•  Nordeste literário é o tema da edição 2013 do projeto Paixão de Ler

    Foto: ilustrativa

    Brasil e hoje está incorporado à vida cultural das grandes metrópoles do país. Todas as formas de expressão artística desse universo estão representadas na edição deste ano do projeto Paixão de Ler, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que ocorre de terça-feira (5) até o dia 12, em diversos pontos da cidade. Serão mais de 100 atividades gratuitas, entre mesas literárias, debates, rodas de leitura, exposições, peças de teatro e shows.

    O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna é o homenageado do Vozes do Nordeste: Identidade, Memória e Contemporaneidade, título dado à edição deste ano do Paixão de Ler. O projeto existe há 21 anos e teve como inspiração um similar francês, o La Fureur de Lire (A fúria de ler). A ação ocorre sempre na primeira semana de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, celebrado no dia 5 deste mês.

    “As vozes do Nordeste sempre foram gritos do sertão que ecoaram na cidade. A literatura brasileira vem sendo costurada por grandes escritores que trouxeram para o mundo das letras a marca de um povo que aprendeu com a escassez a tirar o sumo da alegria”, destaca Gisele Mota, gerente de Livro e Leitura, da secretaria e uma das curadoras do evento. Ela lembra que muitos desses escritores acabaram se estabelecendo no Rio de Janeiro, “criando na cidade espaços significativos de identidade e memória.

    A festa de abertura do Paixão de Ler será no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, às 19h do dia 5. O ator pernambucano Jesuíta Barbosa, recentemente premiado no Festival do Rio por sua atuação no filmeTatuagem, será o mestre de cerimônias da festa, que terá o show Sotaque Carregado, do DJ Mam e exposição de obras do artista plástico Gilvan Samico, um dos grandes nomes da gravura no Brasil.

    No dia seguinte (6), a autora potiguar Débora Seabra, portadora da síndrome de Down, participará de um encontro literário, às 10h, na Biblioteca Popular Marques Rebelo, na Tijuca, zona norte da cidade. Ela lançará no local seu livro Débora conta histórias e conversará com os leitores sobre sua história de superação e inclusão.

    No mesmo dia, às 15h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no centro, a mesa Literatura de Cordel: Memória de Um Povo em Tempos de Mídias Sociais reunirá o escritor Bráulio Tavares e os cordelistas Severino Honorato e Aderaldo Luciano. Já na quinta-feira (7), um dos destaques é a mesa Raízes Culturais Nordestinas: Memória e Tradição, na Arena Carioca Dicró, na Penha, zona norte da cidade. O debate vai reunir Fernando Moura, biógrafo do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro e o escritor Fábio Sombra, autor de obras sobre o imaginário nordestino.

    As questões atuais que envolvem o país, como as manifestações das ruas, não foram esquecidas na programação do Paixão de Ler. A abordagem será na mesa Identidades Nacionais, Identidades de Resistência, na sexta-feira (8), às 16h, na Biblioteca Popular Machado de Assis, em Botafogo, zona sul do Rio. O encontro reunirá o romancista, contista e poeta Ferrez, o ator Luís Carlos Vasconcelos e o escritor Julio Ludemir, um dos realizadores da Festa Literária das UPPs (Flupp).

    As peças de teatro também estão na programação do Paixão de Ler. Entre o amor e a espada, fábula trágica que recria o universo dos cordéis, será encenada no sábado (9), às 16h, na Arena Cultural Chacrinha, na Pedra de Guaratiba, zona oeste. No mesmo dia e horário, o espetáculo Belelê Balaio, inspirado nos contos de Câmara Cascudo, será apresentado na Biblioteca Parque da Rocinha, na zona sul.

    No domingo (10), às 11h, será apresentado no Centro Cultural de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, o show de lançamento do CD em homenagem a Luiz Gonzaga de dois destacados instrumentistas brasileiros da atualidade, a saxofonista Daniela Spielmann e o violonista de sete cordas Marcello Gonçalves. No mesmo dia, às 19h, a cantora Roberta Sá se apresenta na Arena Fernando Torres, em Madureira, na zona norte, interpretando canções próprias e de compositores nordestinos.

    A homenagem especial a Ariano Suassuna ficou para o penúltimo dia do evento. O autor de O auto da compadecida e A pedra do reino, entre diversas outras obras, será o tema de uma programação aberta ao público no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a partir das 16h. Com mediação do jornalista Pedro Bial, a mesa de conversa Ariano Suassuna – Escritos e Narrativas de Um Povo terá representantes do movimento armorial, idealizado pelo escritor com a proposta de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina.

    Entre os nomes confirmados para a homenagem estão o músico Antonio Nóbrega, Raimundo Carrero, Carlos Newton Jr. e Manuel Dantas Suassuna, filho do autor e artista plástico, que representará o pai, que este ano completou 86 anos. Uma encenação inspirada no poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e a leitura de trechos do livro A Pedra do Reino, de Suassuna, completam a homenagem.

    Edição: Fernando Fraga



  • Policia Federal apreende  maconha e cocaína que seriam comercializadas em Vitória da Conquista

    O acusado assumiu ser o transportador da droga e que receberia R$ 3.000,00 (três mil reais) / Blog da Resenha Geral

    Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista acusado de tráfico de drogas. A prisão foi feita no domingo (03), no km 932 da BR-116, próximo a Encruzilhada (BA). Paulo da Silva Santos, de 27 anos, estava transportando 21,8 kg de maconha prensada e 4 kg de pasta base de cocaína dentro de uma mala.

    O flagrante foi feito pela PRF durante uma operação de combate ao tráfico de drogas. As drogas estavam dentro de um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) para Jequié (BA). Paulo assumiu ser o transportador da droga e que receberia R$ 3.000,00 (três mil reais) para levar as drogas de São Paulo para a cidade de Vitória da Conquista.

    O acusado foi preso em flagrante e encaminhado com o material apreendido para a delegacia de Polícia Civil da cidade de Cândido Sales (BA).



  • A agonia do Rio do Antônio, até quando?

    Devido aos esgotos da cidade serem lançados no rio, o mau cheiro,o alto índice de doenças, e a proliferação de insetos prejudicam a população ribeirinha / Destaquebahia.com.br

    Decorrente do lançamento de esgoto, que contribuem para a diminuição da disponibilidade de oxigênio na água. A poluição do Rio do Antônio em Brumado tem representado, uma diminuição da qualidade de vida de  bairros  como, Dr. Juracy, São Jorge e São Félix, causando mau cheiro, alto índice de doenças, principalmente em crianças e a proliferação de insetos. Sem contar principalmente com a privação do uso direto da água por parte das comunidades rurais à jusante.

     

     

     

    Muito se discutiu a respeito da real situação do Rio do Antônio, foram sancionadas leis, formou-se o MODERA, varias mobilizações foram realizadas, inquéritos foram abertos pelo MP e moveu-se processo. Porém de concreto, o que existe até hoje é que, o Rio do Antônio continua agonizando, recebendo lançamentos de esgoto da Cidade de Brumado.



  • Acúmulo de pneus velhos nas calçadas prato cheio para o mosquito da dengue

    Os pneus deveriam ser guardados em lugar coberto ou jogados fora / Destaquebahia.com.br

    A reportagem do Destaquebahia, registrou imagens de acúmulo de pneus velhos nas calçadas ao longo da Avenida Centenário, um cenário perfeito para a proliferação do mosquito da dengue, fato que causa preocupação, pois estes pneus deveriam ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, e guardados em lugar coberto ou jogados fora. Esperamos que a prefeitura através da secretaria competente, tome as devidas providências para recolher estes pneus e destina-los ao local apropriado.   



  • Saiba quem são os mais faltosos na bancada baiana da Câmara dos Deputados

    Foto: Reprodução

    A dois meses do fim do ano, quase 40% da bancada baiana na Câmara dos Deputados faltou a mais de um quinto das 94 sessões no plenário da Casa em 2013.

    A lista dos dez que menos bateram o ponto em Brasília, de um total de 39 parlamentares, é encabeçada por Sérgio Brito (PSD). O índice de ausência é de 30,9%.

    Desde o início da legislatura, Brito não compareceu a 29 sessões, cinco delas sem apresentar qualquer justificativa, segundo o boletim de frequência divulgado no portal da Câmara. Para as outras 24, o deputado atribuiu a “obrigações político- partidária”.


    No top 10 dos baianos mais ausentes estão ainda Popó Freitas (PRB), Arthur Maia e Luiz Argôlo (Solidariedade), Cláudio Cajado (DEM), Jânio natal (PRP), João Leão (PP) e Edson Pimenta (PSD). Embora tenham percentual de ausência um pouco maior que a do campeão Sérgio Brito, Zezéu Ribeiro e Nelson Pelegrino, ambos do PT, tiveram grande parte de suas 31 faltas, cada, justificadas, no caso de Zezéu, por questões de saúde e por missões parlamentares autorizadas, motivo apresentado 28 vezes por Pelegrino.



  • Ônibus interestadual é assaltado na BR-101, perto de Feira de Santana

    O ônibus, da empresa São Geraldo, saiu de Arapiraca (Alagoas) para São Paulo / Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

    Um ônibus interestadual foi assaltado na madrugada deste sábado (2) na BR-101, próximo a Feira de Santana. Trinta e seis passageiros estavam no ônibus no momento e todos foram roubados.

    O ônibus, da empresa São Geraldo, saiu de Arapiraca (Alagoas) para São Paulo. Perto de Feira, homens armados em um Fox começaram a atirar no veículo interestadual e forçaram o motorista a parar.

    Os ladrões, pelo menos 5, roubaram celulares, dinheiro, joias e celulares, entre outros. As vítimas registraram ocorrência no Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana.



  • Hospital Geral de Vitória da Conquista receberá ‘acelerador linear’, para combate ao câncer

    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quatro hospitais baianos receberão o equipamento / Blog do Marcelo com informações do Ibahia / Foto: Reprodução

    A Bahia é uma das 23 unidades da federação beneficiadas pela compra centralizada de 80 aceleradores lineares, usados no tratamento de pessoas com câncer, realizada pelo Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha divulgou nesta sexta-feira (1) o resultado da compra dos aceleradores que serão distribuídos para atender a população de 63 municípios, localizados em 22 estados e no Distrito Federal.



    A Bahia vai receber quatro equipamentos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Os aceleradores lineares serão instalados no Hospital Geral Roberto Santos, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde serão criados novos serviços e no Hospital Dom Pedro de Alcântara/Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, ampliando o serviço já existente.



    Segundo o Ministério da Saúde, a perspectiva é de que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 410,4 mil ao ano para 582,4 mil/ano. A definição dos locais que vão receber os 80 equipamentos foi realizada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, baseado em critérios, como necessidade global de radioterapia nos estados, número estimado de casos novos anuais de câncer, oferta de serviços existentes e percentuais estaduais de cobertura do sistema de saúde suplementar, informou o Ministério da Saúde.



    O edital também prevê a instalação de uma fábrica no país, que vai produzir equipamentos para abastecer o mercado nacional. “Já que estamos fazendo a maior compra de equipamentos de radioterapia que o mundo inteiro está vendo, exigimos que quem ganhasse o pregão construísse uma fábrica de aceleradores linear no Brasil. Queremos a transferência da tecnologia deste equipamento para pesquisadores brasileiros, para jovens brasileiros, para gerar emprego aqui neste país e informação tecnológica para nossos pesquisadores”, disse o ministro. A empresa norte-americana Varian Medical Systems foi a vencedora do pregão.



  • Esposa de empresário brumadense sofre tentativa de assalto na capital baiana

    O carro teve o pára - brisa danificado (Foto: Sandro Moura)


    O empresário Sandro Moura expressou através do seu perfil em uma rede social a sua indignação quanto a crescente onda de assaltos no Brasil e as inovadoras maneiras de abordagens feitas por tais meliantes.
    A esposa do empresário teve o carro danificado quando passava pela Av. Paralela, na tentativa de fazê – La parar o veiculo para efetuar o assalto, os bandido lançaram um saco de areia no para-brisa do carro. Veja abaixo o comentário feito pelo o empresário:
     

    Sandro Moura

    há 11 horas via celular

    "Mais uma criatividade dos ladrões em Salvador. Passando pela Av. Paralela os meliantes jogaram um saco de areia no pára-brisa do carro, quebrando e sujando, o que dificulta a visualização forcando o condutor a parar o carro e eles praticarem o roubo. Felizmente minha esposa não parou e conseguiu evadir do local.
    Tomem cuidado com essa nova forma de roubo"

    CURTA - NOS:




     



  • Médicas estrangeiras que fazem parte do Programa Mais Médicos chegarão nesta segunda

    Será uma experiência gratificante. Uma oportunidade maravilhosa para crescer como pessoa, mulher e profissional”, disse a cubana Maurisleydis Pérez.

    Duas das médicas cubanas que atuarão no Programa Mais Médicos do governo federal embarcam neste domingo (03) à cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e deverão ser recepcionadas nesta segunda-feira (04) pela população livramentense em uma pousada do município.
    Amédica cubana Maurisleydis Pérez, formada pela  Facultad de Ciencias Medicas de Holguin, província de Cuba, é uma das doutoras designadas para atuar no município. Maurisleydis declarou estar ansiosa para conhecer a população livramentense, embora acredite que o período em Livramento será um grande desafio para carreira. “Será uma experiência gratificante.
    Uma oportunidade maravilhosa para crescer como pessoa, mulher e profissional”, declarou Pérez. A doutora, que já trabalhou em outros países, como Honduras, por dois anos, deixou seu filho de apenas 8 anos de idade em Cuba para vir trabalhar no Brasil.
     

    O chefe do executivo municipal, Dr. Paulo César Cardoso de Azevêdo, afirmou que criará toda logística necessária para que o acolhimento de Maurisleydis seja o melhor possível. “É importante criarmos um ambiente familiar, que elas se sintam em casa e possam prestar um bom trabalho na nossa cidade”, disse o alcaide.  (Fonte: L12noticias)

    CURTA - NOS:



  • Papa envia questionário sobre união homoafetiva para paróquias

    Foto: Gregorio Borgia /AP / Destaque Bahia

    O Vaticano incluiu perguntas sobre casamento homoafetivo e divórcio no questionário enviado às Conferências Episcopais para o documento preparatório da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo de Bispos que será realizada em outubro de 2014. O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, explicou que estas perguntas foram formuladas por causa do documento preparatório que sempre é feito antes do Sínodo, e que mais detalhes serão dados em entrevista coletiva que será realizada no Vaticano na próxima terça-feira (5). Esse documento mostra que na bateria de perguntas tem um tópico dedicado exclusivamente aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e a visão que os fiéis católicos têm deles em suas Dioceses e como a Igreja pode abordar estas uniões. “Qual é a atitude das Igrejas locais para o estado como promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e com as pessoas que as protagonizam? Que atendimento pastoral se pode dar aos que decidiram viver sob este tipo de uniões?”, pergunta o documento. Em caso de adoções por parte de casais do mesmo sexo, “o que pode ser feito pastoralmente para transmitir a fé?”, prossegue o questionário, que dedica também um tomo à educação das crianças nos chamados “casamentos irregulares” e a forma na qual seus pais se aproximam da Igreja. Segundo a Veja, também há espaço para “certas situações maritais difíceis”, com separados e divorciados, cuja comunhão será abordada no próximo Sínodo, depois que o papa Francisco mostrou abertura neste assunto, ao destacar a necessidade de estudá-lo e ressaltar a importância de melhorar a atenção espiritual para aqueles que voltaram a casar.



  • Norte e Nordeste acompanham eclipse parcial do Sol na manhã de domingo

    Foto: ilustrativa

    Na manhã deste domingo (3) a Lua encobrirá parcialmente o Sol, mas só as regiões Norte e Nordeste do Brasil acompanham o fenômeno.

    CURTA - NOS:

    Às 8 horas e 4 minutos, horário de Brasília, começa o eclipse, que atinge seu máximo às 10 horas e 47 minutos. No Brasil, os moradores do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, nordeste de Goiás e norte de Minas Gerais verão o eclipse. No centro-sul do país, não será possível ver o eclipse.

    O eclipse é mais rápido na região Norte, em Manaus-AM ele começa às 6 horas e 46 minutos e terminas às 7 horas e 52 minutos, horário local. Em outras cidades ele deve durar mais, como em Maceió-AL, onde o início será às 7 horas e 59 minutos e o final será às 10 horas e 7 minutos.

    Evite olhar diretamente para o Sol, tente fazer projeções com lunetas para não afetar os olhos.
     

    Eclipse

    Este é um eclipse híbrido porque apesar de todo o Sol ficar encoberto pela Lua, em algumas localidades ele será visto como um eclipse do tipo anular, quando o diâmetro Lua parece insuficiente para cobrir toda a estrela -- isso porque a curvatura da Terra faz com que em alguns lugares a Lua pareça menor. Os eclipses híbridos representam apenas 4,8% do total.

    O eclipse só será visto parcialmente no Brasil, por causa da posição da América do Sul em relação a Terra. No extremo do Rio Grande do Norte e do Amapá o fenômeno será mais intenso e a Lua cobrirá cerca de 40% do disco solar. O valor cai para 30% em Pernambuco, no Piauí, no Maranhão e no Pará. Já nas áreas de Minas e Goiás, que verão o eclipse, apenas 15% do disco solar será encoberto.

    Um eclipse Solar ocorre sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante o fenômeno o satélite natural do nosso Planeta encobrir completamente o Sol, é chamado de eclipse total. Caso contrário, eclipse parcial. (Com Jornal do Tempo)



  • Quando a mãe chora e o filho não vê

    Por Celino Souza / Blog do Anderson / Foto: Reprodução

    Aí você rala o ano inteiro, a vida inteira pra comprar o smartphone dos seus sonhos, um notebook, tablet ou a moto que você tanto queria para se livrar das tarifas do busão, um carro conseguido á vista ou financiado em sei lá em quantas “suaves” prestações, mas ainda sem seguro e eis que surge – do nada – um moleque “de menor”, mas com compleição física de fazer inveja a qualquer marombado e grita, de arma em riste: – Perdeu, perdeu, passa pra cá !.



    E assim, do nada, seu castelo se desmorona, seus sonhos viram pesadelo e tem-se início a noites e noites insones, tentando entender o porquê disse tudo, a razão que levou você a entrar para a terrível lista das estatísticas policiais como vítima. Menos mal quando “vão-se os anéis e ficam-se os dedos”. Você está vivo, foi poupado. Graças a Deus.



    Mas, e se o seu “anjo da guarda” não estivesse de plantão e o marginal, além de assaltar, num gesto de sadismo – ofuscado pelas drogas – ainda puxasse o gatilho ou aplicasse um certeiro e fatal golpe de faca ? Deus nos livre. Amém. Esse é o nosso mundo cão, com chamas do inferno atiçadas pela voraz sede de drogas.



    Lá se vai mais um patrimônio suado, honesto, ser transformado em pó (desculpe o trocadilho) ou em pedras de crack nas incontáveis bocas-de-fumo espalhadas pela cidade.



    Multiplicam-se grades em portas e janelas, cercas elétricas em muros e diminui-se a eficácia do aparato policial. Culpa dos nossos gestores políticos... Como fazer ecoar isso aos ouvidos do governador, se os nossos representantes (sic) estão amparados por seguranças particulares e não menos incapacitados assessores lambe-botas ? Na falta de políticas públicas, resta-nos confiar em Deus e, que me perdoem os defensores dos direitos humanos para “humanos tortos”, mas o fim de quem se envereda pelo caminho do crime é cadeia ou cemitério.



    Nos últimos dias, a proposito, a segunda opção tem sido a mais eficaz para erradicar do seio social alguns jovens que querem pagar de bacana, tirar onda de playboy e príncipes da luxúria e ostentação. De que adianta curtir baladas, praias, whiskies importados, carros rebaixados e com som de trio, se não se pode chegar aos 18, 20, 25 anos de idade ?



    Não se iludam, meus jovens errantes. “A vida do crime não é brincadeira, se vacilar, vira peneira”, alerta a letra de um funk proibido. Saia enquanto é tempo. Lutem, trabalhem, estudem e, se não conseguir realizar seu sonho de carro do ano e cordão de ouro, pelo menos dê orgulho ao seu pai, sua mãe, seus amigos. Ser pobre não é defeito. Defeito é roubar, já dizia minha saudosa mãe.

    Hoje você pode até gritar para a sua vítima e viver da ilusão do seu roubo ou do seu vício, mas logo, logo será você. E então ? Vai aceitar o conselho ou vai esperar seu algoz lhe estourar os miolos e, em vez de você, escutar pela última vez: – Perdeu, perdeu ?



  • Malhada de Pedras, Guajeru e Tremedal recebem médicos do Programa Mais Médicos

    Foto e fonte: DDEZ

    Os municípios de Malhada de Pedras, Guajeru e Tremedal estão entra as 139 cidades baianas contempladas no 2º Ciclo do Programa Mais Médicos. Guajeru recebe três médicos, Tremedal dois e Malhada de Pedras um.


    Os prefeitos e secretários de Saúde das 139 cidades baianas contempladas no 2º Ciclo do Programa Mais Médicos estarão em Salvador nesta próxima sexta-feira (1º) para encaminharem os 277 médicos intercambistas aos respectivos municípios onde irão atuar.


    A saída dos médicos do Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde desde segunda-feira (28) são realizadas as atividades pedagógicas, será a partir das 14h30, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.


    Dos 277 médicos intercambistas, dez irão atender comunidades indígenas do estado. O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/Bahia), Jerry Matalawê, informou que lideranças indígenas também deverão estar na capital baiana para a atividade de encerramento no IAT.


    Nesta segunda etapa, a Bahia recebeu 310 profissionais do ‘Mais Médicos’. Desde o início do mês, 33 profissionais, que concluíram o curso de medicina no Brasil, começaram a se apresentar nas cidades selecionadas pelo programa.
     



  • Santo Antônio de Jesus: Macumba na Câmara Municipal

    O boneco foi entregue na câmara de vereadores / Fonte e foto: INFOSAJ

    Parece brincadeira, mas não é. Um boneco espetado com agulhas, charutos e velas pretas e vermelhas foi recebido por funcionários da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus na manhã por um moto taxista não identificado. 

     

    Ao ser questionado pelos funcionários da câmara a quem deveria ser entregue o pacote o moto taxista disse que foi abordado por uma pessoa em praça pública e lhe pediu para entregar na câmara de vereadores do município. O fato já foi comunicado ao presidente da Câmara Marcos Có.


    É mais um fato que entra para o folclore dessa instituição, não e a primeira vez que acontece isso, a bem pouco tempo uma funcionaria da câmara também se deparou com pratos com farofa de azeite e queimados. O povo não merece isso. Será que algum vereador que não consegue fazer politica fora do poder está apelando para macumba para se eleger presidência no próximo pleito? É preciso, sim, iniciar uma campanha cívica para que a população escolha melhor seus representantes. Só assim Santo Antônio de Jesus se livra dessa maldição.

     

    O espírito galhofeiro que colocou o trabalho na Câmara não é nada mais do que isso, um brincalhão. A cidade não merece ser motivo de chacota por conta disso.



  • 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente Coordenador Geral do Modera marcou presença

    Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira com Aurino Ferreira / Foto: Divulgação / Destaquebahia.com.br

    Foi realizada em Brasília no último mês de outubro, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).Os temas debatidos foram: Desafios da Coleta Seletiva Economia Verde, Erradicação dos Lixões e Política Nacional de Resíduos Sólidos. A cidade de Brumado foi representada pelo coordenador geral do Modera, o Sr. Aurino Ferreira dos Anjos,que juntamente com os delegados da Bahia tiveram participação ativa. Aurino também participou de encontros com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.