• Foto de policiais com cadáver será objeto de sindicância, afirma comando da PM-BA

    Por Francis Juliano / Foto: Reprodução

    Uma foto de policiais militares em uma operação no município de Bonito, na Chapada Diamantina, onde aparecem em pose em torno do corpo de um homem identificado como “Coninho”, apontado como líder de uma quadrilha que assaltou uma agência bancária em Mucugê na última quinta-feira (7), será motivo de sindicância por parte da corregedoria da PM-BA. A imagem foi repercutida em vários sites e blogs na internet desde domingo (10). De acordo com nota da assessoria da corporação, em resposta ao Bahia Notícias, a entidade “não coaduna com o comportamento adotado pelos policiais militares da CIPE Semiárido que posaram numa foto exibindo o corpo de um criminoso responsável pelo roubo de uma agência bancária no município de Mucugê, na última quinta-feira (7)”. No texto, a Polícia Militar sinaliza que não deixará o fato cair no esquecimento. “A Corporação irá apurar o fato através de sindicância instaurada pela Corregedoria Geral”, diz a nota. O caso aparece dias depois de a PM-BA ser apontada na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a que mais mata no país, ao mesmo tempo em que tem a aprovação de mais da metade dos baianos (54%). A foto também chamou a atenção da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), que deve levar o caso ao plenário da instituição. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da secção baiana da OAB, Eduardo Rodrigues, a imagem traduz uma falta grave às regras de convivência em um Estado de Direito. “Não é porque o sujeito está morto que se tem o direito de desrespeitar o corpo dele, além de seus familiares. A polícia também não pode usar o corpo de alguém como um troféu”, disse o advogado em entrevista ao BN. Rodrigues disse que uma audiência já havia sido marcada com a PM-BA, antes do ocorrido em Bonito, para tratar de assuntos referentes ao trabalho policial no estado.



  • Bahia é destaque negativo no The New York Times

    por Paulo Anderson Rocha / Foto: Reprodução

    A Bahia foi o assunto de uma matéria publicada no jornal The New York Times desse domingo, mas o destaque não foi a alegria dos baianos, a beleza das praias ou da Chapada Diamantina, as festas de carnaval nem os produtos de exportação.

    A matéria destaca a revolta dos soteropolitanos, citando, principalmente, a violência. De acordo com o texto, a cidade considerada como “bastião da cultura popular brasileira” se tornou a capital brasileira de homicídios.

    Referenciada pelo jornal como sendo um “distrito litorâneo elegante” transformada em área de criminalidade e prédios que seriam “melhor descritos como ruínas”, a cidade é retratada em seus lados mais sombrios. E ainda cita o trânsito da cidade, ranqueando-a entre os mais caóticos e violentos da América do Sul.

    A publicação ainda revela aos leitores estrangeiros os casos de homicídio, em que vítimas têm sido decapitadas, se referindo ao caso do corpo achado depois de torturado próximo ao aeroporto e ainda cita a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle após uma briga de trânsito em outubro.

    Os problemas sociais, a distribuição de renda, o descuido com os pontos turísticos da cidade e com as praias também são citados.



  • Moto pega fogo após acidente no trevo de Mutans

    Logo após a colisão a moto pegou fogo / Informações: Bony Silva

    Paulo Barbosa Souza de 46 anos, morador à Rua Albino Gonçalves Dantas conduzia uma motocicleta Honda 150 com destino ao Povoado de Barriguda, no município de Palmas de Monte Alto, na Br- 030.


    A sua frente trafegando no mesmo sentido, um veiculo Montana de placa OUQ 8176, cujo condutor iria fazer uma conversão para entrar na  via que dá acesso ao distrito de Mutans.

    Ao fazer a manobra a moto bateu na parte frontal do veiculo do lado do motorista, com a colisão o motociclista foi projetado aproximadamente uns 25 metros fora da pista. A moto pegou fogo na hora. O condudtor disse que trafegava a 100 km/h e que o motorista do Montana foi o culpado em não parar. Apesar da violência do acidente, a vítima teve além das várias escoriações poelo corpo, uma fratura na perna direita.



