• Prefeito Gil Rocha comenta decisão do TCM sobre prática de nepotismo

    Prefeito Gil Rocha e a esposa Marta Santos Lima Rocha. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    “A nomeação foi uma decisão para socorrer o município em um momento de emergência, não se tratando de um favorecimento”, diz Gil Rocha.


    Nesta quarta-feira (22) o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios multou o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu, pela prática de nepotismo, considerando irregular a nomeação da sua esposa, Marta Santos Lima Rocha para o cargo de Tesoureira. O Destaquebahia entrou em contato com o prefeito, que em nota, comentou a decisão do TCM e ressaltou que “a nomeação foi uma decisão para socorrer o município em um momento de emergência, não se tratando de um favorecimento.”  

    Segundo o prefeito, a nomeação de Marta Lima, que é funcionária concursada do município e já exercia cargo administrativo na Prefeitura de Guajeru desde 2006, se deu em virtude do afastamento do então tesoureiro, Pablo Carpejane, que em junho de 2014 pediu para ser desligado do cargo, alegando motivos pessoais. Diante desta situação, e tendo em vista o momento de crise e de cortes de gastos que o município atravessava, “tivemos a necessidade de nomear alguém que já fizesse parte do governo, que tivesse inteirado das ações que vinham sendo realizadas por nós e, principalmente, que fosse alguém do quadro efetivo e que não viesse a onerar a folha no momento em que víamos fazendo demissões e cortando despesas com pessoal. Além disso, precisávamos de alguém com conhecimento e habilidades para ocupar o cargo”, ressaltou.

    Rocha destaca que desde a nomeação, em julho de 2014, a funcionária Marta Lima já tinha conhecimento que sua permanência no cargo seria por um curto período, suficiente para que “a casa fosse colocada em ordem”, com a normalização das contas públicas e o equilíbrio financeiro que o município alcançou em virtude de uma série de ações que foram tomadas pelo atual governo e também pela sua competência como Tesoureira. E em maio deste ano, já com as contas em ordem, a funcionária Marta foi exonerada, antes mesmo de qualquer decisão do TCM.

    O prefeito disse respeitar a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios e entende que a corte avaliou a situação no entendimento técnico, de forma correta, mas considera que a nomeação não trouxe nenhum tipo de prejuízo para o município, nem tão pouco para o povo guajeruense, muito pelo contrário. Ele destaca que é fato público e notório que nos últimos anos Guajeru conseguiu se estabilizar financeiramente, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, quando, em janeiro de 2013, recebeu um município atolado em dívidas, sem crédito junto aos fornecedores e com os salários dos funcionários atrasados. “Nesse período de dois anos e meio de mandato, tendo em boa parte dele a funcionária Marta à frente de Tesouraria, conseguimos reverter a situação caótica na qual recebemos o município. Ajustamos, controlamos e ordenamos as contas públicas e hoje vivemos uma situação completamente diferente: pagamos os salários atrasados dos servidores públicos (dívida deixada pela ex-gestão); renegociamos dívidas herdadas com a Embasa, Coelba, PASEP e INSS; mantemos em dia o pagamento dos funcionários, inclusive 1/3 de férias e o 13º salário; mantemos em dia o pagamento do transporte escolar e ainda investimos, com recursos próprios, em ações de melhorias para o município como: o calçamento de vias públicas, aquisição de uma nova ambulância, recuperação de estradas e reforma e ampliação de escolas públicas do município”, enfatizou.

    CONTINUE LENDO


  • Adolescente invade escola na Bahia com facão e ameaça matar a diretora

    (Foto: Jussi Up Press)

    Ao tentar conter o adolescente, o porteiro da escola foi atingido na cabeça e precisou ser hospitalizado
     

    Um estudante de 15 anos invadiu o Colégio Estadual Horácio de Matos, na cidade de Jussiape, região da Chapada Diamantina, armado com um facão ameaçando matar a diretora da instituição. Ao tentar conter o adolescente, o porteiro da escola, João Evangelista, foi atingido na cabeça e precisou ser levado ao Hospital Municipal de Jussiape.

    Segundo informações da Polícia Civil, às 14h de quarta-feira (22), o garoto pulou o muro da escola com o facão dizendo que queria matar a diretora Verailza Oliveira de Assis, que naquele momento não se encontrava no colégio.

