período do anoitecer, entre 17h e 20h, representando 23% dos registros. Os acidentes envolvem, na maioria das vezes, pedestres, ciclistas e motociclistas. Eles acontecem devido à falta de visibilidade, luz alta de outro veículo em sentido contrário, pôr do sol causando ofuscamento, excesso de velocidade devido à ansiedade de chegar logo ao seu destino ao final do dia e atenção voltada a outras coisas e não ao trânsito. Contribuem também para as ocorrências a imprudência, imperícia e negligência, como beber e dirigir, cansaço, fadiga, irritação, alimentação inadequada, desrespeito às leis de trânsito e falta de empatia.

    Acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas acontecem mais à noite, avalia Detran-BA


  • Bahia registra 2.849 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.849 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.129 recuperados (+0,6%). Dos 380.294 casos confirmados desde o início da pandemia, 364.146 já são considerados recuperados, 8.110 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,27%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.071,32), Itabuna (6.773,19), Madre de Deus (6.765,28), Almadina (6.698,39) e Aiquara (6.612,69). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 778.762 casos descartados e 93.059 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (19). Na Bahia, 30.453 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.







  • Sudoeste da Bahia: Operação ‘Laranja’ age contra crimes de tráfico de drogas sintéticas, comércio ilegal de armas de fogo, furto e outros

    Foto: Divulgação

    A Polícia Civil, através da 8ª DTE, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação denominada “Laranja”, em conjunto com as equipes da 10ª COORPIN, COE, DRACO/BANCO, DH, DRFR, 1ª DT, 2ª DT, DEAM, 20ª COORPIN, e as DTs de Anagé, Cândido Sales, Poções , Condeúba e Planalto, totalizando um efetivo de cerca de 80 policiais, efetuando o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão em vários imóveis e 13 mandados de prisão decretados pela Justiça, relacionados com o tráfico de drogas sintéticas, comércio ilegal de armas de fogo, furto mediante fraudes bancárias, principalmente fraudes através de compras de mercadorias pela internet e lavagem de dinheiro das atividades ilícitas. Após meses de investigações, o esquema fraudulento e o comércio Ilegal de drogas e armas de fogo foi descoberto pelos investigadores, sendo realizada, durante a operação policial, o cumprimento dos mandados com a prisão de 05 homens e 01 mulher, e apreendidas 02 armas de fogo e munições, vários computadores e notebooks, TVs, som, 02 jet ski , joias, cerca de 22.000,00 em espécie, veículos e motos pertencentes aos acusados. Os autores presos foram apresentados na DTE, onde foram interrogados e posteriormente encaminhados para o Presídio e ficarão custodiados à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua atrás de outros hackers e traficantes envolvidos nos esquemas em Vitória da Conquista , os quais se encontram foragidos sendo procurados.







  • Brumadense cria o primeiro programa de Educação Especial e Inclusiva para crianças e Adolescentes com AH/SD

    O programa intitulado: "A Invisibilidade de crianças e Adolescentes com AH/SD- Altas Habilidades/Superdotação no contexto do Sertão Baiano". Foi criado pela Brumadense Daiane Ribeiro Teles Hoffmann, que é Especialista na área de Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem e na Identificação de AH/SD - Altas Habilidades/Superdotação. O programa vai Instrumentalizar professores da Rede Pública para atuarem na identificação e no acompanhamento de Crianças e Adolescentes com AH/SD - Altas Habilidades/Superdotação. O programa foi aprovado pelo MEC - Ministério da Educação, através da SEMESP - SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. O programa terá início com o curso "Instrumentalização docente para Identificação e acompanhamento de Crianças e Adolescentes no Contexto do Alto Sertão Baiano" no mês de dezembro no IFBAIANO - Campus Guanambi e formará inicialmente 150 professores da rede pública. Trazendo a perspectiva de ser executado em todo o Estado da Bahia no ano de 2021. Segundo a Especialista o "objetivo do programa é ensinar o Educador a enxergar essas crianças e Adolescentes com potencialidades acima da média, retirando -os da Invisibilidade e garantindo o direito de inclusão, promovendo o desenvolvimento social e transformador".



  • Enem 2020: Inep disponibiliza materiais de apoio para o exame

    A dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, participantes podem acessar diversos conteúdos para se prepararem para esta edição do exame. Responsável pela aplicação do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza uma série de materiais que servem de suporte aos estudos de quem vai fazer as provas. O exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.783.357 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital. Por meio da Plataforma Videoprova em Libras, ainda é possível acessar todas as questões das provas passadas em Língua Brasileira de Sinais. A Cartilha do Participante, com orientações sobre a redação, também possui uma versão direcionada à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. Os participantes podem acessar o material pelo canal do Inep no YouTube. Ao todo, 52.598 pessoas solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado para o Enem 2020. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva.

     







  • Covid-19: Anvisa publica instrução que busca acelerar registro de vacinas

    Publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 77 tem como objetivo acelerar a disponibilização à população brasileira de registros de vacinas contra a Covid-19. Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medida só terá efeito se demonstradas qualidade, segurança e eficácia, conforme os requerimentos técnicos e regulatórios vigentes. O documento dispõe sobre o procedimento de submissão contínua de dados técnicos para o registro de vacinas contra o coronavírus. Na prática, permite a otimização da força de trabalho da Agência. Ou seja, à medida que os dados técnicos das vacinas forem sendo gerados e apresentados, a Anvisa vai trabalhando no aditamento das informações. Dessa forma, não será preciso, portanto, esperar a conclusão dos estudos para enviar os dados ao órgão regulador federal. Vale destacar, no entanto, que esse procedimento valerá somente para as vacinas de Covid que estiverem em fase 3 de desenvolvimento clínico. Segundo a norma publicada no Diário Oficial da União, a cada protocolo de aditamento de dados referentes à vacina, a Anvisa analisará a documentação em até 20 dias, contados a partir da data do protocolo. A empresa somente poderá protocolar um novo aditamento após a conclusão do mesmo tipo anterior. A empresa será comunicada por ofício sobre a conclusão da análise de cada aditamento.