  • Eleições internas do PT em Brumado confira os nomes que compõem a Executiva

    Foto: Reprodução

    O PED em Brumado transcorreu num clima harmônico, a eleição aconteceu no último domingo (10). O PT de Brumado elegeu Luiz Frederico Rêgo como presidente, (chapa única).


    Na votação para presidente municipal, Fredinho teve 135 votos, 17 brancos e nenhum voto nulo. Para chapa municipal, ”Unidade e Luta” a votação foi a seguinte: 136 votos,16 brancos e nenhum nulo.


    A composição executiva do PT em Brumado ficou assim:


    Presidente: Luiz Frederico Rêgo ( Fredinho)

    Vice-Presidente: Zé Luís Ataíde

    Secretário Geral: Rosangela Caires (Babu)

    Secretário de Finanças: Maria Aparecida ou Ivanete*

    Secretário de Formação Politica: Marlon Lucas

    Secretário de Organização: Helena Rosa

    Secretário de Comunicação: Edmundo Pereira

    Secretário de Gênero: Marizete Pereira

     



  •  Carro é alvejado com casal dentro

    O veiculo foi periciado pela policia técnica de Brumado / Destaquebahia.com.br

    Uma tentativa de homicídio foi registrada neste domingo (10) em Umbaúba, distrito de Rio do Antônio, segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, um homem efetuou um disparo de arma de fogo contra um veiculo , e no interior do mesmo estavam marido e mulher. Ainda segundo informações, a mulher só não foi atingida graças ao estofamento do banco do passageiro que a protegeu, evitando que o projétil atingisse o seu pescoço.

    O casal diz não ter inimigos, por isso não sabe o que levou alguém atentar contra a vida deles, a policia está investigando o caso. O veiculo foi periciado pela policia técnica de Brumado. 

    CURTA - NOS:

     



  •  Ibicoara: Padrasto mata enteado com golpes de facão

    O corpo foi conduzido para o IML de Brumado / Destaquebahia.com.br

    O lavrador Edilson Alves da Silva, 33 anos, foi morto a golpes de facão, em uma fazenda no município de Ibicoara, na tarde deste domingo (10). Segundo o irmão da vitima Marlicio Alves da Silva, tudo começou após uma discursão entre Edilson e seu padrasto, conhecido como Jaime, não se sabe ao certo, o que motivou o padrasto a cometer um crime tão brutal. A vitima foi atingida com um golpe de facão na cabeça e dois golpes no pescoço, após cometer o assassinato, Jaime evadiu-se do local. O corpo foi encontrado em um galpão na fazenda onde a vitima trabalhava e conduzido para o IML de Brumado. A  policia de Ibicoara está em diligência no sentido de prender o assassino. 

    CURTA - NOS:

     



  • Agentes de Saúde e de Endemias de Brumado atendem convocação nacional e param suas atividades

    Os agentes querem a aprovação do piso salarial / Destaquebahia

    Na manhã desta segunda-feira (11), os agentes de Saúde e de Endemias de Brumado, aderiram a Mobilização Nacional e pararam suas atividades. A manifestação está sendo realizada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura).Segundo Edneide Silva, componente da diretoria  do sindicato da sub-sede de Brumado,serão dois dias de paralização em prol do piso salarial nacional.“Nós queremos que o prefeito e o secretário de saúde, se una a nós nessa reivindicação salarial, tudo já está preparado lá em Brasília,agora só depende da aprovação da Presidente Dilma,” disse Edneide, que fez questão de salientar,” A nossa paralisação continua nesta terça-feira,(12), finalizou.



