• II Encontro de Sanfoneiros agita Rio de Contas e movimenta economia local

    O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, recebeu milhares de pessoas neste fim de semana durante o II Encontro de Sanfoneiros. O evento, liderado pelo cantor e compositor Del Feliz, homenageia Lucianinho Pierote, idealizador do encontro e agitador cultural que faleceu em 2021. Entre os artistas que se apresentaram estavam Flávio Leandro, Mariana Aydar, Mestrinho, Mestre Gennaro, Chambinho do Acordeon, Emili Pinheiro, Alirio Jr, Juninho do Acordeon, Piazzito, Nonato Lima, Verlando Gomes e Claudinho do Acordeon. Del Feliz destacou a importância do evento para a cidade, afirmando que "temos que abraçar essa causa do forró pensando na coletividade". A programação incluiu não apenas shows, mas também rodas de conversa, aulas de sanfona e desfiles de grupos culturais. A presidente da Funarte, Maria Marighella, presente no evento, mencionou que o forró poderia ser incluído no calendário anual de eventos, ressaltando o intercâmbio musical promovido pelo encontro. Comerciantes locais comemoraram o aumento no movimento turístico. A empresária Henriqueta Silva afirmou que "o Encontro de Sanfoneiros movimenta toda a nossa cadeia produtiva", beneficiando bares, restaurantes, meios de hospedagem e artesanato local.



  • MP BA implanta projeto de educação inclusiva no Município de Guanambi

    O Ministério Público do Estado da Bahia implantou , no Município de Guanambi o projeto “Educação Inclusiva – Todas as escolas são para todos os alunos”. O lançamento do projeto ocorreu na sede da Câmara de Vereadores do Município e contou com a presença das promotoras de Justiça Cintia Guanaes, gerente do ‘Educação Inclusiva’, e Tatyane Miranda; além de profissionais da área de educação e servidores da Escola Municipal Enedina Costa de Macedo, que será a unidade piloto para a implantação do projeto. A programação do evento contou com palestras e oficinas ministradas pela equipe técnica do projeto, a psicomotricista Edinei Garzedin e a pedagoga do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc), Iracema Lemos. Criado em 2014, o projeto ‘Educação Inclusiva: todas as escolas são para todos os alunos’ ganhou uma nova versão em 2023 e foi formatado com um passo a passo para orientar os promotores de Justiça em suas comarcas, que inclui etapas desde a instauração da portaria do procedimento administrativo, quando o promotor de Justiça deve oficiar as secretarias municipais de educação, saúde e assistência social para coleta de informações, até a elaboração de cursos de formação e aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar de inclusão e dos professores. Atualmente, o ‘Educação Inclusiva’ está implementado em 17 municípios. O projeto propõe uma estratégia de inclusão de alunos com deficiência em três etapas, incluindo a sensibilização da comunidade escolar para a importância do tema da educação inclusiva; a criação de equipe multidisciplinar de inclusão e a formação dos professores para execução de anamnese, o PDI e avaliação devolutiva dos alunos com necessidades educacionais especiais; além da execução e acompanhamento dos instrumentos pedagógicos como anamnese, PDI e avaliação devolutiva.







  • Duas pessoas morrem e outras duas ficam gravemente feriadas em acidente da BA-142 em Tanhaçu

    Um acidente com vítima fatal foi registrado no inicio da noite de domingo (22/09) na BA-142, trecho de Tannhaçu. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, foi registrada uma colisão frontal  entre um  veículo Renault Twingo e uma motocicleta Honda CB 300R no KM 14 da rodovia. Em consequência o condutor da motocicleta evoluiu a óbito no local, e a passageira  da mesma foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital de TANHAÇU com ferimentos graves , vindo a óbito no Hospital. O condutor e passageiro do automóvel foram encaminhados pelo SAMU para o Hospital de Tanhaçu com ferimentos graves. A GU foi deslocada para confeccionar a  ocorrência e posterior apresentação a Delegacia competente. O condutor da motocicleta foi identificado como Adailson D. S.S., 35 anos já a passageira, Vagnelia S. D. A., 39 anos. 



  •  Incêndio atinge prédio no centro de Brumado e marca primeiro chamado do Corpo de Bombeiros recém inaugurado

    Foto: Destaque Bahia

    No final da tarde desta sexta-feira (20/09), um incêndio atingiu um prédio localizado na Praça Francisco de Souza Meira, a Praça da Igreja Matriz no centro de Brumado. Ainda não se sabe como o fogo iniciou, no entanto um dos cômodos foi totalmente tomado por uma densa fumaça. Populares foram os primeiros a tentar apagar as chamas, no entanto os bombeiros do 2ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), chegaram rapidamente no local para realizar os trabalhos que colocaram fim no incêndio. Esse incidente marcou o primeiro serviço do Corpo de Bombeiros em Brumado. As causas do incêndio estão sendo investigadas. 







