• Caminhoneiros criticam alta do diesel e ameaçam greve em 10 dias

    Grupo de caminhoneiros critica o aumento de dez centavos de real no valor do diesel anunciado nesta quarta feira, 17, pela Petrobras. Há ameaças de paralisação em todo o país em um prazo de, no máximo, dez dias.

    “Esse governo está louco”, afirma o caminhoneiro Wanderlei Alves, conhecido como Dedéco, que foi considerado um dos líderes da greve de 2018. Segundo ele, dez centavos não é pouco para a categoria. Ele exemplifica dizendo que gasta 9.000 reais em combustível por mês e, com o aumento de dez centavos, o custo subirá em 900 reais.    

    “Eu deixei as minhas intenções bem claras para o governo federal. A paralisação estava marcada para o dia 21 de maio, mas, se houvesse aumento no preço do combustível, íamos parar tudo antes”, afirma Dedéco. Ele acrescenta que, se fosse por ele, a paralisação começaria já na segunda-feira, 22, mas, como o grupo precisa decidir em conjunto, o prazo não passaria de dez dias.

    A solução defendida pelo caminhoneiro para o problema seria estagnar o preço do diesel até que haja um piso mínimo para o frete. “O preço do combustível sobe e o frete não. A conta não fecha.”

    Ele ainda afirma que a liderança dos caminhoneiros que está em contato com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, não representa a classe. “Muitos deles nem têm caminhão. Eles não sabem o que é viver como a gente.”

    Reajuste do diesel

    Após a interferência da semana passada de Jair Bolsonaro na política de preços da Petrobras, que fez a companhia voltar atrás no reajuste divulgado, o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, anunciou nesta quarta-feira, 17, aumento de R$ 0,10 no preço do diesel nas refinarias, para, em média, 2,2470 reais o litro. O novo valor já entra em vigor a partir de amanhã. 

    O reajuste é de 4,8%, em média, abaixo dos 5,7% que foram anunciados na semana passada e depois cancelados. Naquele dia, o aumento seria de R$ 0,12 –de 2,1432 reais para 2,2662 reais por litro. Segundo Castello Branco, a alta foi menor porque o frete marítimo caiu.

    Questionado sobre o reajuste no diesel impactar na decisão dos caminhoneiros de fazer nova greve, Castello Branco afirmou que foi justamente essa preocupação que o fez adiar o ajuste na semana passada. “Todos nós sofremos com a greve dos caminhoneiros no ano passado. Foi com base nisso que sustei o ajuste”, disse.

    Entenda o caso

    Na quinta-feira, 12, a Petrobras anunciou um reajuste de 5,7% no preço do óleo diesel, mas mudou de ideia horas depois. A alta no preço do combustível seria a maior desde que os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da petroleira, Roberto Castello Branco, assumiram os cargos, e mediante a tensão com os caminhoneiros, Bolsonaro admitiu ter ligado para Castello Branco para conversar sobre o valor. Um dia após o episódio, as ações da Petrobras despencaram e a estatal perdeu 32 bilhões de reais em valor de mercado em apenas um dia.

    No mês passado, a Petrobras, a pedido do governo diante de ameaça de greve dos caminhoneiros, estendeu o prazo de reajuste do combustível. A companhia se comprometeu a não fazer reajustes inferiores a 15 dias. Anteriormente, a empresa adotava uma política de mantê-los estáveis por curtos períodos de tempo de até sete dias. 

    A Petrobras tem informado que sua política de preços busca a paridade de importação, tendo como referência indicadores internacionais como câmbio e petróleo, em busca de rentabilidade. Eventuais perdas com a manutenção dos preços seriam evitadas com hedge.(VEJA.com )

    CONTINUE LENDO


  • Bahia está na lista de destinos que Obama quer visitar no mundo

    O ex-presidente americano Barack Obama quer voltar ao Brasil, agora como turista. "Eu amo a América Latina, já estive no Rio e em São Paulo, mas há partes da Bahia que gostaria de conhecer", afirmou.

