• Justiça condena homem por recebimento e armazenamento de carvão ilegal em Cândido Sales

    A Vara Cível da comarca de Cândido Sales condenou, a pedido do Ministério Público estadual, um homem por danos ambientais em razão do recebimento e armazenamento de carvão ilegal. O réu Ali dos Santos Hussein terá que pagar o valor de R$ 9,6 mil, que será destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente indicado pelo MP, para educação ambiental e projetos ambientais. Consta na ação que, no dia 16 de outubro de 2009, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) compareceram a uma empacotadora de carvão, à qual o réu é vinculado, e encontraram um total de 32 metros cúbicos de carvão vegetal nativo, o que equivale a 320 sacos, em depósito no pátio da empresa. De acordo com a promotora de Justiça Karina Cherubini, autora da ação, o comércio em questão não possuía a autorização do órgão ambiental, dada sob a forma de Documento de Origem Florestal (DOF), o que constitui infração ambiental.







  • Homem é detido após ser pego em flagrante com algumas porções de cocaína em Brumado

    Na noite de sexta-feira (12/07), um homem de 29 anos foi detido com algumas porções de cocaína, escondidadas na carteira. O fato aconteceu nas imediações da policlínica municipal no Bairro Malhada Branca, quando os militares do grupamento CETO, observaram que ao avistar a guarnição, o elemento, em posse de uma motocicleta, teria mudado de direção, o que levantou algumas suspeitas. Quando foi alcançado e abordado, foi encontrado 4 porções de pó. Em sua defesa o homem disse que teria comparado para seu próprio consumo. O mesmo foi encaminhado para delegacia regional de Brumado, onde foi lavrado o alto de posse de drogas ilícita.  







  • Homem com tornozeleira eletrônica é preso acusado de tráfico de drogas em Brumado

    Na última sexta-feira (12/07) um homem que utilizava tornozeleira eletrônica, foi novamente preso acusado de tráfico de drogas, após prisão em flagrante, após na casa do mesmo ser encontrada uma certa quantidade de drogas. Após denuncia e com mandado de busca a polícia chegou até o referido local, onde foi encontrado drogas em barra, substâncias semelhantes à maconha e uma balança de precisão. Segundo a polícia mesmo com o monitoramento eletrônico, o homem estaria ainda traficando. O mesmo foi encaminhado para a delegacia regional de Brumado, onde ficou a disposição da justiça. 







  • Haddad atribui a má avaliação da economia à desinformação

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (12) que a má avaliação do desempenho da economia brasileira está atrelado à “desinformação” nas redes sociais.

    “O que eu vejo na rede social é um negócio avassalador de desinformação. E isso não parte dos meios de comunicação. O que eu vejo nas redes é muito sério porque não bate com a realidade. Dizem que o desemprego está aumentando, mas o desemprego é o mais baixo da série histórica. Falam que a renda está caindo, mas há 28 anos não tínhamos um incremento como o que tivemos em 2023”, disse o ministro durante sabatina no 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo.

    “Temos uma oposição que realmente atua para minar a credibilidade das instituições, dos dados oficiais, do Estado brasileiro, e eles atuam diuturnamente nas redes sociais. Eu nunca vi um negócio desse, é uma prática protofascista mesmo, não tem outra palavra”, afirmou.

    Para o ministro, a desinformação é um desafio que precisa ser enfrentado. “Eu penso que nós temos um desafio comunicacional hoje, porque quando você pergunta se a pessoa está melhor do que o ano passado ou retrasado, ela diz que está. Quando você pergunta se a economia está melhor, ela diz que não necessariamente. Metade diz que está e metade diz que não está”, acrescentou.







  • Juízes federais tomarão posse como desembargadores do TRE-BA na próxima semana

    No dia 18 de julho, a juíza federal da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Bahia, Maízia Seal Carvalho, e o juiz federal da 19ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, Dirley da Cunha Júnior, tomarão posse como desembargadores eleitorais titular e substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), respectivamente. A cerimônia de posse acontecerá às 16h, na Sala de Sessões do TRE-BA. A magistrada Maízia Carvalho ocupará a vaga antes pertencente à juíza federal Arali Maciel Duarte, da 1ª Vara/SJBA, como desembargadora eleitoral titular. Já Dirley da Cunha ocupará a vaga do juiz federal Iran Esmeraldo Leite, da 24ª Vara/SJBA, na condição de desembargador eleitoral substituto. Os dois magistrados ocuparão as vagas na Corte Eleitoral da Bahia, na classe dos juízes federais, durante o biênio 2024-2026, podendo ser reconduzidos para mais dois anos, conforme regimento interno do TRE-BA.







