-

O Ministério Público do Estado da Bahia lançou esta semana uma campanha de combate ao desmatamento e todas a suas consequências. Com o mote “O desmatamento ilegal está na mira do Ministério Público”, a campanha do projeto ‘Terra Protegida’ visa fortalecer o combate à prática em todo o estado. Atualmente, a Bahia é o terceiro estado do país com maior registro de desmatamento. Dados extraídos pelo Centro Integrado de Geoprocessamento do Centro de Apoio do Meio Ambiente do MPBA (Cigeo/Ceama), da plataforma MapBiomas, revelam que a Bahia fica atrás apenas dos estados do Pará e Maranhão em alertas de desmatamento. A campanha será divulgada em spots de rádio, peças digitais publicadas no site e Instagram do MPBA, outdoors, fronlihts e cartazes. O ‘Terra Protegida’ é um marco de inovação para o MP brasileiro, que pode transformar positivamente o cenário atual. Ele utiliza ferramentas avançadas de geotecnologia, automação e inteligência artificial para identificar com mais agilidade as áreas que estão sendo desmatadas, identificando ainda os infratores dos crimes ambientais. Além disso, conta com um painel para consulta pública para que a sociedade civil possa acompanhar áreas desmatadas e as providências que estão sendo tomadas, além de ser um espaço que fornecerá informações para pesquisadores e a imprensa. O projeto também busca assegurar a recuperação ambiental, tanto ecológica quanto formal do dano ambiental detectado. Ao utilizar geotecnologias para detectar desmatamentos, o ‘Terra Protegida’ possibilita a produção de provas para responsabilização dos infratores por meio de um relatório que permite aos promotores de Justiça aferirem o incremento da vegetação e garantir o cumprimento dos acordos de reflorestamento, contribuindo para mensurar o aumento da vegetação pactuada em Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

-

A tão aguardada final da Copa dos Campeões de Futsal 2024 está chegando! Prepare-se para uma noite de pura emoção, rivalidade e adrenalina no esporte que você ama, nesta sexta-feira, 29 de novembro. A noite começa com o embate decisivo do Futsal Feminino, às 20h, onde o Akatsuki de Brumado enfrentará o forte Aracatu Futsal Feminino. Logo em seguida, às 21h, é a vez do masculino, com uma rivalidade local que promete pegar fogo: União e Laricas, duas potências de Brumado, disputam o título de campeão. Para animar a galera, teremos o Paredão GL e, para fechar com chave de ouro, o show imperdível de Wagner Mathias. Não fique de fora desse espetáculo único. Venha torcer, vibrar e fazer parte de uma noite inesquecível. Participe e viva a emoção do melhor do futsal!

-

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,62% em novembro deste ano, portanto acima de 0,54% do mês anterior e de 0,33% de novembro do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxas de 4,35% no ano e de 4,77% em 12 meses. Oito dos nove grupos de despesa analisados pelo IBGE tiveram inflação na prévia de novembro, com destaque para os alimentos e bebidas, cuja alta de preços atingiu 1,34% no período. Entre os produtos alimentícios com maiores aumentos de preço na prévia de novembro destacam-se o óleo de soja (8,38%), o tomate (8,15%) e as carnes (7,54%). Outro grupo de despesas com inflação importante foi transportes (0,82%). No mês anterior, essa classe de despesa havia tido deflação (queda de preços) de 0,33%. O aumento de preços da prévia de novembro foi puxado por itens como passagem aérea (22,56%), ônibus urbano (1,34%), gás veicular (1,06%) e gasolina (0,07%). Outros grupos com alta de preços foram despesas pessoais (0,83%), habitação (0,22%), vestuário (0,36%), saúde e cuidados pessoais (0,18%) e comunicação (0,11%). Educação teve deflação de 0,01%. O IPCA-15 de novembro foi calculado com base em preços coletados entre 12 de outubro e 12 de novembro, em comparação com o período de 14 de setembro a 11 de outubro.

-

A Operação Sisamnes, deflagrada nesta terça-feira (26), investiga um esquema de corrupção envolvendo juízes, advogados, lobistas, empresários e assessores. Os envolvidos são acusados de vender decisões judiciais, vazar informações sigilosas, incluindo detalhes de operações da Polícia Federal, e explorar prestígio. A operação visa desarticular a rede criminosa responsável pela violação de sigilo funcional e corrupção. De acordo com as investigações, magistrados solicitavam valores para tomar decisões favoráveis a partes nos processos, comprometendo a integridade do sistema judiciário. Além disso, vazamentos de dados confidenciais sobre investigações da Polícia Federal colocaram em risco a segurança de operações e a proteção de testemunhas e agentes envolvidos. A operação, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cumpriu um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. O STF também determinou o afastamento dos envolvidos de suas funções públicas, o monitoramento eletrônico de servidores e magistrados suspeitos e a indisponibilidade de bens dos investigados.
-

