• ARACATU

    Homem morre em confronto com a polícia em Aracatu

    Homem morre em confronto com a polícia em Aracatu

    Na noite de ontem (25), por volta das 22h, na Travessa Francisco José da Silva, Santa Rita, Aracatu/BA, policiais militares receberam denúncia anônima que estaria havendo naquela localidade tráfico de drogas e que haviam pessoas armadas, ao chegarem ao local e ao fazerem a abordagem foram recebidos por disparos de arma de fogo, tendo dois indivíduos evadidos do local. Na sequência foram no encalço de um dia indivíduos que se abrigou na sua residência, ao chegaram na referida residência, segundo relatos dos polícias, fizeram adentramento tático, e foram recebidos novamente por disparos de arma de fogo, a fim de conter injusta agressão, revidaram aos disparos, tendo atingido o autor dos fatos, Debson Batista, 25 anos, que caiu ao solo e encontrava-se com um revólver marca Rossi calibre .32, com 4 cartuchos deflagrados, um picotado é um intacto. Que ao fazerem a varredura na residência encontraram substância semelhante à maconha, balança de precisão e embalagens para acondicionamento da droga. O corpo de Debson foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado.



  • Temer deixa prisão em sede da PF no Rio de Janeiro

    O ex-presidente Michel Temer (MDB) deixou no início da noite desta segunda-feira, 25, a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, após conseguir um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O emedebista passou quatro noites em uma sala da PF após ser preso na última quinta-feira, 21, pela Operação Descontaminação, um desdobramento da Lava Jato. Temer foi escoltado até o Aeroporto Tom Jobim, de onde seguirá de volta para São Paulo.

    A previsão era de que o ex-presidente permanecesse preso até pelo menos quarta-feira, 27, dia em que a 1ª Turma do TRF2 julgaria o habeas corpus ajuizados por Temer. O desembargador Antonio Ivan Athié explica que não teve tempo hábil para analisar os pedidos de liberdade apresentados pelas defesas de outros seis presos e por isso, em um primeiro momento, remeteu o processo ao colegiado.

    “O fato de atender pessoalmente os representantes das partes, que ali estavam para isso, foi fator que contribuiu para impossibilitar edição de decisão naquela tarde, eis que consumido tempo razoável, a tudo aliada a necessidade de dar andamento a procedimentos outros existentes no gabinete, também dependendo de alguma providência naquele dia.”

    Além de Temer, a decisão beneficia todos os presos na Operação Descontaminação, deflagrada na última quinta-feira, 21 — incluindo o ex-ministro Moreira Franco e João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, ex-assessor de Temer, e mais cinco pessoas.

    Os acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) foram presos por ordem do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no âmbito de uma investigação que apura corrupção na estatal Eletronuclear, sobre a qual Temer exerceria influência. 

    Tanto no pedido da força-tarefa da Operação Lava Jato quanto na decisão de Bretas ficou claro que o ex-presidente foi detido por um conjunto de diversos fatos que teriam sido praticados por uma organização criminosa da qual ele seria o principal líder.

    Segundo o MPF, os delitos relacionados a Temer somariam uma propina de 1,8 bilhão de reais. A Procuradoria inclui, na conta, os 720 milhões de reais que teriam sido prometidos pelo empresário Joesley Batista ao ex-presidente por meio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR).

    O desembargador Athié, entretanto, discordou dos argumentos que levaram à prisão dos acusados. “Mesmo que se admita existirem indícios que podem incriminar os envolvidos, não servem para justificar prisão preventiva, no caso, eis que, além de serem antigos, não está demonstrado que os pacientes atentam contra a ordem pública”, escreveu o desembargador na decisão.

    O magistrado também cita, conforme alegou as defesas, que não há fato novo apontado pelo MPF capaz de justificar a prisão preventiva. “Tampouco em relação à lavagem de dinheiro, envolvendo a Eletronuclear, há contemporaneidade, eis que todas as ocorrências visando camuflar origem de valores, para colocá-los em legalidade, segundo a narrativa, ocorreram e consumadas foram no mínimo cerca de 4 (quatro) anos atrás, não importando, para o caso, valores oriundos de outros fatos, eis que em apuração em outros procedimentos, em outros juízos.”

    O MPF informou que vai recorrer à 1ª Turma do TRF2. “A Força Tarefa recebe com serenidade a decisão de revogação da prisão dos investigados. Reafirma que as razões para a prisão preventiva são robustas e consistentes, mas respeita a decisão liminar monocrática do relator”, disse, em nota.(VEJA.com )

    CONTINUE LENDO


  • Paulo Guedes tem audiência nesta terça para debater Previdência na CCJ

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, participará, nesta terça-feira 26, a partir das 14h, de um debate  na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. Será a primeira audiência pública a respeito da proposta, que tramita na comissão desde a última semana.

