• PF suspeita que Lula se beneficiou de desvios na Petrobras e pede ao STF para ouvir ex-presidente

    Lula é suspeito por suposto envolvimento em desvios da Petrobras Ricardo Stuckert/1º.09.2015/Instituto Lula

    A PF (Polícia Federal) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido no caso que investiga desvios de dinheiro da Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato. As informações foram publicadas nesta sexta-feira (11) no site da revista Época.

    Segundo a reportagem, Lula teria se beneficiado enquanto ainda era presidente da República. A publicação traz a imagem de um documento que teria sido enviado pelo delegado da Polícia Federal em Brasília Josélio Sousa ao STF.

     

    No documento, o policial argumenta que “a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do País, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”.

    Lula não tem foro privilegiado, portanto, pode ser investigado em outras varas federais. Mesmo assim, o delegado Josélio Sousa preferiu manter o caso no Supremo. O motivo, porém, não foi explicado.

    O ex-presidente Lula já é investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) por suposto tráfico de influência. Ele teria articulado em favor da construtora Odebrecht, também envolvida no petrolão, em países onde a empresa tinha contratos com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Lula nega as acusações.

    O R7 entrou em contato com a assessoria de imprensa do ex-presidente, mas não recebeu um posicionamento. Em Buenos Aires, Lula disse que não recebeu a requisição da PF para ouvi-lo no caso de desvios da Petrobras investigados pela Operação Lava Jato.

    — Eu não sei como comunicaram a você e não me comunicaram. É uma pena.

    CONTINUE LENDO


  • Acusado de bater nos filhos com 'Chibata' e agredir a esposa é preso com 05 armas de fogo

    A Polícia Militar de Brumado atendendo a um chamado de uma mulher que estaria sendo agredida pelo esposo, se deslocou até a fazenda Itapicuru, localizada nas proximidades da sede do município e apreendeu cinco espingardas, sendo duas delas Cartucheiras, as quais necessitam de porte.  As cinco armas de fogo estavam com Jovenil  Santos Ribeiro, acusado pela esposa de agressão e ameaça de morte. A esposa de Juvenil ainda teria declarado que além dela, os filhos também sofria maus tratos e, em muitas das vezes, eram agredidos com “Chibata”.
    Juvenil Santos Ribeiro foi ouvido e após passar a noite na delegacia foi liberado na manhã desta sexta-feira (11).

     



  • A Saveiro Cross Cabine Dupla que você estava esperando chegou na Taigun Auto


     



  •  Segunda etapa do aeroporto de Vitória da Conquista deve ser entregue em janeiro

    A conclusão da primeira etapa do aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste, deve ocorrer em janeiro do ano que vem. A previsão foi dada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil aos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que estiveram na sede da pasta, em Brasília, nesta quarta-feira (9). A etapa compreende a construção da pista e da área de taxeamento e outras intervenções de engenharia.  Já o edital de licitação para a segunda etapa ainda não foi publicado por conta de atraso na conclusão do projeto executivo, informaram o Paulo Roberto Afonso, coordenador geral do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroporto- PROFAA, e Raimundo Quezado, gerente de Infraestrutura e engenheiro responsável pela obra do aeroporto. O edital está a cargo da empresa Gabinete, contratada pelo Banco do Brasil do para elaborar os projetos de 12 aeroportos regionais, incluindo o de Conquista. Segundo os técnicos, a conclusão do projeto da segunda etapa deve ocorrer até o final deste mês.



  • Camaçari: Vazamento de formol provoca evasão de operários em fábricas do Polo

    Operários de fábricas do Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tiveram de sair do local onde trabalhavam por conta de um vazamento de formol na manhã desta sexta-feira (11). O fato ocorreu por volta das 7h. De acordo com a assessoria do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, o vazamento ocorreu na fábrica da Copenor. O problema, que deve ser investigado, foi controlado por equipes técnicas de operação e segurança da própria empresa, por volta da 8h30. Por prevenção, duas fábricas próximas à Copenor fizeram a evasão dos empregados. Ainda segundo a assessoria, os operários já retornaram às atividades.



