• Cipe Sudoeste apreende máquinas caça-níqueis em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação Cipe Sudoeste

    Por volta da 20:30 de ontem (12), em ronda ostensivas pelo loteamento Primavera Veloso, Av. Primavera, a guarnição da Cipe Sudoeste realizou uma abordagem a um local conhecido como foi abordado Uilson Bar. Após serem feitas buscas nos indivíduos que estavam no local e não sendo encontrado nada, foi feita abordagem no interior do respectivo estabelecimento, sendo localizadas máquinas de jogos de azar. Com a certeza do cometimento do delito, o proprietário do bar U. D. S. foi encaminhado ao DISEP para serem tomadas medidas cabíveis.



  • CAPS realiza feira de artesanato durante a semana em Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Barra da Estiva, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial, promove a feira de artesanatos nesta quarta-feira (13), quinta (14) e Sexta(15).

    CAPS realiza feira de artesanato durante a semana em Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    A feira de artesanato terá produtos confeccionados nas oficinas terapêuticas, onde os usuários frequentam o serviço, passa pelo psicólogo e psiquiatra e 2 ou mais vezes na semana frequentar as oficinas e grupos. As atividades têm como objetivo a interação e a reinserção na vida e na convivência social.



  • BRASIL

    Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em São Paulo

    Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em São Paulo

    Foto: Reprodução

    O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica e deixou o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, às 12h20 de hoje (13). Cerca de dez carros, acompanhados de batedores da Polícia do Exército e carros da Rota fizeram a segurança do presidente. Um helicóptero da Polícia Militar também auxiliou na segurança. O presidente foi para o Aeroporto de Congonhas de onde segue para Brasília.

    Segundo o último boletim médico, de ontem (12) à noite, o presidente mantém boa evolução clínica, está afebril, sem dor abdominal e com o quadro pulmonar em resolução.

    Ele segue uma dieta leve e com suplemento nutricional. Bolsonaro estava internado desde o dia 27 de janeiro, para a retirada da bolsa de colostomia e a reconstrução do trânsito intestinal.



  • A dez dias do prazo final, Maetinga apresenta menor percentual de eleitores cadastrados na Biometria

    Foto: Destaque Bahia

    Encerra no próximo dia 22 de fevereiro o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório em 34 municípios baianos. Até esta terça-feira (12/2), considerando o eleitorado das cidades em revisão, o percentual de biometrizados é de 56,71%. O número corresponde a mais de 600 mil eleitores de um total de um milhão. O cidadão que deixar de realizar a coleta biométrica terá o título cancelado.

    Ainda de acordo com a estatística da Justiça Eleitoral, dos 34 municípios, dez ultrapassaram os 70% de biometrizados: Santanópolis (82,40%), Ouriçangas (80,78%), Água Fria (78,25%), Saubara (75,05%), Irará (74,82%), Serra Preta (74,68%), Itapé (72,48%), Glória (72,20%), Itarantim (71,06%) e Catu (70,15%). O município de Maetinga é o que apresenta menor percentual de comparecimento de eleitores, com apenas 36,32% de biometrizados.







  • Moradores de Tanhaçu revoltados com descaso da agência do Banco do Brasil na cidade

    Foto: Divulgação

    Os moradores da cidade de Tanhaçu expressaram nesta semana, sua revolta e indignação com o descaso da agência do Banco do Brasil no município. Segundo os munícipes a situação do local não é adequada para atendimento, já que, os caixas eletrônicos nem sempre dispõe dos serviços para os clientes. Ainda segundo os usuários, é necessário ficar na fila por muito tempo, pois as máquinas apresentam defeito constantemente. Outra reivindicação é com relação ao ar condicionado da agencia, que fica desligado e proporciona grande desconforto para quem aguarda na fila. “Nesta cidade as empresas, que na verdade são públicas, tomam atitudes como se fossem privadas e que não tivessem compromisso com o cliente”, diz um dos moradores em uma postagem nas redes sociais. Até o momento a gerência da referida agência não se pronunciou sobre o assunto.

    Moradores de Tanhaçu revoltados com descaso da agência do Banco do Brasil na cidade


  • Supremo deve julgar hoje ação para criminalizar homofobia

    O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje (13) uma ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais). Em tramitação na Corte desde 2013, a ação é relatado pelo ministro Celso de Mello.

    Ontem (12), o presidente do Supremo, Dias Toffoli, recebeu integrantes dascomunidades evangélica e LGBT. A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, ajuizada pelo PPS, pede a equiparação da homofobia e transfobia ao crime de racismo.

