• Entrada de pessoas usando capacetes em comércio poderá ser proíbida

    Imagem ilustrativa

    A total proibição de entrada de pessoas em comércio usando capacetes pode está com os dias contados. A câmara de vereadores de Brumado colocará em discursão nesta segunda (21), este projeto de lei que em algumas cidades já existe.
    Está comprovado que os bandidos, na maior parte das suas ações, se utilizam dos capacetes para esconderem os seus rostos para praticarem assaltos e outros crimes. No intuito de dificultar esta prática, tramitará no legislativo brumadense o projeto de lei nº 029/2013 que “Dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou equipamento similar que dificulte a identificação, nos estabelecimentos privados ou repartições públicas, e dá outras providencias”.
    Alguns comércios já fazem uso desta proibição, mas, caso o projeto seja aprovado, se tornará obrigatório que todos que usam capacetes os retirem, antes de adentrar nos estabelecimentos privados ou repartições públicas. Deixe abaixo o seu comentário a respeito. Sua opinião é muito importante.

    CURTA - NOS:



  • Festa da Luz movimentou a comunidade católica

    O público compareceu em grande número ao evento

    Aconteceu no último fim de semana, sábado (19), a Festa da Luz. Organizada pelos católicos, o evento levou uma multidão á uma area de eventos da cidade.
    Apesar do imprevisto de ter faltado energia, o evento mais uma vez foi um grande sucesso.
    O Destaquebahia esteve presente e registrou alguns momentos desta grande festa. Confira abaixo algumas imagens.



  •  Mais uma vez fica claro o papel social que a igreja evangélica Missões do Evangelho Pleno realiza em Brumado

    Bispo Júnior, presidente da Igreja Missões (á esquerda) acolhe de imediato o Jovem Walas (á direita)

    Um fato ocorrido na última semana (Jovem viciado que pediu para ser preso e foi  acolhido pelo Centro de Recuperação Metanóia ) só veio mostrar o quanto o papel social da igreja evangélica Missões Do Evangelho Pleno tem feito a diferença em Brumado e Região.
    Muitas ações são desenvolvidas pela igreja, tais como: Visitas á hospitais e cadeias, Evangelismo nas ruas, eventos que visam mudar o rumo mau que muitos, principalmente os jovens estão tomando, e talvez o mais importante deles – O investimento na vida daqueles que estão á margem da sociedade, que são os dependentes químicos e alcoólatras.
    Este último, acontece através de um centro de recuperação que funciona próximo a fazenda Campo Seco em Brumado; Já existe há alguns anos, muitos jovens e adultos já foram reintegrados á sociedade e agora, com este fato inusitado, no entanto triste, onde um jovem [Walas Pereira, 21 anos] compareceu a delegacia pedindo para ser preso por não suportar mais o sofrimento devido ao vicio das drogas o papel da igreja se torna ainda mais notório.

    Jovens e Adultos recebem Assistência do Centro de Recuperação Metanóia
    Jovens e adultos rescebem assistência no Centro de Recuperação Metanóia

    Não foi a primeira vez, mas esta teve a maior repercussão de todas, o Centro de Recuperação Metanóia, que tem a frente o Bispo Júnior, fez a diferença; acolheu o jovem e o levou para ser tratado. Além deste, a igreja ainda mantém uma ONG (Viver Arte ) que tem como presidente o Pastor Mesak, que acolhe e capacita crianças através de cursos profissionalizantes.


    Crianças recebem cursos gratuitamente na Ong Viver Arte

    Há muitas dificuldades para que todos estes trabalhados sejam realizados, portanto, a contribuição da sociedade torna – se de fundamental importância. Qualquer pessoa pode contribuir, doando alimentos, roupas ou com trabalho; por exemplo: se você é algum profissional da área da saúde, você pode também contribuir com os seus serviços voluntários mediante ás suas condições.
    Procure a igreja Missões do Evangelho Pleno, que Fica na Avenida Coronel Tibério Meira e saiba como contribuir para que tenhamos uma sociedade menos desigual e justa para todos.

    CURTA - NOS:



  • Prefeito é roubado e levado como refém por bandidos

    Prefeito de Ribeira do Pombal foi levado por assaltantes (Foto: Imagem/Divulgação)

    O prefeito do município de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza (PSD), de 37 anos, foi levado como refém após quatro homens armados invadirem a fazenda dele na madrugada desta segunda-feira (21).