  • Médico é acusado por seis mulheres de abuso sexual durante consultas

    Um médico, identificado como Antônio Mangabeira, é acusado de abuso sexual por seis mulheres em Itabuna, no Sul da Bahia. A Polícia Civil informou que os seis casos são investigados em inquérito, que deve ser concluído em 30 dias. Como os supostos abusos aconteceram durante as consultas, câmeras de segurança do consultório serão analisadas. No ano passado, três denúncias de importunação sexual contra o profissional foram registradas na polícia. Segundo a TV Santa Cruz, na última terça-feira (9), a agente de saúde Romilda Jesus da Silva procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher [Deam] de Itabuna e registrou um boletim de ocorrência contra o médico. A vítima relatou que teve seios e outras partes íntimas tocadas pelo médico durante uma consulta.  Por meio de nota, a defesa do médico declarou que há provas para afastarem as acusações. E a clínica em que Mangabeira trabalha, Oncosul, afirmou que "repudia veementemente qualquer forma de assédio e colabora integralmente com as autoridades competentes para a investigação dos fatos". Já o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que abriu uma sindicância ex-officio para investigar as denúncias após tomar conhecimento delas pelas redes sociais.







  • Ação da polícia militar apreende drogas prontas para distribuição em Brumado

    Na manhã de quinta-feira (11/07), uma ação da Polícia Militar de Brumado, resultou na descoberta de um local utilizado para preparo e armazenagem de drogas no Bairro Urbis 2 em Brumado. A suspeita é que o material apreendido iria ser comercializado em diversas localidades da cidade. A ação foi realizada por uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) da 24 Companhia de Polícia Militar, onde foi apreendido 100 porções de maconha e cocaína prontas para venda, meio quilo de pasta base de Cocaína, além de balança de precisão e um carregador de pistola 9mm. Durante a ação ninguém foi preso. Todo material encontrado foi recolhido e apresentado da delegacia de Brumado.







  • Estudo inédito no Brasil revela que Bahia tem pior média de segurança entre os estados

    O Índice de Progresso Social (IPS) revelou que a Bahia tem a pior nota para segurança pessoal entre todos os estados do país. O estudo, realizado pela primeira vez no Brasil, analisou mais de 50 indicadores sociais e ambientais e deu notas para todos os municípios do país. No aspecto de segurança, a nota da Bahia foi de 42,2, enquanto a média nacional foi 58,27. A nota média do estado foi 57,85 – a 19º no ranking dos estados. O componente foi avaliado a partir de quatro indicadores pré-estabelecidos: assassinato de jovens, mortes por acidentes de transportes, assassinatos de mulheres e homicídios. A Bahia teve notas menores do que todos os estados vizinhos. O Piauí, por exemplo, teve como média 55,66 para segurança, e Alagoas, 46,49. O Atlas da Violência 2024 revelou que as cinco cidades brasileiras com as maiores proporções de homicídios a cada 100 mil habitantes estão na Bahia. São elas: Santo Antônio de Jesus (94,1), Jequié (91,9), Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3). Ainda de acordo com a pesquisa, o estado registrou 6.776 homicídios em 2022 – um aumento de 10,2% em relação a 10 anos antes. Entre 2017 e 2022, no entanto, houve redução de 9,5%.







  • Homem é preso após golpear três colegas de trabalho com canivete no sudoeste do estado

    Três funcionários de uma fábrica ficaram feridos após serem golpeados com um canivete por um colega de trabalho, na quinta-feira (11), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime foi preso. De acordo com a polícia, as vítimas foram atacadas enquanto estavam na fila para pegar o almoço, no refeitório da empresa. Ainda não há informações sobre o que motivou a agressão. Os funcionários foram atingidos na região da cabeça e foram levados por colegas para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, onde receberam atendimentos médicos. Uma da vítimas, que teve ferimentos considerados mais graves, está internada na Sala Vermelha da unidade. Antes de ser preso, o suspeito tentou fugir ao pular o muro da fábrica, mas foi alcançado pela polícia. Ele foi autuado por tentativa de homicídio. O caso é investigado na delegacia do município.







  • Suspeito que explodiu agências bancárias em cidades baianas é preso em São Paulo

    Um criminoso apontado como responsável por explosões de agências bancárias na cidades baianas de Muritiba, Irará e Jaguaripe, nos anos de 2022 e 2023, foi preso na quinta-feira (11), em São Paulo. O homem possui duas certidões de nascimento e duas carteiras de identidade, o que dificultava a sua localização. Ele ainda acumula passagens e responde a processos contra os dois nomes. Além dos ataques nas cidades baianas, o criminoso, que integra uma facção com atuação no Sudeste, promoveu também explosões contra agências bancárias no estado de São Paulo. A prisão aconteceu em uma operação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de São Paulo, do DEIC da BA e da PM de SP. O criminoso foi alcançado e apresentado na 89a DP, na capital paulista, onde o mandado de prisão foi cumprido. A Justiça de SP decidirá em qual unidade prisional ele ficará custodiado.







