-

A RHI Magnesita, líder global em refratários, abre 30 vagas para o seu Programa Aprendiz 2026 para sua unidade de Brumado (BA). A iniciativa oferece capacitação profissional completa, alinhando o desenvolvimento de competências técnicas com os valores da empresa, como sustentabilidade e inovação. As inscrições estarão abertas de 4º de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026 e podem ser realizadas via link do vagas.com e pelo LinkedIn RHI Magnesita.
O público elegível para o programa inclui jovens entre 18 e 22 anos. Para Pessoas com Deficiência (PcD), a idade mínima é de 18 anos sem limitação de idade. A escolaridade exigida é Ensino Fundamental ou Ensino Médio (completo ou em andamento). É necessário ter disponibilidade para período integral, de 8 horas por dia, pois o programa inclui o curso de aprendizagem no SENAI Vitória da Conquista e a parte prática na empresa em ambos os turnos.
Os benefícios oferecidos incluem salário proporcional ao salário-mínimo, cartão alimentação, vale-transporte, refeição na empresa, seguro de vida, programa assistencial Pleno Apoio, Wellhub, além de acesso a treinamentos e programas de desenvolvimento.
"O Programa Aprendiz é um pilar fundamental do nosso compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade. É uma oportunidade real de capacitação técnica no setor de mineração e refratários, que se alinha à nossa visão de inovação e responsabilidade social, preparando a próxima geração de talentos para alcançar seu potencial máximo", diz Claudio Morais, diretor de Pessoas & Cultura LATAM da RHI Magnesita.

-

Na manhã de Domingo (30/11), às 06h30min, Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária, (CIPRv/BRUMADO) Guarnição do TOR, apreenderam aparelhos celulares sem Nota Fiscal durante abordagem na BA - 026, município de Guanambi.
A ação ocorreu durante abordagem a um ônibus interestadual, e na fiscalização ao compartimento de bagagem, foram encontrados 17 celulares da marca iPhone e Redmi sem Nota Fiscal.
Em seguida, todo material foi conduzido para a Delegacia local, para adoção das medidas legais cabíveis.

-

Durante patrulhamento Especializado na zona rural da cidade de Palmeiras, foi recebida informações de que havia indivíduos portando armas de fogo em uma localidade.
Ao deslocar para o local informado a guarnição foi recebida a tiros e revidou a injusta agressão.
Durante a varredura do local, foram encontrados vários pés de maconha e grande quantidade de drogas, bem como armas e um colete balístico.
Todo o material foi apresentado à Delegacia Territorial de Seabra.MATERIAIS APREENDIDOS:
- 01 Pistola Taurus cal. 9mm;
- ?01 Espingarda Rossi Cal. 12;
- ?01 Espingarda de fabricação caseira;
- ?01 Colete balístico;
- ? 22 munições de cal. 9mm intactas;
- ?01 Munição de Cal.12 intacta;
- 03 carregadores de Pistola;
- 48 Papelotes de Cocaína;
- ?14 pés de maconha;
- ?1.070kg de maconha pronta para uso;
- ?100g de cogumelo;
- ?512g de Haxixe;
- ?218g de substrato de maconha;
- ?13 papelotes de crack;
- ?14 comprimidos de LSD;
- ?01 Caderno de anotações;
- ?02 celulares.

-

Uma declaração bombástica do presidente da Câmara de Barra da Estiva, Antônio Lopes, durante uma sessão recente, sacode o cenário político local e pode desencadear sérias consequências tanto para ele quanto para o atual prefeito, Wilson do Café. A revelação veio à tona em meio a um debate acalorado sobre um projeto de Lei controverso.
O epicentro do escândalo foi a votação de uma proposta que visava alterar o regimento interno da Casa Legislativa, permitindo a reeleição do presidente, cargo que hoje é vedado. Para a surpresa de muitos, o projeto foi rejeitado não apenas pelos vereadores da oposição, mas também por parte de parlamentares da própria base aliada do governo.
A derrota do projeto mexeu profundamente com os ânimos de Antônio Lopes. Em um desabafo carregado de frustração, ele proferiu uma frase que reverberou instantaneamente, expondo uma negociação delicada: "Eu estou com Wilson e ele me deu R$ 400 mil antes da eleição pra eu ir para o lado dele e eu não fui. Esse homem tem caráter!”
Apesar de aparentemente buscar defender a honra do prefeito e sua própria lealdade, a declaração de Lopes atingiu Wilson do Café em cheio. A confissão de um "recebimento" ou "proposta de recebimento" de vultuosas quantias em período eleitoral, mesmo que o presidente alegue ter recusado o apoio, lança uma sombra grave sobre a conduta administrativa. Perante a população, a percepção imediata é de um possível abuso de poder, uso indevido de recursos e, mais grave, a insinuação de compra de votos ou apoio político.
O impacto dessa fala é imenso, abrindo caminho para que denúncias sejam formalizadas e investigações profundas sejam iniciadas por órgãos competentes, como o Ministério Público.
A equipe de reportagem tentou contato exaustivamente com o presidente Antônio Lopes e o prefeito Wilson do Café, mas não obteve sucesso em nenhuma das tentativas. O espaço segue totalmente aberto para que ambos possam se manifestar e esclarecer os fatos, caso desejem fazê-lo.
Fonte: Informe Barra

-

Acontecerá nesta sexta-feira (28), às 8h, no Forúm de Brumado, o julgamento de Marta Dias de Barros, acusada de planejar e participar do brutal homicídio de seu marido, Regimalço dos Santos Mirante, em julho de 2017.
Marta é acusada de homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, emboscada e ocultação de cadáver. As investigações apontam que ela, em conluio com seu amante, Antônio Junior de Jesus, e um terceiro envolvido, teria atraído Regimalço para uma emboscada. A vítima foi agredida com pedradas na cabeça e parte de seu corpo foi queimada com gasolina. A motivação seria um relacionamento extraconjugal de Marta, com o marido sendo um "empecilho".
Durante as apurações, diversas provas foram coletadas, incluindo depoimentos de testemunhas que confirmam as insistentes ligações de Marta para Regimalço antes do crime, além de uma carta escrita pela própria acusada enquanto detida, onde ela "praticamente confessa" o crime e expressa amor pelo amante.
Parentes e amigos prometem comparecer vestidos de pretos ao julgamento, aguardando que a justiça seja feita e que a acusada "pague" pelo crime.

-

Brumado registrou mais um episódio de violência fatal na noite da última quinta-feira, dia 26. Um homem, identificado apenas como Júnior, foi assassinado a tiros na Rua Virgílio Ataíde, localizada nas proximidades do bairro Dr. Juracy. A vítima foi atingida por, ao menos, oito disparos.
De acordo com informações preliminares da polícia, baseadas em relatos de populares, disparos foram ouvidos momentos antes de o veículo em que Júnior estava perder o controle e colidir com uma árvore. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local, a equipe médica constatou o óbito.
A Polícia Militar isolou a área para a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia do local do crime. Posteriormente, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para identificação formal e a realização de necropsia.
A Polícia Civil já iniciou as investigações e solicitou imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos à cena do crime, buscando pistas que ajudem a esclarecer o caso. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

-

Buscando fomentar o desenvolvimento ecônomico do município, a prefeitura de Ituaçu em parceria com o governo do Estado inaugurou uma unidade do CrediBahia no município, o evento contou com a presença do presidente câmara, Almir Pessoa e representantes do Poder Executivo.
CrediBahia é um programa de microcrédito do Governo da Bahia para apoiar empreendedores de pequenos negócios, formais ou informais, através de empréstimos e capacitação. Ele oferece crédito para capital de giro ou investimento fixo, com valores que podem chegar a R$ 21 mil após renovações e prazos de pagamento de até 24 meses. Os interessados devem procurar o posto de atendimento no município.

-

Na manhã de domingo (23/11), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/BRUMADO) Posto de Brumado apreenderam um veiculo no Município de Brumado - BA.
Na fiscalização, foi constatado que o CRLV do veículo tinha indícios de falsificação.
Em seguida, o veículo e o condutor foram conduzidos para a Delegacia de Brumado - BA, para adoção das medidas legais cabíveis.
-

O Dia da Consciência Negra, uma data de profunda importância dedicada ao reconhecimento e à valorização da rica cultura e da identidade do povo negro. A efeméride vai além da memória, servindo como um poderoso lembrete da necessidade contínua de reafirmar o compromisso com a igualdade e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua cor ou origem.
A data convida à reflexão sobre a história, as lutas e as contribuições inestimáveis da população afro-brasileira para a formação social, cultural e econômica do país. É um momento para celebrar a resistência, a arte, a culinária, a música e todas as manifestações que brotam da herança africana.
A necessidade de combater o racismo estrutural e todas as formas de discriminação. É um apelo para que as atitudes diárias de cada indivíduo possam inspirar respeito, promover a inclusão e, assim, fortalecer a construção de uma sociedade verdadeiramente equitativa e justa para todos.
-

Em um gesto significativo de valorização cultural e reconhecimento histórico, as escolas municipais do povoado Lagoa do Sal promoveram, uma importante atividade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento destacou a rica cultura, a história e a identidade do povo negro, com uma atenção especial à comunidade quilombola local, que é parte intrínseca da região.
O núcleo escolar, que engloba a Escola Municipal Herculano Rodrigues e a Escola Municipal Luiz Gonzaga — ambas inseridas na comunidade quilombola —, desenvolveu uma programação diversificada. As atividades incluíram momentos de reflexão profunda, apresentações culturais vibrantes e diálogos abertos sobre a ancestralidade, a importância do respeito mútuo e a busca pela igualdade racial.

A iniciativa foi conduzida pelo diretor Paulo Matias e pela coordenadora Regiane Lima, que estiveram à frente dos trabalhos, reforçando junto aos estudantes a importância fundamental do combate ao racismo e da preservação das raízes culturais que não apenas fortalecem a identidade individual, mas também consolidam o senso de comunidade.
A ação em Lagoa do Sal reafirma o compromisso das escolas municipais em promover um ambiente educacional que incentiva a inclusão, o respeito à diversidade e a formação cidadã de seus alunos, construindo pontes entre o passado e o presente para um futuro mais justo e consciente.
-

A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou na manhã de hoje, dia 19, em Barreiras, operação contra um grupo empresarial do setor de comércio varejista, que teria sonegado mais de R$ 13 milhões em impostos ao estado. A ‘Operação Eidolon’ cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do contador responsável pelas fraudes apuradas. O grupo é investigado pela prática de sonegação fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por meio da omissão fraudulenta de vendas de mercadorias e da utilização indevida de créditos fiscais.
A Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa da Secretaria da Fazenda (Infip/Sefaz), o Ministério Público do Estado da Bahia e a Polícia Civil, na Bahia, identificaram a potencial utilização de notas fiscais fraudadas, cujas emissões relacionaram contribuintes sediados em outros estados e não cadastrados na Secretaria da Fazenda, com o propósito de gerar crédito indevido de ICMS. Foram detectados ainda indícios de que os responsáveis pela assessoria e consultoria contábil da empresa contribuinte tentaram obstruir a apuração das fraudes.

Segundo a Força-Tarefa, neste final de ano, serão intensificadas as ações contra fraudes tributárias e de combate à prática de declarar o débito de ICMS sem repassar o imposto à Fazenda, de forma contumaz, o que configura crime contra a ordem tributária. A Força-Tarefa ressalta que estas práticas criminosas causam graves danos à coletividade, especialmente porque o imposto efetivamente pago pelos consumidores acaba não sendo repassado aos cofres públicos, o que resulta em perda de receitas necessárias às políticas públicas e serviços públicos essenciais à população.
A ‘Operação Eidolon’ contou com a participação de dois promotores de Justiça; três delegados de Polícia; dez policiais do Núcleo Especializado no Combate aos Crimes Econômicos e contra a Ordem Tributária do Departamento de Repressão ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Neccot/Draco-LD); três servidores do Fisco Estadual; seis servidores do MPBA; e dois policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz). A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal é composta pelo Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) do MPBA, Infip da Sefaz e Necot/Draco, da Polícia Civil da Bahia.

-

Em uma iniciativa que visa aprimorar o atendimento médico no município, a Prefeita Braulina Lima, acompanhada da Secretária de Saúde Hérica Coqueiro e da Presidente da Câmara Municipal, Juliana Maia, realizou uma importante visita institucional ao Hospital do Amor, localizado em Lagarto, Sergipe.
Conhecido por ser uma referência nacional na área de oncologia, o Hospital do Amor foi o destino da comitiva aracatuense que buscou, na ocasião, firmar parcerias estratégicas. O objetivo principal da visita foi o intercâmbio de conhecimentos e a busca por novas experiências e modelos de gestão que possam ser replicados ou adaptados para fortalecer e expandir os serviços de saúde oferecidos à população de Aracatu.
A delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as modernas instalações e os avanços tecnológicos do hospital sergipano, que é reconhecido pela excelência no tratamento e prevenção do câncer. A expectativa é que essa aproximação possa abrir portas para a implementação de programas, treinamentos e aprimoramento contínuo, beneficiando diretamente os moradores de Aracatu que necessitam de cuidados oncológicos ou de outros serviços de saúde de alta complexidade.
A ação demonstra o empenho da administração municipal em buscar soluções inovadoras e colaborativas para garantir um acesso cada vez mais qualificado e humanizado à saúde pública.
-

A Casa Carlos Guedes celebrou um marco significativo para a cultura local do municipio de Rio do Antônio com o recebimento oficial do Certificado de Ponto de Cultura. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Cultura, insere a instituição na Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), destacando seu papel fundamental na promoção e difusão da arte e das tradições.
A solenidade de entrega do certificado foi marcada pela presença de importantes figuras do cenário cultural e político do município. A diretora do Departamento Municipal de Cultura (DEPCULT), Ivani Neves, a assessora de Cultura, Ana Paula Prates, e a primeira-dama, Célia Lima, prestigiaram o evento, participando da celebração promovida pelos representantes da Casa Carlos Guedes.
Durante o encontro festivo, o coletivo responsável pela Casa Carlos Guedes fez questão de apresentar à comunidade a relevância dessa conquista. Emocionados, os membros reafirmaram seu compromisso contínuo com a valorização da arte, a preservação da memória e a difusão das ricas tradições culturais locais, prometendo expandir ainda mais suas atividades e seu impacto na região. O título de Ponto de Cultura abre novas portas para o financiamento e a visibilidade das ações desenvolvidas pela Casa Carlos Guedes, garantindo a sustentabilidade de seus projetos e a ampliação do acesso à cultura para todos.
-

As contas da Câmara de Caculé também está dentre as julgadas regulares.
Durante sessões ocorridas nesta quarta-feira (12/11) os conselheiros que compõem a 1ª e 2ª câmaras do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, consideraram regulares as contas de mais 10 câmaras municipais, sendo uma delas referente ao ano de 2023 e nove referentes ao ano de 2024.
Pela manhã, as contas de 2023 consideradas regulares – sem a indicação de quaisquer ressalvas – são de Nova Fátima (Reinalda Mendes dos Santos Souza Oliveira). As contas de 2024 da Câmara Municipal de Anagé (Altemar silveira Nogueira) também foram consideradas regulares na íntegra.
À tarde, as contas de 2024 das câmaras municipais de Caculé (Jeovane Carlos Teixeira Costa); de Itapitanga (Nerivaldo Moura dos Santos); de Itarantim (Ozeas Mares Gigante); de Jeremoabo (Carlos Henrique Dantas de Oliveira); de Mucugê (Josenilson Evaristo Ferreira); de Barra de Choça (Ailton Moreira Silva); e de Belmonte (Luciano Andrade Ribeiro da Costa), foram consideradas regulares sem ressalvas. Já as contas de 2024 da Câmara de Lagoa Real (Ancelmo Pessoa Ferreira) foram julgadas regulares com ressalvas.
Cabe recurso das decisões.
-

Por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (12), uma guarnição do 24º BPM da cidade de Brumado efetuou a prisão de uma mulher (32 anos de idade) por suspeita de tráfico de drogas na Praça João Romão. A ação ocorreu após denúncias indicarem intensa atividade de tráfico no local.
Os policiais militares, em patrulhamento na região, identificaram a suspeita nas imediações de uma casa inabitada, conhecida por ser ponto de uso e tráfico de drogas. Ao notar a aproximação da viatura, a mulher demonstrou nervosismo, motivando a abordagem.
Durante a entrevista, a abordada apresentou respostas contraditórias sobre sua presença no local e após uma varredura no interior da residência abandonada, resultou na localização de um invólucro contendo drogas e certa quantia em espécie, que estava escondido dentro de um sofá.
Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à sede da 20ª COORPIN, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção das medidas cabíveis
Drogas Apreendidas:
14 trouxinha(s) de maconha
14 trouxinha(s) de cocaína
3 pedra(s) de cocaína