    As informações são do Batalhão de Polícia Militar da cidade. Segundo a PM, as vítimas foram soltas na manhã desta segunda, quando o caso foi informado à imprensa.

    De acordo com a PM, durante a ação, os assaltantes também levaram a madrasta do gestor municipal como refém.

    "Os quatro elementos tinham feito um assalto em um posto de gasolina na cidade do Jorro. Aí nós montamos uma barreira na BR. Foi quando eles perceberam a barreira e entraram pela estrada até a fazenda dele. Chegando lá roubaram a fazenda e levaram os dois", relata o soldado Jairo.

    A PM afirma que o grupo levou diversos pertences do prefeito, além de uma alta quantia em dinheiro. Segundo a polícia, as duas vítimas foram liberadas pelos assaltantes por volta das 7h desta segunda-feira, na região de Feira de Santana. Até as 10h, os criminosos não tinham sido identificados e continuam sendo procurados.

    Em contato com o G1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ribeira do Pombal informou que o prefeito não ficou ferido, mas está "muito abalado". O gestor foi levado para a residência dele na cidade.



  • Histórico resumido da cidade de Brumado - por Antônio Torres

    Antonio Novais Torres, escreve sobre diversos assuntos ao Destaquebahia

    BRUMADO - BAHIA.

     RESUMO HISTÓRICO

    A região era primitivamente habitada por indígenas bravios.

    Por volta de 1813, o capitão Francisco de Sousa Meira, seguido de turmas de aventureiros, procedente de Minas do Rio de Contas, atravessou o rio Brumado, chegando à foz do Rio do Antônio, sendo constituída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco.

    Mais tarde formou-se uma povoação com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, distante três léguas aproximadamente da citada fazenda. Com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a povoação passou a ser freguesia no ano de 1869. Em 1877, recebeu a categoria de Vila. Teve o topônimo mudado para Brumado em 1931, por ser o Município banhado pelo rio do mesmo nome. Os nativos de Brumado são chamados brumadenses.

    Formação Administrativa

    O distrito foi criado com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial 1091, de 19-06-69, subordinado ao município de Caetité. Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial nº 1756, de 11-06-1877, desmembrado de Caetité. Sede na vila de Bom Jesus dos Meiras. Constituída do distrito sede. Instalada em 11-02-1878. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

    Pela lei municipal nº 9 de 19-08-1919, é criado o distrito de Gameleira dos Machados e anexado ao município de Bom Jesus dos Meiras. Nos quadros do recenseamento geral de 01-09-1920, o município aparece constituído de 3 distritos: Bom Jesus dos Meiras, Gameleira dos Machados e Olhos D’água. Pelos decretos estaduais n.º 7455, de 23-06-1931 e 7479, de 08-08-1931, o município de Bom Jesus dos Meiras passou a denominar-se Brumado.

    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: Brumado ex Bom Jesus dos Meiras, Olhos D’água, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro. Não figurando distrito de Gameleira dos Machados. Pela lei estadual nº 119, de 05-11-1936, é criado o distrito de Cristais e anexado ao município de Brumado. Em divisão territorial datada de 31- 12-1937, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Cristais, Olhos D’água, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro.

    Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, os distritos de Olhos D’água passou a denominar-se Itaquaraí, Santa Bárbara dos Casados a denominar-se Ubiraçaba e São Pedro a denominar-se Aracatu.

    No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu ex São Pedro, Cristais, Itaquaraí ex Olhos D’água, Ubiraçaba ex Santa Bárbara dos Casados.

    Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Cristais passou a denominar-se Cristalândia.

    Em divisão territorial datada de 01-07- 1950, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu, Cristalândia ex Cristais, Itaquaraí e Ubiraçaba.

    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

    Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 4 distritos: Brumado, Cristalândia, Itaquaraí e Ubiraçaba.

    Alteração toponímica municipal

    Bom Jesus dos Meiras para Brumado alterado, pelos decretos estaduais n.º 7455, de 23-06­1931 e 7479, de 08-08-1931.

    Fonte: IBGE.

    • O distrito de Aracatu pela lei estadual nº 1708, de 12 de julho de 1962, foi elevado a categoria de município, desmembrado do município de Brumado e em 7 de abril de 1963 deu-se sua instalação.