  • Ministério da Educação analisa proibição total de celular em escolas

    O Ministério da Educação (MEC) prepara uma série de medidas para tentar amenizar os prejuízos do uso excessivo de telas na infância e na adolescência. Dentre elas, está a possibilidade do banimento do uso de celulares pelos estudantes em todo o ambiente escolar. O anúncio deve acontecer em outubro, mês em que se é celebrado o Dia da Criança e o do Professor.  “Nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, ao jornal Folha de S. Paulo. “Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]”, completou. Santana explicou que “os estudos mostram que o banimento tem impacto positivo não apenas na atenção em sala de aula e no desempenho dos estudantes, mas também na saúde mental dos professores”. O relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que recomendou fortemente restrições e até o banimento total do celular nas escolas foi apresentado uma relação entre o uso da tecnologia e as dificuldades de aprendizado, além de problemas de saúde mental. Na última quinta-feira (19), em um evento do MEC em Fortaleza, o ministro havia informado ao Diário do Nordeste sobre a ideia de vetar celulares nas salas de aula. Para o ministro, o banimento deverá ser total, seguindo pesquisas que defendem, inclusive, a importância de um recreio livre de celulares para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a redução de cyberbullying.







  • Motociclista morre após acidente no centro de Livramento de Nossa Senhora

    Um acidente com vítima fatal foi registrado no início da tarde desta sexta-feira na Avenida Leônidas Cardoso, centro de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações, Luan Carlos de Oliveira, seguia pela via a bordo de uma motocicleta quando um carro branco a sua frente teria freado durante uma ultrapassagem, onde outra moto a frente acabou também freando, ocorrendo a colisão que o jovem estava, com dois veículos à frente. O mesmo caiu da motocicleta que conduzia e a roda traseira de uma caçamba passou sobre sua cabeça, causando a morte imediata. O corpo de Luan Carlos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O casa está sendo investigado pela Polícia Civil. 



  • Eleições 2024: candidatos não poderão ser presos ou detidos a partir deste sábado (21/9)

    A partir deste sábado (21/9) e até o dia 8 de outubro, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024 não poderão ser presas(os) ou detidas(os), exceto em casos de flagrante delito. Essa regra está prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e é válida nos 15 dias que antecedem o primeiro turno, que será realizado em 6 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver um segundo turno em 27 de outubro, a restrição à prisão começa a valer a partir de 12 de outubro. De acordo com Jaime Barreiros, analista judiciário do TRE-BA, a regra visa a preservação da própria democracia, garantindo que o(a) candidato(a) não seja preso(a) sem justo motivo e, dessa forma, possa exercer a sua campanha.

    Exceção

    A única exceção à regra é em caso de flagrante delito, ou seja, se o(a) candidato(a) for detido(a) no momento exato da prática de um crime. Nesses casos, a pessoa será imediatamente apresentada a um juiz, que avaliará a legalidade da prisão.







  • Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

    Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se proliferam pelo país é iniciada por causas naturais. A constatação é da doutora em geociências Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “De todos os incêndios que acontecem no Brasil, cerca de 1% é originado por raio. Todos os outros 99% são de ação humana”, afirma. A pesquisadora é responsável pelo sistema Alarmes, um monitoramento diário por meio de imagens de satélite e emissão de alertas sobre presença de fogo na vegetação. Ao relacionar os dados com a proibição vigente de colocar fogo em vegetação, ela afirma que “todos esses incêndios, mesmo que não tenham sido intencionais, são de alguma forma criminosos”, disse em entrevista à Agência Brasil. Com base em dados que ficam disponíveis a cada 24h, a professora constata que “a situação é muito crítica” nos três biomas analisados, sendo a pior já registrada na Amazônia. Em relação ao Cerrado e o Pantanal, ela ressalta que a presença das chamas está “muito próxima do máximo histórico”. Renata Libonati associa o fogo que consome vegetação em diversas regiões brasileiras a atividades econômicas. “A ocorrência dos incêndios no Brasil está intimamente relacionada ao uso da terra”. Com o olhar de quem acompanha cada vez mais eventos climáticos extremos, a pesquisadora percebe um ultimato: “Nosso estilo de vida atual é incompatível com o bem-estar da nossa sociedade no futuro”.