    A declaração foi dada em entrevista ao diretor-executivo da rede de hotéis Hilton, Christopher Nassetta, durante o encontro anual do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo, na sigla em inglês), realizado no início do mês, em Sevilha, na Espanha.

    Obama também citou o Brasil ao falar da importância de facilitar a entrada de turistas, para o bom desempenho econômico do setor. "Vimos um grande aumento no número de brasileiros com renda compatível e que queriam visitar a Disney e outros lugares dos EUA. Mas eles só conseguiam fazer o visto em São Paulo e no Rio, e o país é enorme, então isso iria limitar nosso desempenho", afirmou.
     

    Hoje, brasileiros também podem obter o visto americano em Porto Alegre, Recife e Brasília.

    De volta à sua lista de desejos, o ex-presidente disse que gostaria de visitar o Chile e a Argentina, especialmente a região da Patagônia. "E a Antártica. O Serviço Secreto americano não ficou muito animado com a logística [que a viagem demandaria] porque se o tempo virar, podemos ficar sem comunicação por semanas. Mas, agora que eu não sou mais presidente, talvez eu faça essa viagem", disse.

    Outra atração que Obama quer visitar é o templo Taj Mahal, na Índia. Ele chegou a programar uma visita programada, em 2015, mas precisou cancelá-la. "O rei Abdullah, da Arábia Saudita, morreu, então decidimos ir para Riad [capital da Arábia Saudita]."

    Também foi um imprevisto que o fez perder uma visita marcada ao templo Angkor Wat, no Camboja, outro lugar em sua lista de destinos para conhecer. "Eu estava no Camboja para uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático, a apenas duas horas de Angkor, e não consegui ir por causa de uma crise nos Estados Unidos", afirmou.

    Ao lembrar de viagens que o marcaram, contou sobre um mochilão que fez pela Europa, depois de se formar na faculdade.

    "Não fiquei no Hilton porque não tinha dinheiro para isso, fiquei em hostels e todo o dia comprava baguetes e queijo, e, de vez em quando, um vinho. E era isso que comia."

    Ele contou ainda que pegou um ônibus noturno de Madri para Barcelona, e lá ficou amigo de outro viajante, que não falava inglês. Eles se comunicaram em um espanhol precário. Obama dividiu com ele seu pão e o viajante compartilhou o vinho que trazia.

    "Nós chegamos em Barcelona no amanhecer e eu lembro de caminhar em direção às Ramblas com o sol nascendo. Viagens como essa são inesquecíveis porque elas fazem parte de você, como jovem, tentando descobrir o seu lugar no mundo."

    A estadia em Barcelona aconteceu logo antes de Obama passar um mês no Quênia, o país natal de seu pai, também chamado Barack Obama. Nessa viagem, incluída entre as inesquecíveis pelo ex-presidente, ele conta que o objetivo era se conectar com o pai, com quem teve pouco contato. Ele era economista e morreu em um acidente de carro em Nairóbi em 1982.

    O ex-presidente americano Barack Obama durante encontro do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), em Sevilha, na Espanha Divulgação/WTTC/Flickr Homem de terno sentado em cadeira com microfone na mão    Obama afirmou ainda que viajar ajuda as pessoas a ter menos medo de culturas diferentes e é uma forma de lembrá-las do valor da diversidade.

    "[Viajar] me fez apreciar mais os Estados Unidos, mas também perceber que há muitos outros países maravilhosos com pessoas maravilhosas, e elas também têm orgulho de suas coisas."

    "Se você está andando por uma pequena vila no Quênia e vê uma mãe brincando e rindo com uma criança, a cena não é diferente de uma mãe com sua criança na Virgínia (EUA) ou no Havaí", acrescentou.