    • Por força da lei Estadual n° 1710, de 12 de julho de 1962, o povoado de Malhada de Pedras foi desmembrado do município de Brumado. (O município foi formado com fração de terras dos distritos de Brumado e Ubiraçaba)

    BRUMADO - BAHIA.

     RESUMO HISTÓRICO

    A região era primitivamente habitada por indígenas bravios.

    Por volta de 1813, o capitão Francisco de Sousa Meira, seguido de turmas de aventureiros, procedente de Minas do Rio de Contas, atravessou o rio Brumado, chegando à foz do Rio do Antônio, sendo constituída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco.

    Mais tarde formou-se uma povoação com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, distante três léguas aproximadamente da citada fazenda. Com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a povoação passou a ser freguesia no ano de 1869. Em 1877, recebeu a categoria de Vila. Teve o topônimo mudado para Brumado em 1931, por ser o Município banhado pelo rio do mesmo nome. Os nativos de Brumado são chamados brumadenses.

    Formação Administrativa

    O distrito foi criado com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial 1091, de 19-06-69, subordinado ao município de Caetité. Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, pela lei provincial nº 1756, de 11-06-1877, desmembrado de Caetité. Sede na vila de Bom Jesus dos Meiras. Constituída do distrito sede. Instalada em 11-02-1878. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

    Pela lei municipal nº 9 de 19-08-1919, é criado o distrito de Gameleira dos Machados e anexado ao município de Bom Jesus dos Meiras. Nos quadros do recenseamento geral de 01-09-1920, o município aparece constituído de 3 distritos: Bom Jesus dos Meiras, Gameleira dos Machados e Olhos D’água. Pelos decretos estaduais n.º 7455, de 23-06-1931 e 7479, de 08-08-1931, o município de Bom Jesus dos Meiras passou a denominar-se Brumado.

    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: Brumado ex Bom Jesus dos Meiras, Olhos D’água, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro. Não figurando distrito de Gameleira dos Machados. Pela lei estadual nº 119, de 05-11-1936, é criado o distrito de Cristais e anexado ao município de Brumado. Em divisão territorial datada de 31- 12-1937, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Cristais, Olhos D’água, Santa Bárbara dos Casados e São Pedro.

    Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, os distritos de Olhos D’água passou a denominar-se Itaquaraí, Santa Bárbara dos Casados a denominar-se Ubiraçaba e São Pedro a denominar-se Aracatu.

    No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu ex São Pedro, Cristais, Itaquaraí ex Olhos D’água, Ubiraçaba ex Santa Bárbara dos Casados.

    Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Cristais passou a denominar-se Cristalândia.

    Em divisão territorial datada de 01-07- 1950, o município é constituído de 5 distritos: Brumado, Aracatu, Cristalândia ex Cristais, Itaquaraí e Ubiraçaba.

    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

    Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 4 distritos: Brumado, Cristalândia, Itaquaraí e Ubiraçaba.

    Alteração toponímica municipal

    Bom Jesus dos Meiras para Brumado alterado, pelos decretos estaduais n.º 7455, de 23-06­1931 e 7479, de 08-08-1931.

    Fonte: IBGE.

    • O distrito de Aracatu pela lei estadual nº 1708, de 12 de julho de 1962, foi elevado a categoria de município, desmembrado do município de Brumado e em 7 de abril de 1963 deu-se sua instalação.

    • Por força da lei Estadual n° 1710, de 12 de julho de 1962, o povoado de Malhada de Pedras foi desmembrado do município de Brumado. (O município foi formado com fração de terras dos distritos de Brumado e Ubiraçaba)



  • Campeonato Intermunicipal 2013 seleção de Brumado sofre goleada de 4x0

    Destaquebahia/ Foto: Reprodução

    A seleção brumadense de Futebol sofreu uma goleada, pela seleção de Itamarajú, com placar de 4x0. O jogo aconteceu neste domingo (20),  às 15h na casa do adversário, com a derrota a seleção de Brumado terá no próximo domingo (27), a missão de vencer pelo mesmo placar, e assim levar a decisão da vaga para os pênaltis. A partida de volta será realizada no Estádio Municipal de Ituaçu, às 15h. 