  •  MENINA DE 12 ANOS QUER SE CASAR COM PAI QUE A ENGRAVIDOU APÓS ABUSO

     
    Uma menina, de 12 anos, cuja identidade não foi divulgada, surpreendeu magistrados de uma corte no Uruguai, na última quarta-feira, ao expressar o seu desejo de se casar com o próprio pai, de 41 anos, que a engravidou após um caso de abuso sexual. A vítima, que recusou a opção de interromper a gravidez, hoje está com sete meses de gestação. Seu agressor, cujo nome também é mantido em
    sigilo, está preso. As informações são dos sites “Diario La Republica” e “El País”.
    “Eu quero me casar, ainda que a lei me proíba”, disse a menina, que acrescentou: “Quero ter meu bebê. Já até tenho roupinhas. Não importa que eu seja jovem”.
    Segundo a imprensa uruguaia, a menor, que sofre de um leve retardo psicológico, engravidou aos 11 anos. O caso só foi descoberto em abril, quando ela já estava com 14 semanas de gestação. Autoridades concederam à vítima o direito ao aborto, mas ela recusou.
    O caso levantou polêmica no país. Na época, em uma entrevista com um psicólogo, a menina afirmou que quis engravidar. A mãe (da vítima) afirmou que concordava com o aborto. Porém, os responsáveis pelo Ministério da Saúde Pública afirmaram que não poderiam obrigar a garota a interromper a gravidez, mesmo com a previsão dos médicos de que continuar a gestação poderia lhe causar problemas de saúde.
    “A menor (estuprada e grávida) não está consciente de sua atual situação. Seu único interesse é preservar o relacionamento (com o abusador), que se dá pelo seu baixo nível intelectual e transtornos de conduta e impulsividade”, esclareceu o psicólogo em seu parecer sobre o caso. “A menor se encontra em uma situação de extrema vulnerabilidade emocional e existencial”.
    O caso da menina, cuja família é de baixa renda, está sendo acompanhado pelas autoridades uruguaias, que os tem ajudado. Saudável, ela deve ter o bebê dentro do prazo previsto pelos médicos. O pai dela segue preso. Pela lei, ela não pode se casar com ele.

     

    Fonte: Jornal Extra



  • Com a presença da comunidade e de inúmeras autoridades, Praça da Ciência é inaugurada em grande estilo

    A Praça da Ciência teve uma inauguração em grande estilo, com a presença da comunidade, de inúmeras autoridades municipais e estaduais, tendo como destaque a excelente participação da Fanfarra da Escola Idalina Azevedo.

            

    A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (10) e foi comandada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias e pelo Coordenador de Articulação Institucional da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), Claudio Santos, o qual, na oportunidade representou o governador Rui Costa. O equipamento que irá contribuir de forma muito importante para o aprendizado, foi obtido por meio de uma indicação do deputado estadual Vitor Bonfim, que não pode estar presente ao evento. Após os pronunciamentos do chefe do Executivo e do representante do governo do Estado, foi realizado, com a presença da juíza de Direito da Comarca de Brumado, Dra. Leonor da Silva Abreu, o descerramento da placa inaugural, que também foi acompanhado por inúmeros vereadores que estiveram presentes ao ato inaugural. A comunidade presente externou o seu contentamento em receber o equipamento comunitário que será muito útil para valorizar o aprendizado na área de ciências e tecnologia. O prefeito Aguiberto destacou que “temos que agradecer o deputado Vitor Bonfim que conquistou por meio de uma indicação de seu mandato parlamentar esse importante benefício para Brumado”. 



  • Escolas climatizadas na zona rural de Maetinga proporcionam conforto e melhor desempenho dos alunos

    Os alunos relataram devido ao calor intenso sentem mais prazer em estar na escola que em suas casas. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    A prefeitura de Maetinga tem investido “pesado” na educação do Municipio e, o reflexo disso, estão nos ótimos desempenhos dos estudantes da rede pública, principalmente os da zona rural que, além de serem ensinados por professores altamente capacitados (alguns deles até de fora do município) os alunos tem um motivo ainda mais especial em ir à escola – o clima fresco da sala de aula.

            
    Foram colocados forros nas escolas para a instalação dos ar - condicionados.

    O município reestruturou diversas escolas da zona rural para que as mesmas estivem aptas para serem climatizadas com ar condicionados, o tem proporcionado muito mais conforto aos alunos e professores, por consequência, grande tem sido o desempenho de todos.