  • Governo do Estado autoriza nomeação de 483 novos peritos para o DPT

    O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (19), a nomeação de 483 novos peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), visando aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo órgão. A designação será publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20). Segundo o governador, essa medida vai fortalecer as ações de segurança no estado. "A segurança pública é um conjunto de ações que envolve prevenção, policiamento, inteligência e, no caso do DPT, uma atuação técnica e cuidadosa", explicou ele, durante evento no Centro de Operações de Inteligência (COI). Jerônimo ressaltou, ainda, a participação significativa de mulheres entre os nomeados, representando cerca de 40% do total: “é importante elogiar o trabalho da diretora do DPT, Ana Cecília, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo, pela condução do processo, reforçando o compromisso da Bahia, em parceria com o Governo Federal, para aprimorar a segurança pública”. O grupo nomeado é composto por 185 peritos criminalistas, 106 peritos médicos legistas, 179 peritos técnicos e 13 peritos odonto-legais. Após a designação, eles passarão pelas etapas de entrega de documentação e exames para oficializarem a integração ao DPT. "Estamos comprometidos em garantir uma segurança pública mais robusta e eficiente na Bahia", reforçou o governador. 







  • Bahia tem o maior crescimento de caprinos e ovinos do país

    A Bahia registrou o maior crescimento nacional no efetivo de caprinos e ovinos em um ano, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2022 e 2023, o rebanho de caprinos no estado cresceu 5,8%, enquanto o de ovinos teve um aumento de 7,4%. O estudo também revelou que a Bahia manteve a liderança no tamanho dos rebanhos dessas espécies no país. Segundo o IBGE, o número de ovinos passou de 4,66 milhões para 5 milhões, representando um acréscimo de aproximadamente 345 mil animais. No caso dos caprinos, o aumento foi de cerca de 217 mil, com o rebanho passando de 3,37 milhões para 3,95 milhões. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) de Juazeiro, há dois motivos para o aumento no número do rebanho de caprinos e ovinos: o regime de chuvas, que se normalizou nos últimos cinco anos, e a realização de feiras de comercialização de animais em localidades do interior. “Os caprinos e ovinos têm um lugar de destaque desde o nosso imaginário, até a gastronomia, passando pela nossa identidade cultural. Por isso, buscamos sempre garantir o apoio à pecuária com as Feiras do Bode, que acontecem no interior e possibilitam aumento de renda, movimentação entre produtores, troca de experiências e premiações, o que faz com que o produtor queira se especializar cada vez mais, investir no aumento da produção e cuidados”, destaca o gestor da Adeap, Vinícius Alves.







  • ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

    O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão. As declarações do ministro foram dadas após a reunião da ONS em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão. “Temos hoje uma política de planejamento do setor elétrico muito alicerçada na ciência e na busca do equilíbrio entre segurança energética e melhor tarifa para a população. E com base nisso, vamos analisar a situação”, disse Silveira. O encontro ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do ONS, que é responsável por coordenar e controlar as operações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Estiveram presentes técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Foram apresentados dados objetivos da crise hídrica que estamos atravessando no Brasil. O Cemaden vem medindo os índices pluviométricos nacionais nos últimos 74 anos, desde 1950. E temos hoje o menor índice de todo esse período”, relatou o ministro. Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada. No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026. Ele afirmou que ainda não está convencido e que é necessário serenidade para avaliar alternativas e conversar com os setores interessados, antes de avançar na discussão. “Se fosse um indicativo que apontasse diretamente para risco energético, nós não teríamos nenhuma dúvida na adoção do horário de verão. Obviamente, dando prazo necessário ao planejamento dos diversos setores da economia e da sociedade. Mas eu ainda não me convenci da necessidade da medida. Demonstrou-se que ela tem um grau de economicidade, demonstrou-se que ela aumenta nossa confiabilidade. Mas, considerando a tranquilidade de que não faltará energia no Brasil graças ao planejamento que nós implementamos, eu ainda creio que precisamos avaliar alternativas antes de adotar essa decisão. Porque ele mexe com a vida de todos os brasileiros”. Ele ressaltou, no entanto, que a opinião dos variados segmentos econômicos interessa exclusivamente para fins de planejamento. “Queremos dialogar não para nos ajudar a decidir. É para poder entender melhor qual seria o prazo de planejamento de setores estratégicos nacionais. A decisão deve ser baseada no planejamento e na ciência. O gestor tem que ter a coragem de tomar certas medidas, independente de agradar ou desagradar algum setor”.







  • Brumado ganha unidade do CBMBA e vai atender a 24 municípios da microrregião

    Moradores de Brumado e de cidades próximas receberam nesta quinta-feira (19) a 2° CIA BM. Pertencente ao 7° BBM, em Vitória da Conquista, a nova unidade vai atender 24 municípios e cerca de 400 mil pessoas, em serviços como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar (APH), segurança contra incêndio e busca e salvamento "Cada unidade que inauguramos é um marco no nosso atendimento, pois estamos cada vez mais próximos dos cidadãos e podemos ampliar a nossa atividade de prevenção junto às comunidades locais, que é a nossa prioridade. Temos aqui uma estrutura muito boa e esse é só o início, vamos crescer ainda mais", explicou o coronel BM Adson Marchesini, comandante-geral do CBMBA. Situada no bairro Novo Brumado, a sede é uma parceria entre a prefeitura e o governo da Bahia. A inauguração contou com a presença de autoridades civis e militares e a unidade conta com duas viaturas, sendo uma Auto Bomba Tanque (ATB) e uma Auto Rápida (AR) e o atendimento vai ser realizado 24 horas por dia.







  • Acusados de tráfico de drogas são presos após pratica de direção perigosa em Guanambi

    No início da tarde de quarta-feira (18/09), dois homens foram presos com drogas em Guanambi. O fato aconteceu nos loteamentos Jardim Europa 1 e Renascer 2, quando durante patrulhamento na área, os policiais avistaram dois suspeitos em uma motocicleta, praticando direção perigosa, sendo percebida a aproximação da viatura, eles tentaram evadir-se, porém, acabaram perdendo o controle e caíram. Foi realizada abordagem, onde  foi encontrado com o passageiro um tablete contendo substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 400 gramas. A motocicleta, uma Honda CG 150 de cor vermelha, foi verificada no sistema MOP e não apresentava restrições. Também foram encontradas uma carteira de couro escura contendo três cartões de banco, uma CNH e R$100,00 em espécie e um celular Xiaomi Poco X3, azul. Todo o material encontrado e os envolvidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas legais pertinentes.



  • 1.900 foragidos são alcançados na Bahia através do Reconhecimento Facial da SSP

    O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.900 foragidos da Justiça alcançados, na quarta-feira (18), com a captura de um homem procurado por prática de roubo. A prisão aconteceu na capital baiana. Acionados pela equipe do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), equipes da Polícia Militar alcançaram o foragido. Somente em 2024, a tecnologia encontrou 647 pessoas com mandados de prisão. A ferramenta, implementada em 2019, é empregada em áreas estratégicas da capital, municípios da Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. Atualmente o sistema monitora 80 municípios. Das capturas, cerca de 25% eram procurados por roubo, 21% foram presos por homicídio, 13% por tráfico de entorpecentes e 5,7% por estupro. Pouco mais de 19% possuíam dívida de pensão alimentícia. As prisões aconteceram nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Vera Cruz, Pojuca, Simões Filho, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Ilhéus, Candeias, Madre de Deus, Itamaraju, Irecê, Itaparica, Barreiras, Valença, Serrinha, Luis Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Santo Estevão, Ibotirama, Ipiaú, Itacaré, Euclides da Cunha, Salinas da Margarida, São Miguel das Matas, São Félix, Itagi, Guanambi, Conceição do Coité e Casa Nova. 







  • TRE-BA recebeu mais de 35 mil pedidos de registro de candidaturas e já deferiu mais de 90% das solicitações

    O Tribunal Regional Eleitoral já deferiu um total de 94,35% dos pedidos de registros de candidaturas das eleições municipais de 2024 até o início desta semana. Ao todo, a Justiça Eleitoral baiana recebeu 35.208 pedidos de candidaturas para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. Do total desses processos, 721 foram indeferidos e os demais aguardam julgamento em 1ª ou 2ª instância. No 1º grau, somente pendem de julgamento os processos referentes ao registro de candidatura de vagas remanescentes e, ainda, de substituição em razão da ocorrência de renúncia, de falecimento e de indeferimentos relacionados a candidatos. De acordo com o Artigo 16-A da Lei 9.50497, a Lei das Eleições, o candidato cujo registro de candidatura esteja aguardando julgamento de recurso no momento do fechamento do sistema CAND, terá seu nome mantido na urna, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro na instância recursal, seja no âmbito dos TRE’s ou do Tribunal Superior Eleitoral. Na sessão de julgamento, realizada na segunda-feira (16), a Corte do Regional baiano julgou, em grau de recurso, 183 processos de registro de candidaturas. Além disso, foram realizadas três sessões de julgamento ao longo do dia.







Estamos nas redes sociais