• Estudantes de Brumado e demais escolas da rede estadual apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharia do país

    Foto: Divulgação

    Dez estudantes da rede estadual de ensino irão participar, em São Paulo, da 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que começa terça-feira (19) e prossegue até o dia 22, na Universidade de São Paulo (USP). Eles foram selecionados para apresentar projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esta é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país e reunirá 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil.

    Estudantes de Brumado e demais escolas da rede estadual apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharia do país

    Foto: Divulgação

    Os alunos da rede estadual de ensino da Bahia, que embarcaram nesta segunda-feira (18) para São Paulo, são das cidades de Catu, Ilhéus, Jacobina, Brumado, Caculé, Itororó, Caetité e Alagoinhas. Os projetos dos estudantes têm grande alcance e relevância social por apresentarem soluções práticas para problemas de suas comunidades. O estudante Elder Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, apresentará “Uma avaliação da atividade antimicrobiana do extrato da semente de sucupira (Pterodon Pubescens)”. Do mesmo CEEP, Bruno Mello apresentará a pesquisa sobre “A produção de adubo a partir da baronesa (Eichhornia Crassipes)”, que é comum na região.

    Também do Sul do Estado, a estudante Luciana Silva, do Centro Territorial de Eduação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, irá expor na FEBRACE o projeto “Ecoestacas - promovendo propriedades Sustentáveis”. A estudante Amanda Bonfim Silva, do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento do Brumado, apresentará a pesquisa sobre “O Biopolímeros do quiabo e do mandacaru para tratamento de água”. Já o estudante Sandro Lúcio Nascimento Rocha, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, abordará o tema “A captação e o uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita com garrafas PET e cimento ecológico da cinza da fibra da casca do coco (Cocos Nucifera)”.

    Em Caetité, a estudante Larissa Silva Luna, do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, em Caetité, desenvolveu a “Ração para cachorros natural e livre de conservantes” e também estará na FEBRACE. “A reutilização de motores de impressoras na geração de energia” será o trabalho do estudante Ítalo Cerqueira Mota de Mello, do CETEP Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas. Outros dois projetos são de estudantes da cidade de Catu. O projeto “A arte de Ed Ribeiro e o ensino e a aprendizagem da cultura afro-brasileira” foi desenvolvido pela estudante Eduarda Nataliana da Silva Santos, do Colégio Estadual Maria Izabel de Melo Goes, e o outro, “A importância da ludicidade no ensino de língua inglesa”, é de autoria da estudante Eduarda Nataliana da Silva Santos, do Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas.

    A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, disse que a participação dos estudantes na FEBRACE é um reconhecimento do trabalho do Ciência na Escola e funciona como uma grande motivação para outros alunos pesquisadores aderirem a esta proposta. “O Ciência na Escola inicia as suas atividades em 2019 com a participação de estudantes na FEBRACE como resultado do trabalho de popularização e divulgação da ciência que representa a inovação educacional, promovida pelo programa em toda rede de ensino. Nesta perspectiva, o programa cumpre seu papel na promoção de ambientes de aprendizagem ativa, que repercute na melhoria da qualidade de ensino, colabora e estimula a curiosidade, autonomia e criatividade dos jovens pesquisadores que colaboram, de forma efetiva, com os locais onde estão inseridos”, afirmou.

    CONTINUE LENDO


  • Acidente grave deixa duas pessoas feridas na Avenida João Paulo I em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Uma colisão ocorrida na tarde de ontem (17) deixou duas pessoas feridas na Avenida João Paulo I, em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, o acidente envolveu um carro e uma motocicleta. Com a força do impacto, um, casal que trafegava na motocicleta foi arremessado no asfalto e ambos ficaram feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro as vítimas. 

    Acidente grave deixa duas pessoas feridas na Avenida João Paulo I em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    O condutor do carro não sofreu ferimentos. As causas do acidente estão sendo apuradas.



  • Delegada da 20ª COORPIN esclarece comunidade regional sobre os direitos das mulheres

    Foto: Divulgação | 20ª Coorpin

    Neste mês muitas palestras e encontros têm ocorrido na região com a finalidade de aprofundamento das discussões dos problemas ainda existentes na busca do reconhecimento e sedimentação na sociedade brasileira dos direitos inerentes às mulheres.

    E durante todo o mês, a Delegada de Polícia Civil Ellen Lages Pierote, lotada na 20ª COORPIN/Brumado, tem sido convidada para falar a públicos diversos acerca dos direitos da mulher, seu reconhecimento e implementação de ações na busca pela sua efetividade.

    Em Tanque Novo o encontro ocorreu no dia 08/03, no CRAS, e contou com a presenca da comunidade local, bem como do Prefeito Municipal, conselheiros tutelares e secretários municipais.

    A Delegada Ellen Lages Pierote tem dado sua contribuição na disseminação do conhecimento por toda a região, já tendo sido também convidada a ministrar palestras nos municípios de Rio do Antônio, Guajeru, Tanhaçu, Caculé e Lagoa Real.



  • Secretaria de Saúde de Guajeru realiza Blitz da Saúde e oferece atendimento especializado a comunidades rurais

    Foto: Divulgação

    Na manhã da última sexta-feira, (15), foi realizado uma ação multiprofissional, voltada para a monitorização e acompanhamento da Hipertensão Arterial, na Comunidade Tabuleiro de Dentro, zona rural de Guajeru. Foram realizadas orientações nutricionais, de enfermagem, consultas de acompanhamento médico, aferição de PA e verificação da glicemia capilar. As fisioterapeutas orientaram e fizeram um momento de alongamento e relaxamento.
     

    Secretaria de Saúde de Guajeru realiza Blitz da Saúde e oferece atendimento especializado a comunidades rurais

    Foto: Divulgação

    O objetivo da ação foi alcançado, levando a assistência multidisciplinar aos pacientes da comunidade e fazendo busca ativa para manter o acompanhamento na Unidade de Saúde Campo Frio.



  • Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    A Prefeitura Municipal de Ituaçu, através da Secretaria de Saúde, realizou na noite da última quinta-feira (14), uma aula inaugural do projeto Nasf na Praça.

    Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    Um homenagem em alusão ao Dia da Mulher também foi realizada durante o evento.

    Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    O prefeito Adalberto Luz também se fez presente, junto com a Primeira Dama e membros da sua equipe de governo. Veja a reportagem completa no vídeo abaixo.



  • Jovem barraestivense alcança excelente nota no Enem e cursará Direito no Oeste Baiano; assista a entrevista

    Foto: Destaque Bahia

    A barra-estivense Iara Ferreira deixará sua cidade natal em busca de seu sonho. A jovem obteve excelente nota no Enem e conseguiu vaga na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Iara diz estar realizando seu grande sonho e cursará Direito em uma universidade de grande porte.

    Veja a entrevista completa que a jovem concedeu ao site Informe Barra:







  • MPF e MP/BA firmam parceria com a prefeitura de Tanhaçu para melhorar educação básica no município

    Foto: Destaque Bahia

    O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou parceria com a Prefeitura de Tanhaçu (BA) para melhorar a educação básica no município. O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) será implementado no município, com o objetivo de identificar necessidades para aprimorar a educação básica para a comunidade, contando com o envolvimento dos membros dos MPs, gestores públicos e cidadãos. Todas as escolas de ensino básico, estaduais e municipais serão contempladas pelo projeto.

    A implementação do MPEduc no município, foco do Inquérito Civil nº 1.14.007.000775/2018-10, foi tratada pelo procurador da República André Sampaio Viana e o pelo promotor de Justiça Tarcísio Robslei França, durante a Jornada Pedagógica da cidade, realizada em 19 de janeiro.

    Reunião

     No encontro, o procurador expôs os objetivos do MPEduc, como também explicou o motivo pelo qual o município de Tanhaçu foi selecionado para a implementação do programa: houve o rebaixamento da nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última avaliação. O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017, permanecendo ainda abaixo da meta projetada, de 4.9. Este índice vinha crescendo desde 2005. Além disso, o MPF acompanha a aplicação, pelo município de Tanhaçu, de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, sucedido pelo atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb).

    Durante a reunião, os MPs explicaram que, nessa fase do projeto, a intenção é buscar uma parceria para o diagnóstico dos problemas e para a obtenção de soluções. O procurador falou, ainda, sobre as fases de execução do MPEduc. O promotor, por sua vez, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os Ministérios Públicos e a comunidade envolvida. O prefeito do município, Jorge Teixeira da Rocha, e a Secretária de Educação, Maria Rosária Aguiar dos Santos, comprometeram-se em apoiar o projeto, disponibilizando terminais de acesso à internet para que os diretores e professores escolares, bem como os presidentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho do Fundeb respondam os questionários. Os gestores garantiram, também, viabilizar a divulgação do programa por meio de cartazes, rádio e outros veículos de grande alcance. A reunião contou ainda com a presença do procurador jurídico do município, Bruno Mascarenhas de Souza.

    CONTINUE LENDO


  • Supervisora enaltece sucesso do curso de panificação e Workshop realizado em Aracatu; veja a entrevista

    Foto: Destaque Bahia

    A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Aracatu, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS (Criança Feliz), realizou de 11 a 15 de março, o curso de Panificação e Workshop, Ministrado pelo responsável técnico Adailton Nunes. O Projeto Mão na Massa Beneficiou 40 mulheres sendo, 21 acompanhadas pelo Programa Criança Feliz – PCF, 17 do grupo do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF e 2 vagas para a Sociedade São Vicentino de Paulo. O objetivo deste curso é capacitar as comtempladas para fazer pães artesanais para vender e ter sua própria renda.
    O Destaque Bahia esteve presente no encerramento do curso e conversou com os participantes.