    *A jornalista viajou a convite do WTTC.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: Acusado de sequestrar empresário é transferido e deve cumprir 13 anos de prisão em regime fechado

    Foto: Destaque Bahia

    Um dos homens acusados de sequestrar um empresário aracatuense, que reside em Brumado, foi transferido na manhã desta quarta-feira (17), para o conjunto penal de Vitória da Conquista. O sequestro ocorreu no dia 30 de janeiro de 2018 e chamou atenção de todos, por se tratar de um crime jamais registrado antes em Brumado. 

    Na época, a investigação foi capitaneada pelo Delegado Titular Leonardo Soares e pelo Delegado Regional Leonardo Rabelo, contando com o apoio do Delegado Elvander Miranda, do DRACO.
    Por decisão de familiares da vítima o resgate foi pago e a pessoa libertada, cerca de 15 horas após o sequestro, na cidade de Vitória da Conquista.
    O acusado, Valdinei dos Santos Dias, agora irá cumprir 13 anos de prisão em regime fechado no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.







  • Idoso morre em grave acidente na BA-148 em Brumado; vítima estava sem capacete

    Foto: Destaque Bahia

    Um idoso morreu em um grave acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (17), no trecho da BA-148 que liga Brumado a Livramento de Nossa Senhora. José Maria Isaias da Silva, de 65 anos, trafegava pela rodovia com uma motocicleta quando colidiu frontalmente com um veículo, sofrendo diversas fraturas pelo corpo. De acordo informações obtidas pelo Destaue Bahia, a vítima não utilizava capacete, equipamento de segurança obrigatório, no momento do acidente. Os integrantes do veículo não sofreram ferimentos. A polícia Rodoviária Estadual foi acionada para registro da ocorrência e o Departamento de Polícia Técnica compareceu ao local para realizar o levantamento do corpo. 



  • Fique sempre na moda com as novidades da loja virtual Lane Castro Store; preço baixo e entrega para todo Brasil

    Acreditamos que a moda é uma forma de expressão e todos somos livres para escolher como se vestir. Nós da Lane Castro Stores, trabalhamos com tecidos e jeans de qualidade, preço baixo, sendo assim, você cliente ficará sempre satisfeito.

    Fique sempre na moda com as novidades da loja virtual Lane Castro Store; preço baixo e entrega para todo Brasil

    Atenderemos na cidade de Rio de Contas com espaço físico, e também realizaremos vendas pelo Instagram e Whatsapp, enviando para todo Brasil. 77-981252457.

    Clique aqui e Siga Nossa Página no Instagram e confira todos nossos produtos







  • Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem já está disponível

    Participantes que solicitaram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir se os pedidos foram ou não aceitos. O resultado está disponível desde a tarde de hoje (17) na Página do Participante.

    Para consultar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha criada na hora de fazer a solicitação. 

    Os estudantes que não tiverem a solicitação aceita poderão entrar com recurso no período de 22 a 26 de abril, também na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado no mesmo endereço, a partir de 2 de maio.

    Para participar do exame, os estudantes - com ou sem isenção da taxa - devem fazer a inscrição no período de 6 a 17 de maio.

    Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

    O prazo para pedir a isenção da taxa do Enem terminou no último dia 10. A taxa de inscrição deste ano é R$ 85.

    Também nesta quarta-feira foi divulgado o resultado das justificativas dos estudantes que não pagaram o Enem 2018 e que, por algum motivo, faltaram às provas. Para pedir isenção novamente este ano, esses estudantes tiveram que apresentar uma justificativa da ausência. 



  • Câmara aprova projeto para criação de Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    O Projeto de Lei 08/2019 que institui Agerb - Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto do Município de Brumado foi aprovado por 10 votos favoráveis e 2 contrários, em segunda votação na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado que foi antecipada, devido ao feriado da Sexta-feira Santa, para esta quarta-feira (17). O projeto de autoria do Poder Executivo Municipal, não teve dificuldades para a sua aprovação, lembrando que o mesmo projeto acabou sendo rejeitado na gestão anterior, mas, agora, uma nova discussão se estabeleceu entre os parlamentares e a bancada de situação confirmou a sua sintonia com a gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos. Os votos contrários foram dos vereadores Zé Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV). 