    “Todas as formas de homofobia e transfobia devem ser punidas com o mesmo rigor aplicado atualmente pela Lei de Racismo, sob pena de hierarquização de opressões decorrentes da punição mais severa de determinada opressão relativamente à outra”, diz a ação.

    Em outra ação, que será analisada em conjunto com a do PPS, um mandado de injunção, a ABGLT, pede que o Supremo reconheça ser um crime específico de homofobia.

    CONTINUE LENDO


  • Partidos têm até 28 de junho para constituir diretórios estaduais e municipais definitivos

    Os partidos políticos em âmbitos estadual e/ou municipal que ainda mantêm comissões provisórias têm até o dia 28 de junho para constituir diretórios definitivos. A regra está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.571/2018, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de agremiações partidárias.

    Segundo o artigo 39 da norma, as anotações relativas aos órgãos provisórios têm validade de 180 dias, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo inferior. O prazo é contado a partir de 1º de janeiro de 2019, tendo como data-limite o dia 29 de junho, que cai num sábado. Assim, o prazo deve ser antecipado para o primeiro dia útil anterior, ou seja: 28 de junho, sexta-feira.

    As comissões provisórias são representações temporárias dos partidos, até que eventualmente haja a constituição regular de um diretório, mediante eleição interna no âmbito da agremiação. Cabe a elas, na ausência dos diretórios definitivos, promover as convenções para a escolha de candidatos. Entretanto, como usualmente ocorre em muitos municípios e até em estados, os diretórios permanentes não existem, razão pela qual as comissões provisórias acabam assumindo o papel de promover as convenções.

    A fixação do período de 180 dias para a duração das comissões provisórias foi aprovada pelo Plenário do TSE em junho no ano passado. Antes disso, o prazo era de 120 dias. Os ministros entenderam que estabelecer um tempo de vigência para os órgãos provisórios é um meio de ampliar a democracia interna nas agremiações. E fixaram a data de 1º de janeiro de 2019 como marco inicial para contagem do novo prazo em observância ao princípio da segurança jurídica, de modo a permitir que os partidos tivessem tempo razoável, após a conclusão das Eleições Gerais de 2018, para a organizar o processo de constituição dos órgãos definitivos.

    Na prática, depois de eleger os dirigentes dos diretórios estaduais e/ou municipais definitivos, os partidos terão de encaminhar até o dia 28 de junho, aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por meio do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), os dados da composição e de início e término de vigência dos órgãos.

    CONTINUE LENDO


  • Texto da reforma da Previdência está pronto e aguarda Bolsonaro

    O texto-base da reforma da Previdência foi concluído pela equipe de governo e agora aguarda a análise do presidente Jair Bolsonaro, ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que esteve hoje (12) reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, o presidente dará a palavra final sobre o projeto que será enviado à Câmara dos Deputados.

    “Evidente que existem pontos que serão levados à presença do presidente para que ele possa tomar sua posição, possa definir de que forma isso possa chegar à Câmara Federal”, disse Marinho.

    O secretário informou que o texto foi construído por diversas áreas do governo, além da contribuição de economistas e avaliação do projeto enviado pelo ex-presidente Michel Temer ao Congresso. Ele não antecipou nenhuma regra.

    Marinho disse que o texto final é “bem diferente” da minuta do projeto que vazou para a imprensa na semana passada. Nessa minuta, o governo proporia idade mínima única de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem no Brasil. Além disso, a minuta de projeto ainda previa um mínimo de 20 anos de contribuição para o trabalhador receber 60% da aposentadoria chegando, de forma escalonada, até o limite de 40 anos, para o recebimento de 100%. 

    Perguntado sobre quando o projeto será apresentado à sociedade, Marinho respondeu que isso vai ocorrer o mais rapidamente possível. “Vamos aguardar que o presidente convalesça, que ele esteja em plena condição de exercício do seu mandato, que eu espero que seja amanhã ou quinta-feira, e, apresentado [o texto] ao presidente, ele vai definir o prazo”, disse o secretário.

    CONTINUE LENDO


  • USFs de Brumado realizaram mais de 61 mil atendimentos em 2018

    Foto: Divulgação

    As Unidades de Saúde da Família de Brumado alcançaram uma marca expressiva de 61 mil atendimentos em 2018. Se for feito um comparativo a partir de 2005, onde o município tinha apenas 2 unidades em funcionamento, o salto é muito significativo. Elencada naquele momento como a prioridade das prioridades, a Saúde Pública passou por uma grande transformação que teve o Hospital Magalhães Neto como um marco, já que os atendimentos eram praticamente inexistentes, onde os pacientes tinham que buscar atendimento médico em Vitória da Conquista e Salvador.