    Com o sol escaldante da região, que muitas vezes chega a atingir a sensação térmica de 44 graus, os estudantes relataram a reportagem do Destaquebahia que sentem mais prazer em estar na escola do que mesmo em casa “Ah! em casa não tem ventilador, muito menos ar condicionado, e quando o sol tá “rachando” a gente busca uma sobrinha nas árvores porque é insuportável o calor” disse um dos alunos; que acrescentou: “ na escola é diferente, além da gente ter o carinho do professores, uma merenda legal...a gente ainda pode assistir as aulas com todo o conforto da sala climatizada – não dá nem vontade de sair pra fora [ risos]”.

    As escolas climatizadas estão localizadas nas seguintes comunidades: Vereda do Meio, Moreira, Jaime, Terêncio, Juremal e Serra de José Francisco.



  • 'Vou mostrar que isso é uma calúnia', diz Edílson sobre acusação de fraude

    Edilson concedeu entrevista em sua residência, em Salvador (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

    O ex-jogador da seleção brasileira Edílson da Silva Ferreira, conhecido como "Edílson Capetinha", um dos investigados pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em fraudes no pagamento de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal, conversou com o G1 após ter o nome citado no caso e voltou a negar participação no esquema. Edilson recebeu a equipe de reportagem na casa onde mora, em Salvador, na noite de quinta-feira (10), e disse estar tranquilo diante das acusações. Ele afirmou que vai se apresentar à polícia nesta sexta-feira (11).

    Agentes da PF estiveram na residência do ex-jogador para cumprir mandado de busca e apreensão, e apreenderam discos rígidos e computadores. Um carro dele também foi levado. Edilson é suspeito de aliciar gerentes da Caixa a participar do esquema que desviou ao menos R$ 60 milhões de valores de bilhetes premiados não sacados pelos ganhadores. O dinheiro deveria ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No ano passado, os premiados na loteria deixaram de resgatar R$ 270,5 milhões.

    Edilson negou que tenha entrado em contato com gerentes da Caixa para fazer operações ilícitas. "Essa informação não procede. As ligações que tenho com o meu gerente são normais, como qualquer correntista que liga para um gerente para saber como está a conta. As minhas contas estão aí. Está tudo liberado, podem observar. Não existe nada demais nas minhas contas. Meu gerente está à disposição para mostrar também como está a minha conta", disse.

    O advogado de Edilson, Thiago Phileto, também afirmou que o ex-jogador não tem ligação com o esquema de fraudes. Ele afirmou que o Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a prisão do ex-atleta, mas que a Justiça Federal negou. Segundo ele, o nome de Edilson foi incluído na lista de suspeitos por outro investigado, de prenome Eduardo, um dos três presos pela Polícia Federal na Bahia na quinta - que teria dito ser primo do ex-jogador. “O nome dele foi ventilado de maneira leviana. A gente tem certeza de que quando as investigações forem aprofundadas, o nome dele será retirado [da lista de suspeitos]", afirmou.

     

    Edilson negou ter algum grau de parentesco com Eduardo, mas afirmou já ter tido ligação com o suspeito. "O Eduardo fazia assessoria para mim há dois anos, mas tem muito tempo que a gente não se fala. Tem muito tempo que a gente não tem contato. E não sei porque está acontecendo tudo isso. Estou aqui dentro da minha casa, tranquilo, consciente. Quero colaborar com tudo", destacou.

    O ex-jogador acredia que possa ter tido o nome envolvido no esquema de fraude por conta de alguma conversa que teve com Eduardo por telefone no passado. "Hoje em dia telefone, escuta telefônica é muito fácil, né? Então, deve ter sido. Como a pessoa teve uma ligação comigo durante muito tempo, pode ter me ligado para fazer alguma coisa, para falar alguma coisa e estão associando meu nome a uma pessoa que eu não tenho nada a ver. Eles devem ter pego alguma ligação dele para mim e juntou meu nome ao negócio", destacou.

    Edílson afirmou que foi surpreendido pela notícia na manhã de quinta, quando estava a caminho da  cidade de Juazeiro, na região norte da Bahia. Ele contou que, ao saber das suspeitas, resolveu cancelar a viagem e voltar para Salvador, a fim de resolver a situação envolvendo o nome dele.

    "Estava na estrada quando aconteceu isso. Estava em um compromisso e voltei para poder resolver esse negócio. Meu advogados já estão cientes do que está acontecendo e eu também. Estou de coração aberto para ajudar a Justiça. Pode vir aqui, conferir a casa, o carro, o que quiser. Eu sou um pentacampeão mundial. O dinheiro que eu ganhei foi dinheiro com futebol, com suor, com trabalho. Nunca bebi, nunca usei drogas, nunca fiz nada, nunca mexi com coisa errada e não é agora que eu vou fazer isso. Vou mostrar para todo mundo que isso é uma calúnia e que eu não tenho nada a ver com essa a história", ressaltou.

    O ex-jogador afirmou que quer ajudar a polícia a esclarecer a história, que segundo ele, é prejudicial pra sua imagem. "Uma notícia dessa é ruim para mim, porque eu perco muita coisa. Perco patrocinadores, perco eventos, e acaba em um desgaste familiar, em um desgaste de tudo. Vamos ver o que é que vai dar. Mas eu acredito que isso vai ser resolvido e essa aresta, ou não sei como posso falar, vai ser dissolvida logo logo".

    Ação
    Além da Bahia, a operação Desventura cumpriu mandados judiciais em GoiásSão PauloSergipe, Paraná e no Distrito Federal. A Polícia Federal informou, no início da manhã de quinta, que um um doleiro também está entre os suspeitos de envolvimento no esquema.

    De acordo com a PF, na Bahia, foram expedidos um mandado de prisão preventiva e três de prisão temporária. No entanto, apenas três foram cumpridos - uma pessoa ainda não foi localizada pela polícia. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva no estado.

    Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que “já vem colaborando com as investigações da Operação Desventura” e que “manterá cooperação integral com as investigações em curso”. A instituição destacou, ainda, que “está tomando todas as providências de abertura de processos disciplinares, apuração de responsabilidades e afastamentos, nos casos de envolvimento de empregados do banco”.

    Os presos e o material apreendido na Bahia deverão ser transferidos para Goiânia. Já as pessoas conduzidas coercitivamente prestarão depoimento na sede da Polícia Federal, em Salvador, e liberadas em seguida. As buscas têm o objetivo de arrecadar documentos, computadores e objetos relacionados com o suposto esquema de fraude.

    Os investigadores constataram que o esquema criminoso contava com ajuda de correntistas da Caixa Econômica Federal, escolhidos por movimentarem grandes volumes financeiros. Eles eram usados para recrutar gerentes do banco para agir no esquema. De posse de informações privilegiadas, a quadrilha contatava os gerentes, que viabilizavam o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, ao validar os bilhetes falsos.

    Durante a investigação, um integrante da quadrilha chegou a ser preso quando tentava aliciar um gerente para saque de um bilhete de loteria no valor de R$ 3 milhões. Poucos dias depois de liberado, o suspeito foi morto em condições que ainda são investigadas pela polícia.
    Os policiais federais também identificaram fraudes na utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ConstruCard – que é o financiamento da Caixa para a compra de materiais de construção – e liberação irregular de gravames de veículos.

    A investigação da PF conta com apoio do Setor de Segurança Bancária Nacional da Caixa Econômica Federal. Os envolvidos devem responder por crimes como organização criminosa, estelionato qualificado, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, evasão de divisas.

    CONTINUE LENDO


  • Nesta sexta e sábado mais uma super liquidação da Zema

    Nesta sexta e sábado mais uma super liquidação da Zema.
    Todo estoque com super descontos e taxas reduzidas para quem deseja comprar parcelado no carnê ou cheque.
    Venha pra Zema e aproveite, toda linha de móveis, eletrodomésticos, celulares, ventiladores, ar-condicionado e muito mais.
    Na Zema a estrela é você.



  • Caminhão tomba na curva da 'Serra dos Brindes' trecho entre Guanambi/Caetité

    Foto: Edson Souza / Destaquebahia.com.br

    Considerada uma grande vilã, principalmente dos caminhoneiros, a Serra dos Brindes mais uma vez foi palco de um acidente. Por volta das14h desta quinta-feira(10), um caminhão com placa de lincenciamento de Campinas/SP, carregado de carretéis de fios de tecidos, tombou após o condutor de prenome Bernadino perder o controle da direção na curva da serra supracitada. A curva muito perigosa e onde ocorre com frequência diversos acidentes, e a ultima para quem trafega sentido Guanambi / Caetité curvas na BR - 030. da Serra do Brindes na BR-030. O condutor teve algumas escoriações leves.