  • Rio do Antônio: Polícia Civil elucida furtos e recupera animais no Distrito de Ibitira

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    Após inúmeros registros de furtos de animais ocorridos no Distrito de Ibitira e região, a Polícia Civil passou a investigar os delitos e conseguiu encontrar, na zona rural de Malhada de Pedras, o local onde os animais eram mantidos até serem repassados e vendidos a terceiros.

    Foram localizados 5 (cinco) porcos, 01 (uma) vaca e 01 (um) bezerro, furtados em uma fazenda situada em Ibitira, em duas oportunidades distintas, os quais foram imediatamente restituídos ao proprietário pela Delegada Ellen Lages Pierote.

    Vale ressaltar que Policiais Militares da 34ª CIPM também deram apoio à Polícia Civil na remoção dos animais do local.

    Os autores não foram presos, pois evadiram-se do local assim que perceberam a aproximação dos policiais, mas já foram identificados e responderão a inquéritos policiais pela prática do crime de furto.



  • Grupo causa terror após invadir cidade, explodir caixa eletrônico com dinamite e disparar tiros contra delegacia no sul da Bahia

    Foto: Bahia 10

    O caixa eletrônico do banco Bradesco na cidade de Arataca, sul da Bahia, foi explodido na madrugada desta quarta-feira (17), segundo informações da Polícia Militar. A agência ficou destruída, perdeu as portas e parte do reboco de uma das paredes se soltou. Não há registro de feridos.

    De acordo com a polícia, criminosos armados causaram momentos de terror na cidade que possui cerca de 11 mil habitantes. O grupo invadiu Arataca por volta das 2h, explodiu o caixa eletrônico e ainda atirou em direção à delegacia e contra uma viatura da Polícia Militar que estava estacionada.

    Conforme informou a polícia, a população ficou assustada ao ouvir explosões de dinamites e muitos tiros. No local, foram encontrados estojos de calibre 12, 380, .40 e 9mm.

    Os criminosos fugiram em um carro preto e uma moto. A polícia ainda não tem detalhes de quantas pessoas participaram do assalto, mas acreditam que a ação contou com aos menos sete pessoas. Não há informações se o grupo conseguiu levar o dinheiro do caixa eletrônico.

    Segundo relatos de moradores, a agência é a única do município e, com o ataque, a população terá que procurar os serviços bancários em Camacã, cidade a cerca de 28 km de Arataca.

    Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. A Polícia Militar segue em diligências para encontrar os assaltantes. Informações do G1.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeito e ex-prefeito de Contendas do Sincorá punidos pelo TCM por omissão na cobrança de multa

    Foto: Destaque Bahia

    Na sessão desta terça-feira (16/04), o Tribunal de Contas dos Municípios puniu o atual prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza, e o ex-prefeito, Joad Souza Teixeira, com a determinação de que devolvam aos cofres municipais as quantias de R$5.008,37 e R$50.786,12, respectivamente. Os débitos são relativos a omissão na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição.

    Segundo o conselheiro Francisco Netto, relator do processo, cabia a Joad Souza Teixeira – responsável pelo período de 01/01/2008 a 31/12/2012 – e a Ueliton Valdir Palmeira Souza – gestor no período de 01/01/2013 a 31/12/2013 –, promover as medidas judiciais necessárias à cobrança da penalidade imputada a Benjamim Gabriel dos Santos, no valor atualizado de R$55.794,49, vencida em 12/06/2008 e prescrita em 13/06/2013.



  • Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem será divulgado hoje

    Foto: Reprodução

    Participantes que solicitaram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conferir hoje (17) se os pedidos foram ou não aceitos. O resultado estará disponível na Página do Participante.

    Para consultar o resultado, será necessário informar o CPF e a senha criada na hora de fazer a solicitação. 

    Os estudantes que não tiverem a solicitação aceita poderão entrar com recurso no período de 22 a 26 de abril, também na Página do Participante. O resultado do recurso será divulgado no mesmo endereço, a partir de 2 de maio.

    Para participar do exame, os estudantes - com ou sem isenção da taxa - devem fazer a inscrição no período de 6 a 17 de maio.

    Ao todo, 3.687.527 estudantes solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

    O prazo para pedir a isenção da taxa do Enem terminou no último dia 10. A taxa de inscrição deste ano é R$ 85.

    Também nesta quarta-feira será divulgado o resultado das justificativas dos estudantes que não pagaram o Enem 2018 e que, por algum motivo, faltaram às provas. Para pedir isenção novamente este ano, esses estudantes tiveram que apresentar uma justificativa da ausência. 



  • Zona Azul em Brumado,  confira a entrevista com André Cardoso

    Na tarde desta terça-feira (16), a reportagem do Destaquebahia entrevistou o superintendente de trânsito André Cardoso, o qual respondeu a alguns questionamentos da populacão transmitida através do repórter Fabiano Neves. Veja o vídeo.



  • Recém-nascido é abandonado na rodoviária de Vitória da Conquista e polícia apura o caso

    Foto: Anderson Oliveira

    Um bebê recém-nascido foi abandonado na rodoviária de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na noite de segunda-feira (15).

    Segundo informações da Polícia Civil, o Conselho Tutelar foi acionado por volta das 20h30, para verificar o registro do abandono de uma criança. O bebê foi encaminhado para o Hospital Esaú Matos.

    De acordo com a polícia, o bebê fez alguns exames que atestaram que não havia sinais de lesão ou traumas. A criança, que estava bem hidratada e com bom estado de saúde, nasceu no sábado (9), na mesma unidade médica.

    O bebê foi encaminhado pelo Conselho Tutelar para uma unidade de acolhimento na cidade, ainda na noite de segunda-feira. A criança está sob medida protetiva, e funcionários da unidade de acolhimento estão realizando buscas para encontrar todo o histórico do menino.

    A Polícia Civil informou que não há informações sobre os pais da criança. O órgão investiga o caso e analisa imagens de câmeras de segurança da região onde o recém-nascido foi encontrado.



  • Polícia Militar recupera motocicleta que havia sido roubada em Barra da Estiva

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Após uma denúncia feita por moradores, em que havia uma motocicleta abandonada, na localidade do Rio Preto, zona rural de Barra da Estiva, as margens da BA 142, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou até a localidade citada para averiguação dos fatos. Ao chegarem no local, constataram que se tratava de uma (01) motocicleta HONDA/CG 125 Titan ES ANO: 2001 PLACA: HRK 2733/ Três Lagoas-MS, de cor, Verde. A polícia então recolheu o veículo e encaminhou a delegacia local para serem tomadas todas as medidas legais cabíveis. De acordo o proprietário da moto, identificado como Edi, a mesma foi tomada de Assalto na entrada da Localidade das Capoeiras na data de 09/04/2019.



  • Vitória da Conquista: Uma pessoa morre e outra fica ferida após batida que 'dissolveu' cabine de carro

    Foto: Divulgação PRF

    Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após batida entre um caminhão e um carro de passeio, no Km-866 da BR-116, próximo a um povoado de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

    O impacto da batida, ocorrida na noite de segunda-feira (15), foi tão forte, que a frente do carro de passeio "dissolveu".

    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informações preliminares apontam que a batida foi frontal, mas não há detalhes das causas do acidente.

    As duas vítimas, que não foram identificadas, estavam no veículo de passeio, que tinha placa de São Paulo. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

    Vitória da Conquista: Uma pessoa morre e outra fica ferida após batida que 'dissolveu' cabine de carro

    Foto: Divulgação PRF



Estamos nas redes sociais