    “Conversei e ressaltei com todos os membros da CCJ que o diálogo (com Paulo Guedes) vai preponderar, que o respeito mútuo vai preponderar”, declarou Felipe Francischini (PSL-PR), presidente da CCJ e responsável por convidar o ministro. 

    Entre os convidados estão o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, a procuradora Elida Graziane Pinto, do Ministério Público de Contas de São Paulo, e o advogado Cezar Britto, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também é esperado o anúncio do nome do relator da reforma da Previdência dos trabalhadores civis por Francischini.

    A recepção à exposição do ministro da Economia será fundamental para avaliar a aceitação do texto no Congresso. Na CCJ, os deputados avaliam se a proposta está de acordo com a Constituição.

    Com a expectativa que a CCJ conclua seu trabalho no início de abril, a proposta, em seguida, será analisada em uma comissão especial criada para debater o tema. O colegiado tem 40 sessões para discutir o mérito da proposta. Por ser tratar de PEC, o texto precisa ser aprovado em dois turnos por 308 deputados antes de seguir para o Senado.

    Tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto o do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), demonstraram otimismo que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre.

    Em estimativas recentes, Guedes avaliou que o governo tem 260 votos, dos 308 necessários para a aprovação da proposta. Mas, nesta segunda, o vice-presidente da casa Marcos Pereira (PRB-SP), afirmou que o Bolsonaro não há nem 50 deputados ao lado da Previdência.

    Durante reunião nesta segunda-feira, agendada após uma semana de desgaste público entre Bolsonaro e Rodrigo Maia, o presidente da República pediu que os próximos dias sejam de foco total para viabilizar a proposta da reforma.

    Ruídos entre Maia e Bolsonaro colocaram em dúvida o andamento das mudanças no sistema de aposentadorias, que são consideradas o “carro-chefe” do governo. 

    Na quarta-feira 27, Guedes será ouvido também pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Direitos Humanos (CDH) do Senado. Além da reforma da Previdência, o endividamento dos estados brasileiros e os repasses da Lei Kandir estarão no foco dos senadores.(VEJA.com)

    CONTINUE LENDO


  • País cria 173 mil empregos, maior resultado para fevereiro desde 2014

    O país registrou, pelo terceiro mês seguido, a criação de empregos com carteira assinada. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o saldo positivo de emprego formal chegou a 173.139 no último mês. Esse foi o maior saldo positivo para fevereiro desde 2014 (260.823).

    O resultado decorreu de 1.453.284 admissões e 1.280.145 demissões. O estoque do emprego formal alcançou 38,6 milhões de postos de trabalho.

    Nos dois meses do ano, o saldo de geração de empregos formais chegou a 211.474. Nos 12 meses terminados em fevereiro, foram criados 575.226 postos de trabalho.

    Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, há sinalização de “retomada consistente” do emprego no país.

    “Nossa expectativa é de que essa retomada se mantenha nos próximos meses principalmente porque a economia vai bem. Esse número de empregos gerados no mês de fevereiro é uma demonstração de que as mudanças propostas – como flexibilidade, desburocratização, uma visão mais liberal da economia – passam confiança à economia real no processo de retomar as contrações”, explicou.

    CONTINUE LENDO






  • Casos de dengue crescem 224% no Brasil com 229 mil pacientes este ano

    Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (25) apontam que o Brasil registrou 229.064 casos de dengue apenas nas 11 primeiras semanas deste ano. O número significa um aumento de 224% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 62,9 mil casos.

    A incidência da dengue no país até 16 e março é de 109,9 casos por 100 mil habitantes. As mortes provocadas pela doença acusaram aumento de 67%, passando de 37 para 62 – a maioria no estado de São Paulo, com 31 óbitos, informou o ministério. O número representa 50% do total de todo o país.

    Apesar do aumento expressivo no número de casos, a situação ainda não é classificada pelo governo federal como epidemia. O último cenário de epidemia identificado no país, em 2016, segundo o Ministério da  Saúde, teve 857.344 casos da doença entre janeiro e março.

    “É preciso intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti [mosquito transmissor da doença] para que o número de casos de dengue não continue avançando no país”, destacou o ministério.