  • Barrestivense e mais três universitários goianiense são presos com drogas e jóias e dinheiro

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Na madrugada desta quinta feira(10), a CIPE/Sudoeste (Caesg), ao abordar um veículo no fundo da igreja matriz em Barra da estiva encontrou diversos tipos de drogas e vários objetos com suspeita de ter procedência ilícita. Os ocupantes do veículo: Etienne Gilson Araújo, estudante de administração; Saulo Souza santos, estudantes de Gastronomia; Marcel Gomes Marcal, projetista (morador de Barra da Estiva), Ilmar Gomes Macal filho, estudante de Direito, foram presos em flagrante e encaminhados a delegacia onde se encontra a disposição da justiça. Foram apreendidos: 55 comprimidos de êxtase, certa quantidade de maconha, Haxixe, jóias e dinheiro; além de celulares e óculos de grife.



  • Delegado da 20ª Coorpin de Brumado, Dr. Jackson Luiz é nomeado coordenador da 24ª COORPIN de Bom Jesus da Lapa

    Foto: Destaquebahia.com.br

    O Delegado da Polícia Civil de Rio De Contas e Jussiape, cidades da Chapada Diamantina, Dr. Jackson Luiz, foi nomeado segundo a publicação do Diário Oficial de ontem (09), como o novo Coordenador da 24ª COORPIN de Bom Jesus da Lapa que abrange 15 municípios. Ele assumirá o lugar que atualmente é exercido pelo Dr. Leonardo Soares. Com mais de 14 anos de serviços prestados à população, o Delegado Dr. Jackson Luiz disse ao Destaquebahia que se sente honrado com a sua nova função na Polícia Civil e agradeceu a população e aos colegas de trabalhos da 20ª Coorpin de Brumado por sempre terem contribuido, direto e indiretamente para que as suas ações obtivessem êxito, culminando com essa ascensão de cargo. O nome substituto do delegado para assumir os trabalhos das delegacias de Rio de Contas e Jussiape ainda não foi divulgado.



  • Mulher que viajava em ônibus da Novo Horizonte é presa com grande quantidade de drogas

    Foto retirada de arquivo do Destaquebahia

    Nos primeiros minutos do dia desta quinta - feira (10), a Polícia Militar de Brumado interceptou um ônibus da empresa Novo Horizonte, na BR - 030, proximo a Vila Presidente Vargas, onde havia informações de que uma passageira estaria transportando drogas em suas bagagens. Após indentificar a passageira Tainara Alves Pinto e fazer uma vistoria em seus pertences, a polícia entrou uma grande quantidade de drogas, sendo: 2 tabletes de maconha prensada, pesando aproximadamente 2kg, 100 gramas de pasta base de cocaína e 150 gramas de pó. A droga teria sido rebecida por Tainara Alves Pinto na rodoviária de Vitória da Conquista e seria entregue em Bom Jesus da Lapa. Tainara Alves Pinto foi presa em flagrante e conduzida para a delegacia, onde, se encontra a disposição da Justiça. A droga foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado.



  • Funkeira MC Bandida contrata seguro para bumbum no valor de R$ 1 milhão

    Esqueçam a voz. Todo mundo sabe que o maior “instrumento de trabalho” da funkeira MC Bandida, 28 anos, é a bunda. Inclusive ela. Por isso, nesta terça-feira (8/9), Valéria Santana contratou um seguro no valor de R$ 1 milhão para proteger os 111cm “naturais” de glúteos. A ideia surgiu quando a cantora percebeu que, quanto mais rebolava, mais fazia sucesso. “É a parte do meu corpo que mais gosto e exibo nas apresentações”, garantiu a cantora. Ainda assim, ela criou, pelo menos, 10 músicas e garante fazer número equivalente de shows por mês. Mas, novamente, o número é justificado pelo uso do bumbum. “Se acontecer algo com ele, vou perder muitos trabalhos. Por isso fechei um valor tão alto”, declarou bandida. A funkeira, famosa por realizar protestos inusitados em Brasília, já concorreu a deputada distrital e conselheira tutelar. Não ganhou nada. Fez sucesso na internet ao recriar a cena imortalizada por Paolla Oliveira na série Felizes Para Sempre (TV Globo) e protestou, de biquíni, na Rodoviária do Plano Piloto, contra o aumento da gasolina.



Estamos nas redes sociais