  • Líder de quadrilha que assaltou banco em Mucugê morre em confronto com PM

    Policiais da Cipe posam para foto com acusado morto | Foto: Reprodução / Fonte: Bahia Noticias

    O líder da quadrilha que assaltou um banco em Mucugê na última quarta-feira (6), conhecido como Coninho, morreu neste domingo (10), na cidade baiana de Bonito, em confronto com a Companhia Independente de Policia Especializada (Cipe) do Semiárido. Cerca de 20 policiais militares trocaram tiros com o bandido durante quase uma hora, antes do resgate de uma adolescente de 13 anos que estava com o fugitivo. O grupo liderado por Coninho era perseguido desde o assalto. Na quinta-feira (7), dois membros da quadrilha morreram em confronto com a polícia na cidade de Canarana e, no sábado (9), outros quatro integrantes também não resistiram depois de troca de tiros com PMs no povoado de Recife, em Cafarnaum. Com o grupo, foram apreendidas uma metralhadora, duas pistolas 9 mm, duas carabinas, maconha e crack.



  • Jovem é alvejado com dois tiros na periferia da cidade

    A vitima foi conduzida pelo SAMU ao HMPMN / Destaquebahia

    Neste domingo (10), a policia registrou mais uma tentativa de homicídio no Bairro Urbis II. Com essa vai para segunda tentativa de homicídio no município neste final de semana. A outra ocorreu no sabado por volta das 20h. Segundo informações, Rudson Moura de 22 anos,  teve sua casa invadida por dois homens armados que efetuaram dois disparos de arma de fogo, atingindo a vitima nas pernas. Rudson, foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado ao hospital municipal. A  policia acredita ter sido um acerto de contas, os autores dos disparos não foram identificados. . 



  • Foi cobrar uma cerveja e acabou morrendo

    O homem foi esqueado na Feira Livre da cidade / Foto e fonte: Farol da Cidade

    Por causa de uma cerveja um homem de 59 anos, pai de 15 filhos, foi brutalmente assassinado na tarde deste domingo (10), na Feira Livre de Guanambi. Oscar Santos da Silva, bastante conhecido na feira como "bigode da buchada" foi morto com uma facada na barriga quando foi cobrar uma cerveja do açougueiro vulgo "Mirão". De acordo com as primeiras informações, o açougueiro chegou na barraca da vítima já em visível estado de embriaguez e pediu uma cerveja, tomou e saiu sem falar nada. "Bigode" foi atrás e lhe cobrou a cerveja quando este lhe entregou o dinheiro em seguida lhe desferiu a facada, fato ocorrido em frente a um sacolão. A vítima morreu na hora. 

     



  • Se a

    Flagrante desrespeito ao pedestre no centro da cidade / Destaquebahia

    Um veiculo  foi flagrado por nossa equipe estacionado em cima da calçada no centro da cidade.  Ao que parece, o proprietário  quis aproveitar a sobra de uma árvore  para evitar danos na pintura de seu carro, devido o sol causticante que assola nossa região. Se a moda pegar, o DTTU vai ter muito trabalho. Duas coisas ficam  bem claras nesse flagrante, primeira, o desrespeito, pois além de danificar a calçada ao subir com o veiculo, causando prejuízo ao bem público, fere também  o direito de ir e vir do cidadão, principalmente aos portadores de necessidades especiais e aos idosos, segunda, a placa existente no local diz que é permitido estacionar, só que não necessariamente na calçada. Conclusão: o cidadão ai, deve voltar para auto escola, urgente.   



    CURTA - NOS:

     

     



  • A primeira impressão é a que fica

    O desequilíbrio ambiental e paisagístico é grande / Destaquebahia

    Os visitantes que chegam à cidade de Brumado, ficam com a pior impressão possível quando se deparam com entulhos e lixo as margens das rodovias que dão acesso a cidade. O desequilíbrio ambiental e também paisagístico é grande, porém a prefeitura parece não ter notado isto, por que até o momento nada foi feito para fiscalizar e punir os que jogam entulhos e lixo nas entradas da cidade, e muito menos a retirada dos entulhos. "Ações concretas no sentido de limpar as entradas da cidade devem ser realizadas com urgência, como está não pode ficar," disse um cidadão que se utiliza da pista para fazer suas caminhadas matinais. 