    Ainda de acordo com a polícia, no dia anterior a diretora havia intimado o adolescente a comparecer na escola acompanhado do pai, por ele estar soltando fogos de artifício no pátio do colégio. Isso teria revoltado o aluno e o motivado a invadir a escola.

    A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação. Após a apreensão, o garoto foi levado para a delegacia de Rio de Contas, onde foi aberto um procedimento investigatório pelo crime de lesão corporal.

    Segundo a polícia, em depoimento, o adolescente disse que não soltou fogos na escola e que a diretora pretendia expulsá-lo injustamente. Verailza registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Jussiape. O CORREIO tentou entrar em contato com o Colégio Estadual Horácio de Matos para obter mais informações, mas ninguém atendeu as ligações.   

    De acordo com o informações da Polícia Civil, o adolescente já teve passagem pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade de Livramento. A polícia informou ainda que ele foi liberado, mas está aguardando o encaminhamento da Justiça em relação ao caso. (redacao@correio24horas.com.br)



  • Polícia intensifica blitz no centro da cidade, o principal alvo são as motocicletas

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Polícia Militar tem intensificado as blitz em Brumado; depois das blitz educativas, agora o objetivo da polícia é tirar de circulação motocicletas com documentação atrasada e com outras irregularidades. No fm da tarde desta quinta - feira (23), diversos motociclistas foram parados na Praça da Prefeitura em Brumado, mas até o momento em que a reportagem do Destaquebahia esteve no local, nenhuma apreensão foi realizada.



  • Será realizada em Maetinga a 1ª Trilha Ciclística do Monte Alegre

    O projeto foi apresentado ao Prefeito Edcarlos Lima, o qual garantiu total apoio. Foto: Vilson Lima / Destaquebahia.com.br

    A criação do nome do evento como “Trilha Ciclística do Monte Alegre” tem como objetivo resgatar a origem da fundação do Município de Maetinga.
    A 1ª trilha ciclística acontecerá em 10 de outubro de 2015, e terá como finalidade proporcionar à população lazer, descontração, integração familiar e social, saúde, bem estar, conscientização ambiental e de responsabilidade que pretende arrecadar doações de alimentos não perecíveis para doar à famílias carentes e de baixa renda cadastradas na Ação Social.

    Os alimentos arrecadados serão armazenados na Prefeitura Municipal de Maetinga até o final do percurso, onde serão organizados em cestas básicas para destinação à famílias carentes e de baixa renda cadastradas na Ação Social.

         
            Os amantes do ciclismo já aguardam com ansiedade o dia do evento

    O trajeto do percurso iniciará na Praça da Criatividade com destino a Barragem do Tabuleirinho. No decorrer do percurso será distribuída água, rapadura e cereais em barra aos participantes. Ao final da trilha deverá ser oferecida água, frutas (banana, melancia, maça), cereais em barra, além de disponibilizar o serviço de aferição da pressão bem como outros serviços de saúde.

    Realização do evento: 10 de outubro de 2015
    Concentração: Praça da Criatividade às 7:00 horas
    Abertura do evento: 7:30 horas
    Início do passeio: 8:00 horasTérmino do passeio: 12:00 horas

     



  • Conselho do MP vai investigar procurador que abriu inquérito contra Lula

    Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter beneficiado empreiteira - Fernando Donasci / Agência O Globo

    BRASÍLIA - O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu investigação sobre a conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, responsável pela abertura de inquérito no âmbito da Procuradoria da República do Distrito Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O corregedor do Conselho, Alessandro Tramujas Assad, afirmou que a reclamação disciplinar feita por advogados do ex-presidente atende aos requisitos de admissibilidade e abriu prazo de dez dias para que Furtado se manifeste. Assad, porém, negou pedido da defesa de Lula para que a decisão relativa ao inquérito fosse revogada.

    O inquérito aberto por Furtado visa investigar a prática de tráfico de influência internacional pelo ex-presidente. Ele não é o titular da apuração, que é conduzida pela procuradora MirellaAguiar. Furtado determinou a abertura do inquérito durante as férias de Mirella e antes de ter sido encerrado o prazo da investigação preliminar que estava em andamento. Para a defesa do ex-presidente, a medida tomada pelo procurador violou deveres funcionais. O Instituto Lula afirma ainda que os investigadores que atuavam no caso não tinham encontrado indício de crime.

    Para o corregedor, os questionamentos são suficientes para que se busque investigar a conduta de Furtado no caso.

    “A reclamação disciplinar apresentada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, formulada por intermédio dos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, atende aos requisitos de admissibilidade previstos”, afirma Assad em seu despacho.

