• Prefeito flexibiliza abertura de salões de beleza e lojas em Guanambi

    Foto: Vbs Drones - Victor Boa Sorte

    Decreto assinado pelo prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSD) flexibilizou a abertura de salões de beleza e lojas. Atualmente, o município conta com 59 pacientes confirmados com Covid-19. No decreto, constam com a permissão de funcionamento lojas de atacado e varejo,  que poderão receber clientes, porém com limitação determinada pela metragem de cada estabelecimento. O mesmo decreto inclui reabertura de salões de beleza e centros de estética, mas o cliente precisa agendar o atendimento para evitar aglomeração. De acordo com o decreto, os comércios devem seguir a seguinte determinação: Até 100 m² até 5 pessoas por vez; Até 200 m², até 10 pessoas por vez; Até 300 m², até 15 pessoas por vez;  Superior a 300 m2, deverá ser estabelecida a cada 6,25 m2 por pessoa, limitado a 1/3 dessa capacidade. O distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5 m (um metro e meio) deverá ser respeitado. O uso de máscara continua obrigatório tanto para funcionários quanto para clientes. Os estabelecimentos devem fornecer álcool gel e evitar a formação de filas que não respeitem esse distanciamento.



  • Rio do Antônio atualiza Boletim Epidemiológico

    A Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Antônio informou que até as 18 horas deste sábado, 06 de junho, o município registou: 55 pessoas que chegaram de viagem estão em monitoramento; 05 casos monitorados com isolamento (Pacientes em monitoramento e isolamento sem exigência de notificação para coleta de exames); 02 casos suspeitos notificados com isolamento aguardando resultado de exame; 09 descartado; 03 confirmados com teste rápido; 01 confirmado com exames realizado no laboratório (Lacen). 03 casos curados;  Nenhum óbitos. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen. Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do município. “Sua participação é fundamental para conter o avanço do vírus, adote as medidas de higiene e não saia de casa”, reforça a secretaria.  



  • Brumado: Vereador Elias Piau é acionado na justiça por calúnia

    Foto: Montagem Destaque Bahia ( à esquerda, vereador Elias Piau - à direita, empresário Márcio Moreira)

    O empresário brumadense Márcio Moreira ingressou ação por calúnia contra o vereador Elias Piau, em Brumado. O vereador foi acionado na justiça após compartilhamento de texto em grupos de aplicativo de mensagem. ”Entretanto [Márcio Moreira], sofreu injusta, ilegal e criminosa agressão a sua integridade moral ao tomar conhecimento por meio de divulgação na internet através do site Sudoeste Acontece no link: https://sudoesteacontece.com.br/eleicoes -2020 -vereador -elias -piau -em -rede -sociais -diz -que -marcio - moreira -manda - e -rouba -da -prefeitura -de -brumado/ A acusação leviana e desprovida de provas, foi originalmente veiculada pelo vereador às 08:40 do dia 05 de junho de 2020 no status do seu WhatsApp onde o mesmo divulgou a todos os seus contatos via status pessoal termos ofensivos à honra do empresário”, consta na ação.  O texto observa ainda que ”o empresário, além de cidadão comum e honrado , já foi vereador neste município e atualmente é suplente ao cargo de Deputado Estadual, fatos que o tornam uma pessoa pública, mas que não credencia o vereador a fazer tais ofensas e acusações, muito menos sem provas. Estes fatos, por óbvio, alimentaram o sentimento de fúria dos adversários políticos que culminou no ápice da famigerada veiculação agravada pela sua ardilosa forma de divulgação escolhida, qual seja, as redes sociais e posteriormente veiculada via internet de onde o empresário tomou conhecimento, está evidente a acusação no texto, de forma clara e expressamente ‘...o Márcio Moreira que hoje manda e rouba na Prefeitura...’, “.