    Hoje com Centro Cirúrgico em constante evolução e a implantação da UTI, o HMPMN é uma referência regional, onde são realizados procedimentos de alta complexidade, o que, era inimaginável há anos atrás. As 18 equipes que atuam nas unidades de saúde da família são uma forte extensão da rede, mas vale ressaltar que o atendimento foi descentralizado, ficando somente as urgências e emergências para o hospital.

    USFs de Brumado realizaram mais de 61 mil atendimentos em 2018

    Foto: Divulgação

    Com uma média de 4 mil atendimentos por unidade, as USFs hoje estão bem aparelhadas contando todos com uma equipe especializada que é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma série de auxiliares, sendo que, cada unidade é responsável pelo atendimento de mil famílias, então, no caso de Brumado, as 18 unidades fazem a devida cobertura da população que hoje está na casa de 70 mil habitantes. E a projeção é muito positiva, já que o município irá receber a Faculdade de Medicina, que proporcionará outro grande salto para o setor, fazendo com que Brumado se consolide como um grande polo de serviços na área de saúde pública.







  • Prefeito de Jânio Quadros se reúne com deputados para cobrar melhorias no abastecimento de água

    Foto: Divulgação

    Alternativas para resolver a questão do abastecimento de água e a implantação do centro de comercialização de animais no município de Presidente Jânio Quadros são prioridades tratadas pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) em apoio ao prefeito Léo Gambá. Por isso eles tiveram nova rodada de audiências em Salvador para acompanhar esses pleitos junto à Embasa e secretarias estaduais de Recursos Hídricos e Agricultura (Seagri).

    Para a questão da água, uma solução é através de adutora saindo da barragem de Anagé e o governador Rui Costa já autorizou publicamente a elaboração do projeto executivo. Os deputados, o prefeito e o vereador Carlinhos foram à Embasa tratar do assunto com o presidente da empresa, Rogério Cedraz e a superintendente de Operações Região Sul, Poliana Carvalho.  Emergencialmente, solicitaram também a abertura de poços artesianos e Cedraz se comprometeu em dar celeridade ao atendimento dos pleitos.

    Na Seagri, a audiência realizada na segunda-feira (4), com a então secretária Andreia Mendonça foi para reforçar o pleito da construção do mercado de comercialização de animais, cujo projeto já foi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado e Secretaria da Fazenda, mas outro órgão, a SUPAT, solicitou apresentação de nova dotação orçamentária. O processo já vai para nova licitação nos próximos dias, já que a anterior não foi concretizada porque a empresa ganhadora acabou desclassificada por falta de condições materiais para realizar a obra.

    Os parlamentares e o prefeito estiveram também na Secretaria da Saúde para acompanhar a liberação de equipamentos adquiridos com recursos de emenda dos deputados, que serão destinados às unidades de saúde de Presidente Jânio Quadros. Trataram também da contratação de profissionais pelo programa Mais Médicos, pois desde à saída dos médicos cubanos a população rural tem sido penalizada, conforme reforçaram.

    CONTINUE LENDO


  • Homens são detidos em posse de drogas no bairro Divino Espírito Santo em Condeúba

    Por volta das 11h50 de ontem (11), a Guarnição Caesg 03 realizava rondas ostensivas no Bairro Divino Espírito Santo, na cidade de Condeúba, quando visualizou 2 elementos em atitude suspeita em uma moto XRE 300 de cor preta. O piloto da motocicleta ao avistar a viatura tentou empreender fuga, mas foi alcançado e abordado. Após abordagem aos indivíduos, um deles informou ser usuário, e o condutor relatou que possuía em sua residência certa quantidade de maconha em um cômodo no seu quarto. Em continuidade a diligência, a guarnição deslocou até a residência do mesmo, sendo a entrada franqueada pela sua genitora e o seu padrasto. No momento da busca no quarto de T., na presença de sua mãe, o ilícito foi localizado no local descrito anteriormente. O material apreendido, o indivíduo e sua motocicleta foram apresentados na delegacia da cidade.



  • Clientes com faturas de energia vencidas podem parcelar dívida no cartão de crédito; saiba como

    Foto: Reprodução

    Clientes com duas ou mais faturas de energia vencidas na Bahia podem parcelar a dívida junto à Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) em até 12 vezes no cartão de crédito. A concessionária informou que, entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano, identificou um aumento superior a 30% na procura pela modalidade de quitação.

    O pagamento pode ser efetuado por meio do site da empresa (www.coelba.com.br).