  • Prefeitura começa o trabalho de limpeza após a forte chuva no final de semana

    Muita terra na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito / Destaquebahia.com.br

    A prefeitura já começou o trabalho de retirada da terra na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, entrada da BA-148 no município, trecho que sofreu com o efeito da chuva no final de semana. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia junto ao proprietário de uma terceirizada que está realizando o trabalho, já está sendo executado um serviço de drenagem para que com a continuidade das chuvas este fato não venha se repetir naquele local, ainda segundo o empresário os pontos que eram considerados críticos não sofreram com alagamento por que foi realizado um trabalho preventivo de limpeza.

     

     



  • Chuva forte do fim de semana deixou o homem do campo mais otimista

    A agua da chuva fez com que até os riachos transbordassem

    Grande estava sendo a tristeza do homem do campo nos últimos meses. Sem ver uma “gota d´gua” cair, a sua esperança estava esvaindo.
    Mas a forte chuva que caiu no fim de semana, foi o suficiente para deixá-lo mais otimista.
    Nas fazendas: Lagoa de Sal, Serra Negra e Eixo da Serra, município de Aracatú, locais estes que o Destaquebahia resgistrou anteriormente a dificuldade que todos estavam enfrentando devido a seca;  muitos tanques e reservatórios de água se encheram, o clima ficou melhor e até as arvores começaram a florir.
    A expectativa é que de agora em diante a chuva possa aparecer com mais frequência, para que as sementes que forem semeadas possam gerar bons frutos, que traduzirão em uma melhor qualidade de vida para o sertanejo.
    Confira abaixo algumas imagens registradas pelo Destaquebahia nas regiões acima citadas.

     



  • Acidente fatal: Dois carros se chocam, pegam fogo e duas pessoas morrem carbonizadas

    Os dois veiculos foram totalmente destruídos pelo fogo

    Um grave acidente ocorrido na noite deste domingo (20), na BA – 262 altura do km 423, entre a cidade de Aracatú e Vila Mariana, ceifou a vida de duas pessoas: Lara Fernandes de Carvalho Costa de 42 anos e Paloma Souza Santiago de Carvalho de 21.
    Lara conduzia um veiculo Palio Weekend sentido Aracatú/Vitória da Conquista, quando em uma curva, perdeu o controle do carro que rodou na pista, indo para a contramão e que logo em seguida foi atingido por uma Amarok que vinha em sentido contrário.
    Ambos os carros pegaram fogo após a colisão, o condutor da Amarok conseguiu sair a tempo e tirar a sua esposa e filha que estava consigo, já as duas passageiras do Pálio [Lara e Paloma] morreram carbonizadas. Ambas eram da cidade de Caetité – Ba e viajavam para participarem de um curso.

    CURTA - NOS

    A repercussão:

    No canto inferior esquerdo, imagens de Lara e Paloma (reprodução/ facebook)

    Lara Fernandes era Dentista na cidade de Caetité e muito querida por todos. Ao saberem do acidente, amigos e parentes foram até o local, alguns sem acreditarem no acontecido.
    O médico brumadense Dr. Marlúcio e sua esposa Ilka, eram amigos íntimos de Lara, Segundo Dr. Marlúcio, Lara era a sua irmã – mesmo não tendo o mesmo sangue que o seu.
    Outras pessoas ligadas as vitimas também estavam chocadas.
    Os corpos das vitimas praticamente viraram cinzas, pouca coisa restou de material para ser recolhido pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Brumado, que esteve no local para fazer a pericia.
     



  • Homem morre após sentar-se em linha férrea

    O atropelamento aconteceu em um local de acesso entre os bairros: São Felix e Jardim de Aláh ao centro da cidade. (Destaquebahia.com.br)

    Estandes Ribeiro de aproximadamente 52 anos, veio á óbito na noite deste domingo (20), por volta das 19h40min após ser atropelado pelo trem da FCA (Ferrovia Centro Atlântica).
     As informações colhidas no local através de populares e da policia, é de que Estandes estava alcoolizado e sentou – se na linha férrea, por não ter ouvido o barulho do trem e nem o sinal sonoro, Estandes acabou sendo atropelado e morreu no local.

     

    CURTA - NOS

    Os maquinistas ainda tentaram frear a locomotiva, mas, o atropelamento foi inevitável.
    O fato aconteceu próximo á Ponte do Padre, um dos locais de acesso entre os bairros São Félix e Jardim de Aláh ao centro da cidade.
    A Policia Técnica esteve no local e o corpo foi encaminhado ao IML.