  • Maetinga: Disputa entre proprietários de provedores de  internet vai parar na delegacia

    Foto: Destaque Bahia

    Um empresário do ramo de provedor de internet, com atuação em Maetinga,  registrou na Delegacia Territorial de Brumado que teve o sistema invadido por hackers. Ele  relatou que os cliente ficaram sem o serviço e para estabilizá-lo fica a mercê da “boa vontade” dos hackers. Durante o registro da ocorrência, o empresário apresentou ainda cópias dos prints de conversas do Whatsapp, nas quais uma pessoa, identificada por “Guerreiro” fala que foi contratado por um concorrente do empresário para fechar o provedor do mesmo. Em outra conversa, o hacker  fala que os ataques podem estar sendo financiados por uma pessoa, o qual também tem um provedor de internet. O empresário disse ainda que vem sofrendo ameaças, a exemplo de pagar uma contraproposta para que os ataques venham a cessar. A Polícia Civil investiga o caso.



  • Homem é detido acusado de tráfico de drogas em  Presidente Jânio Quadros

    Foto: Divulgação / Caesg

    Na noite do último sábado (08), por volta das 20h30min, após realização de denúncia referente à tráfico de entorpecentes, a guarnição da Cipe Sudoeste se deslocou até a Rua Manoel Isaque Sobrinho, no município de Presidente Jânio Qiadros, onde encontrou com um indivíduo e posteriormente em sua residência  a quantidade de 761 buchas de substância semelhante à maconha e mais 90 papelotes de substância semelhante à cocaína. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo que foi conduzido até a delegacia de Brumado onde foi lavrado flagrante.



  • Grande quantidade de droga é apreendida em Maetinga

    No último sábado (06), por volta das 19h40min, ao realizar rondas e abordagens  na cidade de Maetinga a Guarnição a CIPE SUDOESTE encontrou com um indivíduo a quantidade de 05 buchas de substância semelhante à maconha e quando questionado levou a guarnição até o local de origem, onde foram encontradas mais 43 buchas de substância semelhante à maconha e 14 papelotes de substância semelhante à cocaína. Diante do fato foi dada voz de prisão ao indivíduo que foi conduzido até a DP de Brumado onde foi lavrado flagrante em seu desfavor. 

    MATERIAL APREENDIDO: 

    48 (Quarenta e oito) Buchas de Substituição semelhante à maconha,

    14 (Quatorze) papelotes de Substância semelhante à cocaína.







  • PC e PM desarticulam facção em Bom Jesus da Lapa

    O trabalho integrado das polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas resultou na desarticulação de uma facção, na cidade de Bom Jesus da Lapa, região Oeste da Bahia. Cinco criminosos foram flagrados com armas e drogas, na manhã deste sábado (6).

    Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos no bairro Nova Brasília. Quatro foragidos da Justiça tentaram escapar entrando em confronto com as forças de segurança. Três acabaram feridos, foram socorridos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram.

    Um dos traficantes com mandado de prisão acabou preso e outro comparsa, que guardava entorpecentes, terminou capturado em flagrante. 

    Com o quinteto os policiais apreenderam uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições, quatro celulares, cerca de 300 porções de maconha, cocaína e crack, além de R$ 450 reais.

    Participaram da operação equipes da 24ª Coorpin e da 38ª CIPM, ambas sediadas em Bom Jesus da Lapa.



  • Família procura por brumadense que desapareceu desde o dia 03 deste mês

    Denilson Dos Santos Alves está desaparecido desde o dia 03 (quarta-feira), deste mês.
    Ele saiu de casa, segundo familiares que registraram o boletim de ocorrência na delegacia, e não mais retornou. Várias buscas já foram realizadas, mas até o momento sem êxito.
    Quem tiver qualquer informação pode estar entrando em contato através do telefone: 77 9 98079713.