    CONTINUE LENDO






  • Prefeito de Guajeru recebe equipamentos para atender o consórcio Civalerg

    Foto: Divulgação

    Na manhã desta segunda feira (25) em Salvador, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, acompanhado pelo assessor de gabinete Edicarlos, do vice-presidente do Consórcio Silvan Baleeiro - prefeito de Condeúba, do secretário executivo do CIVALERG Roberto e do vice-prefeito de Cordeiros Teco receberam do Governador Rui Costa cinco equipamentos: uma pá carregadeira, um caminhão pipa, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante.

    "Através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião - CIVALERG esses equipamentos serão de grande apoio às ações em nossos municípios, o governador Rui Costa tem sempre apoiado os municípios consorciados para o melhor desenvolvimento dos trabalhos na região, as parcerias são muito importantes para os nossos municípios." Destacou o Prefeito Gil Rocha, que é membro da Diretoria Executiva do Consórcio CIVALERG.







  • Desembargador do TRF2 determina soltura do ex-presidente Michel Temer

    Foto: Divulgação

    A Justiça determinou nesta segunda-feira (25) a soltura do ex-presidente Michel Temer, preso quinta-feira em São Paulo pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio. A decisão é do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

    A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de João Batista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação.

    São eles: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei Di Natalie e Carlos Alberto Montenegro Gallo – este último, sem pedido de habeas corpus em seu nome.

    Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).

    A corte também tinha informado que o caso não será analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.

     

    Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. “Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança”, escreveu.

    O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.

    “Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados”.

    Na decisão desta segunda, Athié disse que não é contra a Lava Jato:”Ressalto que não sou contra a chamada ‘Lava-jato’, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga”.

    Entretanto, também diz que houve “caolha interpretação” e que a prisão foi embasada em “suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório, “ao qual não se nega – tem feito um trabalho excepcional, elogiável, no combate à corrupção em nosso país”. Informações do G1.

    CONTINUE LENDO


  • Vereador denuncia presidente da Câmara de Rio do Antônio por supostas irregularidades

    Foto: Destaque Bahia

    O Vereador da cidade de Rio do Antônio, André Bercovitz, denunciou o atual Presidente da Câmara, Nelson Antônio Soares, no Ministério Público, por supostas irregularidades. De acordo a denúncia protocolada na comarca responsável, o presidente da casa realizou contratações de forma irregular, desobedecendo uma lei municipal que prevê a realização do concurso público no município, para ocupação dos cargos na câmara. Ainda segundo a denúncia, Nelson teria dito em sessão que só realizaria o certame após uma notificação da justiça. Consta também na denúncia, impetrada por André Bercovitz, uma suposta contratação irregular, que ultrapassa o numero máximo permitido pela casa, para a vaga de controlador interno, cargo este, que segundo o denunciante, não existe no poder legislativo do município.

    André disse ainda que continua fiscalizando os poderes executivo e legislativo no município e que estará sempre realizando as cobranças necessárias para que todos trabalhem em prol do povo rioantoniense.



  • Inep divulga edital do Enem e taxa de inscrição sobe para R$ 85

    Foto: Divulgação

    O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação está disponível no Diário Oficial e no novo hotsite da prova. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme comunicado anteriormente, as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.

    Neste ano, a taxa a ser paga será de R$ 85. Na edição de 2018, era de R$ 82. Ela deverá ser quitada entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

    Os pedidos de isenção da taxa de inscrição irão do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame.







  • Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em 15 estados

    Foto: Reprodução

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está realizando hoje (24), em 15 estados, o bloqueio de telefones celulares sem certificação. Vão deixar de funcionar os aparelhos que não têm o selo de certificação da agência, que garante a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.
     Estão sendo bloqueados aparelhos irregulares em São Paulo e Minas Gerias, nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); e em quatro estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima).

    O bloqueio nesses estados é a última fase do cronograma do Projeto Celular Legal, iniciado em setembro. A Anatel enviou 531 mil mensagens de aviso de desligamento a celulares irregulares.
     
    Até o momento, foram bloqueados mais de 244 mil celulares em todo o país. O estado com mais celulares desligados é Goiás: 85,9 mil, conforme planilha da Anatel.
     
    O selo da Anatel é colado atrás da bateria do aparelho ou no manual do telefone.

    Segundo a agência, “o celular sem certificação não passou pelos testes necessários” e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”.
     
    Além da segurança dos usuários, a Anatel assinala que o bloqueio reduz o número de roubos e furtos de celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho), que é único e global.

    CONTINUE LENDO






  • Ituaçu: Homem é morto a tiros por homens encapuzados no bairro Avenida Brasil

    Foto: Whatsapp Destaque Bahia

    Na noite de ontem (24) dois homens em uma motocicleta executaram um indivíduo de prenome Lucas, no bairro Avenida Brasil, em Ituaçu.