    O pedido para que fosse também suspendida a abertura de inquérito foi negado porque não cabe ao CNMP controlar a “atividade fim” dos procuradores. As investigações do órgão tratam apenas de caráter disciplinar.

    O inquérito contra o ex-presidente tem como base reportagem do GLOBO que revelou em abril uma viagem de Lula a Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, realizada em 2013, paga pela construtora Odebrecht. Em ao menos um dos deslocamentos estava presente Alexandrino Alencar, um dos dirigentes da empresa que foi preso na Lava-Jato. O inquérito apura se Lula teria atuado junto ao BNDES ou agentes públicos estrangeiros para que a empresa obtivesse contratos.

    O GLOBO revelou no último domingo, por meio de telegramas diplomáticos do Itamaraty, que o ex-presidente teria feito lobby a favor da mesma empreiteira junto ao primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho no processo de privatização em andamento naquele país. O Instituto Lula nega que o ex-presidente atue para beneficiar qualquer empresa e afirma que as remunerações recebidas por ele tratam da realização de palestras.

     
    CONTINUE LENDO


  • A Igreja Mundial do Poder de Deus realizará 'O Grande dia da profecía'

    A Igreja Mundial do Poder de Deus, em Brumado, realizará nesta sexta - feira (24), o Grande Dia da Profecía, às 19:30min. Será uma grande concentração de fé, onde Deus realizará grandes milagres, compareça!
    A Igreja Mundial do Poder de Deus em Brumado, fica localizada na Avenida Coronel Tibério Meira, 363, Centro - Próximo a Madereira Real.



  • Nestor Duarte liga para Alessandro Lôbo e dá explicações sobre obras do presidio

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A veiculação de notícia dando conta da finalização da obra do presidio em Brumado causou muita estranheza e indignação ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, que imediatamente buscou o agendamento de audiência com o secretário Nestor Duarte a fim de solicitar informações a respeito do fato, visto que as obras nem foram iniciadas.

    Antes mesmo do agendamento da audiência, que deve acontecer ainda esta semana, o secretário Nestor Duarte através de contato telefônico, justificou para o presidente da Câmara o erro da matéria difundida pela mídia.

    Alessandro Lôbo informou que segundo Nestor Duarte o presidido ainda não teve sua obra iniciada em virtude do primeiro terreno apresentado ter sido transformado em lixão e apresentar riscos quanto a liberação de gases prejudiciais à saúde e em consequência deste fato os recursos destinados à obra retornaram à União.

    Destacou, porém, que o governo do Estado contraiu empréstimo no valor de 1,2 milhão que serão distribuídos entre as secretarias, incluindo SEAP – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, que possibilitará a realização de todos os trâmites legais para que as empresas licitadas retomem os serviços e no início de agosto as obras sejam efetivamente iniciadas.

    “Essa obra é de fundamental importância para a segurança de nossa população e, desta forma estaremos atentos a todas as ações realizadas para que seja realmente efetivada. Ficamos surpresos e preocupados com a notícia da devolução dos recursos para a União, visto que o legislativo esteve muito preocupado com o cumprimento dos prazos estipulados”. Frisou Alessandro Lôbo.

    Finalizando observou que o secretário Nestor Duarte se colocou à disposição para visitar, juntamente com todos os vereadores que compõem o legislativo brumadense, o presídio de Vitória da Conquista, cuja obra é igual à que será realizada em Brumado.  “Estarei me dirigindo a Salvador nesta quinta-feira para conversar pessoalmente com o secretário Nestor Duarte”, afirma o presidente da Câmara.  



  • Após derrubar chiqueiro de porcos idoso morre alvejado por dois tiros em Érico Cardoso

    O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O idoso, Josino Manoel de Pina, 72 anos, foi morto depois ser alvejado por dois tiros de arma de fogo no Povoado de Telha, Zona Rural de Érico Cardoso, na manhã de ontem (22).
    Segundo informações obtidas pela reportagem do Destaquebahia, a morte do idoso ocorreu após o mesmo ter derrubado um chiqueiro alheio.

    Segundo o relato de familiares, o Sr. Josino Manoel de Pina, havia feito uma encanação de água que passava por uma estrada, a qual abastecia sua propriedade; uma outra família, após a desativação da estrada, construiu um chiqueiro bem no local onde os canos passavam, e os porcos quebraram os canos, o que fez com que o abastecimento de água na propriedade de Josino Pina fosse interrompido.