  •  Caetité: artistas da cidade receberão auxílio alimentar devido a Pandemia

    Os artistas caetiteenses que atuam nas áreas da música, dança, teatro ou qualquer outra modalidade cultural, como artesãos, e que não estejam já recebendo outra modalidade de auxílio social e estão enfrentando dificuldades devido a pandemia da Covid-19 poderão solicitar apoio alimentar junto à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt). O cadastramento será feito exclusivamente de forma virtual, a fim de se evitar aglomerações. Se você está nesta situação, ou conhece algum agente cultural que passa dificuldades, tire as suas dúvidas pelo telefone (77) 9 8130 6706 (Whatsapp) ou pelo e-mail secelt@caetite.ba.gov.br – onde informações mais detalhadas serão fornecidas caso a caso.







  • Feminicídio cresce na Bahia em 2020

    De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), de janeiro a maio deste ano, 48 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado.  O número contabiliza cinco casos a mais do que o registrado no mesmo período de 2019. Desse total, apenas seis ocorreram em Salvador enquanto os demais foram em diversas cidades do interior baiano. Segundo o secretário da pasta, Maurício Barbosa, esses crimes representam um grande desafio para a SSP-BA e para toda a rede de proteção à mulher. “Eu tenho pedido à minha equipe pra que a gente consiga distinguir dentro desse universo de feminicídio aqueles casos onde já houve um registro anterior ou há tentativa de obtenção, por parte da mulher, de medida cautelar perante a Justiça”, pontua Barbosa em entrevista ao Bahia Notícias. O objetivo é obter um “raio-x” da situação que possibilite adotar medidas de prevenção e de repressão diferenciadas. Ele espera ter esses dados em mãos dentro de 15 dias. Concomitante a isso, delegacias estão com quadro de funcionários reduzido e as mulheres têm encontrado dificuldades para registrar queixas. Isso pode explicar a redução nos crimes de ameaça (58,2%), estupros (46%), injúrias (76,8%) e lesões corporais (33,2%) contra mulheres registrados no primeiro mês da quarentena, de 16 de março a 16 de abril. Diante desses e outros indícios de subnotificação, uma comissão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propôs a criação de uma delegacia digital de atendimento à mulher (veja aqui), como já ocorre em outros estados.







  • Homem é socorrido em estado grave após ser alvejado por vários tiros em Brumado

    Um homem foi alvejado por pelo menos cinco tiros no bairro Santa Tereza, em Brumado, na noite desta sexta-feira (05).
    De acordo com informaçoes obtidas pelo Destaquebahia, Caio Costa Santos, 26 anos, foi alvejado dentro dentro de uma casa; segundo informaçoes de populares, o autor efetuou os disparos e logo após evadiu do local em uma motocicleta.
    A Polícia foi acionada, assim como o Samu 192, que realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima em estado grave ao Hospital. Até o fechamento desta matéria nenhum suspeito pelo crime havia sido preso.



  • Aracatu confirma mais 02 casos de Covid-19

    Foto: Fabiano Neves / Destaque Bahia

    A Secretaria Municipal de Saúde de Aracatu comunicou que nesta sexta-feira (05) foram confirmados mais dois casos do Novo Coronavírus no município. Trata-se da esposa do último caso confirmado no dia 31/05, que também foi submetida ao teste RT-PCR, onde foi constatado a infecção pela doença. O outro caso confirmado é um senhor de 57 anos, que teve contato com uma pessoa vinda de São Paulo, assintomática esse contato se deu há mais de 20 dias e, esse senhor foi submetido ao teste rápido com resultado positivo. Informamos que o mesmo já se encontra em alta e sem sintomas. “Ressaltamos, a importância do cumprimento do isolamento social, pois o número de casos positivos com relação a nossa população, é muito preocupante, e estudos científicos já comprovaram que o isolamento social é a única maneira para evitar a propagação descontrolada do vírus. Não estamos em momento festivo, e nem de férias, mas de enfrentamento coletivo de um cenário pandêmico. A sua casa é uma barreira sanitária, e o lugar mais seguro! Faça sua parte, contribua com a saúde pública. Só saia de casa em caso de extrema necessidade e usando máscara”, reforça a secretaria.