    De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia os atiradores chegaram encapuzados e efetuaram cinco tiros contra a vítima, que morreu na hora. Lucas era morador do distrito de Tranqueiras e estava a pouco tempo na cidade de Ituaçu. Ainda segundo informações, a vítima já possuía envolvimento com crimes, o que pode ter sido a causa de sua morte. 



  • Homem é preso acusado de abusar sexualmente de menor em Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Destaque Bahia

    Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de um homem acusado de abuso sexual na cidade de Livramento de Nossa Senhora, na no último dia (23). De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, a vítima de 16 anos teria comparecido a delegacia para registrar uma ocorrência contra Carlos Alberto Vasconcelos Araújo Filho que teria abusado sexualmente da mesma enquanto ela dormia na residência do acusado.

    Segundo a vítima, sua família tinha laços de amizade com a família do autor e tinha costume de dormir na casa do mesmo. Na ocasião do abuso, Carlos teria utilizado da força física para obrigar a adolescente a toca-lo e teria tocado as partes intimas da jovem. Ainda segundo o relato, a vítima se sentia sonolenta durante todo o tempo e disse ter tomado um copo de refrigerante servido pelo acusado, o que levanta suspeitas de que ela havia sido dopada.

    Unidades da Polícia Militar e Civil realizaram diligências e encontraram Carlos em sua residência, sendo o mesmo, encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.







  • Polícia intercepta ônibus e prende homem com drogas no trevo que liga a BR-030 a Malhada de Pedras

    Foto: Divulgação 34ª CIPM

    Na madrugada desta segunda-feira (25) os Destacamentos da Polícia Militar de Malhada de Pedras e Guajeru e IPC de Rio do Antônio, realizaram uma ação em combate ao tráfico de drogas. De acordo informações passadas a polícia através de denúncia, um indivíduo que viajava da cidade de São Paulo com destino a Guajeru estaria transportando grande quantidade de drogas para ser comercializada na região. Ao abordar o coletivo as equipes procederam com a revista e encontraram em poder de José Martins de Souza uma bolsa com 195 papelotes de cocaína. O homem disse ter comprado a droga pelo valor de R$ 1.500,00 e que iria vender cada papelote por R$ 20,00. O indivíduo foi encaminhado juntamente com o material para a delegacia de Brumado onde a ocorrência foi registrada.







  • Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

    Foto: Google Maps

    Uma barragem da mineradora Vale em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, entrou em alerta máximo para risco de rompimento na noite de ontem (22), com o acionamento das sirenes no município. O nível de segurança da barragem sul superior da mina Gongo Soco subiu de 2 para 3, segundo informou a própria mineradora.

    De acordo com a Vale, a medida adotada é preventiva e foi decidida após um auditor independente informar que a barragem apresentava "condição crítica de estabilidade". 

    Esta é segunda vez que as sirenes são disparadas na região em pouco mais de um mês. Os moradores já haviam sido retirados de suas casas no dia 8 de fevereiro na área mais próxima à barragem.

    O prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, participou na noite de ontem de uma reunião com representantes da Vale e da Defesa Civil do Estado, para esclarecer as informações sobre o nível 3 de alerta da barragem, que significa "rompimento ou risco iminente de rompimento".

    O prefeito informou que uma nova reunião está agendada para a manhã de hoje (23) para alinhar as ações e orientar a população, em especial aqueles que residem ao longo do leito do Rio São João. Décio dos Santos exigiu da mineradora clareza e agilidade para a população cocaiense. 

    CONTINUE LENDO


  • Preço da gasolina sobe pela 4ª semana e acumula alta de 3,5% em um mês

    Marcello Casal jr/Agência Brasil

    O preço médio do litro da gasolina comercializada em postos de combustível de todo o país fechou esta semana a R$ 4,319. Essa foi a quarta alta semanal do produto, que acumula um aumento de preço de 3,5% em um mês, já que, na semana de 17 a 23 de fevereiro, o litro era vendido a R$ 4,172.

    Os dados são do levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O óleo diesel, comercializado em média a R$ 3,54 por litro, registrou nesta semana sua quinta alta consecutiva e acumulou, no período, aumento de preços de 2,8%.

    O litro do etanol, que foi comercializado em média a R$ 2,969, também subiu pela quinta vez consecutiva, acumulando alta de 8,2% no período de cinco semanas. Já o preço do GNV (gás natural veicular) aumentou pela terceira semana, fechando em média a R$ 3,169 o metro cúbico, uma alta de 1% no período.