  • Dançarina de banda de arrocha morre em hospital na Bahia com suspeita de dengue hemorrágica

    Uma das dançarinas de arrocha do cantor Sinho Ferrari morreu após dar entrada no Hospital de Base, em Itabuna, no sul da Bahia, com fortes dores no corpo e dificuldades para respirar. Segundo a produção da banda, a suspeita é de que Clicia Pedreira do Carmo, conhecida como "Clicia Lua", de 36 anos, tenha tido dengue hemorrágica. Segundo o produção da banda do cantor Sinho Ferrari, a dançarina procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabuna na manhã de quinta-feira (11) com fortes dores no corpo e dificuldades para respirar. Por causa dos sintomas, Clicia Lua foi transferida para o Hospital de Base, em Itabuna. Na unidade, o estado de saúde dela se agravou, a dançarina chegou a ser entubada, mas não resistiu. A Secretaria Municipal de Itabuna informou que o exame de sorologia foi feito. A causa da morte será confirmada após análise do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador. Nas redes sociais, o cantor Sinho Ferrari lamentou a morte da dançarina. “Nesse momento não encontramos palavras para descrever o tamanho do sentimento de perda”, lamentou o cantor. Clicia Lua deixou o marido e um filho de 18 anos. O corpo dela será sepultado na manhã desta sexta-feira (12).







  • Polícia faz operação contra homicidas em Vitória da Conquista

    A Polícia Civil deflagrou uma operação contra autores de homicídios em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira (12). Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. Segundo a polícia, a Operação Circumdare tem como objetivo o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais naquela região. Internos do sistema prisional também são alvos da ação. Segundo a Polícia Civil, 50 policiais participam das diligências, que contam com o apoio de equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).



  • Homens são presos acusados de tráfico de drogas em Livramento de Nossa Senhora

    No final da manhã de quinta-feira (11/07), durante rondas pelo bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora, militares da 46ª CIPM avistaram um táxi, modelo Ônix branco, em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura policial, o motorista e o passageiro tentaram se evadir por uma estrada vicinal, mas foram interceptados. Durante a busca pessoal e veicular, no porta-malas do veículo, foi encontrada uma substância de aproximadamente 200g análoga à maconha. Os indivíduos, F.A.V.A. e V.C.A.F, foram conduzidos à Delegacia de Livramento para adoção das medidas cabíveis. Foi apresentado a autoridade policial: Aproximadamente 200g de substância análoga a maconha; R$ 418 em espécie; 01 celular Redmi, modelo 9T, azul; 01 celular Samsung, modelo A14, preto; 01 veículo GM/Ônix, cor branca; 01 corrente prateada; 01 corrente dourada.



  • PF mira irregularidades na contratação de transporte escolar em cidade da Bahia

    A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 12 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (11), no município de Santaluz, a cerca de 275 km de Salvador. Investigações apontam irregularidades na contratação de uma empresa para prestação de serviços de transporte escolar na cidade, no valor de mais de R$ 8 milhões. Segundo a Polícia Federal, a investigação detectou que a Prefeitura de Santaluz fez um procedimento de pregão eletrônico, em 2022, para contratação de empresa para a prestação de serviços de transporte escolar para executar 89 rotas no município. A empresa vencedora, possuía apenas cinco veículos, o que, conforme a PF, seria insuficiente para execução do contrato. "As irregularidades começam desde o momento da contratação. Além da empresa contratada, teve outras coordenadas pelo mesmo mesmo grupo empresarial, que fraudaram a cotação desde o início", explicou o delegado da PF Pancho Rivas. "Então, desde o momento da contratação, o preço foi majorado para que no momento que fosse ser realizado o pregão, que também foi fraudado, fosse você conseguisse alcançar um valor que poderia ser desviado. Como foi comprovado que foi", afirmou o delegado. Os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região foram cumpridos nas cidades de Santaluz, Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça. "Alguns desses investigados não residem no município de Santaluz. A empresa fica sediada em outros municípios e ficam como intermediários, operando em contratações", contou o delegado.

                               







  • Segunda vítima de acidente na BR-030 entre Brumado e Sussuarana morre no hospital

    Na tarde desta quinta-feira (11/07), foi a óbito no Hospital de Brumado, a segunda vítima do grave acidente registrado na noite de segunda-feira (08/07), onde uma criança de uma ano e sete meses morreu na hora. A segunda vítima fatal, foi identificada como Josimar Ferreira dos Santos, de 44 anos. Ele estava internado na UTI desde que ocorreu o acidente e foi prestado os primeiros socorros. Ele era o condutor do veículo que acabou colidindo com o caminhão. A esposa de Josimar, foi transferida em estado grave para o Hospital de Base em Vitória da Conquista.