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) uma operação na cidade de Boa Nova, no Sudoeste baiano. Os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão contra um homem acusado de crimes de dano ao patrimônio da União, caça de animais silvestres e posse de arma de fogo. A operação foi denominada de Bang Bang. Segundo a PF, o homem é acusado de derrubar a tiros placas de identificação do Parque de Refúgio de Vida Selvagem, de Boa Nova. Diligências preliminares levaram a PF a suspeitar que a destruição das placas da unidade de conservação foi realizada como vingança. O motivo seria a prisão em flagrante de um irmão do suspeito uma semana antes por posse ilegal de arma de fogo e caça na Zona de Amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova. O flagrante ocorreu durante fiscalização do ICMBio em conjunto com a PRF. Na ocasião, o homem detido teria ficado alterado e prometeu realizar atos contra a unidade de conservação e contra os servidores do ICMBio. Como forma de reunir provas de autoria dos crimes, a Polícia Federal acionou a Justiça pelas medidas de busca e apreensão, que foram cumpridas nesta terça em endereços de Boa Nova.

-

As chuvas que atingem a Bahia já causaram estragos em, pelo menos, 39 cidades do estado desde o fim de semana. Aulas suspensas, carros submersos e uso de canoa em ruas alagadas foram algumas das consequências do temporal. O balanço divulgado pelo Governo do Estado na noite de segunda-feira (25) aponta que, entre as localidades mais afetadas, estão Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador. Moradores de Barreiras e Vitória da Conquista também enfrentaram transtornos. Apesar dos problemas, não há registro de mortos e feridos. Durante a tarde, representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram para avaliar a situação de cada município, alinhar esforços para reduzir os impactos e apoiar populações atingidas. A chuva forte deve continuar em quase toda a Bahia até esta terça-feira (26), conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Confira a lista de cidades afetadas abaixo:
Pindobaçu
Anagé
Morro do Chapéu
Uruçuca
Correntina
Itabela
Livramento de Nossa Senhora
Encruzilhada
Pau Brasil
Lapão
Lençóis
Wenceslau Guimarães
Macarani
Ipiaú
Caem
Ruy Barbosa
Jaguaquara
Porto Seguro
Ibipitanga
Ibitiara
Alcobaça
Guaratinga
Simões Filho
Itaquara
Barra do Rio Grande
Barra do Rocha
Ibipeba
São Félix do Coribe,
Jacobina
Macururé
Riachão das Neves
Santa Rita de Cássia
Gandu

-

Na foto: André Berkovitz, Geane, deputado Marcelino Galo e o empresário Zé Soares
O vereador André Berkovitz está cumprindo agenda em Salvador. Ele já se encontrou com o Deputado Estadual Marcelino Galo, o qual ouviu suas solicitações e se comprometeu a destinar emendas para beneficiar o município.
Dentre os benefícios solicitados por André está uma mecanização agrícola para a comunidade rural Fazenda Juazeiro e uma ambulância para compor a frota da saúde que, segundo o vereador, vai fortalecer ainda mais o belíssimo trabalho que o prefeito Gerson Martins já vem fazendo nesta área.
Em companhia de André esteve o empresário Zé Soares, da empresa Pão Nosso, além de Jeane, que o vereador também levou para viabilizar uma cirurgia bariátrica, pois a mesma enfrenta problemas de saúde e precisa com urgência do procedimento.
Sempre atuante, o vereador André Berkovitz foi reeleito e promete continuar trabalhando para que os rioantonienses tenham dias cada vez melhores.

-

A ceia de Natal de 2024 ficará significativamente mais cara para os brasileiros, com alimentos típicos subindo, em média, 9,14% segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Uma cesta natalina completa com 15 itens, como panetone, lombo e vinho, custa R$ 439,30 em novembro deste ano, contra R$ 402,50 no mesmo período do ano passado. O azeite de oliva foi o item com maior aumento (21,30%), seguido pelo lombo (19,72%) e suco de laranja (16,19%). Outros itens como peru, bombons e frutas também apresentaram altas. Na capital baiana, consumidores adotam estratégias como pesquisar preços e dividir os custos com familiares. Economistas apontam que fatores como clima e logística contribuíram para os aumentos, especialmente nas carnes, que tiveram altas expressivas, como o pernil (+17,80%) e o filé mignon (+16,87%). Apenas a farofa apresentou queda de preço (-7,23%). As frutas e os sucos também subiram, impactados por problemas climáticos.
-

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para considerar constitucional a presença de simbolos religiosos em predios do governo, se o propósito for manifestar a tradição cultural da sociedade. Os votos a favor foram do ministro Cristiano Zanin, os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. O ministro Edson Fachin votou a favor com ressalvas. A ação alcançou maioria a favor, mas o julgamento ainda está em andamento no plenário virtual e deve ser encerrado na terça-feira (26). O Ministério Público (MP), acionou o STF após pedido que acionou o órgão para a remoção de objetos religiosos como crucifixos e imagens de órgãos públicos sob o argumento de que a presença do símbolos violava o princípio de laicidade. O MP entendeu que a solicitação envolvia o direito à liberdade religiosa e o princípio do Estado laico previsto na Constituição.
-

Um carro caiu em um barranco na noite deste domingo (24) em Vitória da Conquista. O carro acabou preso na valeta. Chovia no momento do acidente. A condutora do veículo, identificada como Lays Macêdo, aparentemente não sofreu ferimentos.
-

