• Com mais 9.614 postos em julho, a Bahia contabiliza 64.696 novas vagas no ano

    Em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 9.614 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 83.823 admissões e 74.209 desligamentos. Trata-se do sétimo mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O saldo de julho no território baiano foi superior ao de junho (+9.514 postos) e o terceiro maior do ano. Além disso, foi superior ao do mês de julho do ano passado (+4.975 postos). Com o saldo de julho, a Bahia passou a contar com 2.116.991 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,46% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 1.383 postos de trabalho celetista, contabilizou 660.985 vínculos, um aumento de 0,21% sobre o montante de empregos de junho. Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo em julho. O segmento de Serviços (+5.297 vagas) foi o que mais gerou postos, seguido da Indústria geral (+2.009 vínculos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.129 empregos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.016 postos) e Construção (+163 vagas). No mês, o Brasil computou um saldo de 188.021 vagas, enquanto o Nordeste registrou 39.341 novos postos – representando variações relativas de 0,40% e 0,51% comparativamente ao estoque do mês anterior - a Bahia (+0,46%) exibiu um aumento relativo do estoque de vínculos maior do que o do país e menor do que o da região nordestina. Das 27 unidades federativas do território nacional, apenas o estado do Espírito Santo (-1.029 vagas) registrou saldo negativo no mês. A Bahia, com 9.614 novos postos, exibiu o sexto maior saldo do país. Em termos relativos, com variação percentual de 0,46%, a unidade baiana situou-se na 13ª posição. No Nordeste, em julho, todos os nove estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (+9.614 postos) ocupou a primeira colocação na geração de vagas entre as unidades nordestinas no mês. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano (+0,46%) situou-se na sexta posição no território nordestino. Na Região Nordeste, no que concerne à geração de postos em julho, a Bahia (+9.614 vínculos) foi seguida pelos estados de Pernambuco (+7.578 postos), Rio Grande do Norte (+5.774 vagas), Paraíba (+4.389 vínculos), Ceará (+3.488 postos), Alagoas (+2.946 postos), Maranhão (+2.573 vagas), Piauí (+1.715 empregos celetistas) e Sergipe (+1.264 vagas). Do ponto de vista da variação relativa mensal do estoque, o estado do Rio Grande do Norte (+1,12%) foi o destaque da região nordestina, tendo sido acompanhado por Paraíba (+0,89%), Alagoas (+0,67%), Pernambuco (+0,51%), Piauí (+0,48%), Bahia (+0,46%), Maranhão (+0,39%), Sergipe (+0,38%) e Ceará (+0,25%).







  • Polícia Militar apreende moto adulterada em Licínio de Almeida

    Policiais militares da Cipe Sudoeste apreenderam uma motocicleta adulterada, na manhã de terça-feira (27), na cidade de Licínio de Almeida. Os PMs realizavam rondas na BA-156, quando avistaram uma motocicleta abandonada no meio do mato. A guarnição detectou que o chassi estava suprimido e, após consulta ao sistema, foi constatado que a placa pertencia a outra motocicleta. O veículo foi apresentado na delegacia da cidade.







  • UNEB lança edital do Vestibular 2025 com 6.346 vagas

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) lançou, neste sábado (24), o edital de inscrição do Vestibular UNEB 2025. Os interessados devem se inscrever de 9 de setembro a 7 de outubro, exclusivamente, pelo site vestibular2025.uneb.br. Estão sendo ofertadas 6.346 vagas para o processo seletivo, sendo 4.371 para cursos de graduação na modalidade presencial, outras 1.975 oportunidades para os cursos na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No site do Vestibular UNEB 2025, o candidato deve clicar em “Inscrição Online”, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário. Segundo o edital de seleção, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2025.



  • Mais de 50 empresários lançam manifesto contra mudanças climáticas

    Um grupo de economistas, empresários e personalidades brasileiras anunciou o 'Pacto Econômico pela Natureza', carta que pede o reforço de medidas e esforços da sociedade na proteção do meio ambiente.  O manifesto, publicado nesta quarta-feira (28) na Folha de S. Paulo e em outros jornais de circulação nacional, pede atenção especial às mudanças climáticas nos últimos anos. A declaração afirma que o país precisa acelerar e aprofundar a construção de diretrizes e metas de um plano nacional de descarbonização para ser levado à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). O evento será realizado em Belém, em 2025. Os empresários assinam individualmente o manifesto, não em nome das companhias a que estão ligados. Entre os signatários há nomes como Ana Maria Diniz (Instituto Península), Arminio Fraga (Gávea), Daniel Castanho (Ânima Educação), Eduardo Bartolomeo (Vale), Eduardo Vassimon (Votorantim), Elie Horn (Cyrela), Eugênio Mattar (Localiza), Guilherme Benchimol (XP), Guilherme Leal (Natura) e Marcos Molina (BRF/Marfrig). O documento ainda alerta que catástrofes recentes, como as enchentes no Rio Grande do Sul e os incêndios de grandes proporções em biomas como o Pantanal, mostram a urgência de uma união dos setores para enfrentar as mudanças do clima. 



  • Confira a pauta da 28ª sessão do legislativo brumadense

    Na 28ª sessão do legislativo brumadense realizada na última segunda-feira (26/08), foi colocado em pauta diversos projetos de lei e projetos de resolução. Foi solicitado a alteração da Praça 15 de novembro. Foi pedido a autorização do legislativo para abertura de crédito adicional suplementar, até o limite de onze milhões, quatrocentos e noventa e três mil reais, para reforço em dotações orçamentárias. Foi indicado o titulo de cidadão para Milton Brito Caires. Foi colocado em pauta o projeto 029, que dispõe sobre a substituição da concessão do direito real de uso por doação, de área de terreno para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Foi solicitado uma passagem de pedestre no cruzamento no finaç da Rua Ceará com a Rua Antônio F. da Silva e Rua Amâncio Leite. Foi indicado a necessidade de fazer o calçamento das ruas do distrito de Cristalândia. Foi indicado ao chefe do executivo municipal,  a necessidade de recapeamento asfáltico da avenida Ana Lídia Viana Cardoso, no Bairro Parque Alvorada. Foi indicado para que seja feita a melhoria na iluminação da Rua Manoel Francisco de Lima, no Bairro Apertado do Morro. Foi indicado para que seja feito o serviço de capina e limpeza nas vias: Avenida Jesuíno Francisco Lisboa e Rua Gildásio Souza Porto, no Bairro Feliciano Pereira Santos. Foi solicitado a conclusão do conjunto da Praça Bráulio Araújo Bonfim e do Campinho de Misael, próximo ao Tiro de Guerra. Foi solicitado o recapeamento asfáltico na Avenida Maria José, no Bairro Baraúnas. Foi indicado para atender a solicitação de iluminação pública rural nas regiões de Santa Bárbara/Barra do Rio. Foi indicado com urgência a necessidade de providenciar a construção de rede de esgoto na Avenida Salvador, no Bairro Baraúnas. Foi indicado a implantação de quebra-molas na Avenida Salvador no Bairro Baraúnas. 



  • Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados

    As propostas que facilitam o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); limitam as decisões monocráticas do Supremo e permitem ao Parlamento suspender decisões da Corte avançaram nesta terça-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

    Outra proposta que avançou foi a que inclui a “usurpação de competência do Poder Legislativo ou do Poder Executivo no rol dos crimes de responsabilidade dos ministros do STF”. As quatro propostas foram lidas com votos favoráveis dos respectivos relatores.

    Em seguida, pedidos de vista adiaram as votações para uma próxima sessão. Todos os pedidos para retirar as propostas de pauta foram rejeitados por maioria da Comissão, que decidiu manter a tramitação dos projetos.

    Essas propostas foram pautadas na CCJ após o STF suspender o pagamento das emendas parlamentares. Deputados críticos às mudanças alegam que o andamento da proposta é uma reação à suspensão dos recursos.

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2024, por exemplo, autoriza que o Congresso Nacional suspenda o efeito de decisões do STF – com o voto de dois terços de cada uma das Casas – se “considerar que a decisão exorbita do adequado exercício da função jurisdicional e inova o ordenamento jurídico como norma geral e abstrata”.

    A PEC 8/2023, por sua vez, limita o alcance das decisões monocráticas dos ministros do STF, que são aquelas tomadas por um único ministro. A PEC proíbe que esse tipo de decisão suspenda a eficácia de lei ou de atos dos presidentes do Executivo e do Legislativo.



  • Policiais interrompem velório e levam corpo de mulher para perícia após denúncia de feminicídio em Brumado

    Policiais civis interromperam um velório e retiraram o corpo de uma mulher para passar por perícia. O caso ocorreu em Brumado na última segunda-feira (26). A medida foi tomada pela polícia após uma denúncia de que a morte teria sido causado por violência doméstica, em um possível feminicídio. O crime teria ocorrido na localidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado. Após a interrupção do velório, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A delegacia de Brumado apura o caso.







  • União Brasil e PT vão se enfrentar em 6 dos 20 maiores colégios eleitorais da Bahia

    Nem o Partido dos Trabalhadores nem o União Brasil administram o maior número de cidades na Bahia. Todavia, têm polarizado as eleições para governador do estado desde 1998, quando houve a disputa entre Zezéu Ribeiro (PT) e César Borges (PFL – partido que virou DEM em 2007 e, em seguida, União Brasil). No pleito municipal deste ano, as legendas se enfrentarão em seis das 20 maiores cidades baianas: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Eunápolis. Na Princesinha do Sertão, segundo maior colégio eleitoral do estado, a disputa acontece entre o veterano José Ronaldo (União Brasil), que busca o quinto mandato como prefeito da cidade, e o deputado federal Zé Neto (PT). Segundo pesquisa da Real Time Big Data, divulgada no início de julho, Zé Ronaldo lidera a corrida eleitoral com 48% dos votos válidos, enquanto o adversário petista aparece em segundo, com 40%. Carlos Medeiros (Novo) está em terceiro postulante. No sudoeste baiano, a prefeitura de Vitória da Conquista é disputada pela atual prefeita, Sheila Lemos (União Brasil), e pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT). É a primeira vez que os dois competem pelo cargo. Sheila assumiu a gestão municipal em 2021 após a morte do então prefeito Herzem Gusmão (MDB). Também estão na briga eleitoral os candidatos Lúcia Rocha (MDB) e Dr. Marco Adriano (Avante). 







  • Carreta que transportava botijões de gás pega fogo na BA-152 em Livramento de Nossa Senhora

    Uma carreta que transportava botijões de gás pegou fogo, na noite de terça-feira (27), na BA-152, em trecho da cidade de Livramento de Nossa Senhora.  O motorista do veículo conseguiu pular antes do veículo explodir e ser completamente tomado pelas chamas. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista passava perto do portal da cidade, em direção ao município de Paramirim, quando percebeu que a parte de trás do veículo começou a pegar fogo. O homem então, rapidamente, parou a carreta e conseguiu escapar sem ferimentos, mas o fogo tomou conta da carreta e da carga. De acordo com moradores, as chamas foram tão intensas que foi possível ver a quilômetros de distância. A rede de energia e também a de internet foram atingidas. O fornecimento dos serviços foi interrompido em alguns bairros. 



  • Bahia registra mais de 700 focos de queimadas em agosto, aponta instituto

    O estado da Bahia registrou 785 focos de queimadas no período de 1º a 26 de agosto, última segunda-feira. O levantamento é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a situação em todo o país. De acordo com os dados, a situação é mais crítica no oeste do estado. Do total de incêndios, 506 ocorreram na região. Cocos, município com área de 10.140,572 km, segundo o Censo 2022, acumula o maior número de focos de calor no mês. Há três dias, a cidade registra grandes queimadas em uma propriedade rural. De janeiro até agosto, a Bahia somou 3.265 focos de queimadas. Com isso, o estado é o segundo da região Nordeste com o maior registro de ocorrências, através apenas do Maranhão (6.658 queimadas).







  • Governador envia mais dois pedidos de empréstimo à Assembleia que somam mais de R$1,6 bilhão

    O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa mais dois pedidos de empréstimo que somados ultrapassam a casa do R$1,6 bilhão. Segundo as mensagens enviadas pelo chefe do Executivo estadual, os recursos serão aplicados principalmente em ações viárias no Estado. O primeiro projeto solicita autorização dos deputados para o governo contratar R$616 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a renovação da frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, conforme previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O segundo pedido, no valor de R$1 bilhão, sem discriminação da instituição financeira, visa, segundo o governador, a viabilização de investimentos previstos no Plano Plurianual e nos orçamentos anuais do Estado nas áreas de mobilidade urbana e interurbana, de infraestrutura urbana, de infraestrutura hídrica, de edificação pública e de infraestrutura viária. Não há mais detalhes além disso. Somando os dois novos pedidos, Jerônimo já pediu mais de R$8,33 bilhões em empréstimos à Assembleia, o que tem sido motivo de críticas da oposição, alegando falta de transparência. Nenhum projeto desse tipo foi rejeitado na Casa.







  • TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

    Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto.  A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo.  A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, diz respeito a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). O aplicativo Pardal - disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) - existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. “A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, informou o TSE. 







  • Detran-BA é pioneiro na adoção de inteligência artificial em processos administrativos

    Avançar em tecnologia é investir na otimização do tempo, na segurança da informação e na economia de recursos públicos. E é assim que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem atuado. Uma nova ferramenta passa a ser utilizada pelo departamento na construção de processos administrativos. Trata-se do Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), baseado em inteligência artificial (IA), que automatiza a criação de documentos como editais, termos de referência e minutas de contrato, assegurando que todos os requisitos legais sejam atendidos de maneira rápida e precisa. Além de acelerar os processos, a nova ferramenta também garante que toda a documentação gerada esteja em conformidade com as normas da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com a Lei 14.133/2021, que regulamenta as licitações e contratações públicas no Brasil. Essa conformidade é fundamental para reduzir erros humanos e minimizar os riscos de inconformidades, garantindo processos mais seguros e eficientes. A contratação é pioneira, o que torna o departamento da Bahia como o primeiro do Brasil na utilização de IA para esse tipo de processo. “Com a implementação do programa, vamos dar mais agilidade e segurança aos processos licitatórios que hoje demandam muito tempo e conhecimento jurídico dos nossos servidores", pontuou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel. A primeira fase envolve a configuração do sistema de acordo com as necessidades específicas do Detran, incluindo o carregamento do plano de contratação anual e dos itens do catálogo do Simpas, utilizado pela Secretaria da Administração. Em seguida, a equipe técnica da Exponencial trabalhará na integração completa da ferramenta com os processos do órgão, treinando os servidores para utilizar o GDL de forma otimizada, ainda neste ano de 2024.



  • Secretária de Educação de Aracatu vai analisar aprendizagem dos alunos através da prova SAEMA 2024

    A secretária de Educação de Aracatu, visando a análise dos resultados da aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como a necessidade de avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, tendo a necessidade de alinhar as práticas de avaliação com as diretrizes e metas do Plano Municipal de Educação-PNE, o que vai garantir que os resultados da avaliação interna contribuam para o cumprimento dos objetivos previstos no plano e a melhoria contínua da educação, vai realizar avaliação escolar dos alunos da rede municipal de ensino matriculados no 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. As provas do SAEMA 2024 terão como objetivo  prioritário fornecer informações fundamentais para subsidiar a Secretária Municipal de Educação e as unidades escolares. As provas será aplicadas no período de 16 a 18 de setembro, entre os horários de 07:30 às 17:30 nos turnos matutinos, vespertino e noturnos, abrangendo as matérias de Língua Portuguesa e Matemática.







  • Indiciado por abusar da sobrinha de 7 anos tem mandado cumprido em Riacho de Santana

    Uma equipe da Delegacia Territorial de Riacho de Santana cumpriu, nesta terça-feira (27), o mandado de prisão preventiva de um homem suspeito de estupro de vulnerável. O acusado, de 73 anos, foi indiciado por abusar da sobrinha de sete anos. As investigações apontaram que o abuso ocorreu em outubro de 2022, em uma plantação de mandioca naquele município. A mãe da vítima flagrou o momento da prática criminosa. “A genitora observou que tinha cerca de 25 minutos que a menina tinha sumido, então resolveu ir na plantação, onde escutou um barulho de conversa, momento em que presenciou a sua filha sendo abusada pelo tio”, informou o titular da DT/Riacho de Santana, delegado Sandro Marco Nunes Gomes. Mãe e filha foram ouvidas e a criança confirmou o abuso, informando que o suspeito chegou a ameaçar de morte ela e os seus pais, caso o crime fosse descoberto. O indiciado foi submetido aos exames de praxe, ficando à disposição da Justiça. A vítima está sendo assistida por uma equipe psicossocial.







Estamos nas redes sociais