     



  • Pesquisa vai utilizar plasma sanguíneo em pacientes infectados com Covid-19

    Foto: MCTIC

    Um estudo realizado por cinco hospitais brasileiros começou a testar o uso de plasma sanguíneo em pacientes com a Covid-19. A pesquisa inclui 120 participantes e vai verificar se o plasma de pacientes já recuperados (convalescentes) pode ajudar no tratamento de infectados pela doença. O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da empresa pública Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e faz parte da estratégia da RedeVírus. O plasma sanguíneo é obtido de pessoas que já foram curadas da Covid-19 e desenvolveram anticorpos para a doença. “O objetivo da pesquisa é observar se o uso do plasma de pacientes convalescentes tem benefício no tratamento de pessoas com formas mais graves de Covid-19”, reforça o coordenador do estudo, o infectologista Esper Kallás, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa obteve aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e envolve o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein. Os testes começaram no dia 2 de junho, com a inclusão dos primeiros voluntários com Covid-19. Os pacientes que preenchem os critérios estabelecidos são convidados pelos cinco centros participantes, que harmonizaram a forma de realizar o estudo e seguem o mesmo protocolo.



  • Comércio de Brumado mantém funcionamento, informa a CDL

    Foto: Destaque Bahia

    A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado se reuniu com integrantes da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde para tratar das medidas de contenção ao novo Coronavírus (Covid19), e, em consenso, ficou decidido que, de acordo com a segurança pautada nos dados e análises, feita sob todas as ações tomadas pelo o executivo, o comércio continua com o funcionamento das atividades, liberadas em decreto, funcionando normalmente. “A CDL agradece tanto ao executivo, que está apoiando nossas argumentações, quanto a todo o comércio que está mantendo o comportamento e se preocupando com o coletivo e nossa saúde como um todo. Pedimos a todos que mantenham-se firmes no comportamento de fiscalização daqueles que se mostram resistentes a obedecer os acordos e decretos, não se adequando aos mesmos e nos colocando vulneráveis a possíveis situações de agravamento da pandemia. denunciem aqueles que não se importam consigo nem com os outros”, informa a entidade.







  • Cidades da Chapada Diamantina completam 10 dias sem mortes

    Fotos: Alberto Coutinho/SSP-BA

    As cinquenta e cinco cidades da Chapada Diamantina, na Bahia, completaram na quinta-feira (4), dez dias sem homicídios. O último caso foi registrado no dia 25 de maio, no município de Barra. O comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Chapada, coronel Válter Araújo, destacou o patrulhamento ostensivo, inclusive nas zonas rurais. "Ampliamos a aproximação com a população, diversificamos os pontos de atuações das guarnições, entre outras medidas estratégicas", explicou o oficial. Flávio Góis, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), ressaltou a integração entre as forças de segurança e as operações recentes em Itatim e Seabra. "Redobramos os esforços contra o tráfico de drogas. Infelizmente o consumo existe e isso desencadeia uma disputa por pontos de venda. Continuaremos combatendo com inteligência policial", afirmou o delegado.Fazem parte da Chapada Diamantina as cidades de América Dourada, Uibaí, Bonito, Ibititá, São Gabriel, Irecê, Xique-Xique, Barra, Canarana, Gentio do Ouro, Mulungu do Morro, Buritirama, Barro Alto, Ibipeba, Cafarnaum, Central, Jussara, João Dourado, Lapão, Presidente Dutra, Itaguaçu da Bahia, Morro do Chapéu, Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Wágner, Ibiquera, Itatim, Marcionílio Souza, Mundo Novo, Itaberaba, Itaetê, Lajedinho, Macajuba, Ruy Barbosa, Milagres, Baixa Grande, Iaçu, Utinga, Pintadas, Ipirá, Abaíra, Boninal, Ibitiara, Novo Horizonte, Iraquara, Ipupiara, Mucugê, Piatã, Souto Soares, Andaraí, Palmeiras, Nova Redenção, Lençóis, Seabra e Brotas de Macaúbas.

     







Estamos nas redes sociais