    Revoltado com a situação, Josino e mais três filhos maiores de idade teriam se dirigido até o local na manhã de ontem (22) e derrubado o chiqueiro dos porcos; a outra família que havia construído o chiqueiro revidou, e segundo informações, dois irmãos de prenome: Naldo e Nilvado, de posse de uma espingarda cada um, dispararam contra o idoso, acertando o braço e o abdômen.

    Os filhos do idoso entrou em luta corporal contra os autores dos disparos, mas os mesmos conseguiram fugir. O idoso foi socorrido pelos filhos ainda com vida até o hospital de Érico Cardoso, mas, devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhado posteriormente ao hospital  José Américo Rezende, em Paramirim, mas não conseguiu resistir e foi a óbito.
    O corpo de Josina Manoel Pina foi encaminhado pela Polícia Técnica ao IML (Instituto Médico Legal)de Brumado, onde, após passar por necropsia foi liberado para a família fazer o sepultamento.

     



  • Há meses sem pagamento, terceirizados do Estado busca apoio de vereador para a solução do problema

    Foto: Divulgação

    ASCOM/CMB/Eliana Costa

    O vereador Weliton Lopes foi procurado pelos funcionários das empresas terceirizadas do Estado a fim de buscar apoio para a resolução do impasse da falta de pagamento de salários, fato que já se tornou uma constância e vem prejudicando todos os que prestam serviços em órgãos estaduais no município.

    Na manhã desta quarta-feira (22.07), mesmo estando o legislativo em recesso parlamentar, o vereador reuniu-se com esses funcionários para discorrer sobre o problema e delinear ações que serão tomadas para a busca da efetivação dos pagamentos atrasados, assim como os direitos trabalhistas dos que foram demitidos e até o momento não foram indenizados.

    Weliton Lopes destacou que esse problema vem ocorrendo desde que foram contratadas as empresas terceirizadas: “Estamos convivendo com esse problema a muito tempo e não é justo que essas pessoas saiam de suas casas para realizar os trabalhos para os quais foram contratados e não recebam seus salários. Esse fato está submetendo os empregados a momentos de insegurança e preocupação familiar. Muitos já se encontram com o nome nos serviços de proteção ao crédito. Isso é uma injustiça. Enquanto pais de famílias passam por constrangimentos os donos das empresas utilizam os recursos para seus momentos de lazer”, enfatizou.

    A primeira ação a ser efetivada pelo vereador Weliton Lopes será protocolar denúncia no Ministério Público em Vitória da Conquista, quando todos os funcionários também estarão presentes. A seguir se dirigirão a cidade de Caetité, local para onde foi transferida a DIREC, para juntos buscarem audiência com a responsável pelo órgão e consequentemente quem deveria dar explicações aos prestadores de serviços contratados pelo Estado através das empresas terceirizadas.

    “Não podemos aceitar que essa situação continue. A solução desse problema precisa ser urgente, pois todos essas pessoas estão passando por momentos de muita dificuldade. É necessário que as autoridades competentes tomem providências no sentido de punir os responsáveis por cabalmente causar humilhações, prejuízos e sofrimentos morais decorrentes de atitude arbitrária das empresas. Estaremos juntos com essas pessoas até que consigamos êxito. Contaremos também com o apoio do presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo, que também está muito sensível à causa.” destacou Weliton Lopes. 



  • Foi realizada a VII Conferência de Assistência Social em Maetinga

    Foto: Vilson Lima / Destaquebahia.com.br

    Foi realizada em Maetinga a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu ontem, dia 21, na quadra poliesportiva da cidade. Dezenas de pessoas estiveram presentes e dentre os mais diversos assuntos debatidos, o foco principal foi o tema: “Consolidar de vez, Rumo a 2026”. Na conferência foi avaliado os 10 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), os desafios, dificuldades e avanços, além de propor ações para o próximo plano decenal, 2016 a 2026. Em entrevista ao Destaquebahia, a secretária de Ação Social, Andréia Vieira, disse que foi muito positiva a conferência, devido a grande participação da comunidade, onde, presidentes de associações, representantes do poder público, dentre outros, se fizeram presentes. Ainda segundo Andréia Vieira, na oportunidade foram eleitos dois delegados e seus respectivos suplentes que representarão Maetinga na conferência estadual.

     



  • Dupla tentativa de homicídio em Guajeru, idoso tentou matar a ex esposa e o neto

    As armas foram apreendidas. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma briga entre família na cidade de Guajeru quase que resultou em um duplo homicídio.
    Na noite de ontem (21), Guimozeno Bento da Silva, 70 anos, se desentendeu com a ex - esposa, também idosa e depois de várias agressões, teria tentato esfaqueá – la, o neto teria interferido para separar a briga e em seguida foi alvejado com disparo de uma arma de fogo tipo Cartucheira.
    Segundo o relato de uma das vítimas, o neto Carlos Henrique de 21 anos, ele que morada em uma casa vizinha, ao ouvir os gritos de socorro da avó, correu para separar a briga. Segundo o neto, ambos entraram em luta corporal e, após ter tomado a faca, o idoso se dirigiu para dentro de um quarto, pegou um espingarda (Tipo Cartucheira) e saiu dizendo que iria matá – lo.

       
                 Um dos gospel de faca que o avô desferiu chegou a cortar a camisa do neto

    O neto disse que correu para fora da casa e, mesmo assim, o avô efetuou o disparo; tendo um dos chumbos atingido o seu nariz. Ao tentar recarregar a arma, Carlos Henrique, já ferido, pegou um pedaço de pau e desferiu golpes até dominar o Sr. Guimozeno.

    A polícia foi acionada e conduziu o neto e o avô para a delegacia de Brumado.
    A princípio o idoso foi encaminhado para o Hospital Magalhães Neto para cuidados médicos, posteriormente, foi feito o auto de lavratura de prisão em flagrante pelo Delegado Dr. Romilson Dourado.
    Em entrevista ao Destaquebahia, o delegado disse que o idoso ficará detido a disposição da justiça até que o juiz determine quais serão as providências a serem tomadas.



  • Grupo invade cidade, atira contra sede da PM e explode banco

    Agência do Bradesco ficou completamente destruída (Foto: Gabriel Araújo / Portaldenoticias.net)

    Crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (22), em Cansanção. Cerca de 15 homens participaram da ação; não houve feridos. Bandidos fortemente armados invadiram o município de Cansanção, a 340 quilômetros de Salvador, e explodiram caixas eletrônicos da agência do Bradesco, na madrugada desta quarta-feira (22). Antes do ataque ao banco, os criminosos metralharam o Batalhão de Polícia Miitar da cidade, além de uma viatura. Não há registro de feridos. Conforme testemunhas, a quadrilha era formada por cerca de 15 pessoas. Metade do grupo foi responsável pela invasão ao banco e a outra parte pelo ataque à polícia. Com as explosões, o teto da agência cedeu e o espaço ficou completamente destruído. Já a sede da PM, apresenta diversas marcas de tiros. A viatura atacada teve os vidos quebrados. Não há informações sobre valores roubados. Também não informação sobre pessoas presas.



  • PROMOÇÃO EM DOBRO NA SHOW LANCHES E PIZZARIA


  • Mais de 1500 pessoas estiveram no Congresso das Testemunhas de Jeová

    Foto: Divulgação

    Com a presença de mais 1500 presentes na assistência, Testemunhas de Jeová realizou durante o ultimo fim de semana seus três dias de congresso no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro. O programa que examinou os evangelhos ajudou os presentes a como imitar a Jesus Cristo de perto. O programa também mostrou como esses conselhos dado há milhares de anos por Jesus Cristo, tem o mesmo valor hoje e trás benefícios práticos para todas as pessoas se aplicado em sua vida; 28 pessoas, imitando assim a Jesus se batizaram em símbolo de sua dedicação a Jeová Deus.

    Uma novidade deste ano foi um grande telão que foi montado na quadra do ginásio, para exibições de varias encenações bíblicas da vida de Jesus Cristo quando esteve na terra, como exemplo: as curas realizadas por Jesus, a ressurreição de Lázaro e da filha de Jairo. Os presentes se emocionaram com as belas peças teatrais bíblicas. Veja o comentário de um dos presentes: “foi emocionante, conhecendo mais de perto o filho de Deus, Jesus Cristo, me sinto bem mais achegado a Deus agora, já estou na expectativa para o congresso do próximo ano”.

       Todo programa foi baseado na Bíblia. As Testemunhas de Jeová no Brasil planejam realizar 497 congressos em 170 cidades. No mundo todo, há quase 8 milhões de Testemunhas de Jeová em mais de 113 mil congregações



  • Esse é o que você estava esperando, acabou de chegar na Taigun Auto