    Saiba como fazer para parcelar contas

    Para realizar a negociação basta seguir o seguinte passo a passo:

     

    1. Acessar o site da Coelba (www.coelba.com.br), selecionando a opção pagar parcelado.
    2. O cliente será então redirecionado para a página da Flexpag, onde digitará o código de barras das faturas vencidas.
    3. O cliente pode optar pelo parcelamento em até 12 vezes (valor mínimo de R$ 5,00 por parcela)

     

    Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a companhia pelos demais canais de relacionamento da Coelba.

     

    CONTINUE LENDO


  • Bolsonaro tem aval de médicos para alta nesta quarta-feira

    O presidente Jair Bolsonaro recebeu aval da equipe médica para ter alta do Hospital Albert Einstein nesta quarta-feira, 13. A data de saída vai depender do Palácio do Planalto. Nesta segunda, ele completou 15 dias de internação.

    Após duas semanas de uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal, Bolsonaro já se alimenta com dieta leve e apresentou melhora do quadro pulmonar - ele foi diagnosticado com pneumonia na semana passada. De acordo com os médicos, o presidente precisa ficar internado até quarta, quando termina o período de medicação com antibióticos administrados para conter a infecção.

    "Ele pode ter alta, sim. Mas eu não sei se ele vai quarta, ele e o cerimonial (do Planalto) vão decidir", disse o cirurgião Antonio Luiz Macedo ao Broadcast Político. "O presidente está ótimo, está perfeito."

    Bolsonaro já está liberado para falar, como fez hoje ao receber três ministros, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e um secretário paulista, destacou o médico. Além disso, o organismo respondeu de forma satisfatória à alimentação sólida - retomada nesta segunda-feira. "A única pendência são os antibióticos", destacou Macedo.

    João Doria e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmaram que Bolsonaro deve finalizar o texto da reforma da Previdência com a equipe econômica ainda nesta semana, assim que deixar o hospital em São Paulo e retornar a Brasília.(Estadão)



  • PF deflagra operação em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e outras cidades

    A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), nas cidades de Salvador, Aracaju, Feira de Santana, Juazeiro e Petrolina, a Operação acesso negado – game over, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por desvio de recursos públicos.

    A investigação confirmou irregularidades na contratação, pelo município de Canindé de São Francisco, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) denominada Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES).

    As apurações indicam que, após se sagrar vencedora de um concurso de projetos derivado de vícios do qual resultou a sua contratação pela Prefeitura de Canindé de São Francisco, o ISES celebrou diversos contratos superfaturados com pessoas físicas e jurídicas integrantes de seu próprio grupo econômico, que, por sua vez, não prestavam os serviços a que estavam obrigados, de forma que a organização criminosa apenas recolhia para si os vultosos valores pagos pelo ente municipal.

    Participam da ação 80 (oitenta) policiais federais, que cumprem 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabaiana/SE, abrangendo os Estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de medidas cautelares de proibição de contratar com o poder público por parte da OSCIP e de bloqueio de cerca de R$ 1.300.000,00 do patrimônio dos investigados.

    Os envolvidos responderão por pelos delitos de participação em organização criminosa, desvio de verbas públicas praticado por prefeito, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.



  • Brasil vai instalar centro de ajuda para venezuelanos em Roraima

    Foto: Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos reservados

    O governo do Brasil vai instalar um centro de distribuição de ajuda humanitária em Roraima, na fronteira com a Venezuela. A decisão foi anunciada hoje (11) durante reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a nova embaixadora María Teresa Belandria, designada para função há seis dias por Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino da República.

    "Agradecemos a todo o povo do Brasil, que entende as necessidades de todo o povo venezuelano e que não teve tipo algum de resistência [ao povo venezuelano]”, disse María Teresa Belandria.

    “Espero que logo acabe o pesadelo e que o governo legítimo do presidente Juan Guaidó possa avançar em uma relação mais firme”, acrescentou a embaixadora, informando que aguarda a alta médica do presidente Jair Bolsonaro para se reunir com ele.

    Não está definido se o centro de distribuição será instalado em Pacaraima e Boa Vista. A recém-nomeada embaixadora disse que terá encontros nos próximos dias com o grupo de trabalho responsável pela ajuda humanitária coordenado pelos ministérios da Defesa e Saúde.

    Segundo María Teresa Belandría, a população venezuelana precisa de alimentos, medicamentos, além de apoio logístico, transporte e segurança.

    De acordo com a comitiva venezuelana, formada pela embaixadora e o deputado Lester Toledo, da Assembleia Nacional, que estará na coordenação do apoio ao centro de distribuição a ser instalado em Roraima, doações de outros países, como os que compõem o Grupo de Lima, dos Estados Unidos, Canadá e da Europa, devem passar também pelo Brasil.

    O Brasil deve participar da ajuda humanitária também com apoio político e das agências, além de instituições internacionais.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais