-
Para ter água em casa, os moradores têm que abrir "cacimbas" ou se servir de quem possuem poço artesiano (Destaquebahia.com.br)
A seca que teima em permanecer em todo o nordeste brasileiro tem deixado muitas famílias em situação de calamidade, principalmente as da zona rural.
Na Bahia, especificamente na zona rural de Aracatú, muitas estão desprovidas de abastecimento e com ás “aguadas” todas secas.
Os moradores do povoado da Lagoa de Sal e Serra Negra, estão passando por momentos difíceis; Os animais além de não ter pastos ainda não encontram onde beber água, e as famílias mesmo tendo em algumas casas cisterna, recebem uma vez por outra o abastecimento com carro pipa, obrigando – os a procurarem água em “cacimbas” ou pedir os raros proprietários de poços artesianos alguns baldes de água ao menos para as necessidades básicas.
Os moradores dizem que um poço artesiano iria solucionar o problema de centenas de pessoas, e mediante aos pedidos feitos, esperam que a prefeitura seja sensível e providencie o mais rápido possível a perfuração de um nessas localidades, pois, iriam sanar ao menos de forma parcial esse grande problema que é a seca.
-
As crianças fizeram plantio e aprenderam sobre o meio ambiente (destaquebahia.com.br)
No último sábado (28), a empresa VIX realizou na escola Élcio José Trigueiro, localizada no bairro Urbis I, O Dia Verde. O engenheiro de segurança e meio ambiente Alberto Estevão e o supervisor Breno, ambos da VIX, ressaltaram a necessidade de está fazendo uma divulgação sobre o meio ambiente para as futuras gerações.
Os alunos da escola fizeram plantio de arvores e ouviram a falar sobre a importância da natureza, da coleta seletiva, Resíduos, e aprenderam mais sobre a conscientização ambiental.
Este é um projeto social da empresa e segundo os representantes, Breno e Estevão, esta ação estará sendo realizada também em outras escolas.
-
Alunos de diversas cidades se interagiram com as atividades apresentadas (Destaquebahia.com.br)
Durante o dia do último sábado (28) a UNIP - Polo Brumado, esteve bastante movimenta, isso, devido ao projeto de extensão que pelo segundo ano foi realizado.
Alunos de diversas cidades como: Ibicoara, Aracatú, Cascavél dentre outras, se interagiram e apresentaram trabalhos dos seus respectivos cursos.
O regionalismo esteve presente nas apresentações, principalmente quando uma lenda da música popular brasileira de Luiz Gonzaga que fora apresentada.Um dos momentos mais emocionantes foi quando o coral CRAS do Bairro São Félix em Brumado, entoou uma linda música onde a letra chama a atenção para a importância e cuidado, para com a juventude e pessoas mais necessitadas. O vereador e diretor da UNIP [José Carlos dos Reis] ficou emocionado, assim como todos os presentes com a apresentação do coral.
Todos se interagiram e aproveitaram da melhor forma “ensinando e aprendendo” com as atividades do segundo ano do projeto de extensão. Confira abaixo algumas imagens desse evento.
-
Carro ficou destruido com a colisão. (Foto: Ederson Albert Caetité Notícias)
Por volta das 9:00 hs da manha deste sábado (28/09) um grave acidente aconteceu na altura do KM 04 da BR-430 que liga as cidades de Caetité e Igaporã. Segundo informações, um veículo Volkswagem, modelo Jeta, placa policial JKN-6464 de Brasilia DF, percorria a via sentido a Caetité, quando supostamente seu condutor, perdeu o controle do carro a fazer uma curva, chocando de frente com o ônibus da empresa Gontijo de placa policial HFM-5976 de Curvelo MG, que vinha no sentido contrário.
Estavam no veiculo Jeta, Francisco das Chagas Vieira de Lima, 56 anos e Maria Luciene Freitas de 52 anos. Os dois ocupantes tiveram mortes instantâneas na colisão. Já o motorista do ônibus, Janevan Fernandes da Costa, 42 anos e demais passageiros nada sofreram.
A colisão foi tão violenta, que partes do volante e o Airbag do Jeta pararam a mais de 20 metros do local do acidente. A pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de duas horas.A Polícia Militar de Caetité, como também o Departamento de Trânsito do Município, estiveram no local isolando a área, até a chegada dos peritos do DPT de Guanambi que executaram o levantamento cadavérico. Os corpos foram encaminhados para o IML daquela cidade onde aguardam contato dos familiares para liberação posterior.
Apenas o laudo final da pericia técnica, poderá apontar com exatidão as reais causas do acidente. Mais um tragedia que ceifa as vidas de pessoas de bens.
-
Com o acidente a pista ficou parcialmente interditada (Foto: Destaquebahia.com.br)
Na tarde deste sábado (28), em um grave acidente na BA – 262, a vida do comerciante Cícero Duarte Oliveira foi ceifada. Cícero Duarte, segundo alguns de seus amigos que estava no local onde ocorreu o acidente, além de ser comerciante (proprietário do açougue – Casa da Carne) também exercia um cargo de colaborador na igreja a qual pertencia – Cristã do Brasil.
Com aproximadamente 64 anos, ele veio á óbito após uma colisão frontal com um carro da marca Hyundai IX placa da cidade de Vitória da Conquista, o motorista foi socorrido pelo SAMU e conduzido ao hospital de Brumado.
O carro em que o comerciante estava, uma Parati de placa BIJ – 1392 de Aracatú – Ba, chegou a sair da pista com o impacto e ele morreu presos ás ferragens.
A morte de Cícero causou grande tristeza a todos quanto o conhecia, principalmente nos irmão da sua igreja onde era muito querido.
a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) controlou o transito até a chegada do DPT (Departamento de Policia Técnica) que periciou o local e conduziu o corpo ao IML de Brumado.
-
Segundo polícia, grupo rendeu carcereiro e saiu 'calmamente' da unidade.
Caso foi registrado em Bom Jesus da Lapa, na tarde de sexta-feira (27).
Dezessete presos fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde de sexta-feira (27). De acordo com o delegado José Ribeiro, o grupo escapou após produzir uma chave artesanal, abrir as celas e sair pela porta da frente da unidade.
"Aconteceu na hora do almoço. Um dos internos é ladrão, especialista em furto de carro, e internamente fabricou uma chave. Só tinha um carcereiro no momento. Eles o dominaram com uma pedaço de ferro. Depois eles fugiram calmamente pela porta frente, andando pelas ruas", descreve o delegado.
Segundo Ribeiro, entre os fugitivos está um suspeito de participar de três homicídios. "Um deles se destaca. Conhecido como "Coca", ele é homicida perigosíssimo. Ele tentou resgatar o irmão que estava preso em Caetité e matou um policial civil. Ele tem comprovadamente participação em três homicídios. Um dos juris dele estava marcado para acontecer no dia 3 de outubro".
O delegado conta que a cadeia está localizada no centro de Bom Jesus da Lapa e que a unidade tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas tinha cerca de 80 no momento da fuga.
"É complicado. É um prédio antigo, que não oferece condições de segurança para a população e para os servidores. Nós não temos agentes penitenciários, quem faz a segurança são policiais civis e servidores da prefeitura. Na semana passada houve um princípio de rebelião", afirma José Ribeiro.
Um dos fugitivos se apresentou acompanhado de um advogado à delegacia ainda na sexta-feira. Segundo o delegado, os outros dezesseis permanecem sendo procurados. (G1 ba)
-
foto: arquivo pessoal
Justiça reconhece sargento gay; Exército mudará 'normas internas'. Levantamento realizado pelo Ministério da Defesa a pedido do G1 aponta que as Forças Armadas registram ao menos 30 militares gays e lésbicas, que tiveram os cônjuges oficialmente reconhecidos como dependentes, garantindo acesso aos sistemas de saúde, de moradia e previdenciário. Os dados foram contabilizados até o mês de setembro deste ano. O maior número é registrado na Marinha: são 26 militares, 23 deles apresentaram declaração de união estável e outros três, certidão de casamento. Já o Exército registra três pedidos, enquanto que a Aeronáutica diz que não é possível fazer um levantamento, pois o sistema de registro não faz essa distinção. Pelo menos um caso é confirmado: em abril, a FAB reconheceu como dependente o marido de um sargento homossexual que é controlador de voo no Recife (PE). A tendência é que, agora, o registro de soldados homossexuais nos quartéis deva aumentar. Isso porque a Marinha já alterou as normas internas, acabando com termos como “mulher” ou “marido” e admitindo os dependentes apenas como “cônjuges”. O Exército, que teve o 1º homossexual reconhecido após decisão judicial em agosto, começa agora um processo para adequar “todas as normas internas” que tratam de inclusão de dependentes, buscando estender aos casais homossexuais todos os direitos concedidos aos heterossexuais. Enquanto os manuais estão em adequação, os militares que possuírem uma união homoafetiva não precisarão mais recorrer à Justiça. Os pedidos, garante o Exército, serão reconhecidos administrativamente. Segundo a Marinha, o alto número de registros ocorre devido a uma mudança feita no manual de Declaração de Dependentes e Beneficiários, chamada de DGPM-303. O texto, de 1996, sofreu revisões em outubro de 2011, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de equiparar os direitos de casais do mesmo sexo, e em 2013. A primeira alteração ocorreu após o cabo reformado João Batista Pereira da Silva, de 41 anos, brigar durante dois anos pelo reconhecimento do companheiro, Claudio Nascimento da Silva, de 40 anos. Casados no Rio de Janeiro, eles decidiram que "a Justiça não era o caminho".“Queríamos que a Marinha mudasse as regras e que outros militares pudessem ser beneficiados sem ter que sofrer o que sofremos. Por isso optamos por brigar internamente, fazer a Marinha mudar, em vez de buscar o meio judicial”, diz Claudio, que é ativista GLBT e superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
“O Exército está atrasado. Hoje, os princípios são de igualdade. Não estamos mais no tempo da ditadura. Somos procurados por muitos militares que querem orientação e ficam com medo de preconceito nos quartéis”, acrescenta ele.
João foi marinheiro de gola por mais de 20 anos e diz ter enviado e-mails à Presidência e ao Ministério da Defesa até conseguir o registro do dependente. Com a união estável registrada desde 2010, o casal procurou, pela primeira vez, a Diretoria Geral de Pessoal da Marinha em abril de 2011. Foram vários "não" ouvidos até setembro de 2011, quando a Marinha os comunicou que o cadastro era possível. Contudo, explica João, na época eles já estavam com certidão de casamento e o órgão indeferiu o pedido, alegando que a equiparação de direitos só valia para uniões estáveis – e não para casamentos. Foi só em 24 de agosto do ano passado que os dois foram registrados, enfim, como um casal militar.
“Quando solicitamos a equiparação de direitos à Marinha, um oficial nos disse que éramos loucos, que os militares nunca reconheceriam um casal gay”, relembra Claudio.
Mudanças em andamento
No Exército, as mudanças ainda estão em andamento após o Tribunal Regional Federal de Pernambuco determinar que um estudante de 21 anos seja reconhecido como companheiro de um sargento de 40. O praça largou a mulher em 2000, com quem tinha um casamento, por causa da paixão pelo estudante. O processo dele junto ao Comando Militar do Nordeste estava parado desde 2000.
Em primeira instância, um juiz federal negou preliminarmente o pedido de equiparação de direitos – alegou que a legislação em vigor para servidores públicos militares dispõe que a assistência médica só considera como dependente “a mulher” e os filhos do soldado. Já em agosto, o TRF de Pernambuco determinou que o Exército reconheça o casal. A Advocacia Geral da União (AGU) divulgou que não irá recorrer da decisão, mas um recurso sobre o valor a ser pago de custas judiciais adiou a homologação do caso.
“A União ainda não foi notificada e depois começa a correr um prazo de 30 dias até que transite em julgado. A partir de então o Exército terá que cumprir”, diz a advogada do sargento gay, Laurecília Ferraz.
“O Exército é uma instituição legalista, cumpre a lei. A notícia de que eles estão mudando as normas é bem-vinda, vai acelerar o processo de todos os demais. Para nós, é uma vitória este reconhecimento de direitos”, comemora a defensora.
Além do sargento de Recife, outros dois casos foram contabilizados no Exército: um já está regularizado e o outro está com homologação em andamento, mas também será atendido. A Força diz ter “perene compromisso de obediência às leis vigentes”. Já a Marinha diz que agiu “proativamente” na primeira revisão da norma, no sentido de se adequar à decisão do Supremo. A Aeronáutica diz que não faz distinção e que os documentos internos já usam o termo cônjuge.Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo
-
Homem fica ferido em protesto em São Paulo (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Protesto fecha vias em São Paulo; houve confronto com a PM
Um protesto contra a corrupção e o mensalão terminou em confusão entre manifestantes, Polícia Militar e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta sexta-feira (27), em São Paulo. (Veja a reportagem do Jornal da Globo sobre o tema no vídeo ao lado).A manifestação começou às 18h, quando o grupo se concentrou sob o vão livre do Masp. De acordo com a CET, o protesto seguiu pela Avenida Paulista em direção ao Centro, passando pela Rua da Consolação. No trajeto, eles fecharam as vias e impediram que os veículos trafegassem pela área.
Já no Centro de SP, os manifestantes protestaram em frente à sede do PT. Depois, seguiram para a Casa de Portugal, onde acontecia um evento do partido com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Perto dali, um manifestante mascarado foi dominado por policiais e levou vários golpes de cassetete. Ele foi detido. Quando tirou a máscara, foi possível perceber o ferimento na cabeça. Além dele, outro homem também foi detido no ato.
Diante da festa do PT houve mais confusão. Dois grupos trocaram socos e chutes, e a polícia precisou intervir. Logo depois, um grupo começou a gritar palavras de apoio ao PT.
O protesto foi convocado pelo Facebook e tinha como alvo o processo do mensalão e a aceitação dos embargos infringentes pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que resultou na possibilidade de revisão das penas dos condenados.
Evento do PT
Após passar pela Sé, o grupo chegou à Avenida Liberdade, endereço do evento com Lula e Padilha. Cerca de mil militantes petistas participavam da reunião que tinha como agenda oficial o apoio à candidatura do ex-prefeito de Osasco, Emídio de Souza, à presidência estadual da sigla.Ao serem informados da chegada dos manifestantes, alguns militantes do PT saíram do local do evento e foram em direção dos manifestantes. Neste momento, a PM interferiu para acabar com a confusão e foi recebida com bombas lançadas pelos manifestantes.
O tumulto do lado de fora da Casa de Portugal ocorreu justamente no momento que o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva discursava para a plateia pedindo apoio para a reeleição de Dilma Rousseff e para a candidatura de Padilha ao governo estadual. Ao menos duas pessoas se feriram no confronto. A PM não forneceu uma estimativa de quantas pessoas participavam da manifestação.Ao término do evento, o mestre de cerimônias pediu aos integrantes do PT que não aceitassem provocações ao deixar o local. A PM escoltou dezenas de militantes até os ônibus que os levariam de volta para os seus locais de origem.
-
A UNIP de Brumado convida você para está participando do projeto de extensão ano II, não perca.
Aproveite a oportunidade e conheça os cursos que a UNIP lhe oferece com o melhor custo benenficio do Brasil.
-
213 CERTIFICADOS FORAM ENTREGUES (DESTAQUEBAHIA.COM.BR)
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) no Tiro de Guerra, a entrega do certificado de dispensa e incorporaçao (CDI), no total foram entregue 213 certificados.
A solenidade contou com diversas autoridades do município, dentre elas, Tenente Jorge Luiz de Cerqueira (Delegado da 4ª delegacia de serviço militar), Aurelino Lima Ataíde, vereadores e a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias.
Segundo o Tenente Tenente Jorge Luiz, são alistados cerca de 600 jovens por ano, destes, 50 são selecionados, o que permite ter uma mão – de – obra farta e qualificada. Ouça abaixo o audio.
-
Na última quinta-feira, Leandro Caetano de Souza, o “Feijão”, morreu enquanto cortava peso para sua luta contra Gabriel Brasil. Com a morte do lutador pouco antes da pesagem, o evento Shooto 43, que aconteceria nesta sexta-feira no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, foi cancelado pela organização.
Dedé Pederneiras, líder da Nova União, um dos times que Feijão representava, e organizador do Shooto no Brasil, disse que o card foi cancelado por luto. “Venho por meio desta registrar o cancelamento do evento que aconteceria amanhã (sexta-feira) no Clube Hebraica , em sinal de LUTO”, disse o treinador no Facebook.
Em contato com o blog, Dedé preferiu não falar mais sobre o assunto. Ele vai esperar os exames e os laudos periciais para dar mais esclarecimentos.Quem também quer saber mais sobre ocorrido é a Comissão Atlética Brasileira de MMA. A entidade começou seus trabalhos apenas este ano, mas já é responsável pelos cuidados médicos de importantes eventos no Brasil, inclusive do próprio UFC.
Diretor médico da CABMMA, Márcio Tannure explicou que o Shooto não é filiado à comissão e por isso não sabe o que aconteceu com o lutador. No entanto, já entrou em contato com Pederneiras e irá emitir um posicionamento sobre o caso, mesmo com a morte do atleta não tendo ocorrido sob a alçada da entidade.
“O laudo não será necessariamente enviado à CABMMA, porque o evento não é filiado. Se fosse, teria que chegar até nós. Mas faremos um posicionamento oficial assim. Parece-me que as avaliações médicas adotadas são diferentes do nosso protocolo. Até hoje não tivemos nenhum incidente parecido em eventos sancionados pela Comissão”, disse.
Segundo André Chatuba, um dos treinadores Leandro Caetano, o lutador ainda precisava tirar 900g dos 56,7kg que ele precisava bater para a luta entre os pesos moscas. Ele estava na sauna quando desmaiou e foi levado ao hospital. “Pelo que me parece tem sim relação com a perda de peso, porque no hospital eu perguntei ao atleta da Nova União se ele tinha pesado. Ele me respondeu que faltavam 900 gramas, por isso estava fazendo sauna e desmaiou.”
-
Larissa Aparecida de 18 anos estava em companhia de 2 menores (Destabahia.com.br)
Policia rodoviária estadual em ação conjunta com a Militar, deteve na manha desta sexta-feira (27). uma mulher de 18 anos e dois menores com aproximadamente 5,5 kg (cinco quilos e meio) de maconha prensada.
Segundo informações da policia, a jovem Larissa Aparecida da Silva (18) e os dois menores estariam levando a droga para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a droga estava vindo de Vitória da Conquista.
A ação aconteceu na BA – 262. Os três estão na delegacia de Brumado á disposição da justiça.
-
Em algumas cidades funcionários dos correios estão em greve
Nesta quinta-feira (26), em mais um esforço para encerrar a paralisação parcial, as Diretorias Regionais dos Correios estão realizando contatos com os sindicatos que ainda não assinaram o acordo coletivo de trabalho — que já foi aceito pelos sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru/SP, Rio Grande do Norte e Rondônia. Os trabalhadores que fazem parte da base dos sindicatos que já assinaram ou assinarem até hoje irão receber na próxima semana (3/10) as diferenças do reajuste de 8% referentes aos meses de agosto e setembro.
O acordo, já protocolado pela empresa junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) com pedido de extensão aos demais sindicatos, garante reajuste de 8% nos salários (cobertura da inflação do período, de 6,27%, e ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios, além de tratar de todas as cláusulas — como, por exemplo, a alteração da ausência remunerada de 5 dias ou 10 turnos para 6 dias ou 12 turnos de trabalho por ano.
Pesquisa realizada pela ECT com 24 mil trabalhadores na terça-feira (24) mostrou que 75% dos ouvidos aprovam a proposta feita pela empresa, que alcança o limite da capacidade financeira dos Correios.
Números — Nesta quinta-feira (26), 92,83% dos empregados (115.550) estão trabalhando normalmente. Entre os empregados da área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo), o índice de trabalhadores presentes é de 91,51%. Na Bahia, 84,9% do total de empregados está trabalhando. Considerando somente a área operacional, o índice é de 83,16% de empregados presentes.O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru/SP, Rio Grande do Norte e Rondônia não há paralisação.
A rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada. A maior parte dos serviços de hora marcada foi restabelecida em Mato Grosso do Sul e no Espírito Santo (para postagem e entrega dentro do próprio Estado).
Para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências, os Correios prepararam um Plano de Continuidade de Negócios, que prevê a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades.
Na Bahia, o plano inclui a criação de medidas especiais para atendimento aos clientes que desejem saber informações sobre a entrega dos seus objetos. O cliente deve, em primeiro lugar, realizar o rastreamento no site dos Correios (www.correios.com.br) e identificar qual Centro de Entrega de Encomendas (CEE) está vinculado a ele, para em seguida entrar em contato, através dos seguintes números: CEE Comércio: 3346-2170 / 2171; CEE Salvador: 3346-2175/ 2176; CEE Aeroporto: 3204-1676. A entrega de objetos vinculados aos CEEs Comércio e Salvador acontecerá no 1º subsolo do edifício sede, na Pituba. Para os objetos do CEE Aeroporto, o atendimento será no Terminal de Cargas de Salvador, localizado no próprio Aeroporto (praça Gago Coutinho, s/nº, São Cristóvão).
Dados adicionais
- a empresa empreendeu todos os esforços junto à Fentect para fechar o acordo, mas neste momento não ocorre negociação. A federação recusou-se a dialogar durante a audiência de conciliação no TST e preferiu deflagrar paralisação parcial, levando ao dissídio. Os Correios aguardam a definição da data do julgamento — o que não impede, porém, que outros sindicatos aceitem a proposta oferecida pela empresa e assinem o acordo.
- proposta dos Correios: reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.
- plano de saúde: os Correios já asseguraram que todos os atuais direitos dos trabalhadores estão garantidos - manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados), cobertura de procedimentos, rede credenciada e percentual de compartilhamento. Não haverá nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados.
- entrega matutina: a ECT já assumiu o compromisso de ampliar a entrega matutina, hoje realizada em três Estados.
- contratações: mais de 19 mil novos trabalhadores foram contratados do concurso público de 2011. A ECT continua contratando normalmente, pois ainda há cadastro de aprovados na maior parte do Brasil, com validade até 2014, e já trabalha na realização do próximo concurso. Somente na Bahia, foram contratados cerca de 1.120 empregados.
-
Está acontecendo neste momento no Tiro de Guerra, a cerimônia de estrega de certificado e dispensa militar. O evento está contando a presença de diversas autoridades como, vereadores, delegado e além de outros, a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias.
Dentro de alguns minutos você terá as imagens e a cobertura completa realizada Destaquebahia.
-
Será implantado em Guanambi nos próximos meses um sistema de monitoramento eletrônico composto por Câmeras de última geração que proporcionará vigilância imediata e contínua do centro comercial da cidade visando salvaguardar as integridades da vida humana e dos patrimônios públicos e privados. O projeto é um fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guanambi e a Câmara de Dirigentes lojistas – CDL, e para ser instalado depende apenas do apoio das agências bancárias no sede no município. O assunto foi pauta de uma reunião às 7 horas na manhã desta quarta-feira (25/09), no gabinete do Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, que convidou para discutir o projeto com diretores da CDL, representantes do 17º Batalhão de Polícia Militar, gerentes das agências bancárias e do Rotary Clube. Interessado em que o projeto seja implantado, p prefeito de Guanambi, que esteve recentemente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, garantiu que a Prefeitura de Guanambi vai arcar com 50% dos recursos e propôs que as agências bancárias assumam a outra metade, “caberá depois a CDL, que não entrará com recursos neste momento inicial, assumir a manutenção do projeto”, disse o prefeito que entende que o município não pode cruzar os braços diante dos fatos, mesmo sendo a Segurança Pública uma obrigação do Estado, “temos que fazer a nossa parte e implantar esse projeto, pois como Prefeito e cidadão guanambiense, me preocupo com a segurança e a integridade dos nossos munícipes”, enfatiza o Chefe do Executivo Guanambiense, que recebeu inicialmente o compromisso dos gerentes bancários presentes em buscar junto à Superintendência dos bancos o apoio para o projeto. Para o major Moreira, subcomandante do 17º Batalhão de Policia Militar de Guanambi que representou o órgão na reunião, “o projeto é importante ferramenta em favor da segurança pública, em prol do município e essa iniciativa do Prefeito de Guanambi com a CDL tem o total apoio da Polícia Militar”. Já o gerente do Banco do Nordeste de Guanambi Jonas Salas destacou que Guanambi é uma das cidades que mais crescem no interior do estado e não poderia deixar de incorporar esses serviços na estrutura de segurança, “pois o monitoramento nos proporciona oferecer uma maior segurança ao cidadão e Guanambi só tem a ganhar”, disse, acrescentando não ter dúvidas de que o Banco do Nordeste será também parceiro desse empreendimento.
O PROJETO
O projeto prevê a utilização de cabos de fibra ótica e a implantação de várias Câmeras de 36x, full HD, com sistema infravermelho para gravação de imagens no escuro, com capacidade para implantação posteriormente de um software de monitoramento inteligente, com capacidade para reconhecimento da face humana de criminosos e de placas de veículos roubados constantes em seu banco de dados. A apresentação do projeto foi feita pelo empresário Ivanaldo Oliveira da Micks Informática, um dos diretores da CDL, desenvolvedor do sistema, que cobrirá inicialmente o centro comercial composto pelas ruas: Expedicionários, Rui Barbosa, Francisco José Fernandes, Pedro Francisco de Moraes, 15 de novembro, Dr. Joaquim Manoel, Praça Gercino Coelho, Barão do Rio Branco, Praça do Feijão e parte da Santos Dumont.