     


     

     



  • Senador paga com dinheiro público R$ 7.567,60 em jantar para homenagear seu pai

    Fonte: Jornal Estado de São Paulo / Politica

    O Senado tem reembolsado gastos com refeições feito por senadores em contas que chegam a ultrapassar R$ 7 mil, conforme levantamento feito pelo Estado. Os parlamentares têm direito a custear refeições com dinheiro público, o que ajuda a aquecer o mercado da gastronomia em Brasília, que tem atraído grifes de restaurantes de outros Estados.

    O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é um bom gourmet. Em homenagem a seu pai, o parlamentar levou amigos e parentes para jantar no Porcão, uma das mais caras churrascarias de Brasília, que oferece rodízio a R$ 105 por pessoa, e apresentou a conta ao Senado. A nota indica que o jantar custou aos cofres públicos R$ 7.567,60.

    No mesmo dia do jantar, o plenário do Senado foi palco de uma homenagem ao pai do parlamentar, o ex-senador e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, falecido em julho de 2012. Parentes, amigos e colegas do senador vieram a Brasília para participar do evento.

    O ex-governador Cunha Lima ficou conhecido por ter disparado três tiros contra o seu antecessor Tarcísio Burity em um restaurante da capital João Pessoa. Em 2007 renunciou ao cargo de deputado federal para não ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo. Morreu sem ser condenado.

    O senador Fernando Collor (PTB-AL) é um apreciador de comida japonesa. Neste ano, o Senado reembolsou três contas no restaurante Kishimoto, cada uma delas custando pelo menos R$ 1 mil. A assessoria do parlamentar já veio a público informar que os valores são usados para a alimentação dos funcionários do gabinete, gasto que é permitido pelas normas do Senado.

    Na Câmara, a liderança do PSDB é campeã na apresentação desse tipo de nota. A preferência é pelo restaurante Coco Bambu, rede especializada em frutos do mar. Nos primeiros sete meses deste ano, foram 14 notas com valores entre R$ 1.280 e R$ 2.950. O valor total desembolsado pela Câmara nesse caso foi de quase R$ 27 mil.

    Procedimentos. Ato publicado pelo Senado em 2011 que regulamenta os procedimentos para o ressarcimento das despesas dos senadores estabelece a apresentação de "nota fiscal ou nota fiscal eletrônica ou cupom fiscal original, em primeira via, datada e com a completa discriminação da despesa, isenta de rasuras, acréscimos, emendas ou entrelinhas, emitida em seu nome". Na nota à qual o Estado teve acesso está escrito apenas "refeições".

    A churrascaria em que Cunha Lima ofereceu o jantar está entre as mais caras da capital federal. No cardápio, estão disponíveis carnes nobres e exóticas, como carne de avestruz. Considerando um consumo aproximado de R$ 200 por pessoa, incluindo sucos ou refrigerantes e taxa de serviço, o valor apresentado na nota seria suficiente para oferecer um jantar para 38 convidados.

    O gabinete do senador informou que o uso da cota parlamentar é feito da forma mais transparente possível. Por iniciativa própria, todas as notas emitidas pelo parlamentar estão disponíveis em seu site. Segundo a assessoria de imprensa de Cunha Lima, o jantar ocorreu depois da sessão especial do Senado e contou com a presença de "autoridades e parlamentares". Apesar de não informar o número de convidados, o gabinete informou que "o senador é extremamente criterioso com os gastos".

    Questionada sobre a ausência do consumo discriminado na nota, a assessoria do parlamentar afirmou que "se o Senado referendou o documento dessa forma, não cabe ao senador responder por isso". A nota foi apresentada na época em que a secretaria responsável por esse controle no Senado era comandada por outro diretor, que foi afastado do cargo.

    Mensalmente, cada senador tem direito a usar R$ 15 mil mais o equivalente a cinco passagens aéreas de ida e volta a seu Estado de origem, o que faz com que o valor seja diferente para cada parlamentar. Cássio Cunha Lima pode solicitar reembolso de R$ 35.555,20 todos os meses.

    O Senado informou que não há regra que delimite o gasto específico com restaurantes. O senador pode gastar até o valor total da cota com alimentação.

    Divergência. Os dados apresentados pelo Portal da Transparência do Senado indicam que a Casa pagou R$ 690,20 a mais pelo jantar, na comparação com a nota arquivada na churrascaria. Um documento do restaurante, ao qual o Estado teve acesso, apresenta o valor de R$ 6.877,40, apesar de ter o mesmo número de série daquele apresentado ao Senado, onde consta o gasto de R$ 7.567,60.

    No documento do restaurante, contudo, é possível observar que o valor menor foi escrito em cima do maior. Procurado, o Porcão informou que não adulterou a nota e que a diferença pode estar nos 10% cobrados pelo serviço.

     



  • Taxistas de Salvador aderem à campanha contra câncer de mama

    Foto: Almiro Lopes/Correio / Bahia Noticias - Informações do Correio.

    Com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma frota de táxis de Salvador aderiu ao Outubro Rosa, mês dedicado ao tema internacionalmente. O grupo começou neste sábado (19) a circular de roupa nova. Plotados de rosa, 19 carros das companhias Coometas e Comtas rodam em pontos movimentados da cidade. A campanha que mudou o visual dos táxis foi criada pela agência Cuca Comunicação e teve apoio da prefeitura de Salvador. “As pessoas ficam curiosas, e isso faz com que conheçam mais sobre o projeto”, disse Maíra Rodrigues.  Os táxis cor de rosa devem circular até a primeira semana de novembro e o grupo já planeja a próxima ação, o Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata. 



  • BAHIA

    Carreta pega fogo na BR-324

    Carreta pega fogo na BR-324

    Foto: Francisco Galvão / Fonte: Tribuna da Bahia

    Uma carreta Cinotruck Howo de placa NYI-3835, carregada com 24 toneladas de manga pegou fogo  nas proximidades da Jaqueira do Carneiro, na região da Estação Pirajá, na BR-324. Era por volta das 6h30, quando o veículo que havia saído de Juazeiro e seguia para o Porto de Salvador pegou fogo. As chamas tiveram início após um dos pneus traseiros estourar. Por conta do fogo, a carroceria de aço da carreta ficou destruída, ficando intacta apenas a cabine.

    Ainda assustado, o condutor do veículo Edenilson Teixeira, que não sofreu ferimentos, contou que dirigia tranquilamente e, ao olhar pelo retrovisor, percebeu uma grande quantidade de fumaça surgindo da parte traseira. Ao parar o carro para observar o que havia acontecido, os 12 pneus da parte traseira estavam tomados pelas chamas. “Foi uma sensação horrível. Pensei que fosse morrer. Desesperado, ainda tentei  apagar o fogo, sem sucesso. A carga da manga teve perda total”, lamentou.

    Para conter as chamas, foi necessária a ajuda de uma equipe do Corpo de Bombeiros, dos funcionários da Via Bahia e motoristas que passavam pela região. O proprietário da carreta, Carlos Melo, informou que o prejuízo provocado pelo fogo pode chegar a R$25 mil, já que apenas a cabine do veículo ficou intacta. Melo acredita que as chamas tiveram  início após aquecimento de alguns dos pneus.

    Por conta do incidente, o trânsito ficou lento na região. No final da manhã de ontem, o motorista aguardava a chegada de funcionários da concessionária responsável pela administração da BR-324, Via Bahia, para retirar o veículo do acostamento. Ninguém soube informar em quanto estava avaliada a carga da manga.



  • Calcinha fio dental pode causar problemas na região íntima

    Foto: Getty Images / Bahia Noticias - Com informações do Portal Terra.

    Pesquisadores afirmam que a calcinha estilo fio dental pode ser prejudicial à saúde íntima da mulher. Segundo Jill M. Rabin, professora do Albert Eisten College of Medicine, e a doutora Shieva Ghofrany, do Stamford Hospital, o fio dental não é sempre um risco, mas pode dificultar no tratamento de infecções. “Isso realmente depende da sua propensão para infecção. Se alguém é saudável, não existem riscos”, explicou Jill. “A questão é que se você tem uma predisposição para ter infecções, como urinária ou vaginal, realmente pode ser mais difícil se livrar delas se estiver usando calcinha fio dental”, completou. Muitas calcinhas fio dental, particularmente as mais rendadas e sensuais, são feitas de materiais que não deixam a pele respirar, ao contrário do algodão. No entanto, nem mesmo as calcinhas fio dental de algodão são 100% seguras. Isso porque, de acordo com as especialistas, o modelo cavado deixa a vulva feminina mais exposta a qualquer material que a mulher estiver vestindo, como lycra ou jeans.
     
    As infecções podem ocorrer quando o equilíbrio do ambiente vaginal, incluindo os níveis de umidade de secreções vaginais, está em risco, diz Shieva. Os problemas mais comuns quando isso acontece são as infecções por fungos ou por bactérias, principalmente a vaginose bacteriana. A bactéria extra geralmente se manifesta pelo aumento da secreção, o que Shieva descreve como “ciclo vicioso do uso de fio dental”. O modelo também pode causar a irritação externa. Shieva afirma que já viu muitas pacientes com marcas na pele da vulva e perto do reto, exatamente na marca onde fica o fio dental. Quanto aos riscos médicos mais perigosos, estão problemas como hemorroidas. A especialista afirma que as calcinhas deste modelo não podem causar a doença, mas podem agravá-la. “Pode irritar o reto e inflamar ainda mais as hemorroidas", completa.



  • BRUMADO

    QUE PAÍS É ESTE?

    QUE PAÍS É ESTE?

    Advogado - Cleio Diniz (Colunista do Destaquebahia)

    Já na década de 80, século passado, o cantor e compositor Renato Russo, em uma expressão de indignidade compôs a música "Que País é este", onde falava sobre as mazelas de nosso estado. Desde então muito pouco, quiçá quase nada se fez para sanar tais desvios que afastavam nossa sociedade de um estado adequado e eficiente. Quase três décadas depois continuamos a ver crescer tais distúrbios e disparates. O supremo Tribunal Federal, nossa mais alta corte e guardiã da Constituição, após profunda e estudada análise resolveu adotar o sistema de modulação de sentença, ou seja, adequar a sentença para que a mesma produza o menor dano possível. Isto porque, em diversos casos a aplicação literal, a risca da lei ao tentar sanar uma questão causa mais estrago do que a própria ação que desviou da lei.

    Um exemplo claro aconteceu no sistema de saúde da cidade baiana de Camacã, no sul do estado, onde por determinação judicial, após denuncia do Ministério Público referente a erros na administração da Fundação Hospitalar de Camacã, primeiramente bloqueou todos os recursos financeiros da instituição, vindo em seguida a promover o fechamento da mesma, como divulgado pelo Jornal da Manhã da TV Bahia em edição do dia 18 de outubro.

    A decisão, mesmo que embasada legalmente causou prejuízos aos funcionários que não tiveram seus salários pagos, além da população da região que deixou ter atendimento de saúde. Em uma época em que se esta importando médicos, a justiça determina o fechamento de um hospital.

    Outro fato que movimentou a semana foi a "suposta punição" sofrida pelo Policial Militar que prendeu um bandido no ato em que praticava um assalto. O fato ocorreu na cidade de São Paulo e foi filmado pela vítima e divulgado por toda a imprensa. A princípio a atitude do policial foi elogiada pelo Goverdador Geraldo Alckmim, todavia posteriormente o Deputado Estadual Major Olímpio - PDT em pronunciamento da Assembleia Legislativa de São Paulo denunciou as medidas administrativas aplicadas ao Policial Militar, ou seja, administrativamente o mesmo foi afastado das ruas pelo período de 06 meses. Ou seja, ao invés de ser condecorado e servir de exemplo a todos os policiais, foi punido.

    Com certeza que gostou da situação foi os meliantes, que por este período vão deixar de ter um combate a suas atrocidades.
    Em ambos os casos, mesmo que amparados pelo princípio da legalidade se despreza a Teoria Geral do Direito e a Constituição Federal, menosprezando as necessidades dos cidadãos, vindo o estado a desvirtuar e virar as costas a suas responsabilidades e deveres.

    Para melhor entendimento, assim garante a Constituição Federal ao garantir a saúde, em seu artigo 196 que assim tipifica:" A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.". Quanto a segurança, a Constituição Federal assim determina em seu artigo 144: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:". Mais uma vez cabe a pergunta "Que País é este?".

     



Estamos nas redes sociais