     



  • Poções: Corpo de homem é encontrado em lago

    Foto: Portal Poções / Fonte: Blog do Anderson

    O corpo de um homem foi encontrado na Lagoa Grande, em Poções, na manhã desse domingo (10). De acordo com a Polícia Militar, as primeiras informações foram passadas por moradores da região que viram o cadáver dentro do lago. A vítima, jovem Vivaldo Sousa dos Santos, de 26 anos, apresentou vários sinais de violência na cabeça e outras partes do corpo. Em relatos ao Portal Poções, familiares informaram que Vivaldo era dependente do alcoolismo e participava de uma festa no bairro Bela Vista na noite anterior a sua morte. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. As informações estão em curso.



  • Cafarnaum: Em confronto com Policia 04 suspeitos de  assaltar o BB em Mucugê  são mortos

    Armas, droga e dinheiro foram apreendidos com os bandidos.Foto: CAESA / Fonte : A Tarde

    Quatro homens morreram e dois foram detidos durante operação conjunta das polícias Civil e Militar de Salvador e Irecê na madrugada deste sábado, 9, no povoado de Cafarnaum (a 430km de Salvador). A ação teve o objetivo de localizar os envolvidos no assalto ao Banco do Brasil de Mucugê na última quarta-feira, 6.

    Segundo o Coordenador Regional da 14ª Coorpin, Clériston Jambeiro, os suspeitos estariam escondidos no povoado. Durante a abordagem policial, os criminosos reagiram e quatro deles acabaram morrendo na troca de tiros. Outros dois foram detidos.

    Ainda de acordo com Jambeiro, não há confirmação de que os mortos tenham sido de fato autores do assalto ao banco de Mucugê. A operação deve ser concluída neste domingo, 10.



  • DR. PAULO É MULTADO EM 10 MIL REAIS E DENÚNCIA SERÁ ENCAMINHADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Foto: Gabriel Domingues \ Fonte: Livramento Agora

    O prefeito municipal de Livramento de Nossa Senhora, Dr. Paulo Azevedo, foi multado em 10 mil reais em decorrência da denúncia 08145-13, protocolada por Roberto Lucas Spínola Souto no Tribunal de Contas dos Municípios. O voto emitido pelo Conselheiro José Alfredo já pode ser acessado pelo site do tribunal e além da multa de 10 mil reais aplicada ao gestor, faz um alerta quanto a “obrigatoriedade de absoluto respeito aos princípios constitucionais regedores da Administração Pública, com destaque no caso, para aqueles que estão lastreadas as regras do Estatuto das Licitações” e que “não sejam efetivados pagamentos referentes aos materiais utilizados na manutenção geral do setor de iluminação pública no município (…) e sua ampliação em valores superiores ao de mercado, (…) devendo ser adotadas providências para que eventuais pagamentos realizados nessas condições sejam descontados de faturas vindouras da empresa contratada. Em face das falhas expressivas constatadas no procedimento interno que levaram à celebração da avença com a empresa Celetel Consultoria Elétrica LTDA – EPP”.

    A denúncia apresentada também tratou do contrato por inexigibilidade com a nutricionista Jaqueline Lima Santana que fora considerado irregular. Dr. Paulo dispõe de 15 dias para recorrer da decisão do TCM. Em contato com o Livramento Agora, Lucas Spínola informou que levará esta denuncia ao Ministério Público para que seja aprofundada a investigação sobre as irregularidades acometidas no processo licitatório, bem como pelos indícios de superfaturamento apresentados pelo TCM. “O contrato irregular com a nutricionista é pequeno diante do absurdo do contrato de iluminação pública. Tanto o MP de Contas, quanto o voto apresentado pelo relator são enfáticos ao apontar o erro no processo licitatório e os indícios de superfaturamento, havendo inclusive a orientação para que os valores superfaturados sejam descontados de faturas futuras. Isto é crime,superfaturamento é crime, é ato de improbidade administrativa. O povo de bem de Livramento merece uma resposta da justiça e por isso vou provocar o Ministério Público para que o prefeito responda criminalmente por isto”, declarou Lucas Spínola.