    Veja o Vídeo:



  • Não fique de fora, garanta o seu passaporte antes que esgote

    Não fique de fora desta grande festa, garanta o seu passaporte antes que esgote! Brumado vai parar com grande show de Deivinho Novaes!



  • 34ª CIPM de Brumado recepciona 29 novos soldados para reforço de guarnições

    Foto: Divulgação 34ª CIPM

    A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado recebeu e recepcionou na manhã desta sexta-feira um contingente de vinte e nove novos soldados que passam a integrar o efetivo da unidade. De acordo com o Comandante, Major PM Cabral, os novos soldados atuarão inicialmente na sede do município, reforçando as guarnições de Radiopatrulhamento e PETO.

    O Major afirmou que está ampliando as "Operações Abordagem e Distrito" e executando outras ações com o objetivo de coibir a prática de homicídios, de violência doméstica, de furtos, roubos, bem como para combater o tráfico de drogas na cidade.



  • É hoje: Cantor brumadense Fann Estourado se apresentará no programa Raul Gil

    Hoje!!! As15:00 hs Fann Estourado  no Programa Raul Gil do SBT. Fann Estourado levando todo o seu talento aos quatro cantos do Brasil. Por isso, não deixe de conferir um talento da nossa terra no Programa do Raul Gil, na tarde de amanhã. E a noite o artista se apresenta no Itaclube em Itaquaraí.



  • Enem terá rascunho com linhas para a redação; veja mais detalhes sobre a prova

    Foto: Reprodução

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu hoje (15) que o rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá linhas, como de costume, e que haverá espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos.

    Essas questões causaram preocupação em estudantes desde que o Inep anunciou medidas para economizar papel na impressão do exame. No último dia 11, o Inep anunciou que a prova terá uma nova diagramação e que a medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunho personalizadas.

    Nesta sexta-feira, o Inep tranquilizou os estudantes que prestarão o exame: "Não há motivos para preocupações. O rascunho da redação, como já de costume, terá linhas. Ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova."

    Enem

    Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

    CONTINUE LENDO


  • Câmara Municipal de Brumado faz um minuto de silêncio pelas vítimas do massacre em Suzano

    Foto: Destaque Bahia

    Durante a sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, 15, a Câmara de Vereadores de Brumado, fez um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Consternados todos os parlamentares se solidarizaram com as famílias e disseram que a tragédia abalou todos os brasileiros, que ficaram chocados pela brutalidade e frieza dos autores dos disparos. Ao todo foram contabilizadas 10 mortes, incluindo os dois jovens que protagonizaram a barbárie.



  • Em Ituaçu, Vereador Otacílio afirma que Câmara deveria pagar 13º salário e presidente se posiciona contra

    Durante sessão realizada na manhã desta sexta-feira (15), O Vereador Otacílio Caires questionou o motivo pelo qual os vereadores não recebem 13º Salário. De acordo o vereador, seria justo que os parlamentares recebessem o benefício. Em contrapartida, o Presidente do Legislativo, Marcinho de Noé se manifestou dizendo ser contra o pagamento e que para ser efetivado, precisaria de um projeto de lei que passasse por devida votação na casa, conforme regulamento.

    Ao final da sessão, populares abordaram o vereador com vaias, manifestando indignação a respeito das atitudes tomadas pelo mesmo nas últimas reuniões. De acordo com alguns munícipes, as perseguições feitas por Otacílio de forma pessoal ao Prefeito Adalberto são no mínimo antiéticas.



  • STF decide que Justiça Eleitoral pode julgar corrupção da Lava Jato

    Foto: Reprodução

    Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) a favor da competência da Justiça Eleitoral para investigar casos de corrupção quando envolverem simultaneamente caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como lavagem de dinheiro,  que são investigados na Operação Lava Jato.

    Com o fim do julgamento, os processos contra políticos investigados na Lava Jato e outras apurações que envolvam simultaneamente esses tipos de crimes deverão ser enviados da Justiça Federal, onde tramitam atualmente, para a Justiça Eleitoral, que tem estrutura menor para supervisionar a investigação, que pode terminar em condenações mais leves. 

    Durante dois dias de julgamento, votaram para manter as investigações na esfera federal os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Votaram pela competência da Justiça Eleitoral os ministros Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli.   

    De acordo com a maioria, nos casos envolvendo crimes comuns conexos aos eleitorais, prevalece a competência da Justiça Eleitoral. Segundo os ministros, a Corte somente reafirmou entendimento que prevalece há décadas na sua jurisprudência. 

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais