• Segundo pesquisa, Maetinga está entre as 5 cidades da Bahia que consta mais eleitores que habitantes

    Foto: Destaque Bahia

    Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que cinco cidades da Bahia possuem mais eleitores do que habitantes.

    Maetinga, na região sudoeste do estado, é o município baiano com a maior discrepância entre eleitorado e população. A cidade possui 6.736 pessoas aptas a votar, enquanto a população não passa de 4.456 -- diferença de 2.280 pessoas.

    O município aparece na quarta posição nacional e na terceira do Nordeste entre as cidades com maior diferença entre o número de eleitores e o de habitantes.

    Serra Preta, a cerca de 150 quilômetros de Salvador, aparece em segundo lugar na Bahia. Possui eleitorado formado por 16.941 pessoas, enquanto a população é de 16.036. A cidade ocupa a 14ª posição nacional e na 7ª posição no nordeste.

    Outra cidade com mais eleitores do que elitores é Lajedão, no sul da Bahia, que tem eleitorado de 4.805 pessoas, enquanto a população não passa de 4.068. Completam a lista Potiraguá (com 8.747 eleitores e 8.438 habitantes) e Ribeirão do Largo (7.502 eleitores e 7.437 habitantes).







  • Termina hoje o prazo de inscrições para o Sisu

    Foto: Reprodução

    Hoje (15) é o último dia para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero na redação.

    As inscrições são feitas apenas pela internet. O sistema fica aberto até as 23 horas e 59 minutos, no horário de Brasília.

    Ao entrar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida.

    Hoje também os estudantes podem consultar a última divulgação das notas de corte, ou seja, a nota mínima para ingressar no curso, na modalidade pleiteada. Para calcular a nota de corte dos cursos, por modalidade de concorrência, o Sisu considera o número de vagas disponíveis e o de inscritos até ontem (14). O Ministério da Educação alerta que a nota de corte é, portanto, apenas uma referência e não assegura a classificação final.

    As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.

    O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho.

    CONTINUE LENDO


  • Por 6 votos a 5, STF impede conduções coercitivas para interrogatório

    Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

    Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) impedir a decretação de conduções coercitivas para levar investigados e réus a interrogatório policial ou judicial em todo o país.

    A decisão confirma o entendimento individual do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, que concedeu, em dezembro do ano passado, liminar para impedir as conduções, por entender que a medida é inconstitucional. Também ficou decido que as conduções que já foram realizadas antes do julgamento não serão anuladas.

    A Corte julgou definitivamente duas ações protocoladas pelo PT e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A legenda e a OAB alegaram que a condução coercitiva de investigados, prevista no Código de Processo Penal, não é compatível com a liberdade de ir e vir garantida pela Constituição. Com a decisão, juízes de todo o país estão impedidos de autorizar conduções coercitivas para fins de interrogatório.

    As ações foram protocoladas meses depois de o juiz federal Sérgio Moro ter autorizado a condução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento na Polícia Federal, durante as investigações da Operação Lava Jato. O instrumento da condução coercitiva foi usado 227 vezes pela força-tarefa da operação em Curitiba desde o início das investigações.



  • Técnico da seleção confirma time que entra em campo na estreia do Brasil na Copa

    Foto: Lucas Figueiredo | CBF

    O técnico da Seleção Brasileira Tite confirmou no treinamento de hoje (14) o time que estreia na Copa do Mundo, no próximo domingo (17), contra a Suíça. Será o mesmo time que iniciou o amistoso contra a Áustria, no último dia 10. O Brasil irá a campo com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

    Com isso, o treinador confirma Thiago Silva no lugar de Marquinhos na defesa e Danilo como titular na lateral direita. Lembrando que o jogador do Manchester City só está na Copa porque Daniel Alves, o titular da posição, se lesionou e foi cortado. Fagner, do Corinthians, era reserva de Daniel Alves e, mesmo com o corte do colega de posição, não virou titular no time.

    Nos quatro amistosos de preparação para a Copa do Mundo disputados neste ano, a seleção brasileira não teve a defesa vazada e saiu vitoriosa de todos, superando Rússia, Alemanha, Croácia e Áustria.

    Desde o início da era Tite, em junho de 2016, o Brasil soma 17 vitórias, três empates e uma derrota, com 47 gols marcados a favor e cinco contra.

    A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo contra a Suíça no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), na Rostov Arena, em Rostov-no-Don. Informações da Agência EFE

    CONTINUE LENDO






  • Brumado: Márcio Moreira se fortalece a cada dia; mais uma liderança declara apoio ao pré-candidato a deputado estadual

    Foto: Reprodução

    Dando sequência agenda de trabalho buscando o fortalecimento da pré-candidatura, Marcio Moreira se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) com o ex-candidato a vereador pelo PSB de Brumado, Avenildo Araújo, que é um representante comercial muito bem conceituado em toda a região, mas que também tem uma vasta atuação na área política. Após a reunião, Márcio disse que; “Ele nos deu uma recepção muito positiva e confirmou apoio à nossa pré-candidatura, o que nos deixou ainda mais estimulados a seguir em frente. Afinados desde 2011, sempre buscando defender e buscar os grandes interesses para a nossa terra. Agora, que um novo processo eleitoral se aproxima, voltamos a nos unir nesse objetivo”.

    Avenildo disse durante a reunião que seu apoio é livre e consciente pensando no bem de Brumado e toda população, pois a terra tem perdido muito por não ter um filho dela como representante e neste momento Márcio é o melhor nome para representar a cidade, o que lhe dá a certeza que os votos não irão para outros municípios, beneficiar candidatos que não tem compromisso com a cidade.

    Ele ressaltou ainda, que: “Esses votos ficando aqui contribuirão para a eleição de quem conhece de perto as grandes necessidades de nossa gente e, com certeza, poderá ser um representante legítimo para nos defender na Assembleia Legislativa da Bahia. Outro fator relevante é que não iremos perder os poucos órgãos estaduais que ainda restam na cidade, pois com um representante local isso não iria acontecer como aconteceu no passado recente”.



  • Em jogo de estreia da Copa, Rússia goleia Arábia Saudita

    Foto: Divulgação | FIFA

    Os donos da casa abriram a Copa do Mundo com uma goleada sobre a Arábia Saudita. Desacreditada por resultados ruins em sua preparação para o torneio, a seleção russa surpreendeu e venceu por 5 a 0 o fraco time da saudita. Cheryshev saiu do banco e marcou dois gols, sob aplausos do presidente Vladmir Putin.

    A seleção anfitriã, que tem como camisa 2 o brasileiro naturalizado russo é Mário Fernandes, procurou se impor desde o começo do jogo, trocando passes e tentando furar a defesa, mas não ofereceu perigo real até os 11 minutos. Na primeira chegada com perigo real, o time da casa marcou o primeiro gol. Gazinsky aproveitou um cruzamento pela esquerda e cabeceou sem chances para o goleiro Abdullah Al-Mayouf. Primeiro gol da Copa e festa no Estádio Luzhniki, em Moscou.

    Aos 20 minutos, os árabes chegaram pela primeira vez com perigo à área russa. Al-Sahlawi cabeceou à esquerda do gol de Akinfeev. Logo em seguida, a Rússia puxou um contra-ataque rápido, e Dzagoev desabou em campo, após sentir uma lesão na coxa. Fim de jogo para o camisa 9, substituído por Cheryshev.

    E foi exatamente Cheryshev quem marcou o segundo gol da Rússia. Aos 42 minutos, quando o jogo parecia morno, ele aproveitou o vacilo da defesa adversária, que o deixou livre. Cheryshev recebeu na entrada da pequena área e, com um corte certeiro, driblou dois sauditas e colocou a bola no fundo da rede.

    CONTINUE LENDO


  • Guajeru: Iniciada a Construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da comunidade do Carcará

    Foto: Divulgação

    A prefeitura de Guajeru deu início à construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da comunidade de Carcará

    A obra é uma indicação da Vereadora Eliene Rocha e conta com mais de 900 MTS de tubulação, fruto de emenda do Deputado Federal Waldenor Pereira. Nesta semana a Secretaria Municipal de Infraestrutura já iniciou a construção, e deve beneficiar todos os moradores da referida comunidade.



  • Vitória da Conquista: Homem cai em cisterna, sobrevive e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

    Foto: Divulgação

    Equipes de Busca e Salvamento do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/ Vitória da Conquista) resgataram, na noite desta terça-feira (12), um homem que caiu em um poço na zona rural da cidade, nas proximidades da saída Norte da BR 116. O salvamento durou mais de uma hora. 

    Marcolino Silva Santos, 40 anos, ficou flutuando na água em uma profundidade de cerca de 13 metros abaixo da superfície. Consciente e com escoriações leves, ele foi atendido por integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

    “Foi necessário a utilização de equipamentos para salvamento em altura. Usamos uma manobra de sistema de redução de força que possibilitou a subida da vítima”, detalhou o tenente BM Romilson Ramos. 

    A cisterna não estava sinalizada e a tampa cedeu com o peso de Marcolino. O oficial explicou que ocorrências deste tipo já aconteceram na região. “Comum com crianças e animais”, revelou o bombeiro.



  • LDO do Governo do Estado prevê orçamento de R$ 46 bi em 2019

    Foto: Divulgação

    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai nortear o orçamento do Governo do Estado em 2019 foi aprovada hoje (13) nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças, Orçamento e Controle. O projeto, cujo parecer aprovado foi relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT), segue agora para apreciação em dois turnos no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

    Em seu relatório sobre a LDO Zé Raimundo destacou que o Governo do Estado deve trabalhar em 2019 com um a receita total – e despesa de igual valor- da ordem R$ 46 bilhões. “O importante é que apesar da crise econômica nacional, o governo se compromete com sustentabilidade da dívida e com o princípio de responsabilidade fiscal no gasto dos recursos públicos. Além disso, se compromete em manter investimentos em obras estruturantes na capital e no interior, na melhoria das estradas, na infraestrutura hídrica e nos programas sociais que vêm destacando a gestão do governador Rui Costa como a que mais investe em melhorias para a população”, disse.

    Membro titular das duas comissões, nas quais tem acumulado experiência como relator de projetos relevantes e polêmicos, Zé Raimundo se vale ainda da experiência como gestor público, tendo sido prefeito de Vitória da Conquista no período de 2002 a 2008. Neste novo relatório sobre LDO, o deputado apresentou um parecer bem criterioso e fundamentado, como sempre faz, elaborado com informações e orientações de técnicos do Governo e da ALBA, além do apoio de sua assessoria. A LDO deve ser votada nos próximos dias, sendo ela a peça conclusiva dos trabalhos legislativos do primeiro semestre.

    CONTINUE LENDO


  • Polícia e MP deflagram Echelon contra o PCC em 14 Estados

    A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo deflagraram hoje a Operação Echelon para atingir a estrutura do Primeiro Comando da Capital (PCC) que controla as ramificações interestaduais da facção criminosa. Trata-se do setor conhecido como Resumo dos Estados, que é subordinado diretamente à cúpula da organização. Ao todo, os policiais estão cumprindo 59 mandados de busca e apreensão em 14 Estados. A Justiça decretou ainda prisão preventiva de 75 acusados, todos apontados como integrantes da facção.

    Os policiais mobilizados para a operação começaram as buscas às 6 horas. A concentração dos agentes, porém, começou duas horas antes. As investigações começaram em junho de 2017, quando o líder máximo da facção, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, estava isolado pela sexta vez no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no presídio de Presidente Bernardes, na região oeste do Estado. É por isso que Marcola, condenado a 332 anos de prisão por diversos crimes, por enquanto, não figura entre os acusados que tiveram a prisão decretada pela Justiça neste caso.

    As investigações feitas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior -8 (Deinter-8), de Presidente Prudente, e pelo grupo de Atuação especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPE, mostraram como a cúpula do grupo mantém contato com bandidos em outros Estados, atuando nos tráficos de armas e drogas. Nos últimos quatro anos, o total de integrantes do PCC espelhados fora de São Paulo cresceu 6 vezes, passando de 3 mil para pouco mais de 

    20 mil em 2018. A facção, que em São Paulo conta com 10,9 mil integrantes, está presente ainda em cinco países da América do Sul - Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai e Peru.

    A expansão do PCC pelo país levou à reação de gangues locais, que se aliaram ao Comando Vermelho, iniciando uma guerra que atinge principalmente os Estados do Norte e do Nordeste do País. Depois de São Paulo, os estados que concentram o maior número de integrantes do PCC são, de acordo com o Gaeco, Paraná (2.829), Ceará (2.582) e Minas (1.432). Foi justamente em Minas que na semana passada a facção determinou a realização de uma série de atentados contra ônibus e ataques contra postos policiais.(Estadão)



  • General Mauro Sinott deixa gabinete de intervenção no Rio

    O general de divisão Mauro Sinott deixou o cargo de secretário do Gabinete de Intervenção Federal, órgão que assumiu a segurança pública no Estado do Rio de Janeiro em fevereiro deste ano. De acordo com o gabinete, a saída ocorreu oficialmente no dia 6 de junho, e foi divulgada hoje. 

    Sinott, que era comandante da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, deveria ter deixado o cargo em 20 de março para assumir a 3ª Divisão do Exército, no Rio Grande do Sul. 

    No entanto, ele adiou a mudança por mais de dois meses a pedido do Gabinete de Intervenção, para que pudesse completar o planejamento estratégico e conduzir ações emergenciais e estruturantes que estavam em andamento.

    O cargo de secretário do Gabinete de Intervenção foi assumido pelo general de divisão Paulo Roberto de Oliveira, paranaense que, desde agosto de 2016, era chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste (CML).

    O interventor federal na segurança pública do Rio, general Walter Braga Netto, continua no cargo.(Agência Brasil )



  • Seleção Brumadense de Voleibol participa do III Jogos de Inverno em Itarantim/BA

    Foto: Divulgação

    No último final de semana, dias 09 e 10, foi realizado o III Jogos de Inverno da Cidade de Itarantim-BA. Campeonato já tradicional, contou com a participação de diversas seleções de voleibol da região, incluindo a renovada Seleção Brumadense, que hoje mescla a experiência de seus antigos jogadores com a força e sede de vitória dos mais novos atletas que vem se formando em nossa cidade. O torneio teve um alto nível de competição e, mostrou que, com o desempenho demonstrado pela seleção brumadense, é possível sonhar e alcançar objetivos, já que mostrou capacidade e força de vontade necessária para o caminho do sucesso!

    A Prefeitura de Brumado demonstra acredita nos trabalhos que vem se desenvolvendo pelos esportes na cidade, e por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dirigida pela Secretária Edinéia Ataíde, apoiou e apoia totalmente o projeto que os nossos jovens atletas vêm realizando.



  • TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA TORCER PELO BRASIL E CURTIR AS FESTAS JUNINAS TEM NA BELLA VISTA

    A Bella Vista dispõe de uma grande variedade de produtos exclusivos e com preços especiais. E para a Copa do Mundo de 2018, a Bella Vista também preparou diversos acessórios com a cara do Brasil para você torcer no estilo da seleção. 

    TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA TORCER PELO BRASIL E CURTIR AS FESTAS JUNINAS TEM NA BELLA VISTA

    E se você vai cair na folia neste festejos juninos, não deixe de passar na Bella Vista e conferir lindos enfeites para São João, fantasias, espantalhos, balões, chapéus de palha, bandeirolas e muito mais pra deixar seu sua festa com a cara que você quiser.

    TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA TORCER PELO BRASIL E CURTIR AS FESTAS JUNINAS TEM NA BELLA VISTA

    A Bella Vista ainda dispõe de uma variedade imensa de copos plásticos, embalagens, talheres, doces, e vários outros produtos para o seu dia a dia ou eventos especiais. A Bella Vista vende no atacado e varejo.  Localizada na Avenida Centenário, 226, no centro de Brumado. Ou ligue: (77) 3453-1830 / 3453-1835 e 9 9993.1260 (WhatsApp)



  • Mirante assina convênios para construção de praça e pavimentação de ruas

    Foto: Divulgação

    A assinatura de convênios que totalizam um investimento de R$ 1 milhão 200 mil do Governo do Estado em infraestrutura urbana, no município de Mirante, foi firmada hoje (13) e comemorada pelo prefeito Lúcio Meira e o deputado estadual Zé Raimundo, que apresentaram os pleitos em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.

    Foram três convênios assinados com o governo, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder): o de número 163/18, paraconstrução da Praça Spínola Oliveira, no valor de R$ 350.500,84; o 154/18 para pavimentação da Avenida que liga o Bairro Bela Vista à BA 156 e a Rua 1º de Maio (Bairro Bela Vista), no valor de R$500,177,87; e a pavimentação das ruas A e B do Povoado de Vereda do Meio, no valor de R$ 349,993,69.



  • Com novos hospitais e policlínicas, Governo amplia estrutura de saúde na capital e interior

    Nesta sexta-feira (15), pela manhã, o governador Rui Costa inaugura, em Santo Antônio de Jesus, a sétima policlínica regional. A nova unidade, que é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, faz parte de uma ação estruturante do Governo do Estado para fortalecer a área de saúde, na capital e no interior. Entre essas intervenções, se destacam as obras do novo Couto Maia e do Hospital Metropolitano, em andamento, e do HGE2 e dos hospitais da Mulher, da Costa Cacau e da Chapada, já em funcionamento.

    A Policlínica Regional de Santo Antônio de Jesus vai atender a um total de 28 municípios e uma população superior a 678,5 mil pessoas. Até o momento, já foram inauguradas as policlínicas de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana e Alagoinhas. Todas as unidades oferecem consultas em diferentes especialidades médicas e exames de alta complexidade. Também contam com micro-ônibus para fazer o transporte gratuito entre as cidades onde está localizada a policlínica e os municípios que integram o consórcio de saúde responsável pela sua gestão.

     

    Assim como a construção das policlínicas, o aumento de número de leitos de internação e de UTI, com a reforma e construção de hospitais, amplia e reforça a capilaridade do serviço de saúde prestado pelo Estado. Recentemente, o novo Hospital Prado Valadares foi entregue pelo governador para atender à região de Jequié, no sudoeste. A unidade conta com um total de 276 leitos, seis consultórios, quatro enfermarias e seis salas de cirurgias para atender toda a região.

    No final de maio, durante a inauguração da Policlínica Regional de Feira de Santana, o governador autorizou a licitação para a construção do Novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) 2. A nova unidade será implantada nos moldes dos projetos executados no HGE, em Salvador, e do Hospital Prado Valadares, em Jequié.

    O HGCA 2 terá um investimento R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. O hospital contará com uma nova unidade de UTI adulto com 40 leitos e Centro Cirúrgico com 11 salas de cirurgia e uma central de material e esterilização.

    CONTINUE LENDO






Estamos nas redes sociais