O Aedes aegypti é um vetor de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya, que trazem sérios problemas à saúde pública. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria da Saúde (Sesab) notificou, até novembro de 2024, mais de 230 mil casos prováveis de dengue. Em resposta ao aumento de casos em sua região, Lagoa Real, os estudantes Maria Agnes, Ana Júlia Castro, Lucas Wendel, Samilly Fernandes e Yasmin Aguiar, do Colégio Estadual Luís Prisco Viana, sob orientação de Murillo dos Santos, desenvolveram um repelente natural à base de citronela, cravo-da-índia, alecrim e hortelã-pimenta para ajudar no combate ao Aedes aegypti e outros mosquitos. A estudante Maria explica que as plantas foram escolhidas com base em uma pesquisa sobre suas propriedades. “A citronela, por exemplo, é amplamente conhecida por seu efeito contra mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. O cravo-da-índia contém eugenol, um composto natural com forte efeito repelente. Já o alecrim e a hortelã-pimenta foram escolhidos tanto por suas propriedades repelentes quanto por seu potencial para criar um aroma agradável. Optamos por uma combinação dessas plantas para maximizar a eficácia do produto de forma natural”, explica. Após desenvolverem a fórmula do repelente, o produto foi submetido a diversos testes. “Os primeiros ocorreram em ambiente controlado, com mosquitos, para observar a eficácia em condições seguras. Em um segundo momento, testamos o repelente em ambientes reais, aplicando o produto e analisando sua capacidade de repelir os mosquitos. Também realizamos o teste de pH, no qual verificamos que o nosso produto obteve média 6,0 na escala. Esse teste foi essencial para verificar se o pH do produto era adequado e seguro para aplicação na pele humana, prevenindo possíveis irritações”, afirma Maria.
-

Mais de oito toneladas de drogas foram apreendidas em toda Bahia nos dez primeiros meses desse ano. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e incluem as apreensões em Salvador, Região Metropolitana e também no interior baiano. As operações desmontaram 20 laboratórios de drogas em várias regiões da Bahia. Os últimos foram desarticulados no bairro de Itapuã e em Vila de Abrantes, na Região Metropolitana de Salvador, com apreensão de 120 kg de maconha Nos dez primeiros meses do ano, cerca de 500 mil pés de maconha foram erradicados pelas equipes policiais, informou ainda a SSP.

-

Cerca de 85 mil mulheres adultas e jovens foram assassinadas intencionalmente no ano passado, segundo dados publicados nesta segunda-feira (25) pela Organização das Nações Unidas. Segundo a ONU, 60% delas foram mortas por seus cônjuges ou por outros membros da família. Segundo o relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da ONU Mulheres, os dados revelam que acontecem em média 140 mortes por dia ou então uma morte a cada 10 minutos. Nas Américas e na Europa, a maioria dos feminicídios é cometido em sua maioria pelo parceiro. Já em outras partes do mundo, outros membros da famílias são os principais envolvidos nos crimes. A ONU ainda revela que as vítimas sofreram com violência física, sexual ou psicológica antes de morrer, segundo dados disponíveis em alguns países.

-

A licença ambiental concedida pelo Município de Tremedal à Mineração Raposa Ltda para exploração de minérios foi suspensa, em caráter liminar, pela Justiça. Atendendo aos pedidos apresentados em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Vladimir Ferreira Campos, a juíza Thalita Anselmo Pimentel também determinou à mineradora que não realize as atividades relacionadas à lavra de rocha ornamental (granito e xisto) e que retire toda e qualquer cultura, obra ou construção que tenha relação com a lavra do imóvel rural onde atua. Segundo o promotor de Justiça, a mineradora está realizando as suas atividades sem licenciamento ambiental válido e vem causando sérios danos ao ecossistema existente na região. Atenta à solicitação dele, a juíza também obrigou a empresa a recompor a cobertura florestal degradada na localidade. Nos próximos 60 dias, a empresa deverá apresentar Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ou Projeto Técnico de Recuperação Florestal (PTRF), com cronograma de execução com prazo máximo de um ano. Na ação, Vladimir Campos informa que relatório de fiscalização elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) atestou a supressão de vegetação nativa do bioma caatinga e a existência de erosão na área de escavação, que pode afetar o açude vizinho ao empreendimento. “Além disso, há indícios de irregularidade no licenciamento ambiental concedido pelo Município de Tremedal, especialmente por conta da inadequação técnica e administrativa do Município para realizar o licenciamento de empreendimentos de médio e grande porte, o que compromete a legalidade da autorização concedida para a atividade mineradora”, ressalta ele.

-

Uma menina de 13 anos foi vítima de estupro em Barra da Estiva. De acordo com a Polícia Civil, a ocorrência aponta que o suspeito é um homem de 52 anos, vizinho da garota, no entanto não informou se ele já foi localizado e detido. Em nota, a polícia disse que demais informações não serão divulgadas em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O crime é investigado pela Delegacia Territorial de Brumado.

.gif)

.gif)




